A presença da Microsoft no ecossistema dos sistemas operativos dos dispositivos móveis mudou muito nos últimos anos. Com uma presença forte, acabou por deixar desaparecer tudo o que construiu.
Se já sabíamos que o Windows 10 Mobile estava terminado, a Microsoft resolveu agora ditar a sua morte, não indo para além do final de 2019.
Ao longo dos anos, a Microsoft conseguiu criar no Windows 10 Mobile um sistema operativo que os utilizadores apreciavam pela sua simplicidade. Associado estava também a sua robustez e, além disso, a integração única no universo Windows.
O Windows 10 Mobile chegará ao fim em dezembro
Mas a mudança de filosofia da Microsoft, em que se focou nas apps e no que pode oferecer aos sistemas concorrentes, acabou por ditar o final dos seus desenvolvimentos. Esta era já uma certeza, mas que agora foi reforçada nesse sentido.
A Microsoft anunciou agora que irá manter o suporte para o seu sistema móvel apenas até ao final de 2019. No dia 10 de dezembro deixará de haver atualizações para este sistema operativo, ficando exposto a problemas de segurança.
O que vai terminar com o fim deste sistema operativo
Na página de suporte da Microsoft, onde esta novidade foi apresentada, a empresa vai mais longe. É identificado tudo o que deixará de existir ou de funcionar, traçando um cenário de fim.
O Windows 10 Mobile, versão 1709 (lançado em outubro de 2017) é a última versão do Windows 10 Mobile e a Microsoft encerrará o suporte a 10 de dezembro de 2019. O fim da data de suporte aplica-se a todos os produtos Windows 10 Mobile, incluindo o Windows 10 Mobile e Windows 10 Mobile Enterprise.
Os utilizadores do Windows 10 Mobile não poderão receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico on-line da Microsoft gratuitamente.
Para além deste fim, e de forma semelhantemente, também algumas das funcionalidades vão acabar por deixar de ser suportadas. Isto acontecerá no logo após o fim deste sistema. Este passo levará a que os smartphones vão deixar de funcionar de forma correta.
A Microsoft recomenda mudar para o Android ou o iOS
A Microsoft está já a recomendar aos utilizadores que se preparem para a mudança. O que tem sido anunciado é que devem fazer a passagem para o Android ou para o iOS.
O Android foi adotado pela empresa primeiramente como o seu sistema operativo móvel. Claro que é para ai que tem criado software. Para além das suas apps tem também um lancher e muitas outras ferramentas.
Este anúncio não é feito inesperadamente, mas deixará muitos utilizadores sem suporte e com sérios problemas de segurança. O dia 10 de dezembro representará o fim de um capitulo muito importante na vida do Windows e da Microsoft