Quantcast
PplWare Mobile

WUBI – Instalar Linux numa partição do Windows

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ozie says:

    viva

    por acaso é a melhor maneira de instalar ubuntu, para quem tem windows

    abraços

  2. Paulo Pires says:

    Boas!
    É um aplicativo bastante útil para quem, como eu, precisa de uma instalação de uma distribuição Linux. No meu caso, para conseguir acompanhar uma cadeira de Sistemas Operativos da Licenciatura de Engenharia Informática. Máquinas virtuais, tem o inconviniente de se “arrastarem” um pouco, mais ainda, quando se começa a instalar aplicativos e a fazer alterações ao Sistema Operativo.
    Gostaria, caso seja possível, que apresentassem outras soluções do mesmo tipo para outras distribuições Linux ou Sistemas Operativos. Obrigado e continuem o excelente trabalho.

  3. ExoZaeL says:

    Boas ppl

    Eu sou um utilizador de Linux e de Windows, da primeira vez que instalei o Ubuntu (7.10) por não saber fazer a divisão dos discos ele fez automaticamente roubando 50Gbs ao Windows (muito mais do que o necessario) agr saquei a versão 8.04 e reparei que o wubi vinha com 8.04 (ou o contrario). pode ser que agr consiga dividir o disco como quero.

    Muito Bom Post

    Cumps

  4. Eu já uso! E finalmente já ando no mundo Gnu/Linux! Acho que é uma excelente aposta. Muita gente vai aderir com este novo método de instalação.

  5. José Gaspar says:

    Isto é mesmo para experimentar…

    Esperem pelos feedbacks…. 🙂

    VIVA PORTUGAL!!!!!!!!!!

  6. Nuno José says:

    Windows só mesmo no trabalho e no WINE (o dreamweaver para mim não existe igual)

  7. X3minater says:

    Wubi FTW! 😛
    E Portugal FTW tmb!! 😀

  8. Felipe Rei says:

    Nem tudo é perfeito. Instalei no Vista, gostei, depois resolvi desinstalar, e tudo bem.
    Posteriormente, tentei instalar de novo. Ele instala, mas o gestor de boot do Vista não mais oferece o Ubuntu como possibilidade de inicialização.
    Resultado: desinstalei de vez.
    Alguém sabe como ajudar?

  9. Scrabby says:

    mas com isto ficamos com uma maquina virtual?:o
    Não percebi muito bem 😡
    Precisamos de ter o cd de uma distro linux para instalar certo?
    😉

  10. Tiago S. says:

    Usei isto apra instalar o ubuntu!ficou muito simples a forma de instalar o linux no pc, sem a necessidade de ter uma partição só para linux!

  11. aver says:

    Volto a pôr o link do tutorial do ZDnet que me ajudou sobre o Wubi. Tem écrans suficientes para mostrar toda a instalação – o mais importante é o sexto, do Windows Boot Manager.

    É totalmente seguro e simples. Cria apenas uma pasta chamada Ubuntu, pode ser na mesma partição onde está instalado o windows.
    http://blogs.zdnet.com/hardware/?p=1570

    Felipe Rei
    Obtens o écran 1 do tutorial do ZDNet (também se obtem executando umenu.exe no CD do Ubuntu) ? Com a opção “Install inside windows” devia dar.
    Só se foi mal desinstalado (o wubi também é desinstaladir)

  12. aver says:

    Só mais uma coisa, não é preciso fazer o download do Wubi para instalar o Ubuntu 8.04.
    Quando arranca o CD do Ubuntu 8.04 há-de aparecer a opção “Install inside windows” (que é a instalação wubi) e que está no 1.º écrã do tutorial do ZDNet. Se o écrã não aparecer executa-se umenu.exe no CD do Ubuntu.

  13. avic says:

    @Scrabby
    O Wubi instala o Linux num ficheiro numa directoria numa partição NTFS do Windows. Este ficheiro contém um file system virtual interno no qual fica instalado todo o Ubuntu. O Windows fica com um dual boot que permite correr o Linux dentro do tal ficheiro que contém todo a instalação do Ubuntu. O Wubi é um instalador/desinstalador deste sistema. Durante a instalação permite fazer o download de um ISO com a distro do Ubuntu, também permite escolher este ficheiro caso já o tenhas no disco.

  14. xtrender says:

    @Paulo Pires
    Tás em Eng Inf e na tens linux de raiz? ou percebi mal??

  15. Nuno A. says:

    OFF-TOPIC
    Tenho uma aplicação (um contador de tempo tipo cronómetro) com extensão .exe que gostaria que se iniciasse com o Windows.
    Sabem dizer-me como fazer uma chave de registo que faça isso? É quero criar um instalador com o WinRar e assim ficava tudo direito!
    Obrigado pela atenção!

  16. wolf says:

    Boas, eu acho completamente desnecessário, até dou o meu exemplo: comprei 1 portatil que vinha com o disco dividido em 3 partes, o xp numa c/ cerca d 60% outra c/ 40% vazia e formatada de acordo a trabalhar c/ o xp e + 1 pequena para recuperaçao d dados do xp.
    Pouco dpois d conhecer o ubuntu decidi instalar e c/ apenas “meia duzia” d cliques instalei-o na partiçao d 40%.
    Os 2 SO trabalham bem e, sempr q ligo a makina tenho 10 segundos pra escolher qual o SO q quero iniciar ou arranca o ubuntu.
    1 coisa mt fixe que posso fazer é aceder normalmente à partiçao do xp através do ubuntu, já o contrario ñ dá.
    Resta dizer q o k sei sobr informatica aprendi atravez dest ecra, logo ñ sou expert na materia.

  17. Fluvial100 says:

    Sem paciência para com isto de Urubu. Perdi a conta das vezes que tento “enjaular” este bicho no Windows. Tentei mais uma vez com este programa e depois de uma eternidade, fiquei com tela preta e o cursor a piscar…..
    Windows sempre, até à morte. O resto é pura brincadeira.

  18. fernando martini says:

    ja usei a versao 8.04 via WUBI funcionou normalmente, nem é tao dificil de operar o linux p\ um leigo c\ eu, dando umas olhadas na internet, reparei que a instalaçao e remoçao de softwares se faz pelo apt – get ou sysmaptic, mais ou menos isso ae, modo grafico, que é bem pratico e usual, rodou normal, internet, ate filme em formato RMVB que tinha na unidade abriu c\ a instaçacao de codec´s a unica inconveniencia no momento foi configurar software de email mas ate ae uso o sites dos mesmos hotmail etc que funciona atualmente uso dual bott de Ubuntu e Vista, mas p\ ousadia ja pedi CD do Solaris da Sun p\ teste em modo virtual tb……. é isso ae nao se vive só de windows

  19. Mmick says:

    Fluvial100: para quem nao tem nenhuma obrigaçao de usar o Linux (ou seja, quem pode pagar o Windows (uso leal) ou entao tem tudo que precisa em Windows) o Windows Vista ou XP SP3 é fantástico. Eu tenho usado o Vista SP1 que vinha com o PC e é estupidamente estável, rápido e muito mais seguro / menos problemático que o XP.

    Já usei várias distros do Linux e ainda que muitíssimo melhor que há uns anos, ainda lhe falta bastante até chegar á qualidade/velocidade do GUI e Kernel do Vista. Nao que o Linux seja mau (longe disso) mas ainda nao chega (nem perto) aos pés do Vista…

  20. pisquinho says:

    @Mmick

    Tens que me dar as caracteristicas do teu PC, eu tenho 3 discos, cada um com um OS, disco principal XP, segundo disco Vista e Ubuntu 8.04 no terceiro disco.
    O que acontece é que o Vista é o mais lento e embora com o SP1 seja mais rápido, ainda está longe do XP e então do Ubuntu nem se fala, e o Ubuntu não é das Distribuições Linux mais rápidas.

  21. Fluvial100 says:

    Claro que a minha opinião tem um pouco (?) de ironia, dado que sou defensor leal do Windows. Mas não entro em histeria maluca de defendê-lo do “outro” só dizendo mal. O Linux e sua família tem vantagens e desvantagens. E em “team” ganhador, não se mexe. É o que faço com o meu XP-Sp3.
    Um abraço.

  22. Mmick says:

    pisquinho: o meu PC é um Laptop C2D 1.8Ghz, 2Gb RAM, grafica x3100 DX10, 160Gb 5400rpm SATA

    também num P4 2.4GHz + 3Gb RAM + Intel 950 (gráfica) + 750Gb 7200rpm SATA o Ubuntu 8.04 vs. XP vs. Vista é mais lento e problemático.

    Pelo que eu tenho visto:
    – o XP é no geral o mais rápido mas ainda um pouco inconstante
    – o Vista o mais estável,o menos problemático e o que aguenta com muitos programas ao mesmo tempo
    – o Ubuntu o mais rápido em tarefas básicas (browser de net, leitor de documentos simples) mas que á medida que aumenta a quantidade de hardware diferente e de tarefas pesadas/multitasking atrofia na mesma proporçao.

    A partir daqui é escolher o software. Na minha opiniao para hardware fraco o melhor é uma versao “Lite” do XP, hardware média XP SP3 normal e hardware potente VISTA.

  23. ExoZaeL says:

    Acho que o ppl ainda tem muitos preconceitos sobre os SOs Linux. Fiquem sabendo que uso o Linux e o Windows e normalmente so uso o Windows para não ter que correr o WINE mas curiosamente o CS 1.6 dá-me mais fps em linux (com o WINE) do que o windows nativamente.

    Gosto muito do linux porque tem menos erros que o windows com a distro correcta podemos deixa-lo á nossa maneira.

    Outra coisa que adorei no linux é que posso deixar a pirataria de parte pois existem Softwares Free para tudo… e alguns ficam acima dos pagos.

    Só queria que o ppl ao enfrentar com um obstaculo nao ache que é dificil usar/instalar o linux.

    Cumps

    PS: Sabiam que em 75% casos com problemas em computadores, o problema reside entre o monitor e a cadeira?

  24. ExoZaeL says:

    PS2: Para não falar que o linux tem jogos nativos muito bons que competem por exemplo com UT e CS

  25. Felipe Rei says:

    @aver,
    Sim, obtenho. Vamos rever os passos:
    1. instalei o Ubuntu no Vista Ultimate via Wubi a partir do CD;
    2. Decidi desisntalar;
    3. Após algum tempo, decidi reinstalar, da mesma forma: via Wubi e a partir do CD;
    4. A instalação ocorreu normalmente;
    5. No reinício, o Vista exibe o gerenciador de boot, porém somente mostra como opção o próprio Vista, sem incluir o Ubuntu.

    Ou seja, o Ubuntu está instalado, mas não aparece na inicialização como opção. Resultado: desinstalei de novo. E agora?

  26. aver says:

    Felipe Rei

    Encontrei essa questão no Ubuntuforums. Não parece ser muito frequente. Sugerem que, tratando-se do Vista, se instale o programa EasyBCD (que provavelmente irá mostrar, no teu caso, que o Windows Bootloader, do Vista, apenas tem a entrada para arranque do Vista, quando o Wubi devia ter criado uma automaticamente uma para o arranque também do Ubuntu).

    No caso do forum é sugerido que com o EasyBCD se crie uma entrada para o Ubuntu (que não correu bem) e conclui-se dizendo que haverá brevemente uma nova versão do wubi que resolve o problema.

    Procura no Google, p. ex., por Wubi Windows Boot Manager ubuntu, que é possível que alguém tenha a solução.
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=781941

    (… do pouco que conheço do mundo Linux, é preciso googlar como o caraças, mas em algum lado alguém encontrou a solução … desde que se tenha tempo e paciência para procurar, no meio de muita informação-desinformação. O problema é que, fora dos forums oficiais pode estar a solução, mas está de certeza muita desinformação e muita tradução apressada dos artigos originais).

    Sobre o agora … talvez avançar para o Ubuntu numa máquina vitual (VM). Talvez o mais fácil seja fazer o download do VMware Player (free) e de uma VM Ubuntu já pronta (e free) a partir do site da VMWare. Há um post do dia 10 (Imagens VMware) onde se fala disso.
    Cumps.

  27. Felipe Rei says:

    @aver,
    Agradeço muito por sua ajuda. Amanhã verei se consigo buscar isto em casa. Hoje não será possível, porque é dia dos namorados aqui no Brasil, e a esposa NÃO VAI me deixar em paz com o micro, certamente… 😉
    No que tange ao VMWARE, sim, já o instalei, e tenho VMs de Vista 64, Ubuntu 64, etc.
    Que tal um gerenciador de boot, como o GAG? Será que funcionaria?
    Outra: fdisk/mbr resolve isso? Se não, há outra possibilidade de organizar o mbr?
    Por fim, proponho ao Vítor e demais colaboradores um post sobre a nova versão (1.8) do Ubuntu Ultimate, baseado no Hardy Heron.

  28. lookez says:

    Eu uso e aprovo! Funciona muito bem sem perder nenhum desempenho!

  29. fab says:

    ATI radeon 1500 como instalar no ubuntu não consigo…me ajuda ai galera!!!

  30. Pisquinho says:

    Boas

    Só mais uma dica:

    No disco que tenho o Ubuntu, tenho tb o VirtualBox com o XP e o Vista instalados, e curiosamente (ou não) correm melhor que nativamente (ah, o Vista não tem aero pois a gráfica do VirtualBox não permite, mas enfim).
    Eu digo isto só devido a uma situação: Eu trabalho em Windows, até gosto do Windows (também gosto de Linux), mas acho que uma empresa como a Microsoft tinha obrigação de fazer um OS muito melhor, de longe melhor que Linux e Apple, mas ou não quer, ou não consegue.
    Porque sejamos realistas, tecnicamente o Linux é melhor que o Windows, a grande (e é mesmo GRANDE) vantagem do Windows é a sua compatibilidade de Hardware e Software, nisso é imbatível e digam o que disserem do software free que faz a mesma coisa, no final não é igual e o que as pessoas querem é o seu software normal, o seu MS Office, o seu Corel, o seu Photoshop, o seu Flash e os seus Jogos, e usar a sua Webcam sem grandes truques e por aí fora.
    Enquanto o Linux, que é rei nos servidores (a propria Microsoft usa servidores Linux), não se virar mais para o desktop, para as empresas de hardware e software e as pressionar para desenvolver para Linux, não vai lá… com muita pena minha.

    Cumprimentos,

  31. ExoZaeL says:

    @Pisquinho

    Acho que ninguem afirmou o contrario, Windows realmente é imbativel em termos decompatibilidades (mal era se não fosse). Concordo completamente contigo quando dizes que a Microsoft poderia fazer melhor bem melhor, um exemplo disso é o compizfusion (para quem nao sabe pode ir ao youtube e ver uma comparação com o windows) que consome muito menos recursos que os efeitos do aero e diga-se de passagem sao mais apelativos. Outra coisa apesar do Linux ser mais virado para servers não nos podemos esquecer da evolução astronomica que tem vindo a demonstrar na parte de desktops.

    Outro ponto é o facto de as empresas não quererem desenvolver softwares e drivers e por ai adiante, acho que isto se deve ao facto de saberem que menos de 35% ou 40% nao usa linux e talvez por isso nao tenham grande pressao, outro facto podera pelo facto de nao querem disponibilizar codigos e coisas desse genero.

    Cumps

    PS: Prefiro o OpenOffice ao MS Office, uso o Open em Windows.

  32. Alexsandro says:

    OFF-TOPIC
    Boas, sou mais um novo dos muitos utilizadores do Ubuntu, por ser novo nessas andanças aprarecem as naturais duvidas, a 1ª duvida tem a ver com a instalação duma connect box da vodafone no ubuntu, estive a pesquisar e penso ter 2 maneiras de o instalar, uma seria intalar o Wine e depois disso instalar a connect box e outra seria fazer download do .deb da última versão do programa e correr o ficheiro para instalar pois o Vodafone Mobile Connect Card é um gestor de dispositivos GPRS/UMTS/HSDPA escrito em Python, e interface GTK. Gostaria da opinião de alguem com mais experiência no ubuntu, qual seria a melhor forma de instalar a connect box?

  33. Pedro Pinto says:

    @Alexsandro

    Aí no teu Ubuntu, na linha de comando mete o comado: uname -a e mete aqui o resultado que é para saber qual a versão do teu Kernel.

    Depois ja passamos ao próximo passo: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Vodafone_Internet_Connect_Box

    PPinto

  34. Alexsandro says:

    @Pinto

    Agora não vai dar porque estou no trabalho e o ubuntu ta no pc de casa, para lem disso a connect box é a unica forma de aceder a net em casa, por isso sempre que quiser ir a net tenho que reiniciar a maquina, mas mais tarde eu deixo isso aqui no topico…

    Obrigado 😉

  35. Alexsandro says:

    Boas a versão do meu Kermel é esta:

    Distributor ID: Ubuntu
    Description: Ubuntu 8.04
    Release 8.04
    Codename: Hardy

  36. Alexsandro says:

    Ja tentei modificar o ficheiro wvdial.conf mas na altura de gravar aparece uma mensagem a dizer que não tenho permissões para tal…:s
    Alguem sabe o motivo?

  37. Nuno Rompante says:

    Boa noite pessoal.
    Eu nao percebo nada de linux, é a primeira tentativa.
    Tenho um problema ao instalar.
    Depois da instalação, no proprio login do ubuntu, fica tudo bloqueado.
    Estou a instalar num Portatil LG LW65 Express,
    – Centrino 2 GHz,
    – 1024 MB de RAM,
    – 80 GB de Disco,
    – Grafica ATI Radeon x700 com 512 MB.
    Já experimentei o Ubuntu e o Xbuntu e acontece exactemente o mesmo problema.
    Se alguem me puder de maozinha ficaria extremamente grato.

    Um abraço.

  38. aver says:

    Nuno Rompante

    Durante a instalação tiveste que indicar o nome de utilizador e a password, que vão ser utilizados no login depois da instalação. Se os apontaste correctamente, só vejo dois problemas:
    – Clicar dentro da caixa do username-password, até o cursor mudar do formato de seta para o de inserção de caracteres. Às vezes é um bocado “rijo”.
    – Na instalação wubi, o Ubuntu assume o nome de utilizador do Vista, mas tudo em minúsculas (e estarás a escrevê-lo em maiúsculas ?)

    Mais não sei.

  39. emannxx says:

    boas…
    tenho uma pergunta …
    eu instalei o ubuntu 8.04 etc etc etc pelo wubi, mas tive problemas com os drivers para a minha placa grafica (Nvidia Geforce MX4000)
    desinstalei o ubuntu pelo windows, mas o espaço que eu escolhi para a instalação do ubuntu (15GB) continua ocupado como se o ubuntu ainda estivesse instalado.
    Como fasso para libertar o espaço no disco de novo?

    Se me puderem dar uma maozinha …. agradeço imenso!

  40. Pedro Pinto says:

    eu penso que basta removeres o WUBI.

    Experimenta.

  41. emannxx says:

    boas ..

    para remover o WUBI basta so ir ao C:/ubuntu/unnistal (tem outra palavra q n me lembro) certo?

    se sim eu fiz logo isso quando desinstalei o ubuntu, so que quando fui a ver o espaço ocupado tinha 52GB quando antes de instalar o ubuntu tinha 37!

    Não existira um ficheiro plas entranhas do windows? Preciso mesmo do espaço no disco pois so tenho 80GB!!!

  42. aver says:

    O Ubuntu, instalado através do wubi, cria uma pasta, c:\ubuntu (se não lhe deram outra localização). Se já desinstalaram o Ubuntu agora só resta apagar a pasta ubuntu.

    Durante a instalação wubi é o utilizador que escolhe o espaço reservado para o Ubuntu, na prática o tamanho da pasta ubuntu.

  43. aver says:

    Uma correcção ao que disse acima. Desinstalando o Ubuntu-wubi, fazendo correr C:/ubuntu/unnistal.exe, a pasta ubuntu é apagada.

    Na desinstalação aparece é uma opção para criar uma cópia de segurança. Deixando lá o “visto” apaga a pasta ubuntu e cria a pasta ubuntu-backup. Comigo a ubuntu tinha 10 GB e a ubuntu-backup tem 699 MB (o que se explica porque os 10 GB eram espaço reservado, que ia enchendo).

    De qualquer das maneiras não resolve o problema dos 15 GB desaparecidos do emanxx.

    P.S. Não tinha intenção de sacrificar o Ubuntu-wubi, mas já tenho uma máquina virtual com o Ubuntu 😀
    O Ubuntu-wubi acaba por ser a mais fácil das instalações. As máquinas virtuais para quem não estiver habituado têm problemas próprios e misturam os problemas do Ubuntu com os problemas dos programas de criação de máquinas virtuais.

  44. aver says:

    Isto está a ficar divertido.

    Como queria perceber o “mistério” das pastas desaparecidas, desinstalei o Ubuntu-wubi com c:\ubuntu\uninstall.exe com o visto em criar cópia de segurança (e criou a pasta ubuntu-backup).

    Penso que foi por isso que manteve o dual-boot Vista-Ubuntu, quando este já não existia. Pelo menos quem, acima, desinstalou com ubuntu/uninstall.exe não falou disso.

    Penso que fazendo a desinstalação com ubuntu/uninstall.exe, mas sem “cópia de segurança” ou com o wubi.exe, que está no CD de desinstalação do Ubuntu, o dual-boot é desmontado.

    Como já não podia voltar atrás desmontei-o, ou seja, já só tenho a opção de arranque do Vista, com o programa EasyBCD 1.7.2, em Add/Remove > Entries > Delete Ubuntu > Save.
    Cumps.

    Pens

  45. aver says:

    … wubi.exe, que está no CD de instalação (em vez de desinstalação) do Ubuntu.

  46. emannxx says:

    Eu quando desinstalei o ubuntu atravez do unnistal.exe retirei o visto para não criar a tal pasta, ja corri o PC todo (umas 2 horas e meia) e nenhuma pasta ou ficheiro tinha + de 15 gigas! Ok e certo que os doccuments and settings tinha mas estavam distribuidos em pastas diferentes!
    Sera que o WUBI faz uma divisao do disco com o espaço seleccionado como se fosse uma partiçaão no entanto dentro do espço reservado para o Windows?

    !!! 😡 :z

  47. aver says:

    emannxx

    O que tem 15 GB (por defeito, se não se alterar o espaço que se quer reservar) é a pasta ubuntu criada durante a instalação do Ubuntu-wubi.

    Do que li, além da pasta ubuntu, o wubi não cria mais nenhuma pasta, ou partição/reserva de espaço em mais lado nenhum. O que posso indicar é um programa que permite conhecer exactamente qual é o espaço ocupado por cada pasta ou ficheiro, ou seja onde estão gastos os teus 52 GB.

    Chama-se WinDirStat (há outros).

    http://lifehacker.com/software/disk-space/geek-to-live–visualize-your-hard-drive-usage-219058.php

  48. emannxx says:

    Hey Aver!! brigadão salvaste.me!! Era mesmo o que precisava!! xP

  49. Emannxx says:

    Ola pessoal…

    Consegui resolver o problema e, devo dizer que foi simples, embora complicado de achar como fazer!

    Quando desinstalei o ubuntu, foi criada uma pasta totalmente oculta chamada FOUND.000 que (no meu caso) tinha 15,23 GB. A pasta fica invisivel mesmo no modo ver ficheiros ocultos. Graças ao programa que o amigo Aver me indicou, consegui descobrila! Bastou instalar e abrir que vi logo que alguma coisa estava a mais pois não era normal ter tantos ficheiros na raiz do C: vi logo na hora a “maldita pasta” fui a net, pesquisei sobre se era seguro removela e vi que não trazia quaisquer problemas! (espero mesmo que não!!!)

    Para removela, no programa, (Windirstat), bastou fazer delete, pois indo a C:\found.000 não se vai a lado nenhum pois a pasta não se vê!!!

    Agradeço muito a todos principalmente ao Aver que me indicou um programa excelente!!!

  50. vaR says:

    Bons dias
    tenho uma duvida, dps da instalaçao é necessario instalar os drivers da nossa maquina no nosso sistema operativo ubuntu?

    Abraço

  51. Ola, eu instalei via Wubi…mais para teste
    e meu windows deu ums pal maluco, dai entrei no linux pra n ficarsem OS…ok, to usando vai que uma beleza…
    mas a raiz esta cheia….
    Como aumento o tamanho dela agora?
    N quero reinstalar o linux…como aumentar o tamanho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.