FVM – Como aceder a um router/switch de gama empresarial?
Quando adquirimos um router doméstico (ou outro equipamento activo de rede), a configuração inicial/acesso ao equipamento é, por norma, facilitado. Se pesquisarmos na documentação do equipamento ou mesmo por baixo do equipamento encontramos facilmente o IP de gestão (para acesso à interface web) do equipamento ou então usando o software que acompanha o equipamento.
Nos equipamentos activos de rede gama empresarial, o processo de configuração inicial/acesso ao equipamento não é tão trivial. Normalmente precisamos de um cabo de consola para ligação a interface de consola ou à RS232 (vulgo porta série). Vamos aprender como fazer, usando como exemplo um router Cisco 2811.
Com administrador de um parque informático, uma das tarefas que realizo com alguma frequência é a configuração de equipamentos activos da rede. Como se tratam de equipamentos de nível empresarial, a configuração inicial é normalmente realizada via consola (porta COM/consola).
Material necessário
- Cabo de consola (Pode também ser um cabo consola com duas interfaces RS232 macho e femea)
- Cabo conversor RSS232 USB (cabo o PC nao tenha porta RS232)
- Teraterm (ou putty) - é uma popular aplicação para Windows que permite estabelecer ligações a equipamentos via porta serie ou remotamente através do Telnet ou SSH.
O próximo passo é ligar o Cabo conversor RSS232 ao PC (interface USB), depois ligar o cabo de consola à outra interface do cabo conversor e ligar o cabo de consola à interface de consola do equipamento activo. (Nota: No caso do PC ter porta série, não necessitamos do Cabo conversor RSS232 USB ).
Estabelecidas as ligações, vamos abrir a aplicação Teraterm e selecionar Serial, onde deverá aparecer a interface COM que está "emulada" numa interface USB
Nota: em termos de configurações, devem definir os seguintes parâmetros para a comunicação série:
- Baud rate: 9600
- Data: 8 bit
- Parity: none
- Stop: 1 bit
- Flow control: none
Se tudo estiver bem ligado, irá aparecer uma janela preta que nos dá acesso a CLI do equipamento, onde depois iremos poder proceder à configuração (de acordo com o equipamento em questão).
Espero que tenham gostado deste mini-tutorial e lembrem-se que sempre que o equipamento tiver uma porta de consola, a configuração inicial/acesso ao equipamento é normalmente por aí, uma vez que o equipamento ainda não tem atribuído qualquer endereço IP.Venham as sugestões para novos artigos! *FVM - Faça você mesmo
Este artigo tem mais de um ano
Ainda à dois dias estive a configurar um Cisco Catalyst 4006, uma besta de peso. Também fiz a mesma coisa pois aquilo já estava guardado para o armazém há uns belos tempos.
Sem duvida, é uma bela machine (em peso e era em performance)
E andava eu à procura da segunda página do artigo, para, como mero exemplo, perceber como se fazem as configurações básicas de um Switch Cisco…….. 🙂
Por poucas palavras, é apanhar o router/switch com as calças na mão 🙂
Pedro,
E o HyperTerminal que vinha no XP? 🙂
Sim, também podes usar. Só não incluí porque é uma ferramenta do XP…ja vamos no windows 8 :). Mas se tiverem, é perfeita. Para Ubuntu, costumo usar o Minicom
https://pplware.sapo.pt/linux/hyperteminal-no-ubuntu-nao-no-vista-sim/
Excelente,
Utilizo Putty! Cisco é um mundo à parte!
Abraço
Continuem com o bom trabalho
Bom dia.
Interessante o artigo, no entanto deixo um desafio ao pplware:
Os equipamentos Cisco são óptimos equipamentos, no entanto, basta efectuar alguma pesquisa que facilmente se encontram manuais e dicas para estes equipamentos, então dentro da gama empresarial de activos de rede deixo o desafio de criarem também uns tópicos sobre a Nortel/Avaya, e possivelmente até comparações com equipamentos Cisco. É uma marca que aqui falam muito pouco, fico a aguardar uns artigos.
Cumprimentos.
Boas Ricardo,
A sugestão é boa, faltam-nos é equipamentos para testar. Pode ser que alguém da Nortel/Avaya leia o Pplware e nos contacte 🙂
Que equipamentos da Nortel/Avaya estariam interessados em testar, e em que zona do país?!
Envia-me um e-mail para ppinto [at] pplware.com
Até já
E Juniper!
Um bom DIY para quem se inicia nestas andanças. Um bocadinho off the record, e para quem quer instalar em casa um switch ou routers da cisco. Ter em atenção que os novos equipamentos baseados em tecnologia cloud, como o Linksys EA4500 Dual-Band N900 Router. Por exemplo, este especificamente tem problemas em port forwarding. Tentar pôr uma NAS na cloud vai ser literalmente impossivel.
Não havia um site em que programando uma hora dava para, remotamente, trabalhar com routers e switchs reais?
Sim, tens aqui essa informação
https://pplware.sapo.pt/networking/aceda-e-configure-routers-e-switchs-cisco-verdadeiros/
Um grande obrigado, Pedro. 😉
Esqueçam esses dinossauros e estudem mikrotik é a revolução em
networking