Ambiente virtuais do Windows 9 já no seu Windows 7 e 8
O Windows 9 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.
Uma das novidades que estão previstas no novo Windows 9 será o suporte para Ambiente Virtuais (tal como o Linux e MacOS). No entanto as versões anteriores do Windows já têm disponível uma API para tal funcionalidade. Para tal basta activar recorrendo à ferramenta Desktops.
Quem gostou da ideia de ter Ambiente Virtuais já no próximo Windows, fique a saber que pode ter já esta funcionalidade no Windows 7 ou 8. Para isso basta instalar a ferramenta Desktops (à outras ferramentas disponíveis), que foi criada pela própria Microsoft e que permite ter até 4 ambiente virtuais.
Como usar?
A ferramenta Desktops é muito simples de usar. Para isso basta descarregar a mesma aqui e executar. O desktops não necessita de ser instalado e o utilizador apenas tem de definir quais as teclas de atalho que pretende usar para comutar entre ambientes de trabalho.
Além da utilização das teclas de atalho o utilizador poderá também mudar de ambiente gráfico de trabalho através do ícone que fica posicionado junto ao relógio.
O Desktops é uma ferramenta que já não é recente mas que funciona perfeitamente com qualquer versão do Windows. Não necessita de muitos recursos computacionais e é muito simples de usar, aumentando em determinados cenários a produtividade do utilizador. Experimentem pois vale bem a pena.
Considera que é importante ter ambientes gráficos virtuais no Windows?
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Desktops v2.0
Homepage: Desktops v2.0
Este artigo tem mais de um ano
Uau!!! Que incrível…Essa microsoft sempre ‘inovando’… Sim, uso DEBIAN há dez anos…
Parabens para ti!
Que eu saiba existiam ferramentas para realizar o mesmo no windows ainda antes disso…
Que eu saiba o Linux suporta Ambientes virtuais desde o seu lançamento em 1991 usando o gestor de ambiente SWM. Mas o primeiro computador com múltiplos ambientes foi o Commodore Amiga 1000 em 1985.
Exacto Marcelo! A MS e a Apple “inovam” sempre desta forma… Copiando o Linux.
E no mac também, não há 10 anos, mas quase! LOL!
É isso, e composição de GUI por GPU, ainda não existe no Windows.
“É isso, e composição de GUI por GPU, ainda não existe no Windows.”
Começou a existir a partir do Windows 8.
E é motivo de orgulho ter lançado primeiro que a Microsoft mas mesmo assim estar entre os últimos a adoptar ambientes virtuais?
Eu prensava que o DWM utilizava aceleração do GPU para a composição do GUI.
Parabéns pelo artigo
Epah esta aplicação funciona muito mal no meu pc. Quando mudo de desktop ele parece q cria um novo e dps volta ao primeiro.. Não entendo porquê :S
Ferramenta muito limitada quando comparada com as existentes para Linux e Mac
Esta ferramenta já existe à muitos anos… Não quero dizer asneiras mas tenho ideia de já a ter usado no XP, quando este era ainda uma criança.
Nao e asneira nenhuma ja exitia no Xp.
Olá Pedro Pinto!
Não me lembro de você ter ter cometer erros ortográficos, por isso
penso que foi engano: onde se lê-“à outras ferramentas disponíveis”- deve ler-se – “há outras……”
Cumprimentos e continuem o magnífico trabalho.
JA
Boa Tarde Pessoal,
Para quem estiver interessado nesta ferramenta, sugiro que experimentem o ” Dexpot ” em termos de ambientes virtuais foi a melhor que já utilizei e é a que estou a usar agora mesmo.
Cumprimentos,
FG
+1
mas esqueceram de citar que o linux também copia o windows a barra do menu iniciar e as janelas etc.. foram tudo baseado no windows então nada mais justo que um tirar idéia do outro
Sou utilizador linux ha mais de 20 anos, e certo que o linux também copia algumas características do windows na interface gráfica. Mas isso e só para tentar facilitar a vida a alguns utilizadores do Windows que migraram para o linux. O único que sinto falta no linux e i suporte para aplicações CAD, como o solidworks. Só por isso e que ainda tenho dual boot, windows 8 3 linux mint 17.
A implementação dos ambientes virtuais no Windows 9 (se se vier a confirmar) não será, de certo, como a desta ferramenta systernals.
lool
mas para que querem isto ?? um ambiente de trabalho bem organizado nao precisamos disto para nada, digo eu ……….
Disseste bem, dizes tu…
Diz o Avô e diz o bebe…..
ahahahh You sir made my day!
Vale o que vale. Quem usa windows lá sabe ou vai usar isto?!