No segmento dos sistemas operativos a Microsoft continua a liderar o ranking apesar de cada vez existirem mais sistemas alternativos. Segundo dados recentes da agência NetApplications relativamente aos sistemas operativos mais usados, o Windows 8.1 ocupa agora a terceira posição e o Windows 7 continua isolado com mais de 50%. O MacOS apenas tem uma taxa de utilização na ordem dos 7.4% enquanto o Linux fica pelos 1.6%.
Mas que outras alternativas há ao Windows? Hoje vamos apresentar 5 sistemas alternativos ao desenvolvido pela Microsoft.
Chrome OS
Nos últimos meses têm sido várias as empresas que têm apresentado os seus novos equipamentos, com a nova aposta no Chrome OS. Esta parece ser a estratégia para “fugir” à incontornável quebra constante no segmento dos PC’s e também, de certa forma, diversificar o portefólio de produtos.
O ChromeOS é o sistema operativo da Google, baseado em Linux e concebido para trabalhar exclusivamente com aplicações web.
SteamOS
O SteamOS é um fork do Debian Linux, sendo que esta primeira versão é baseada no Debian 7.1. Em 2015 os utilizadores vão poder comprar as tão esperadas Steam Machines que prometem mudar por completo a definição de consola de jogos.
Haiku
O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e de aprender, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System). O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, etc etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema opeartivo necessita apenas de 128 MB de RAM e funciona em máquina antigas, como por exemplo, Pentim II a 400 Mhz, necessitando apenas de 700 MB de espaço em disco.
ReactOS
O ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows NT, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.
FreeBSD
O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.
O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.
São vários os sistemas que podem ser considerados uma alternativa ao popular Windows. Estes são cinco dos mais populares e cada um deles tem características muito específicas. Quem quiser pode facilmente testar, recorrendo por exemplo à Virtualização, sem ter de fazer qualquer alteração no sistema actual.
Que outros sistema alternativos ao Windows conhecem?