Microsoft vai acabar com a linha Surface já em 2019?
Mesmo com o mercado dos computadores pessoais a decair e a perder constantemente força, a Microsoft tem estado presente e constantemente atualiza a sua oferta.
Não parece lógico ou sequer realista pensar que a linha Surface da Microsoft possa desaparecer no futuro próximo, mas a verdade é que esta é a ideia de alguns dos mais importantes analistas e responsáveis pelas empresas do setor. A ideia geral é que esta saída será dada já em 2019.
Desde que apresentou o Surface RT e o Surface Pro em 2012 que a Microsoft se tornou um dos mais importantes players do mercados dos computadores pessoais e dos computadores portáteis. Definiu, e ainda define, as linhas dos futuros equipamentos e dá claras indicações a todos os parceiros do que o mercado quer e procura.
Mas a verdade é que a família Surface nunca foi um negócio rentável para a Microsoft e todos os trimestres isso é mostrado. Mesmo com vendas acima da média, nunca se mostrou lucrativo e como algo a manter. Raramente ultrapassa os mil milhões de dólares de receita.
É neste ponto que Steve Brazier, o CEO da Canalys assenta a possível decisão para breve de Satya Nadella para terminar de vez com os Surface, em toda a sua extensão.
The Surface performance is choppy, there are good quarters and bad quarters, overall they are not making money. It doesn’t make sense for them to be in this business. When the capital expenditure challenge that Satya Nadella has taken Microsoft down becomes visible to Wall Street, everyone will ask him why have you gone to a low margin business
O atual CEO da Microsoft não tem um passado associado ao hardware, tendo vindo do desenvolvimento de software e da cloud, como tanta vez ele associa à nova Microsoft. Assim, será mais lógico que abdique desta área de negócio que não está a ser atraente.
Mas a opinião de Steve Braizier não é a única a sustentar esta ideia. Gianfranco Lanci, o CEO da Lenovo, partilha de uma opinião igual. Vai até mais longe e antevê este fim para mais cedo.
It might be earlier. I share [Brazier's] view, Microsoft is making a lot of money on the cloud and enterprise and on Windows, and it is definitely losing a lot of money on devices and I see no reason why they would want to continue with the Surface,
Caso tome esta decisão, a Microsoft poderá estar a dar um passo atrás. Os Surface mostram sempre ao mercado o que os consumidores querem e isso, mesmo que pelas vendas de outras empresas, gera um impulso no Windows e nos restantes produtos Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Metam Linux e ponham nVidia 1080ti’s lá dentro…
Vêm como vendem como pãezinhos quentes!
Nhenhenhe, blablabla, nhenhenhe, blablabla…
Como se o Linux fosse um sistema operativo cuja utilização está ao alcance de qualquer pessoa….
Verdade. E eu sou utilizador do Mint.
e só para não falar na utilidade de ter uma 1080ti com linux…
São “opiniões” e valem o que valem.
A Microsoft tem na linha surface algo que mais ninguém oferece no mercado e a sua potência aliada a um sistema que é “só” o melhor, são, como diz e bem o post, referências para os outros fabricantes e mercado.
O “ninguém oferece no mercado” não diz absolutamente nada, é irrelevante. Se as compras ficam aquém é porque estão desajustados do mercado (o teu argumento é desculpa idêntica ao do antenagate da Apple).
O Surface é de utilidade dúbia a um preço premium para algo que não se justifica para a larguíssima maioria das pessoas, face à concorrência.
730 dias que não atualizam o Surface Book!
“O que ninguém oferece no mercado”
Bem verdade, ninguém oferece processadores e placas gráficas tão velhos e ao preço que a MS cobra!
“Os Surface mostram sempre ao mercado o que os consumidores querem e isso, mesmo que pelas vendas de outras empresas, gera um impulso no Windows e nos restantes produtos Microsoft.”
Se isto fosse verdade não estaríamos a falar do fim de linha do Surface.
Basicamente…
E não estamos. 😉
Ate acredito nesse tipo de possibilidade, mas não por questões de rentabilidade.
O Surface foi criado para mostrar as potencialidades do novo Windows e apresentar ao mercado um novo conceito de PCs.
Tendo em conta que agora, a maioria dos fabricantes de PCs tem oferta de equipamentos com o mesmo conceito que o Surface, pode deixar de ser necessário a Microsoft continuar a investir nesse equipamento.
Preços acessiveis rendia, querem ser outra Apple o utilizador como digo é quem manda no fim não é a marca de o utilizador comum os deixar na prateleira a empresa so tem uma solução ou para de os fabricar ou baixa o preço e o stock vai indo. Agora a esses preços bem prefiro um Apple. Entre gastar 200 ou 300 mil num super desportivo prefiro gastar no tesla P100D
Será uma grande perda para o mercado se tal acontecer!
Os surface revolucionaram o mercado e obrigou a concorrência a lançar algo que nunca tinha sido feito.
Não sei se a Microsoft tomará essa decisão!!!!!!
O que é que a MS obrigou mesmo a concorrência a lançar? Sério, estou curioso pois a concorrência não foi atrás da MS em praticamente nada… e híbridos já existiam, já agora.
https://www.theverge.com/2015/10/8/9479443/everyone-is-copying-microsofts-surface
Antes da MS lançar o Surface, o mais completo que existia era o Sony Vaio! Depois disso até a Mi passou a copiar a MS. E porque é que a Apple lançou o Ipad pro?
Mas copiar em quê? Um artigo do the verge a dizer que todos estão a copiar é irrelevante, eu quero é saber o que é que a MS lançou que teve sucesso e foi copiado… Não quero saber o que foi copiado é largado antes do final do trimestre fiscal.
É já agora, garantidamente que desconhecem a gama Libretto da Toshiba de meados da década de 2000…
+1
Já agora, tablets com teclado existiam antes do Surface (Android, e com teclados não oficiais à parte… Assim de repente o meu Nexus 7 de 2012).
A verge é paga e está sempre a dizer mal da Apple. Basta ver o caso gritante do headphone jack.
O iPad Pro não tem nada a ver com o Surface. É um iPad maior, e com caneta que já outros concorrentes (ex: Samsung) dispunham.
O Surface em si, é que é uma resposta ao iPad.
uma coisa nao tem nada ver com a outro nem um nem outro sao resposta ninguem compra um ipad em vez de um surface como ninguem compra um surface em vez de um ipad nem seuqer sao concorrentes
“Os surface revolucionaram o mercado e obrigou a concorrência a lançar algo que nunca tinha sido feito.” Nota-se.
Em 2011 eu já trabalhava com um destes da HP
https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-631104666-partes-hp-touchsmart-tx2-y-tx2500-_JM
Os primeiros modelos destes foram lançados nos finais de 2008.
O conceito de versatilidade e touch do Surface já existe há anos.
Microsoft não trouxe nada de novo. Simplesmente pegou num conceito que já tinha sido lançado mas que não vingou nem teve sucesso no mercado e o melhorou até ter uma coisa de jeito que poderá ser, ou não o futuro.
Francamente?
Acho difícil, mas nunca se sabe.
os tablets foram inventados ainda antes de 2000
As empresas ainda não perceberam que a preços altos as pessoas preferem apple, alguma vez um produto com Windows vale o mesmo de um macbook? O windows e um SÓ terrível que virou moda como o android pelos preços baixos. Houvesse software igual em todas as plataformas e a grande maioria das pessoas instalava ubuntu. Em 2017 e o windows ainda ter registries é preocupante
Tu acreditas mesmo no que dizes???
Em preços altos as pessoas preferem apple? Prefiro windows 10 de longe. Ha muito mais variedade de software. Só se for a parte mobile iOS. O macOS é inferior ao Windows. Em telemóveis Apple e Android são melhores e tablets só iPad. É a minha opinião claro.
Na verdade as empresas preferem qualquer outro que a MS, não é preciso ser Apple (Lenovo, Dell, HP, Asus, Apple… coloquei por ordem de vendas).
opps, em vez de “empresas” queria dizer “pessoas”.
poem mais tabaco nisso 😀
é normal que acabem… 1000 euros por uma porcaria de portátil que nem sequer tem o peso do ecrã equilibrado com o resto, é pouco prático e logo aí, perde em duas vertentes…
Oraaaaaaaaaaaaaa
Exatamente! É excelente em tudo mas é pouco acessível.
Provavelmente nunca tocou em nenhum… doutra forma nunca faria este comentário. Tenho SP4 desde 2015 e neste momento não troco, porque ainda não encontrei no mercado nada superior.
Comparado com o MacBook é pesado e desajustado (se tiveres o teclado).
O conceito seria bom seria bom mas a falta d LTE é uma m…..
Tenho um MacBook e um surface 4 pro e prefiro o Mac pelo peso e produtividade, podem falar sobre o hardware mas o OS fãs diferença .
Também não botei fé nesse surface não. Desde quando foi lançado.
Self fulfilling prophecy. Isto é, começam a lançar notícias sobre o fim do surface e a confiança dos consumidores sobre este produto cai, as vendas caem, e por isso o produto morre. É que nem citaram ninguém a dizer essa data.
Não é preciso…
O Surface Studio de $3000 está há 12 meses sem ser atualizado.
O Surfacebook está há 2!
Actualizado como? Tenho recebido os updates necessários.
Se a linha surface sair ,o que duvido ,já deve estar outra na calha .O mesmo acontece com o mobile ,.Os acionistas ,não vão deixar o nutella ,entregar o ouro ao bandido.
Apesar de a MS ser uma empresa de software ,é impensável que deixe de ter hardware ,pode é não ser ao preço que muitos desejam ,mas só compra quem quer ,o mesmo que acontece com a apple ,produtos com specs de m…a ,a preço de produtos com specs de topo
nutella?
https://www.nutella.com/documents/8865461/8884614/pack_small_2.png/15162c7b-b5bd-4194-879e-77a6e6488e78
O Nadella deve estar nas nuvens, só pode.
panos é o proximo a sair da empresa?
Fake News pessoal. https://www.thurrott.com/mobile/microsoft-surface/140738/fake-news-microsoft-end-surface-2019
Mas é precisamente isso que nos apontamos. O que está neste artigo é apenas as opiniões de dois CEO, que acham que os Surface vão terminar em 2019. Em momento nenhum damos isso como um dado adquirido.
Alias, no final até mostramos o erro que seria a Microsoft tomar essa decisão.
Opiniões de 2 CEO que só têm a ganhar caso a MS saísse não me parecem ser crediveis.
Alguém achava que a Lenovo, sendo parceira da Microsoft, ia dizer que a linha Surface não ia acabar. Se a Microsoft largar a linha surface, a lenovo faz um “surface” igual e apanha as vendas todas.
Não poderá acontecer a linha surface acabar e a microsoft lançar outra linha qualquer?
Na minha opinião, a microsoft devia comprar uma empresa de hardware que já estivesse no mercado e fazer como a google, lançar uns quantos dispositivos de topo para fazer catálogo e ditar tendências e os parceiros ocuparem as restantes gamas.
O windows 10 tinha um conceito capaz de vingar mas a microsoft perdeu o comboio ao pôr o windows mobile em stand-by. O que me está a parecer é que a montanha pariu um rato. Se a microsoft quiser evoluir vai ter de continuar com o windows 10 para pc e lançar o santo graal dos OS móveis. Possivelmente trá de ser o tal windows 10 ARM com em vez de pozinhos, uma camioneta de pós«
Portanto, a MS investiu fortemente, e ainda no ano passado, na criação e desenvolvimento de um departamento só dedicado à linha Surface e para daqui a um ano fechar?
LOL
Só digo isto:
https://www.windowscentral.com/microsoft-unlikely-quit-surface?utm_source=wp&utm_medium=dailyarticle&utm_content=UUwpUsUmU1435&utm_campaign=email
Mas isso já nos dizemos no artigo, que parece pouco lógico que a Microsoft venha a matar esta sua galinha dos ovos de ouro
“Mesmo com o mercado dos computadores pessoais a decair e a perder constantemente força”
Daqui a 20 ano vou continuar a ouvir esta frase….