Xubuntu 15.04 Vivid Vervet – Conheça todas as novidades
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu, que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
A par do lançamento do Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet), foram também disponibilizadas outras distribuições variantes. Hoje vamos conhecer as novidades do Xubuntu 15.04 Vivid Vervet.
O Xubuntu continua leve e poderoso mas igualmente completo como outras distribuições. Apesar das novidades não serem significativas, nota-se uma boa estabilidade do sistema.
A última versão do Xubuntu vem com o Xfce 4.12, a primeira versão estável passados três anos (de espera). Tal como o Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet), esta versão vem também com o LightDM GTK+ Greeter Settings – uma ferramenta para alterar vários parâmetros ao nível da interface de autenticação.
Destacam-se ainda as melhorias ao nível do editor de texto Mousepad , do Task Manager, do Thunar (gestor de ficheiros do Xubuntu) do Xfce Power Manager que inclui agora a opção light-locker no separador “Security” e também várias os novos esquemas de cores.
Para quem procura uma distribuição Linux rápida e bastante completa, o Xubuntu é sem dúvida a distribuição perfeita. Devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, sendo actualmente um dos ambientes gráficos preferidos dos utilizadores.
É utilizador do Xubuntu? O que faz esta distribuição ser “especial”?
Xubuntu 15.04 Vivid Vervet
Download: Xubuntu 15.04
Este artigo tem mais de um ano
Uso Xubuntu à anos, e acho perfeita sem duvida. Tem muito do que preciso, e o que n tem instala-se com um clique. 15.04 desde ontem, rápido e estável como sempre 🙂
É fabuloso 🙂
…xfce é porreiro, tem imensos plugins como weather e por aí fora e é extremamente configuravel e estável o único problema que tive são às vezes os qt*s apps algumas aplicações.
Concordo 100%.
em termos graficos gostava mais quando tinha a doc. 😉
É muito fácil arrastar adicionar um segundo painel em baixo com dock.
Ou simplesmente instalar o Docky/Plank.
É fácil: https://pplware.sapo.pt/linux/plank-uma-doca-para-o-ubuntu-ao-estilo-do-osx/
Como acabei de mencionar em outro post, seria uma boa se os desenvolvedores resolvessem adotar um docky já por padrão no xubuntu, no ubuntu com unity não teria utilidade nenhuma devido esta ter o lançador mas faria uma diferença enorme pra melhor ela no xfce. Eu particularmente prefiro o plank ao cairo docky pois esse ultimo costuma dar alguns problemas se começar a mecher muito nele.
Acho a Docky desnecessária e deve vir como opcional através da central de programas do Xubuntu .
Para meu uso, ela apenas polui o ambiente, colocando a docky ele deixa de ser minimalista.
Isso não impede que o aplicativo continue a vir como ”opcional”
Corre na perfeição no meu velhito Pentium Dual-Core.
Excelente distro e excelente DE – leve, configurável, funcional, elegante.
O Ubuntu está disponível gratuitamente à distancia dum clique e mesmo assim prefiro o pagar pelo Windows.
Isso diz alguma coisa sobre o Linux.
Feito por nerds para nerds 🙂
Linux nem dado 🙂
Engraçado, eu até acho que a maioria dos produtos da Microsoft valem cada cêntimo, sobretudo no segmento empresarial. Mas o Windows não é um deles, desculpa que te diga.
Ainda ontem instalei a nova build 10061 do Windows 10 num portátil e foi um pesadelo ter que instalar os drivers em falta e resolver conflitos com hardware. Parecia que tinha regressado aos anos 2000, perdi o triplo do tempo a ter uma instalação decente do que teria gasto a instalar o Ubuntu, que já trás incluído no kernel todos os drivers necessários.
Se as pessoas tivessem de instalar o Windows de raíz em vez de usar as imagens pré-instaladas dos OEM’s, eu queria ver se pessoas como tu achavam que o Linux é que é para nerds…
Como é que se pode criticar com base numa versão que ainda não foi lançada (ao público em geral) e para a qual os fabricantes ainda não lançaram drivers estáveis?
A questão não se prende com ser uma versão final do Windows ou não.
A questão prende-se com um procedimento de instalação de raiz.
Aquilo que eu descrevi aconteceria da mesma forma se eu instalasse a imagem genérica do Windows 7, já contando os últimos Service Packs e tudo, em vez de instalar a imagem configurada do fabricante do portátil.
Da mesma forma, já fiz instalações do Ubuntu com imagens em fase alpha e beta e correram tão bem quanto uma instalação com a versão final LTS.
E não é uma crítica, é uma mera constatação. Passo a explicar.
Este argumento de que o GNU/Linux é para “nerds” parte normalmente de pessoas que se limitam a usar uma imagem do Windows que vem pré-instalada nos seus portáteis, a qual é devidamente configurada pelo fabricante, ao nível do firmware e drivers, garantido um maior grau de optimização e o melhor desempenho e autonomia possível naquela máquina em concreto, sem nunca sequer passarem pela terrível experiência de fazer a instalação do Windows com uma imagem genérica e limpa que não tenha sido previamente preparada e optimizada para correr nessa máquina e aí sim, estabelecerem comparações minimamente justas com o Ubuntu.
É preciso não esquecer que a esmagadora maioria das pessoas tenta instalar o Ubuntu em máquinas que vêm com o Windows pré-instalado. Vai daí, se por algum infortúnio a uma das funções FN para ajustar o brilho do ecrã não funciona ou se a bateria dura menos 30 minutos, ou se ao fechar a tampa o portátil não suspende, essas pessoas têm o péssimo hábito de desatar a fazer críticas ao Linux no seu geral, alegando que o Windows dá muito menos dores de cabeça e que para se usar Linux é preciso ser um “nerd virgem sem vida própria” e tirar um curso sobre terminologia da linha de comandos.
Das duas uma: ou as pessoas compram um portátil com Ubuntu pré-instalado (e já existem alguns fabricantes a fazê-lo – Dell, Lenovo, System76) e verificam que na realidade tudo funciona tão bem e sem stresses quanto num portátil com Windows, uma vez que nesse caso o fabricante optimizou o Ubuntu para correr nesse modelo, ou então que ao menos experimentem por uma vez na vida a instalar a imagem genérica do Windows de raiz na sua máquina, tal como é hábito fazer com o Ubuntu e aí sim, fazer comparações. No segundo caso, irão chegar inevitavelmente à conclusão que instalar o Ubuntu é mais fácil, simples e rápido.
Para não falar que há muitos menos dores de cabeça após a instalação, designadamente no caso de uma distribuição como Ubuntu ou Linux Mint, já virem incluídos todos os programas necessários para a grande maioria das necessidades (suite de produtividade, reprodutores de áudio, vídeo, DVD e Blu-Ray, browsers, clientes de torrent, Adobe Flash e tudo mais), além das dezenas de milhares de outras aplicações instaláveis a partir de um repositório central à distância de um clique e ainda não ter de instalar antivírus. Já no Windows é preciso ainda de site em site a tirar as instalações dos vários programas e ter que reiniciar o PC diversas vezes devido ao Windows update.
Ou seja, na prática, instalar Windows = 1 dia perdido; instalar Ubuntu = 30 minutos tá tudo pronto a usar. E não venham dizer que não, pois já tive de formatar e instalar Windows dezenas de vezes para familiares e amigos. Sei bem do que estou a falar e sei bem do tempo que já tive de perder nisso.
Concordo a 100% com o seu comentário.
Sempre que quero testar uma nova distro Linux, formato o meu PC, instalo o SO e todas as aplicações que preciso em menos de uma hora. Por outro lado, sempre que alguém me pede para formatar o seu PC Windows (porque está cheio de viroses e lento como a porra, é a razão mais comum) perco pelo menos uma tarde até ter o computador pronto.
Ao contrário do que se diz por aqui, nem sempre é fácil arranjar as drives necessárias, já para não falar que a instalação das mesmas é um pesadelo sem fim. Por outro lado, instalar uma distro como o xubuntu, é só instalar e pronto, está tudo a funcionar.
Quanto ao artigo em si, posso dizer que utilizei o xubuntu 14.04 durante quase um ano e foi provavelmente das distribuições que mais gostei do usar. Recentemente alterei para o elementary OS (também divulgado aqui no pplware) e para já vou manter a aposta.
Pois bem eu instalei essa mesma versão no desktop (que por acaso estou a usar agora) e está tudo funcional até os drivers da placa gráfica que supostamente são para o W8 funcionam a 100%.
“Se as pessoas tivessem de instalar o Windows de raíz em vez de usar as imagens pré-instaladas dos OEM’s, eu queria ver se pessoas como tu achavam que o Linux é que é para nerds…”
Sim porque ir ao site do fabricante clicar num botão para descarregar as drivers e depois clicar noutro botão para lançar o instalador é bastante difícil. Já no linux andar a compilar kerneis e a escrever 30 comandos na consola é, de facto, mais fácil.
“Já no linux andar a compilar kerneis e a escrever 30 comandos na consola é, de facto, mais fácil.”
Favor ler o que escrevi acima.
Recomendo vivamente um Delorean para o sr. Microsoft sempre a bombar regressar ao presente. No que diz respeito a Linux, os seus comentários revelam que ainda vive pelo menos 10 anos no passado.
Escrevi uma resposta mas não apareceu. Que falhanço, não será o pplware powered by linux? 😛 Epá a sério é tão chato escrever um comentário para depois ir para o lixo.
Não foi nada, olha lá o comentário publicado.
@Microsoft sempre a bombar,
porque nao bazas daqui????
Peço desculpa se te ofendi, não era o objectivo. O meu objectivo foi transmitir uma opinião, que, entre outras coisas, é para isso que serve este espaço de comentários.
Já experimentei dezenas de distribuições Linux, sempre numa máquina “básica” (desktop) e não num portátil que poderia ser um monte de problemas no que toca a compatibilidade com hardware mais “esquisito”. Em TODAS as distribuições que experimentei detectei bugs numa questão de horas, e em praticamente TODAS tive problemas que me deixaram de pé atrás.
Dou-te 2 exemplos:
1-kubuntu (dos primeiros que experimentei por ser familiar com o windows)
Por default volta a reabrir todas as apps que tinhas abertas quando reinicias/encerras. Cool story bro LIKE. O problema é que aquilo está tão mal feito que, segundo percebi, usa a thread do GUI para abrir as apps no arranque. Resultado? Desktop completamente encravado até que todas as apps arranquem. Muito mau especialmente quando as apps dependem da internet por exemplo. Enquanto o Skype não ligar aos servidor o desktop está encravado 😀
Que falhanço monumental.
Noutra distro popular que não me lembro:
Reparei que o relógio vem por default no modo manual. Quis ativar a atualização automática via internet. Clico na checkbox e recebo um erro críptico cuja solução era instalar uma app qualquer (ntpd?) E depois disso ainda andei as voltas para por aquilo “como um serviço” não sei o termo no linux.
Percebes o que quero dizer? A sensação que fico do linux para usar no DIA-A-DIA (não falo em servidores onde têm todo o mérito por vários motivos) é que é um sistema forever em beta, pouco polido, pouco intuitivo e frustrante para quem quer usar o sistema operativo sem querer saber como funciona por dentro, e sem querer andar horas no google à procura de soluções para problemas completamente estúpidos, como uma simples actualização automática do relógio, ou ter que estar à espera 30-60-120 segundos com o desktop encravado cada vez que o PC arranca.
E para além dos bugs e funcionalidades mal implementadas notei em todas as distros uma grande lentidão no arranque e note-se que tenho ssd. Provavelmente é de estar mal habituado à “hibernação” do W8 😛
Dito isto, na minha opinião, linux é para servidores. Ano após ano lá instalo umas quantas distros para ver se é desta mas não passa da cepa torta. Não recomendo. Windows ou IOS para o utilizador comum.
Linux respect but thanks but no thanks.
Concordo. Eu gosto imenso de Linux porém não consigo simplesmente usar da mesma maneira e fiabilidade como uso o Windows. Para fazer qqlr coisa em linux é sempre necessário internet/google..
Infelizmente uns instaladores sem linha de comandos seriam bemvindos.
A maioria dos programas mais utilizados já existem no instalador de pacotes destas distros mais populares por isso nem precisas de te preocupar muito com a linha de comandos…
Por que as pessoas ainda discutem sobre isso? “linux é dificil”, “linha de comando é um saco”.
E esquecem a verdadeira diferença entre os dois sistemas.
Windows é ENGESSADO, você tem aquilo que a Microsoft acha que é bom pra você.
A ideia do Linux sempre foi completamente diferente.
Quer uma interface facil, clica e sota ta tudo pronto, vai fundo, vai de linux.
Mas é a mesma coisa meus clientes vim me dizer que no WIX da pra faze um site arrastando e soltando mais barato que me pagando para programa-los.
Sao duas coisas destintas, no WIX assim como no windows tu tem apenas aquilo que os desenvolvedores querem, SEMPRE com intuito lucrativo.
Diferentemente do linux que possui incontáveis comunidades dispostas a melhorar um sistema que facilita a vida de muita gente 🙂
Windows tem suas vantagens, assim como o linux.
Usei Win, minha vida toda, de um ano pra ca, “me rendi” ao linux, e cara. Alem do meu PC estar com desempenho absurdamente mais rápido, pro Win eu não volto mais 🙂
Sou novo no linux e neste momento uso o xubuntu 14.4 e gostaria de atualizar para o 15.4 tenho que formatar o pc?
Já agora comentários como m… Sempre a bombar são de uma tamanha estupidez e ignorância eu usei o Windows a vida toda e agora tenho o linux e não quero outro.
Cumprimentos
Podes fazer a actualização através deste comando:
sudo do-release-upgrade
No entanto ainda não testei no xubuntu e pelo que li nem sempre as coisas funcionam a 100%, depende muito do que tens instalado, como por exemplos se tens configurado outros repositórios ppas também terás que apontar para nova versão.
Faça um DVD ou USB do Xubuntu 15.04. Configure a BIOS para fazer o boot do dispositivo. Faça boot do DVD ou USB. Selecione “Instalar” e na hora de particionar selecione “Reinstalar o Ubuntu 15.04” para manter seus Documentos. Agora é só continuar.
OFFTOPIC (ou nem tanto…)
Tenho Ubuntu 14.04 LTS em dual boot com windows. Vale a pena/compensa instalar o Ubuntu 15 ou é preferível aguardar por nova versão LTS?
Que tipo de usuário você é ?
Si a resposta for gamer,diria que compensa instalar, pois o Ubuntu 15.04 traz drivers mais recentes para placas gráficas dedicadas. Caso a resposta seja um usuário comum,lhe digo que compensaria esperar pela proxima versão (ou LTS),pois não há muitas novidades na versão 15.04.
Os bantus não são uma tribo africana ou coisa que o valha,estes shibantus ou bantuxus devem ser uma subespécie que desta vez vai destronar o grande colonizador de PCs.
Minha distro preferida. Rápida, estável, autêntica e também não deixa a desejar para quem gosta de personalização.
Ou seja, dito por outras palavras, não há novidades. Como tal, manterei o Lubuntu 14.04 LTS. O meu hardware também me diz que Lubuntu é bem mais leve e rápido que Xubuntu.
Boas,
sempre usei Windows e, atualmente, uso o W8, mas gostava de experimentar usar uma distribuição Linux talvez em dualbot com o Windows. O meu problema é a escolha da distribuição a usar: o meu principal objectivo é o uso quotidiano normal (web, etc) e para programação pois até agora sempre usei uma distribuição “académica” em VM.
Tendo isto em conta, que distribuição aconselham?
Obrigado.
Alguém sabe instalar o tema do xubutu no debian 8 xfce? Eu gosto da estabilidade do debian, mas acho o tema básico pobre.
alguem poderia me ajudar, por favor?
Instalei o Xubuntu 15.04 e tenho o Win8.1 em outro HD.
Meu compurtador é Lenovo e tem o Secure Boot (UEFI) e ate a versão anterior era só desabilitá-lo.
Na versão 15.04 se desabilitá-lo não conseguimos dar o boot de instalação.
A versão atual já vem com a opção de partição Boot UEFI, mas não consigo assim mesmo a instalação do GRUB para que funcione o Dual Boot.
Alguem sabe como fazê-lo?
Grato
Ailson
Help… boas , tenho um pequeno problema e preciso de ajuda.
Tirei da garagem um pentium 4 3.0 gzs 2g de ram suporta 64 bits placa grafica asus hd series 5200 de 2005 e por mais ke tente não consigo instalar qualquer linux por cd acaba por travar a meio da instalação. Ja tentei versões 32 ou 64 bits e o resultado foi o mesmo e as mesmas instalei em varios portateis sem problemas .
obrigado
Ola companheiros. Há muito tempo que uso distros linux e agora esou usando o Xubuntu 15.04. Tá, blza, ele é super leve, roda bem, tirando algusn bugs aqui e outros ali q sempre aparecem. Mas ocorre que desde quando instalei não consigo conectar o bluetooth com nenhum dispositivo. Já li trossentos tutoriais, alguns desconfio que escritos pela nasa de tão complicados. Instalei tudo quanto é pacote. Tudo que exite pra bluetooth central de programas já foi instalado. Sei que o dispositivo está ativado. mas quando procuro outros dispositivos, ele simplismente não encontra nada. Não apenas não acha meu celular, nada mesmo. Estou usando um HP Stream 11, que vem com aquele drive da broadcom 43142, super chato. Conseguir instalar o drive de wifi ja foi uma novela. Não sei mais o q fazer. Li em um post em outro site que em algumas distros elas simplismente não reconhecem o dispositivo de bluetooth. Não consigo acreditar nisso. O poste era antigo, acho de uns 5 anos. Um problema tão simples e ainda não foi resolvido? Talves seja apenas um problema de configuração. Enfim, confio no cabeçao e na experiencia de vcs.
Grande abraço a todos.