Pplware

10 sistemas alternativos ao Windows (Parte I)

No segmento dos sistemas operativos a Microsoft continua a liderar o ranking apesar de cada vez existirem mais sistemas alternativos. Segundo dados recentes da agência NetApplications relativamente aos sistemas operativos mais usados, o Windows 8.1 ocupa agora a terceira posição e o Windows 7 continua isolado com mais de 50%. O MacOS apenas tem uma taxa de utilização na ordem dos 7.4% enquanto o Linux fica pelos 1.6%.

Mas que outras alternativas há ao Windows? Hoje vamos apresentar 5 sistemas alternativos ao desenvolvido pela Microsoft.

Chrome OS

Nos últimos meses têm sido várias as empresas que têm apresentado os seus novos equipamentos, com a nova aposta no Chrome OS. Esta parece ser a estratégia para “fugir” à incontornável quebra  constante no segmento dos PC’s e também, de certa forma, diversificar o portefólio de produtos.

O ChromeOS é o sistema operativo da Google, baseado em Linux e concebido para trabalhar exclusivamente com aplicações web.


Homepage: Gostava de experimentar o Chrome OS? Vamos lá…

SteamOS

O SteamOS é um fork do Debian Linux, sendo que esta primeira versão é baseada no Debian 7.1. Em 2015 os utilizadores vão poder comprar as tão esperadas Steam Machines que prometem mudar por completo a definição de consola de jogos.


Homepage: SteamOS

Haiku

O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e de aprender, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System). O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, etc etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema opeartivo necessita apenas de 128 MB de RAM e funciona em máquina antigas, como por exemplo, Pentim II a 400 Mhz, necessitando apenas de 700 MB de espaço em disco.


Homepage: Haiku

ReactOS

O ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows NT, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.


Homepage: ReactOS

FreeBSD

O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.

O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.


Homepage: FreeBSD

São vários os sistemas que podem ser considerados uma alternativa ao popular Windows. Estes são cinco dos mais populares e cada um deles tem características muito específicas. Quem quiser pode facilmente testar, recorrendo por exemplo à Virtualização, sem ter de fazer qualquer alteração no sistema actual.

Que outros sistema alternativos ao Windows conhecem?

Exit mobile version