A linha Surface da Microsoft tem estado debaixo de fogo no que toca à avaliação por parte da Consumer Report. Depois de um parecer negativo e uma não recomendação da primeira série deste computadores, o Surface Book 2 teve o mesmo tratamento, ficando arredado das recomendações.
Tal como da primeira vez que este cenário aconteceu, a Microsoft veio agora refutar todas as acusações e discordar da metodologia usada.
A Consumer Reports avalia com grande grau de detalhe um conjunto alargado de hardware e, dependendo dos resultados obtidos recomenda a sua compra aos consumidores norte americanos.
Os testes feitos em agosto deste ano colocaram os Surface da Microsoft fora da lista de recomendações, por terem um elevado número de problemas. Esta foi a razão agora usada para manter fora da lista de recomendações o novo Surface Book 2, esperando-se novos testes para que esta posição possa ser alterada.
A defesa da Microsoft
Mas a Microsoft veio defender-se, novamente, alegando que a fiabilidade dos seus produtos é elevada e que a cada nova geração os seus Surface estão melhores e mais robustos.
One of the things you’re seeing is the reliability of our products over time, with every generation getting better and better and better…We’re talking about incidents per device of less than 0.001%…
We thought it was unfortunate the report that Consumer Reports put out, partly used the methodology that is consistent with how you evaluate home appliances and applied it to laptops. That would be like [asking] ‘Has your dishwasher behaved unexpectedly in the past two years?’ and if the answer was ‘Yes’, you’d be deemed unreliable…
Mas Ryan Gavin, o general manager da linha Surface na Microsoft foi mais longe. Segundo ele apenas 1 em cada 100 mil dispositivos apresenta problemas, o que contrasta com os 25% dos 90.000 testados pela Consumer Reports.
A diferença de dados e de resultados
A Microsoft foi ainda mais longe e referiu que os dados da Consumer Reports diferem em muito dos que tem nas suas estatísticas e da opinião que recebem dos consumidores.
This is not consistent with our ongoing testing and we have a good ongoing conversation with them… What we hear from our customers, however, and from the telemetry data that our customers want to share with us, is that Surface devices have never been more reliable and with every generation we release they get increasingly so.
Este parece ser um caso que ainda vai demorar a ser resolvido e que para já está a casuar algum desconforto à Microsoft. A verdade é que, mesmo com este parecer negativo da Consumer Reports, a Microsoft continua a ter no Surface um dos seus melhores e mais lucrativos produtos.