Aprenda a instalar o Windows 10 Build 10125
Tal como informamos ontem, o Windows 10 Build 10125 já está disponível e traz novidades ao nível de toda a interface, novos ícones e também o botão Voltar no modo tablet.
Hoje deixamos aqui um pequeno tutorial onde podem ver os principais passos para instalar esta versão do Windows, recorrendo ao Virtualbox.
Requisitos de sistema
Se o seu PC conseguir executar o Windows 8.1, então tem os requisitos necessários para executar o Windows 10 Technical Preview (seja nativamente ou através da virtualização). Para ter uma ideia, os requisitos para esta versão são:
- Processador: 1 GHz ou mais rápido
- RAM: 1 (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço livre no disco rígido: 16 GB
- Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM
- Conta Microsoft e acesso à Internet
Configuração do VirtualBox
Passo 1 – Depois de activada a opção de virtualização na BIOS é hora de criarmos e configurarmos a nossa VM (máquina virtual). Para isso abrimos o virtualbox e carregamos em New.
Depois indicamos o nome para a máquina virtual e na versão escolhemos Windows 10 (64 bits). Os restantes passos podem ser consultados aqui.
Instalação do Windows 10 Build 10125
Para a instalação do Windows 10 Build 10125 devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) Configuração da Idioma, formato da Data/hora
Após alguns segundos deverá aparecer o menu de configuração do idioma do sistema, formato da data/hora e teclado.
Depois de definidos os parâmetros anteriores, vamos começar a instalação do Windows 10 propriamente dita. Para tal, basta carregar em Install now.
Passo 2 – Tipo de instalação
Escolhemos agora a opção: Personalizar: instalar apenas o Windows
Passo 3) – Escolha da partição
Indicamos o disco onde vamos instalar e depois carregamos em Avançar
A partir deste ponto, irá iniciar-se a instalação do Windows 10 propriamente dita. No meu caso demorou cerca de 30 minutos.
Configuração do Windows 10
Depois de instalado o Windows 10, é hora de fazer algumas configurações. Vamos escolher que pretendemos as configurações definidas por omissão.
Passo 4) Criação de conta
Indicamos as nossas credenciais da Microsoft/Empresa ou então criamos uma nova conta.
Caso criem uma nova conta, basta que indiquem um username e respectiva password.
E está feito! Procedam agora à autenticação no sistema usando as credenciais criadas anteriormente.
Agora é só ir a descoberta das novas funcionalidades e ver se vai aparecendo algum bug. Bons testes!
Este artigo tem mais de um ano
Acham que já vale a pena instalar num Surface Pro 1ºgeração?
Deixa sair a versão final.
Isto continua a ser uma versão de testes. Está sossegadinho. Só vale instalar numa máquina virtual ou num pc secundário.
Eu tenho-o a correr num pro 3, sem qualquer tipo de problemas
Onde é que se mete o nº de série e a activação (eu sei ainda não é desta)? 30 min é muito tempo… foi preciso reiniciar quantas vezes? Pessoal ou empresa, mais uma informação que lhes dão.
Eu fico a aguardar pela versão final. Adorei o Windows 8 (uso-o desde o primeiro RTM e espero pacientemente pelo Windows 10).
Já experimentei Linux e OS X mas para mim nada bate a universalidade do Windows. No Linux tem que se ser programador para aprender os sudos, repositorios e makes e no OS X é um sistema operativo para miúdos.
Só falta mais uns meses 😉
OS X é SO para miúdos… all right…
Acho que devias ser mais “realista” não?
Não é? Até tem apenas um botão no rato para não se confundir as crianças…
E no entanto no trackpad consigo usar até 4 dedos. Hmm…
Tadinho, se calhar nunca encontraste as configurações de rato para poderes ativar o clique direito… ah espera, se calhar o máximo que mexeste num Mac foi numa qualquer Worten ou Fnac. Tem dó rapaz…
Eu uso Windows e Linux. Ubuntu Linux na há necessidade de ser programador.
Minha filha usa Ubuntu Linux desde 14 anos. Agora ela tem 21. Minha esposa usa Ubuntu Linux e Windows 7. Ela prefere navegar no Ubuntu Linux.
Acho que é muito radicalismo dizer que Linux não é usável nos dias atuais.
Eu uso Windows 7/8.1 e tenho o Windows 10 que estou gostando bastante, mas Ubuntu Linux é muito fácil de usar e muito seguro. Os navegadores não pegam adwares e barras de ferramentas esranhas.
Não ligues Souza, atenta bem as palavras do dito cujo: “Já experimentei Linux e OS X mas para mim nada bate a universalidade do Windows.”. A palavra chave aqui é “experimentei”…
É obrigatório ter uma conta Microsoft ou posso iniciar sessão com conta local como no 8.1?
Dá conta local, tens de ver nas opções de criação de nova conta, depois lá vais ver conta local ou parecido. Já tive win10 na build 10041 e foi com conta local.
Filipe o sistema de login não mudou
PS: Pplware, porque usam o virtualbox e não o Hyper-V ??? em termos de desempenho tenho gostado “alot” do Hyper-V, principalmente com as máquinas virtuais num disco externo com usb 3.0
Migrei as minhas maquinas com um conversor de virtual box para hyper-v sem espigas
Que te parece? Se calhar é para o exemplo funcionar em qualquer plataforma… Sabes que nem todos usam Windows como sistema principal, muito menos para fazer virtualizações (sabes que ter um SO que mama uns 2GB de RAM a fazer zero não é propriamente o melhor para aproveitares ao máximo os recursos numa VM…)
Boas, quem tiver dificuldade na criação de conta nas build’s do windows 10, é porque tem a bateria do seu portátil “danificada” (não carrega) , removam a bateria e liguem de novo o computador e já dará para criar conta sem problemas.
Cumps
Esta versão, aceita adicionar a um domínio?
É possível arrancar o PC diretamente num emulador como o VirtualBox ou outro?
Digo isto porque em outras situações, tal como o openelec arranca diretametne para o media center.
Não há nada dentro deste conceito?
Mesmo em Linux consegues ter o visual do Windows seja ele Xp ou Vista ou Seven e nem o utilizador nota a diferença pois é ensinado como pode instalar os programas pelo synaptic. Depois de experimentar o utilizador gosta e fica fan do linux e não volta para as garras da Microsoft.
Até ter que realizar um aptget ou actualizar repositórios e perder 2 horas com uma coisa que deveria levar 2 minutos…
Pena do irrealista!!
Eh pá,esta nova preview nunca mais aparece para instalar pelo Windows Update !! Eu quero é que venha em português-brasileiro,não a pretendo em inglês,era o que faltava !! Até porque se a fosse instalar tinha que fazer um backup pois a instalação desta preview(a 10125),não nos deixa manter os nossos programas nem nada.É como se tivesse que fazer uma instalação de raíz,uma nova formatação,e em inglês.Era o que faltava !! E às horas a que escrevo isto,a uma Quinta-feira,dia 28 de Maio de 2015,e a Microsoft ainda não liberou esta preview,o que é de admirar.Espero que hoje à noite já esteja disponível,e no idioma que pretendo.
No momento em que eu arranco com o VirtualBox, o computador começa ininterruptamente a tocar sons que estão associados à introdução e remoção de hardware e a unica maneira de o calar é desligar o som ou então desligar o VirtualBox.
Mesmo assim, tentei instalar o win10 e não passava da parte em que pede para aceitar as configurações padrão e fazia sempre o reboot voltando ao mesmo.
Boa noite.
Como posso atualizar o windows 8.1 para o 10 sem perder aplicações e dados? Só consigo selecionar para atualizar sem perder dados, sendo que neste caso as aplicações serão removidas.