Windows 10: Vai ser muito mais rápido ligar dispositivos Bluetooth
O Bluetooth garante que nos podemos ligar aos nossos dispositivos externos sem recorrer a fios e mantendo a qualidade que estaríamos à espera. Obriga sempre a um emparelhamento, que nem sempre é direto e fácil.
A Microsoft vai, em breve, melhorar o Windows 10 e passar a permitir que seja feita uma ligação rápida, praticamente sem a intervenção do utilizador. O Quick Pair será uma realidade muito em breve.
A Microsoft quer que os utilizadores do Windows 10 sejam libertos de algumas tarefas mais repetitivas e até desnecessárias e por isso está a trabalhar para tornar este sistema mais simples.
Um exemplo de uma destas melhorias poderá em breve surgir e foca-se nas ligações Bluetooth. A Microsoft estará a preparar a chegada do Quick Pair, que passará a dispensar todos os processos normais de emparelhamento.
Principalmente para o utilizador será mais fácil e mais rápido, bastando apenas clicar numa notificação para autorizar a ligação. Toda a conversação e sincronização será feita de forma automática entre o Windows 10 e os dispositivos.
Apesar de ser uma novidade no Windows 10 e nos restantes sistemas da Microsoft, este emparelhamento rápido é já uma realidade noutros sistemas. A Google já o tem em utilização no Android, com o Fast Pair, e até a Apple já o usa, por exemplo, na ligação que é feita entre o iPhone e os AirPods.
Tudo passará a ser feito de forma simples, aproximando apenas o dispositivo Bluetooth do PC ou tablet com Windows 10. A segurança continua garantida pois dependerá sempre da autorização do utilizador.
O Quick Pair ainda não é uma realidade no Windows 10, mesmo nas builds de teste do programa Insider, mas em breve deverá chegar. Não se sabe também que dispositivos vão ser suportados, mas espera-se que sejam os Bluetooth Classic e Bluetooth LE.
Este artigo tem mais de um ano