Como esconder e evitar actualizações no Windows 10?
A instalação do Windows 10 correu de forma rápida e simples para a maioria dos utilizadores. Mas existiram casos quem que esta não foi possível realizar ou que apresentaram problemas depois.
Um dos mais recorrentes problemas está na instalação de actualizações aos drivers do hardware que estão nas máquinas. Se a Microsoft tinha dado indicações que ia controlar esse ponto, afinal existe uma forma de gerir as actualizações.
A decisão da Microsoft de obrigar os utilizadores a terem as suas máquinas a fazer as actualizações de forma automática e sem que estes as possam desligar é lógica e compreensível, mas tem gerado um coro de protestos entre os utilizadores.
O problema maior está nas actualizações de drivers que conseguem causar sérias complicações e interromper o correcto funcionamento do Windows, sem que isso possa ser alterado.
Para contornar esse problema, no programa Insider, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta, que se sabe agora pode ser usada directamente no Windows 10.
A ferramenta chama-se KB3073930 e pode ser obtida directamente na Microsoft. O que ela fará é esconder ou mostrar actualizações existentes, sendo controlada pelo utilizador.
Quando a aplicação corre vai verificar no Windows quais as actualizações que estão disponíveis e que em breve o utilizador vai receber.
Para isso avalia o Windows e determina as que estão prestes a ser instaladas, passando em revista e a pente fino tudo o que o Windows tem para tratar.
Este é um processo que pode demorar minutos, dependendo de vários factores da própria máquina e da instalação do Windows onde está a correr.
Esconder actualizações
Depois de avaliar o Windows a aplicação dá ao utilizador a possibilidade de ver as actualizações que pode esconder e as que pode mostrar. Numa primeira utilização não vai ser possível usar a segunda opção.
No caso da escolha da primeira o utilizador tem acesso às que estão pendentes e que podem ser escondidas. O controlo das actualizações é feito uma a uma e cabe ao utilizador decidir quais as que quer realmente deixar de fora do seu Windows 10.
O processo termina quando o utilizador avança e dá a ordem ao Windows para esconder as actualizações.
Mostrar actualizações
A qualquer altura o utilizador pode voltar a esta ferramenta e reactivar as actualizações que pediu para serem escondidas e não instaladas.
Neste caso só precisa de escolher a segunda opção, o que lhe dará acesso à lista das que estão pendentes para autorização de instalação.
Também aqui a escolha é feita actualização a actualização, devendo o utilizador escolher as que quer libertar. Para terminar deve apenas avançar com o processo.
Lembrem-se que devem usa esta ferramenta e as suas capacidades apenas para limitar a instalação de actualizações que realmente estão a prejudicar a performance do Windows 10.
Não devem bloquear a instalação de actualizações do próprio Windows ou de segurança, sob o risco de trazerem para as vossas máquinas problemas, evitarem a correcção de outros ou simplesmente de a exporem a falhas de segurança que pode comprometer os vossos dados.
Usem esta ferramenta com bom senso e apenas para controlarem problema que sabem que vão surgir de uma determinada actualização do Windows. Mais tarde devem libertá-la e deixar o Windows tratar dela.
Este artigo tem mais de um ano
Entao mas nao da para fazer como antes? Ser apenas notificado que existem updates? E depois um gajo so actualiza se quiser, o que quiser, quando quiser?
Não.
Só na versão Pro.
Acho a primeira frase do artigo de uma falsidade enorme lol.
Em todas as plataformas sociais existiam milhares de utilizadores queixosos (com n problemas distintos em todas as partes do processo de upgrade), outros sites estrangeiros anunciam que o Windows 10 tem imensos problemas no upgrade, aqui dizem que correu de forma simples e rápida para a maioria dos utilizadores?
Tão simples e rápida que tiveram que criar um artigo para “forçar” o update?
Desculpem, mas não entendo essa lógica.
Além do mais o contador que a Microsoft apresentou dos tais 16 por segundo, contabilizava os inícios de instalação do windows. Só eu comecei a instalação umas 3 vezes, multiplica isso por vários milhões.
Até sair o número oficial de Windows 10 activos e on the run não me parece que se possa fazer essa afirmação.
Em milhões de upgrades, que percentagem são esses milhares? Na generalidade está a correr bem, sim – ninguém disse que não há utilizadores a enfrentar sérios problemas. A isso dá-se um nome: sensacionalismo.
A atualização está sendo feita em ondas, o artigo foi para quem é apressado e não quer aguardar a sua vez.
Eu continuo com o erro “Internal Power Error”. Já tentei diversas soluções na Internet mas nada resolve.
Tenho um Toshiba P50-B que tem uma gráfica da AMD+Intel e também tive esse problema, muitos reboots, muitas tentativas falhadas de matar os processos da AMD no Gestor de Tarefas, em que nunca conseguia chegar ao fim sem o dito erro aparecer. Por fim o que resultou foi:
Assim que se faz login, carregar com o botão direito do rato sobre o logo do windows e aceder ao Gestor de Dispositivos. Ai é ir às placas gráficas e carregar com o botão direito sobre a AMD e desactivar.
Para já fiquei unicamente com a da Intel, mas pelo menos está a funcionar. Boa sorte.
tente sem a bateria montada, pois isso tem haver com a gestao de energia. retire a bateria e tente o update.
E bloquear as atualizações automáticas?
Não quero, quero ser eu a dizer quando quero descarregar e principalmente quando instalar, para evitar problemas com falhas nalgumas atualizações como se verificou no passado!
Mudei para o Windows 10 mas fiquei sem som no pc ou é incompatível tive que mudar outra vez para o Windows 7
Este não será certamente o local mais adequado para o fazer, mas coloco aqui alguns problemas com o W10 para averiguar se são casos isolados e específicos da minha instalação ou se os mesmos se estendem a mais alguém.
Seguem alguns casos/problemas:
– o Onedrive desapareceu – no ‘Explorador de Ficheiros’ não existe a pasta Onedrive; nos atalhos do canto inferior direito da barra de tarefas não existe qualquer ícone do Onedrive; …
– a pesquisa presente na barra de tarefas não funciona – qualquer que seja o assunto pesquisado, com ou sem a activação da pesquisa web, o resultado é sempre o mesmo, ou seja, nenhum.
– a aplicação Correio ‘crasha’ diversas vezes;
– a maioria dos atalhos “fn” perderam as respectivas funcionalidades (suponho que neste caso estivessem dependentes de software do fabricante – samsung – que pura e simplesmente deixou de funcionar com o W10);
– o “vistas de tarefas”, com a nova funcionalidade de criar um novo ambiente de trabalho, é assim tão limitado? Por exemplo, no caso dos ambientes de trabalho não é possível controlar os ícones e os fundos de forma distinta entre os vários ambientes?
Sim, diria que a maioria desses casos são casos isolados e alguns especificos teus – o problema da tecla “fn” e outras especificidades do teu equipamento é problema da marca do equipamento que não actualizou os drivers (ou tu ainda não os foste buscar), e não do Windows.
Em casa tenho um Toshiba que funciona bem e a Toshiba até lançou um software novo com cara lavada e tudo para actualizar as definições do laptop.
1.
No caso específico dos atalhos “fn”, como referi no comentário, certamente a questão está relacionada com os drivers do fabricante. Mas o facto de se tratar de um Samsung não ajuda nada: não há qualquer actualização de drivers há uns dois anos… (sim, tentei procurar, mas a Samsung, desde que abandonou a venda de portáteis, deixou os seus clientes ao abandono!)
2.
No que se refere aos casos do “Onedrive” e da “Pesquisa”, ao colocar a hipótese de se tratar de “casos isolados” e não do W10, qual a hipótese de resolução? Há forma de detectar e corrigir os erros descritos? (isto para evitar a solução de fazer uma instalação limpa, pois tal procedimento é deveras penoso…)
Obrigado pela resposta!
era importante vocês fazer um pequeno guia como desactivar a partilha de updates do nosso pc para evitar o consumo exagerado de tráfego. pois infelizmente em Portugal o tráfego ilimitado não é bem ilimitado.
vejam aqui entretanto o guia em inglês – http://www.neowin.net/news/microsoft-is-using-customersbandwidth-to-deliver-windows-updates
Tenho uma dúvida que se calhar já foi respondida várias vezes que é a seguinte: O tempo de gratuitidade do windows 10 é de 12 meses ou de durante o tempo de vida do dispositivo?
12 meses 😉
É de 12 meses para fazeres o upgrade e ficares com uma key do Windows 10 registada no site da Microsoft, mas depois ficas com o Windows 10 no teu PC até este se estragar pelo menos é o que eu acho
Vida do dispositivo.
Vida do dispositivo?
Depende da licença que tenhas! Se for retail é para toda a vida.
12 meses a partir do momento da oferta ou da compra de um dispositivo que não venha com o Windows 10 instalado…
Tens 12 meses para aceitar a oferta. Uma vez aceite, ficas com o Windows 10 definitivamente.
Vida do dispositivo se for licença OEM no entanto se comprou o windows 7/8/8.1 em licença Retail, pode instalar em qualquer pc desde seja UM SÓ pc.
Sei que não é aqui que se coloca esta questão mas:
Alguém sabe como faço para alterar a imagem do ecrã de login? É que JÁ estou farto daquela coisa horrível!
(pelo que andei a vasculhar nem sequer mexendo no registo há forma de o alterar, como se fazia no 7)
Será isto?
> Definições
> Personalização
> Ecrã de bloqueio
Agora não tenho acesso ao PC mas logo mais tento. Obrigado!
Ele refere-se a tela de Login e não à tela de bloqueio.
Aquela tela com a janela Azul que mostra a sua foto e onde por a senha.
Ecrã de bloqueio e de login são coisas diferentes.. O de bloqueio é o que aparece antes do login
Têm razão, pensei tratar-se do ecrã de bloqueio!
Pois, infelizmente é isso mesmo. Mas consegui encontrar uma aplicação no Github que deve resolver (ainda não testei): https://github.com/PFCKrutonium/Windows-10-Login-Background-Changer
Testado! Resolve o problema.
Há informação das atualizações em drivers que estão a causar problemas? Obrigado.
apos actualizar do w8.1 para w10, o driver de rede RTL98191SE não funciona. apos algumas tentativas com drivers do realtek, tive que “voltar para o 8.1” …
Eu estou com problemas de drivers. Efectuei uma instalação limpa do Windows 10 x64 e noto que está mais lento que o Windows 7. Mesmo depois de instalar os drivers oficiais (que só têm para windows 8 x64) os problemas continuam. Maquina lenta a aceder/eliminar a pastas e crash aleatório quando estou a ver filmes (VLC e/ou Windows Media Player).
Specs da máquina:
A10 6800k
8gb DDR3
SSD HyperX
Já agora e só para terem uma comparação, o Windows 7 demorava apenas 7s a iniciar. Com o Windows 10 está nos 20s 🙁
Se alguém puder ajudar agradecia. Caso contrário terei que voltar ao Windows 7.
a AMD lançou recentemente drivers para o Win10, contudo os drivers do Win7/8/8.1 são compatíveis com o Win10, ou deviam de ser de acordo com o que a Microsoft indicou na apresentação.
Nota para as gráficas Intel/AMD/nVidia convem fazer o update / instalação de raiz dos drivers WIn10 para poderes usar o DirectX 12.
Obrigado pela informação. Vou instalar. Espero que resolva os problemas de “black screen/crash” quando estou a ver filmes.
Referente à lentidão do disco/windows explorer penso que o problema é mesmo da Microsoft.
Depois de instalar os drivers para o disco SSD o Windows está mais rápido mas continuo a ter problemas a apagar pastas. Eliminar uma pasta com 500mb (+-300 ficheiros) está a demorar 40 minutos !!! Com o windows 7 era instantâneo…
Bom, os meus drivers ainda são do vista e têm funcionado até ao 8.1. Vamos lá ver se não tenho problemas desses no 10.
Pois comigo estava tudo a correr bem até ao facto de começar a dar bluescreens 😉 Bad_pool_header pareceu-me ser derivado a drivers da motherboard que não tem disponibilizados drivers para windows 10 e acabei por fazer downgrade.
No meu ponto de vista as pessoas pelo menos em Portugal, estão habituadas ao Windows que tanto problema dá esse sistema operativo , bugs, crashs , bluescreens , virus , formatações , realmente o melhor Windows foi o XP , desde esse sistema operativo até estes dias , só tem piorado mas em tudo . Quem um dia não faço publicidade é a realidade usar um Mac da Apple não quer outra coisa, e nos dias que correm o tempo é dinheiro em Portugal não mas em outros países dizem que sim , e tem de se ter uma máquina boa para trabalhar , agora um caixote para perder tempo e dar dores de cabeça , forget . Abraços Mundo !
Não digas asneiras!
Actualmente até os mais criticos da MS, e alguns até defensores da Apple, dizem nos seus artigos que o W10 será provalmente o melhor Windows de sempre.
Até há quem ande a meter W10 nos macs!! 🙂
Mas infelizmente esse sistema operativo não é compatível com o software para Windows. Isso significa muitos programas e jogos inacessíveis por incompatibilidade.
Isto para não falar que só por ser Apple, paga-se quase o dobro por um computador com a mesma performance.
Hmm se bem que já tive blue screens no 8.1, desde o 7 que a quantidade diminuiu drasticamente. Além disso não tens nenhuma plataforma de produtividade tão boa como um pc normal com windows.
O que dizes do mac pode ser verdade até certo ponto. Tenho um macbook pro de 2011 e em 2013 já estava super lento, coisa que o meu PC de 2006 também estava, mas note-se a diferença de anos.
No meu pc de 2006 instalei o Windows 8.1 e ficou muito mais rápido e continuo a usá-lo para o que preciso (agora está no processo de upgrade para o 10, vamos lá ver como fica). Obviamente que já não dá para os jogos mais recentes mas isso é normal. No macbook pro o meu irmão acabou por ficar com ele e actualizou para a ultima versão do OS e o problema manteve-se. Fez uma instalação limpa e o problema manteve-se. A única solução foi comprar um ssd e fazer um upgrade para 16GB de RAM. Agora ele diz que voa, mas mais uma vez note-se o investimento. A situação que ele teve também não foi e não é única, basta pesquisar por este tipo de problemas dos macs na net e encontras N tópicos.
O MS Office para mac também não é nem de longe nem de perto tão produtivo como o de Windows e o MS Office é sem qualquer dúvida um dos maiores pilares do windows, pilar este que vai de mãos dadas com as compatibilidades da maioria dos softwares.
Por estes motivos todos não tens nada melhor que um PC, independentemente do que digas.
O linux então lol nem tem hipótese, para o comum dos mortais é um bicho de 7 cabeças e assim nunca vai atingir as grandes massas.
PS: Quanto aos vírus todas as plataformas estão sujeitas, o windows está mais sujeito porque é mais apetecível para os criadores de vírus, visto ter mais população a utilizá-lo, essa ilusão de segurança que o mac e linux não apanham qualquer vírus é mesmo isso, uma ilusão.
Outra coisa, o 7 é muito melhor que o XP, EM TUDO. Não sei como tiraste essa conclusão. Dizer que o 7 é pior que o XP em tudo, é no mínimo hilariante.
Respeito a sua opinião, contudo, estou em total desacordo com as afirmações produzidas. Fiz uma instalação “forçada” porque não estive para esperar pela automática e apenas o único problema inicial residiu com uma troca de SSD’s da Crucial para a Samsung. Resolvido esse problema com uma clonagem, a instalação a partir da ISO foi normal, sem problemas, não tive crashes, não tive problemas de drivers de áudio (uso uma Asus Xonar U7), de board (Asus H97 ProGamer), de gráfica (ATI HD5770, bem velhota), Gravador/leitor Blu-Ray Samsung externo, HUB USB TP-Link 7 portas, discos externos USB Seagate e Verbatim, impressora HP Office All-in-One, scanner HP 3770 (jurássico). Bom… chego à conclusão que tive “sorte”… Contudo e ap+enas a tgrabalhjar com o 10 desde ontem, concluo que é muito mais rápido que o 7 ou o 8.1, o Edge é uma maravilha que me fez deixar o Firefox (eleito desde há muito como exclusivo) e o correio quer o Outlook do Office 2016, quer do site Outlook.com, quer do próprio 10, sem qualquer problema. Apenas tenho de me adaptar aos novos écrans da mesma forma quando deixei o Xp para o 7 e deste para o 8…
Quando tinha a Build ainda instalada todos os dias o PC usava 1 Gb de ram e 50% do CPU com processos de actualização. Como não havia nada para os conseguir parar deixei o Windows 10 ! Como tudo que existe, tem de haver um botão ON/OFF, neste caso não existe … Não me venham pedir para instalar porcarias para parar as actualizações ou pedir para fazer mil passos para as parar. WINDOWS 10 é LIXO
“WINDOWS 10 é LIXO”. Ficou tudo dito. Vê-se que vc é um expert na matéria… Os meus parabéns.
Obrigado 😉
Por estas e por outras é que uso Linux. Ao menos sou eu que mando no SO e não ele que manda em mim.
Será?
+1
Só é bom para quem gosta de viver num mundo à parte e tenha algum espírito de programador ou que goste de ter de configurar tudo. Presumo que já devam haver pre-instalações e versões já prontas para o utilizador comum, mas mesmo assim… Fica arredado de muitos conteúdos que existem para Windows e não têm versão Linux.
Onde se ativa o Windows Hello com fingerprint DigitalPersona?, nunca funcionou no Windows 8.
Windows Hello virá apenas em novos dispositivos certificados para essa função.
definições de segurança, tens de activar password, dps um pin e só depois é q podes por fingerprint ou o digital persona.
contudo acho uma burrice da MS obrigar a pôr um PIN quando antes eu já tinha definido uma password que é mto mais seguro que um PIN…
Eu tou com problemas a instalar o wamp, da me um erro de falta de uma dll, mesmo tendo tentado instalado várias versões do visual c++.
Alguém teve este problema? O mais estranho e que num desktop daqui de casa funcionou bem.
vai ao site de downloads da microsoft e instala a versao visual c++ web. automaticamente vai descarregar o que falta (versoes / repositorios antigos)
o mesmo serve para o .net 2.0 + 3.5 (vem num só pack)
O programa de actualização deve ter algo que funciona mal.
Tenho no PC um disco com 2 partições: numa tem o Windows 7 e na outra o Windows 10 RTM.
Estranhamente, o programa de actualização, na partição do Windows 7, dá a mensagem que consta nesta imagem: http://imgur.com/tDqlN3Y “O CPU não é suportado pelo Windows 10”.
Já alguém teve uma situação idêntica?
usa antes o Microsoft Media Creator
Tenho que discordar contigo , o programa de actualização tem MUITA coisa que funciona mal 🙂
Vê isto, parece que é mais um bug da app:
https://www.infopackets.com/news/9619/how-fix-cpu-not-compatible-windows-10-error
Entretanto já li que o programa reporta vários “falsos positivos”, como é evidentemente o caso aqui relatado.
Em qualquer caso, obrigado pelo feedback…
eu estava com problemas em usar a app onde fazias a reserva, nem mesmo o comando para forçar o update dava, seguindo todos os passos.
solução usei o media creation tool e resolveu. contudo é como o Jose diz, cada caso é um caso.
Para quem tem problemas no som, vão ao Gestor de Dispositivos à drive do som (ex:Realtek), propriedades, controlador e revertam o controlador. Depois façam isto para impedir a reinstalação do update da drive.
então mas o windows não devia ter um check up para instalar todas as drives hardware do sistema? devia ter essa ferramente durante a instalação para que seja compativel com aquilo que o pc de cada um possui.
Quero substituir o meu HD do portátil (win7) por um SSD.
É melhor fazer antes ou depois do upgrade do W10?
Se for depois, só com a Key e uma clean install, não?
Thanks.
que confusão de menus nao consigo achar nada, que tristeza de OS cada vez gosto menos do windows
Isto é mais uma das burlas da microsoft, upgrade online vai encher os bolsos da microsoft até dizer mais não, após as longas 5 horas que perdi para fazer o upgrade acabei por desistir, eu saco a 1mbps e nem assim consegui instalar o 10, só em atualizações perde-se a maior parte do tempo, empanca o pc, bloqueia os programas e aquilo que dizem demorar minutos demora horas e nós feitos burros esperamos, esperamos, esperamos, grande burla esta, abram os olhos, a microsoft já deu o que tinha a dar e através do sistema de download online, estão a recuperar o prejuízo que tem tido nas vendas de telemóveis, sim senhor, os meus parabéns.
ola eu queria desactivar os updates do windows 10 e não aparece essa opção
Instalei o W10 a partir do W7, tudo correu muito bem, maior velocidade, maior facilidade para entrar na net, mas nem tudo é maravilhoso.
O meu portátil “SONY VAIO” deixou de poder ler vídeos, mostra os ficheiros que se encontram no disco mas não deixa ver os filmes.
Alguém pode dar uma ajuda?