Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.
Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.
Ferramenta de Screenshots
Precisa de uma ferramenta para screenshots? O Linux Manjaro tem e chama-se simplesmente “Captura de Ecrã”. Esta ferramenta permite capturar todo o ecrã, apenas a janela atual ou então uma área.
Gestor de Pacotes
Para a gestão de pacotes, o Linux Manjaro traz também uma ferramenta que facilita todo o processo. Pode atualizar os repositórios, verificar software instalado, atualizar pacotes, etc.
Dentro de utilitários podemos encontrar muitas outras ferramentas extremamente úteis para o utilizador. Além do atalho para os Ajustes do sistema (semelhante ao do Ubuntu), podemos encontrar ferramentas para monitorizar Discos, monitorizar o sistema, uma ferramenta para gerir as nossas credenciais, etc.
Por exemplo, ao nível da monitorização do sistema é possível ver os processos que estão em execução, os recursos consumidos pelo sistema ao nível do CPU, memória RAM, rede, etc.
E por hoje é isto! Esperamos que tenham gostado e não se esqueçam que este tipo de artigos são direcionados para iniciantes no mundo do Linux.
O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).