É hora de atualizar! Patch Tuesday Microsoft de dezembro corrige muitos problemas
Todos os meses, na segunda 3.ª feira, a Microsoft tem novidades de segurança para o Windows e para o seu software na Patch Tuesday. É um processo normal e necessário e que este mês tem novidades importantes. São 71 vulnerabilidades tratadas, com uma delas a ser muito grave e a estar já a ser explorada. É hora de fazer a necessária atualização urgente.
As atualizações de segurança do Patch Tuesday de dezembro de 2024 da Microsoft abordaram 71 vulnerabilidades no Windows e nos componentes do Windows, Office e componentes do Office, SharePoint Server, Hyper-V, Defender for Endpoint e System Center Operations Manager.
16 vulnerabilidades são classificadas como Críticas, 54 são classificadas como Importantes e uma é classificada como Moderada em gravidade. Os especialistas referiram que este é o maior número de vulnerabilidades abordadas pela gigante de TI em dezembro desde pelo menos 2017.
Um dos problemas abordados pela Microsoft, marcado como CVE-2024-49138 (pontuação CVSS de 7,8), é explorado ativamente. A Microsoft não divulgou informações sobre o ataque que explora esta vulnerabilidade. A falha é uma vulnerabilidade de elevação de privilégios do controlador do sistema de ficheiros de registo comum do Windows, um atacante pode acioná-la para obter privilégios elevados.
A falha mais grave abordada pela Microsoft é uma vulnerabilidade de execução remota de código do Windows Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) rastreada como CVE-2024-49112 (pontuação CVSS de 9,8). Um atacante remoto e não autenticado poderia explorar a falha enviando um conjunto especialmente criado de chamadas LDAP.
Um atacante não autenticado que explorasse com sucesso esta vulnerabilidade poderia obter a execução de código. Isso é feito através de um conjunto especialmente criado de chamadas LDAP para executar código arbitrário dentro do contexto do serviço LDAP.
Outro problema interessante corrigido pela gigante de TI é uma vulnerabilidade crítica do Windows Hyper-V, rastreada como CVE-2024-49117, permitindo que utilizadores autenticados de VMs convidadas executem código no sistema operativo host ou realizem ataques entre VMs. A lista completa de vulnerabilidades abordadas pela Microsoft para dezembro de 2024 está disponível aqui.
Este artigo tem mais de um ano





















Atualizado
As minhas estão pausadas até ao início do ano que vem e assim vão ficar até lá…. lá para a primeira terça feira do próximo ano vai bem a tempo….teorias da segurança, entretanto lançam outro update a corrigir as falhas causadas por este…..e assim não preciso de estar sempre a actualizar…..e quem quer continuar a usar o 10 é melhor não actualizar já de á uns meses para cá pois a Microsoft vai começa a deixar o 10 pesado, mal optimizado e com falhas para os utilizadores ficarem convencidos que o 10 já não presta e assim forçar a irem para o 11…..tenho sempre as actualizações pausadas até ao máximo possível e chegam bem a tempo