A compra da Nokia pela Microsoft é um negócio que está a sair caro à empresa. Para além de tudo o que teve de pagar, surgiu agora um novo acordo que resulta dessa compra e que leva a que algumas marcas passem a pagar menos por utilizar patentes da Microsoft.
Um novo acordo estabelecido entre a Fair Trade Commission da Coreia e a Microsoft vai beneficiar as empresas daquele país, que vão agora pagar menos pela utilização de patentes no Android.
É conhecido que muitas das patentes que o Android usa são pertença da Microsoft e que por isso as marcas são obrigadas a pagar para as utilizarem.
Esta é uma dos maiores fontes de rendimento da Microsoft e por isso as empresas tentam a todo o custo estabelecer parcerias para conseguirem poupar algum dinheiro.
A Fair Trade Commission da Coreana terá agora chegado a acordo com a Microsoft para que sejam dadas reduções nos valores a pagar pela utilização das patentes da empresa de Redmond. Este acordo abrange apenas as empresas daquele país e o acesso é a todas as patentes Android.
Na origem deste acordo estão várias queixas que concorrência desleal e anti-trust que foram feitas e que incidiam sobre a Microsoft. Todas as queixas tiveram origem no negócio de compra da Nokia e que levaram a que mais de 25.000 pessoas fossem dispensadas.
In return for approving MS’s planned $7 billion acquisition of Nokia’s handset business, MS agreed to put a cap on the royalties Samsung and other local domestic handset firms pay for patents of the merged entity over the next seven years.
MS agreed to cut fees that it annually collect from Korean handset makers on even non-SEPs and commercial patents. Imposing sales or import bans against products produced by local tech companies is also impossible according to the mutual agreement
Este acordo agora estabelecido vai beneficiar empresas como a Samsung ou a LG, que tinham já de pagar valores elevados à Microsoft para poderem usar o Android.
Este foi um acordo que acabou por ser imposto à Microsoft para que todas as queixas e possíveis processos fossem levantados, conseguindo assim que seja autorizada e finalizada a compra da Nokia.
A Microsoft fica no entanto numa posição delicada na Coreia, onde poderá ter problemas em colocar os seus equipamentos móveis ou em estabelecer parcerias com OEMs locais, em que ofereceria o Windows Phone a preços reduzidos.
Curiosamente este acordo vem também apenas alguns meses depois da Microsoft ter chegado a acordo com a Samsung para uma redução nos valores a pagar pela utilização das patentes, a troco de ver o seu software Android instalado nos dispositivos móveis da marca coreana.