Xandros Presto 1.0 Beta
Vivemos num mundo dinâmico, em que por vezes é importante ficar online o mais depressa possível. A Asus pensou nisso e foi o fabricante de hardware mais arrojado, tendo implementado em algumas das suas motherboards, um sistema que arranca em segundos.
É agora a vez do parceiro do gigante de Taiwan nos EeePC, a Xandros, de entrar neste mercado, tendo apresentado recentemente o Xandros Presto. Este produto segue o mesmo princípio do Splashtop Instant-on, nas motherboards Asus ou seja, aceda o mais rapidamente às aplicações que usa. Mas será esta a única vantagem?
Ora vejamos algumas de seguida:
- Poupar tempo e vida útil da bateria do seu laptop / netbook, quando o que precisa é, lançar o mais rápido possível, um sistema funcional
- Os seus requisitos modestos, faz com que transforme o seu PC antigo, numa máquina actual e usável
- Forma simples e segura de navegar online
- Faça as suas tarefas normais como ouvir música, ou ver vídeos em qualquer lado
- É baseado em Linux, por isso espere toda a segurança, que este sistema operativo já o habituou.
Certamente se sentirá em casa, pois o Presto traz as aplicações que já não consegue prescindir, tais como o Firefox, Skype, ou OpenOffice. Se estas aplicações não lhe chegarem, tem ainda ao seu dispor o Presto Application Store, onde pode com alguns clicks instalar as suas aplicações favoritas. Neste "App Store" da Xandros, pode descarregar as versões mais recentes de aplicações gratuitas / open source, ou pode comprar aplicações a preços acessíveis.
E a instalação não poderia ser mais simples, dado que o ficheiro que descarrega, é um mero executável de Windows que clicado duas vezes, o guia num wizard e se instala como mera aplicação em Windows. Este mecanismo será certamente familiar aos nossos leitores, que já instalaram o Ubuntu através do Wubi. Quando reiniciar o seu sistema, ser-lhe-á mostrado um menu de arranque, onde pode escolher entre o Presto e o Windows.
Como esta distribuição de Linux, está ainda em fase beta, espere portanto bugs que possam surgir do Presto. A versão final estará acessível a todos os utilizadores com um preço base de 20 dólares (14,64 Euros). É uma quantia simbólica na minha opinião, para todo o valor que este software lhe oferece.
Licença: Betaware
Sistemas Operativos: GNU Linux
Download: Xandros Presto 1.0 Beta [483.16MB]
Homepage: Presto
Este artigo tem mais de um ano
No link falta um e..no final…
o link correcto:
http://www1.tucows.com/static/files/presto1b.exe
muito bom mas eu vou esperar pela versão final+cr***….
ou este já é estável??
Pagar por Linux quando há alternativas gratuitas? É que é já a seguir…
Realmente falta um “e” está “.ex” ao invés de “.exe”
Entao esperem ai isto e ligar e o SO ja esta carregado? E que e muito bom, mas nao existe ja nenhuma distribuiçao que faça isso, anyway 15€ por um SO completo nao? nao e assim tanto ate me atrevo a comprar, mas tenho de o testar
Lucas ve la se e assim tanto, na realidade e bastante pouco…
PS: estao a ver o lado comercial do linux 😉 eu axo bastante bem at´´e para ser sincero, com preços desses ate eu posso comprar um SO :P, e provavelmente vai permitir estas empresas desenvolver mais e melhro software, assim como, mais suporte ao utilizador…
Não esquecr que a MSI (winki) e a ASROCK (instantboot)ja estao tambem a usar a tecnologia instantboot. A vantagem da MSI é que aparentemente pode ser usada em qq motherboard, sendo usado um pequeno dispositivo que se liga à conexao usb da motherboard (onde ser ligam leitores de cartoes e afins)
http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2009/03/small_msi_winki_cebit_2279.jpg
Desculpem a gralha do link de download, está corrigido!
@johnny
saca enquanto podes, e testa, pois a versão final vai ser a pagar, e se a já tiveres experimentao verás se vale ou não a pena comprar.
@Spulva
Sim quase isso, demora poucos segundos, eles afirmam que dependendo do hardware pode carregar no prazo de no máximo 15 segundos.
Talvez venha daí os 15 Euros 😀 , 1 euro por cada segundo de arranque 😛
Muito bom!!
http://www.jogosecharadas.com
Rui Oliveira, porreiro, por acaso gostei do conceito, e secalhar ate perfiro desenbolsar 15€ nisto do que ir 2 vezes ao macdonalds XD, faço bifanas em casa 😛
Mas ja viste se pagassemos todos os SO’s por tempo de arranque, em alguns o preço ja esta ajustado, noutros iria ser grande HEHEHEHEHEH.
tenho de testar isso
Sabem se há maneira de instalar e fazer o boot desta distro a partir de uma pen usb?
Será isto mais rápido e leve do que o windows XP com o opera ou o chrome?
Digo isto porque experimentei o ubuntu com xfce, e o windows xp com o opera consegue ser bem mais leve. Isto num PIII a 900 Mhz.
Experimentarei isso um dia destes :D…
http://technewspt.blogspot.com/
Interessante experimentar isto…
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
15 segundos? Grande coisa! Meu Windows XP 64 personalizado e em dois HDs SSD, em RAID 0, carrega (100%) em menos de 10 segundos. Porque pagaria por um sub-sistema mais lento?