PplWare Mobile

Cisco e NXP investem nas comunicações entre automóveis

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Amaro says:

    Vai ser engraçado mandar mensagem a dizer “passa por cima”!

  2. IR says:

    Até que enfim, a ver se implementam esse sistema para alertar os condutores que existe uma ambulancia em marcha de urgencia por perto.

  3. Velhotas says:

    questao: que dizem a policia sobre isto?
    (“mas dinheiro de multas a entrar claro” xD)
    a nivel de segurança acho bem, mas duvido que a policia nao va “aproveitar” este serviço, ja que é informaçao a tempo real a dizer velociade, caminhos que percorremos, o que estamos a ouvir ou se estamos atrasados para o trabalho xD
    pena que em portugal temos policias corruptos, pois isto é uma mina de ouro para eles (acho eu) 😐

  4. joaquim says:

    Acho um piadao a estas coisas mas a mais de 50km/h quero ver o alcance da coisa.

    E mais uma daquelas coisas que vem no automovel para encher chouricos

  5. Lone Rider says:

    Em termos teóricos, também o GPS iria trazer melhor fluidez de tráfego quando surgiu.
    Contudo, quando todas as pessoas passam a ser informadas de qual é a via que está “livre”, esta passa também a ficar “obstruída”.
    “Vem trazer segurança…” – a segurança deve começar sempre pelo condutor e não em sensores sujeitos a avaria técnica. E então porque equipam os carros com monitores tácteis forçando o condutor a tirar os olhos da estrada, só para regular o ar condicionado?
    «…alertam para situações de perigo, como a existência de um potencial ponto de colisão à frente, indicando se um carro nas proximidades está descontrolado, ou se há trânsito parado, entre outras situações…» mas não é suposto ser o condutor a detectar e avaliar estas situações tendo uma condução defensiva? E alerta como? Com um depertador para acordar o condutor?
    Começo a ver que estão a querer fazer dos carros computadores ambulantes, relegando para segundo plano a responsabilidade que cada um de nós tem quando “pega no volante. Se eu provocar um acidente, posso depois culpar o computador do carro? Claro que não!
    Sei que muitos de vós não concordam comigo mas a verdade é que isto trará uma falsa sensação de segurança.
    Por curiosidade, sabem a partir de quantos Km/h é que realmente funciona o sistema ABS? Uma travagem sob gelo nunca o chega a activar.

    • Joji says:

      Eu concordo, 100%
      +1

    • Nilton says:

      ta tudo dito

      *Tópico Encerrado*

      LOL, nem mais

    • Velhotas says:

      STFU and take my Thumb up! -> 1+

    • Somsom says:

      Lone Rider, concordo contigo em grande parte do que referes, especialmente na enfase que dás a responsabilidade no condutor.

      O que gostaria de comentar, é relativo ao sentido de “segurança” que estes sistemas poderão vir a fornecer. Hoje em dia tens dispositivos nos veículos, tipo airbags, para este sistema funcionar existe um dispositivo que os faz accionar ou não segundo um conjunto de parâmetros… Agora adicionas a esse facto o que é dito acima, o seu carro passa a ter capacidade de comunicar com o que o “rodeia”, ou seja o seu carro seria capaz de detectar a activação de airbags e ao mesmo tempo alertar o seu meio ambiente que houve uma colisão, logo os carros que o rodeiam serão avisados.

      Suponhamos um cenário de auto-estrada em que todas as pessoas cumprem os limites de velocidade (cuff-cuff) viajando a 120Km/h você iria demorar +/- 5-6s a parar o seu carro e nesse tempo teria percorrido +/- 100-200m, agora, numa curva em auto-estrada 100-200m pode nem sequer ser possível ver a essa distância… Assim sendo estaria sujeito a uma colisão quase inevitável… Com essa tecnologia em média o alcance sem linha de vista anda na ordem dos 230-250m o seu carro seira notificado que existe perigo “acabado de acontecer” a sua frente e possivelmente seria capaz de travar… Alem do mais o seu carro iria também reenviar o alerta de perigo ele próprio, aumentando assim ainda mais o alcance do alerta de perigo…

      Actualmente se andar a par a Volvo e a Mercedes andam a desenvolver sistemas de travagem de emergência autónomos nos camiões, que pode ser bastante útil em situações que o condutor se distraia da via, etc…

      e com isto poderíamos continuar aqui indefinidamente…

      Para finalizar, acho que tudo tem o seu lado bom e o seu lado mau, a descoberta da energia nuclear e afins veio trazer muito boas inovações, no entanto, infelizmente as pessoas de Hiroxima, Nagasaki e Chernobyl já cá não estão para as ver e milhares de outras “sofrem” com o ter sobrevivido…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.