PplWare Mobile

Quase 90% dos jogos de Windows já funcionam em Linux

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. GameR says:

    Não dá o ea fc, gta online, call of duty, battlefield, overwatch, destiny2, overwatch, roblox,ea wcr, nba2k, etc.

  2. Zé Fonseca A. says:

    Funcionar não é nenhum atestado de qualidade.
    Basta ter RT, DX12 e GPU NVIDIA que a performance é 60% inferior.
    Boa sorte jogar com low fps

    • Rodrigo C says:

      RT tens razão, DX12 com problemas só se for em graficas NVIDIA, em que o problema da Nvidia é dos drivers proprietários…

      • Zé Fonseca A. says:

        logico, esse é um problema da nvidia em linux desde que existem gpus nvidia, mas a malta que aqui anda ainda não devia ser nascida no tempo da riva tnt2 e da geforce 256

      • Alphie says:

        Eu desde que deixei o meu portátil com NVIDIA deixei de ter problemas no Linux. Agora se tiver problemas no Linux é só mudar alguma coisa simples e não tenho de andar a desactivar placas na BIOS.

    • carlosF. says:

      Isso não é verdade, eu tenho uma Nvidia RTX 3070 e dos jogos que testei, ainda foram alguns, nunca vi um desempenho 60 % inferior, nalguns casos o desempenho até foi melhor, noutros ligeiramente inferior mas nada de especial. (Nota: Testado em Bazzite).

  3. guilherme says:

    Como já tinha dito em Mint consigo melhor desempenho do que em Windows 11 isto com gráfica NVIDIA em maior parte das aplicações/jogos.

    • Zé Fonseca A. says:

      Curioso, a tecnologia discorda de ti, o histórico da Nvidia também e todos os gamers conhecedores também. És caso único no mundo. Parabéns

      • SrBla says:

        Existem casos e casos.
        Recentemente mudei para o Bazzite no meu PC com 12 anos e gráfica da Nvidea atualizada há 6 anos e não noto percas, aliás noto que há jogos como GTA V (não jogo o online) e Ghost of Tsushima correm melhor que no Windows 10.
        Outro jogo curioso é o Mafia Definitive Edition, corre de forma muito semelhante, mas consigo meter as definições dos gráficos no Maximo e depois meto em cima o losseless scaling e fica a correr a mais de 60 FPS fluido e com melhor aspeto e desempenho que no Windows 10.
        Agora acredito que não seja em todos os casos, em todas as configs de hardware nem com todos os jogos. Mas para o meu caso, não me arrependo.
        Sempre preferi correr uma Distro de Linux para o dia a dia em vez de Windows, e este PC só tinha Windows porque servia para jogar, e hoje em dia para o que quero o Bazzite está prefeito. Este PC atualmente já não é suportado pelo Windows 11 por causa do TPM 2.0 e não estou para andar às voltas para ter suporte perlongado no 10 ou martelar o 11.

        Outro aspeto interessante, é ver os jogos a correr na SteamDeck, que corre Linux, e tenho a dizer que é genial. até ao momento não tive qualquer problema a correr o quer que fosse. Longe vão os tempos de tentativa erro para meter um jogo a correr minimamente bem.

        • Manuel da Rocha says:

          Pagar 27000 euros, por uma gráfica e 75000 euros, pelo monitor e sistema de som, resolve, quase. tudo. O resto, 520GB de Ram e 10 Terabytes, de disco SSD a 26000RPM, adicionando um cooler de 18000 euros, está operacional, quer seja Linux, Unix, IOS ou Windows. Há o outro problema dos 10000 euros mensais, para electricidade mas, isso não será problema, para si.

      • JoãoAF says:

        É pá calado eras um poeta…já testás-te Linux ao menos ou é só mandar postas de pescada?

        • Zé Fonseca A. says:

          já testei linux? lol..
          ainda não eras nascido já tinha largado linux para MacOS.. e uso todos os dias Talos.. sabes o que é? para que serve? pois..

      • Sail says:

        Gamers conhecedores??? Só se é isso quando se joga todo o tipo de jogos até os que lhes fazem chorar por não conseguirem ir além de 30 segs sem serem mortos no modo super fácil, como acontece no Warsew e Xonotic.

    • Carlos says:

      depende dos jogos, mas na grande generalidade é verdade

    • Nicolas says:

      Hmm, eu usava linux com Nvidia e driver proprietarios, mas mudei pra AMD. DX12 funciona normal com amd radvn felizmente e se vc encontrar algum problema em um jogo pode ser que um minor fix arrume e da pra jogar. Eu venho usando arch faz um tempo e eu acho que a unica barreira que eu bati foi anti-cheat, mas n e nem pq os cara n pode e mais pq eles n quer mesmo dar suporte :/

      Acho que esse caso do DX12 e especifico da nvidia msm

  4. iDroid says:

    Mas são suportados nativamente ou não?

  5. RedTux says:

    Isto é uma tragédia. Vamos assitir a um influxo cada vez maior de ignorantes, vindos do Windows e recém-chegados ao Gnu/Linux. O número de utilizadores Gnu/Linux corre o risco de aumentar imenso. Isto será catastrófico, devido ao grau de ignorância e de falta de noção dessa gente. Espero que as melhores distos se protejam contra esta horda de mentecaptos, e não que não cedam às suas exigências. Inclusivamente já vi por aqui um idiota a pedir para que em Linux se instalassem pacotes a partir de executáveis retirados da Web, assim como a pedir que em Linux se passe a usar o NTFS como sistema de ficheiros padrão… A falta de noção desta gente é qualquer coisa de surreal. Caiam fora, é o que eu vos digo! Mantenham-se, por favor, no Windows! Se serviu até agora vai continuar a servir. Esqueçam o Linux, porra!

    • iDroid says:

      Qual é o problema de executáveis?

      • Profeta says:

        O problema dos executaveis e que nao funcionam no linux, apenas atraves de wine. Porque e que a malta insiste em pensar que o linux e igual ao windows ? Nao e nem nunca ira ser. Tem um sistema de instalacao de pacotes proprios e o uso de permissoes bem organizada. Ja estou como o RedTux se e para migrarem para linux e pedirem coisas absurdas, esquecam fiquem no windows que estao melhor. La podem fazer a bosta que quizerem a vontade.

      • A1000car says:

        Problema dos executáveis? Quero acreditar que o comentário foi no gozo

        • N'uno says:

          Não deve ter sido gozo, não… É apenas e só o que eles conhecem! Para eles o mundo é feito de DLLs e executáveis, que até têm vários formatos, tipo .com, .exe, .msi, .bat, etc. É o faroeste dos executáveis!… É mesmo muito desejável que se deixem ficar por esse mundo, mas temo que a realidade esteja a mudar, com estes protecionismos exacerbados…

    • Manuel da Rocha says:

      999999999 em cada bilião, de “novos utilizadores”, é só para os 9000000 milhões de perfis online.
      97,48% do planeta, nem sabe instalar Windows (que é 6000000000% mais simples que, qualquer, distro). Ainda pior que deixam milhões de biliões, de portas abertas, pois quem não saiba complicar, instala adware, de biliões de triliões de empresas, incluindo mineração online, sem dar por isso.

    • N'uno says:

      Dou toda a força a este comentário! Fiquem com o Windows e esqueçam o Linux! Poderão, eventualmente, e a avaliar pelo andamento das coisas, começar a pensar em emigrar para os EUA, pois qualquer só lá é que se poderão usar Windows. E, já agora, tudo isto se aplica também aos igualmente americanos Macs…
      Mas concordo que este influxo previsível será problemático…

    • N'uno says:

      *qualquer dia

    • A1000car says:

      RedTux… Se for quem estou pensando, há tempos que não “te via” por este mundo chamado internet!

      Espero bem que essa maltinha nunca mude para linux. Já basta os que temos por cá a estragar o que já foi feito

  6. Antônio João says:

    Eu mudei de win10 para Linux e não me arrependo

  7. M. says:

    Bazzite OS !
    Nobara OS
    Pop! OS

  8. Figas says:

    Nem já sao mais do que MacOS

  9. Castro says:

    Bom também… Era as apps de trabalho também funcionarem, como AutoCAD, zwcad, revit, lumion, twomotion, archicad, SketchUp lumion etc …. Que adianta ter muitos jogos no Linux se para trabalhar comtinua-se preso ao Windows….

    • Realista says:

      Eu por acaso uso FreeCad para desenho paramétrico e Blender no linux.

    • SrBla says:

      O Realista já te deu dois exemplos…. mas mesmo assim depende bastante.
      Para developers acredita que Linux é muito melhor que Windows ou Mac. O facto de estares a trabalhar num ambiente tão proximo do final e facilidade e performance que tens ao criares ambientes que repliquem o ambiente final na “tua” instalação é uma coisa imbatível.
      Em paralelismo, há uns anos diziam que edição de audio e imagem so era bom em Mac…. normal, se quem desenvolve só desenvolver para aí a malta conflui para aí.
      Mas no fim do dia resume-se às tuas necessidades e gostos… Outra questão é, se o número de utilizadores crescer o interesse em desenvolver as apps para Linux, neste caso, cresce, ou até como tem sido o caso dos jogos aparece alguém que cria uma camada de tradução/compatibilidade como o proton que melhora em muito a compatibilidade de apps Windows.

      Eu há cerca de 15 anos que utilizo Linux, mas sempre tive amarras ao windows por causa dos jogos, mas recentemente estou a largar mais o Windows, já só tenho a máquina do trabalho com Windows e é só para estar uniforme com a empresa (diga-se de passagem que muito do que faço localmente acaba a ser dentro do WSL…).

  10. e-Dummy says:

    Na nossa literatura mais antiga chamar-lhes-iam Velhos do Restelo. As novas gerações já não terão esta relação tóxica com sistemas operativos feitos de remendos em cima de remendos, com várias versões antigas a funcionar na mais recente… Tudo será uma questão de tempo e estas mentalidades evoluirão!

    • Manuel da Rocha says:

      95% dos humanos, não sabe instalar serviços online… 99,9991% dos utilizadores de telemóveis, nem sabe como reiniciar, no modo de segurança. É dessas mentalidades que diz serem super mega inteligentes, por pagarem 2000 euros, por 1 telemóvel e quando avaria, ou pagam 2000 euros, por um novo ou pagam 900 euros, numa loja, para alguém resolver, o problema, em 3 minutos. Boa sorte, com essa evolução.

      • N'uno says:

        Eu não chamei super mega nada a ninguém. Só não suporto ouvir barbaridades típicas de quem sempre viveu com palas e amarras num único eco-sistema e portanto fala do que não sabe. São os mesmos que apregoam fatalidades quando houvem falar em cidades, e não tardará, países, que abandonam o sistema maravilhoso para os jogos e optam por linux… Talvez comecemos a ver o efeito inverso, que será quem desenvolve investir pelo menos transversalmente e não só para os lobbies…
        Neste momento temos o mundo a radicalizar-se e a extremar posições. Há espiões em todo o lado e aumenta a rejeição dos sistemas monopolizadores e de nacionalidades duvidosas. Vamos ver no que isso dará! Talvez, quiçá, tenhamos que nos focalizar em suportar e desenvolver sistemas abertos?… O tempo o dirá.

  11. VAOpoK says:

    Os outros 10% jogos AAA é que interessam!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.