PplWare Mobile

Windows 10: Chegou finalmente a hora de mudar para Ubuntu?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. censo says:

    As questões de privacidade estão até agora a ser o único alvo de criticas a um sistema operativo cada vez mais aprimorado. E para já não passam de relatos de utilizadores, que se assustam sabe-se lá com o quê…para alem da paranoia normal e das típicas teorias da conspiração. Já nem falo do egocentrismo de muitos utilizadores cuja vida privada de interesse comum tem zero, e muito menos interesse terá para a Microsoft ou outras entidades obscuras que recebem a suposta informação captada…

    • JJ says:

      Agora disseste bem:
      Todas essas criticas, tem sido com base de relatos de meros utilizadores.

      Mas, já sabes… é mais fácil acreditar no relato de uma pessoa de qualquer parto do mundo que ninguém conhece e que não tem de seguir nenhuma lei… do que acreditar numa empresa, que tem de seguir leis.

    • pentestbox says:

      Snowden avisou diversas vezes sobre o quanto a Microsoft vende nossas informações a NSA e outros, so não ve quem quer, sou muito mais ubuntu mesmo, é mais rápido, seguro, estável, Open Source, Gratuíto, ta na hora das pessoas verem que o futuro e Open Source.

      • Zaark says:

        Vamos assumir, por momentos, que a MS fornece a informação à NSA (e não esta que “invade” os servidores). Quantos ataques terroristas e “não-terroristas” já terão sido evitados graças à análise dessa informação? Como é que em várias situações as polícias prendem homens e mulheres por “suspeita de planear XYZ contra ABC”? Se andam mesmo a ver essas informações, good! Apesar de não ser 100% infalível, isso traz maior sensação de segurança. E, já agora, caso alguém da NSA tebha visto os meus mails e afins, já terá percebido que apenas sou ameaça às moscas que me chatearem a cabeça.

        • Um Sóce Oh Sóce says:

          Sempre à rasca de trocar sensação de segurança por privacidade…Proponho-te deixares-me colocar uma câmara de segurança no teu quarto em que possa ver tudo o que tu e tua mulher/marido fazem , mas não é para esgassar canholas e nem vender como porno, não, é para ficar a ver a noite e se um bandido te entrar no quarto eu toco uma buzina que te acorda e assim ainda tens tempo de reagir antes de ele dar aqueles dois passos que vão da carpete à mesa de cabeceira, eu juro que é só para isso. Vamos a isso?

          • lmx says:

            +1 era pouco.

            +1000 parece me mais equilibrado para o teu comentario..acenta que nem uma luva..

            Agora é só esperar, porque o colega não se vai importar certamente, até porque é como ele diz, é por uma “…..questão de segurança”… lol

            cmps

          • Zaark says:

            Tendo em conta que a MS não pode ver nada no meu quarto e as informações recolhidas não se comparam a tamanha epifania, termino por aqui o meu diálogo contigo.

        • Tiago Santos says:

          No dia em que deixar-mos a nossa privacidade para “evitar possíveis” atentados estamos muito mal!

          Caso todos pensem como esta alma o livre arbítrio tem os dias contados e seremos condenados por crimes que não cometemos mas pensamos em cometer … WTF!?
          (nunca pensas-te em assaltar um banco e viver à grande numa ilha paradisíaca?!)

          • Zaark says:

            Lá porque tu pensaste, não quer dizer que todos o tenham pensado. Agora, a polícia não anda a prender quem pensa fazer mas sim que planeia fazer e se prepara para esse fim, portanto o livre arbítrio não está perdido.

          • R o B says:

            Lá porque você não tem privacidade e tem a sua opinião, não quer dizer que todos tenhamos de concordar consigo. +1

          • censo says:

            O Minority Report continua a ser obra de ficção…vê se acordas para a realidade.

        • pedrohex says:

          +1 não tenho nada a esconder, não tenho nada a temer.

        • Vlad says:

          Basicamente nenhum?

          • Zaark says:

            Se trabalhas nas Secretas de algum país, acabaste de disponibilizar informação confidencial. Caso contrário, o meu comentário baseia-se nessa possibilidade. Se a MS disponibilizar à NSA, por mim está ok. Se a MS disponibilizar a empresas privadas para fins próprios, por mim está mal e sou contra.

        • R o B says:

          Quantos ataques? Tens números?

        • maçã podre says:

          Excepto que a NSA espiou e continua a espiar empresas e governos estrangeiros para fins económicos. Não tem nada a ver com “terrorismo”, que é meramente uma palavra utilizada como prextexto para retirar liberdades e originar novas guerras.

      • Neopunk says:

        MS vende informações à NSA, espera lá que temos uma nova novela. Já te deste ao trabalho de interpretar os slides do leak do Snowden? Então conta lá a tua versão da história que essa agora é nova.

        • pentestbox says:

          Aguem ja viu Snowden usar windows ou MAC?
          ele usa linux tails, pq será??

          • JJ says:

            Se ele usasse o Linux, por causa da sua privacidade… não tinha fugido para a Rússia.
            Porque podia usar o Linux em qualquer parte do mundo, e não teria a sua privacidade “violada”.

          • Neopunk says:

            Qual a lógica desse comentário??? O Tails é que garante isso tudo? Achas mesmo que sim? Ainda acreditas que o Tor browsing te torna 100% anónimo? Not really!

    • José Amílcar Casimiro says:

      Eu fui utilizador do Windows 10, tenho um surface pro, e com o WireShark observei os dados que são enviados para a Microsoft, quer através do browser quer ao nível das aplicações instaladas. A minha vida não tem interesse é certo, mas a Microsoft não tem que ter acesso á minha informação pois eu não quero, é tão simples como isso. Para tal, instalei o Mint 17.02 no meu surface, tenho todos os drivers a funcionar e estou contente com a minha privacidade já que o Mint não faz o mesmo que o Windows. Acho o artigo muito interessante para as pessoas que se preocupam com isso.

      • Um Sóce Oh Sóce says:

        +1

      • JJ says:

        E que dados são esses?
        Viste quais eram os dados enviados ou simplesmente ligações dadas pelos sistemas?

        Eu também consigo navegar em sites chineses, sem os traduzir… basta passar o rato por cima do link e o browser mostra-me o link, mas independentemente do link eu continuo sem saber que informação esta lá. O link pode dizer “contact” e aquilo falar de cola de contacto em vez dos contactos. Eu não sei, estou a presumir que sejam contactos pelo o que o link diz, mas não quer dizer que o seja.

      • censo says:

        Parabens ! Agora diz lá que dados teus é que a MS tem e que não tenhas sido tu próprio a enviar. E já agora explica aí o teu conceito de privacidade e o que fazes com ela.

      • JmanPT says:

        Treta… A Microsoft só tem acesso a dados que tu próprio disponibilizaste…

    • Diogo says:

      Aí mostras a tua ignorância quanto ao assunto, se tivesses minimamente dois dedos de testa ias ao Reddit e vias centenas de threads a comprovar que realmente há informações a serem enviadas para a Microsoft. Não se trata apenas de uma conspiração, está comprovado e se fosses menos fanboy ias ver como isso é verdade. E quando a isso de a vida privada de uma pessoa não interessar não é bem assim, privacidade é um direito que todos temos e apesar do Windows 10 ser um OS “razoável” comparado com o 8, esta questão de privacidade não afeta só utilizadores normais. Tu podes não ter preocupação com isso, mas eu tenho e muito milhões também, para não falar de empresas que sempre usaram o Windows nos seus computadores e que têm lá trabalhos que podem valer muito dinheiro, para não falar que esta fuga de infromação pode ser utilizada com um exploit para retirar informação a utilizadores, se o Windows ja era pouco seguro, isto só vai adicionar ao barulho. Por alguma razão, a maioria dos servers de empresas são Linux…

      Mas eu percebo o teu ponto, para uma pessoa que só utiliza o computador para ir ao Facebook e jogar uns jogos, provavelmente não vai ter interesse em se preocupar com a privacidade da sua informação digital. Mas não venham defender a Microsoft, para além desse elogio de “aprimorado” ao OS da Microsoft ser exagerado, porque o Windows é o OS menos aprimorado dentro dos três “grandes”.

      Eu uso Windows, OS X e Linux (Arch Linux), se me vierem perguntar qual é o melhor OS para uma pessoa com necessidades básicas e que não tenha de gastar 1 hora a aprender a usar o OS, sim aí diria o Windows. Se essa pessoa gostasse de aprender como funciona o seu OS, diria claramente para instalar o Linux Mint ou o Ubuntu, que são distros para iniciantes no mundo do Linux, e com 1 horita de aprendizagem dominavam minimamente aquilo para as suas necessidades. E claro com o bónus de ser mais seguro, menos erros e crashes. Na minha opinião, as pessoas apenas acham o Linux confuso porque nunca experimentaram outra coisa. E se achas que o Windows 10 agora está excelente e estás a criticar o Linux, muita coisa que está agora no W10 são features que já estão no Linux à muitos anos. Não estou a criticar, porque acho que as boas features são para ser aproveitadas, mas tanto criticam o Linux e nem sabem que o vosso Windows tira muito dele.

      • Manuel Silva says:

        Também estou a deixar de fumar!…

      • João C says:

        Ora está aqui tudo dito!!

      • irlm says:

        Aprende-se mais com ArchWiki, para mim é das melhores Wiki para perceber como configurar e manter uma distrobuição como é o Arch e derivados.

      • Sapo Cocas says:

        Gosto deste conceito… sabem que o vosso fornecedor de ISP regista tudo o que visitam e enviam / recebem certo?

      • JJ says:

        E desde quando tudo o que aparece no Reddit é credível?
        No Reddit também se encontra malta a dizer que não detectaram nada…

        E sabes… nem todos tem interesse em saber como funciona um SO (a fundo). Existem outros interesses no mundo da informática. Nem todos os “amantes” das tecnologias tem aspiração em criar um SO, logo não precisam ter conhecimentos profundos de como ele é desenvolvido.

        • Diogo says:

          O Reddit pode muito bem ser uma fonte credível. Quando a informação é escrita de forma fundamentada acho que contra factos não há argumentos. E em vez de ires ao /r/Windows, vai ao /r/privacy ver se é só conspiração. Enfim…

          E segundo tópico, nem todos têm interesse em saber comom funciona um OS, é verdade, mas não é numa hora que aprendes o Linux a fundo, nem Linux, nem Windows, nem OS X. E também um pouco de conhecimento do Windows não fazia mal a ninguém para quem o usa. Mas isto é só a minha opinião, e respeito quem não queira ter o trabalho de o fazer, e como te disse para quem não quer saber o Windows é uma possibilidade perfeitamente válida.

          E agora para terminar, acho que cada um deve utilizar o OS que gosta e o que lhe permite fazer o que precisa. Mas quanto a esta questão de privacidade, foi um grande flop por parte da Microsoft, não é que me surpreenda.

          • JJ says:

            Não sei que tipo de argumentos fundamentados são esses.
            Texto? Cada um escreve o que quer…
            Imagens? São editáveis…
            Videos? São manipuláveis…
            Apresentar supostos ligações e volume de tráfego? Isso não prova nada…

            Ainda não houve nenhuma entidade que comprova-se que acontece assim como é relatado por alguns utilizadores. E existe ai muita entidade com vontade de deitar abaixo a Microsoft, se isso fosse realmente como é relatado, já tinham vindo mais que provas dessas mesmas entidades.

      • Carlos says:

        O Reddit?
        A sério que estás a usar o Reddit como fonte credível para o que quer que seja?

      • censo says:

        “…para além desse elogio de “aprimorado” ao OS da Microsoft ser exagerado, porque o Windows é o OS menos aprimorado dentro dos três “grandes”…” – Então diz lá aí que sistema foi concebido para funcionar com maior numero de máquinas que o não o Windows 10 ? Diz lá aí que sistema é que foi concebido para ser entendido tanto pelo utilizador do comum como pelo utilizador avançado ?

        • Diogo says:

          Então apenas porque o W10 funciona num maior número de máquinas é o melhor? Isso é a mesma coisa que dizer que o melhor país é a China porque tem mais cidadãos.

          E no segundo argumento é que te enganas. O Windows apenas foi feito com o utilizador comum em mente. Porque com o utilizador avançado não foi de certeza lol. Desde quando é que eu não posso ter controlo sobre as atualizações que são feitas no meu computador? Desde quando é que eu não posso decidir se quero ou não enviar informações à Microsoft?

          Vocês defendem esse OS que vem com os portáteis que compram sem saberem do que falam, enfim.

          • JmanPT says:

            Mas tu sabes do que falas?? Até agora ainda não vi nada. Dizeres que o Windows foi feito apenas com o utilizador comum em mente está errado. Ele foi feitos com os utilizadores em mente (básicos, intermédios, avançados não interessa). É para todos…

      • JmanPT says:

        Claro que há… Exatamente as informações que tu disonibilizaste… Só porque está no Reddit é verdade? Então e este,da ZDNET é mentira? http://www.zdnet.com/article/no-microsoft-is-not-spying-on-you-with-windows-10

    • Eph says:

      A pobreza de pensamento na nossa sociedade é cada vez mais preocupante. Reparem como, em alguns comentários, o critério para formarem a opinião sobre um assunto assenta não em princípios e valores pessoais, mas na crítica a quem os tem. Utilizadores preocupados com a privacidade são “egocêntricos cuja vida privada nem sequer tem interesse”. Como se interessasse para alguma coisa se a vida privada de cada um é ou não interessante, para esta questão! Ou alguns que dizem que “quem não deve não teme”, o que mais não é que um discurso legitimador à partida de todo e qualquer abuso, assente na lógica de que os fins justificam os meios. E deslocando a questão, não para saber se a actividade da Microsoft neste caso será legítima, mas, passando por cima disso, legitimando-a porque “quem não deve não teme”. Todos teremos de permitir todos e quaisquer abusos (não falando aqui em específico da Microsoft, mas desta argumentação em geral), porque a autoridade é santa, benevolente, e só apanhará “os outros”, porque eu “até sou certinho”. Tretas! A minha opinião sobre se o que a MS está a fazer não pode basear-se na presunção de que a vida dos outros é pouco interessante e portanto estes não se podem queixar, nem têm direito à privacidade da sua desinteressante vida. Nem na benevolência da empresa, que, coitada, está apenas a criar SO mais interessantes e eficientes. Formem as vossas opiniões por princípio! Por princípio, de acordo com os vossos valores, a privacidade deve ou não ser respeitada (pelo Estado ou empresas)? É ou não um valor que defendem?
      E, também de acordo com os vossos princípios, tomem as vossas atitudes.
      PS: Como diz o outro, se nada tivessem a dizer politicamente sobre o estado do país, o governo, etc., também defenderiam que ninguém deveria poder votar nas eleições?

  2. Mikes says:

    “Chegou finalmente a hora de mudar para Ubuntu?”
    Claramente que não e muito menos agora com o Windows 10! 🙂

  3. Robert Soares says:

    Falam tão bem no ubuntu e no entanto acho aquilo tão confuso e nada acessível. Tanto cismei que queria instalar e usar o Ubuntu que depois de o fazer passado uns dias voltei a reinstalar o windows. No fim de contas é só para dizer que aquilo é gratuito que de resto é para esquecer…

    • Mikes says:

      Então quando se usam os repositórios… ui… caos e péssima qualidade geral.

      • Alex says:

        Ahn o que os repositório tem a ver com qualidade? lol

        • Mikes says:

          O repositório é como se fosse uma “loja de apps/software”, certo? (num sentido básico).
          O seu conteúdo, apesar de diversificado é, na minha opinião, de baixa qualidade no geral, ou seja, grande parte do software existente para Linux peca por ser demasiado amador – eu sei que é feito por pessoas que não ganham dinheiro, etc., mas isso não abona a favor de quem vem do Windows ou OSx e chega ali e só vê coisas que deixam muito a desejar em termos de experiência e utilidade.

          • Diogo says:

            Tens conteúdo de grande qualidade no Linux, talvez por isso encontras software gratuito melhor que pago em certos casos…

    • int3 says:

      Ninguém se tem que adaptar a tudo. Eu tenho os tres sistemas: windows osx e linux ; e cada um tem as suas vantagens. Se achas ubunto contuso é porque nunca usaste OS X pela primeira vez…

    • Manuel Silva says:

      Usei o Ubuntu desde a versão 5.04 até à 10.04 e acabei por mudar para fugir ao Unity… Talvez por já estar a ficar velhote para mudanças drásticas! 😀

      Dava sempre para fazer um fallback/flashback ou instalar o mate-desktop, mas a profissão também me obrigou a mudar…

      Até ver, vou dar mais uma chance ao Windows 10!

      • Um Sóce Oh Sóce says:

        Manuel, a principio também não gostei do unity, agora já me habituei e até que nem desgosto, mas continuo a preferir o Gnome 2 ou 3 e agora o KDE é bom. Ainda assim até a linha de comandos é melhor que o metro. Podes voltar, everything is fine again. O ubuntu e o mint têm versões com quase todos.

    • João C says:

      Até a minha mãe que não percebe nada de informática consegue usar o Ubuntu, tu não piscas é nada disto… xD

    • Bruno Jesus says:

      Provavelmente não te adaptas-te ao Unity, experimenta o Linux Mint com o Cinnamon, é mais semelhante ao Windows.

  4. JJ says:

    Humm…. deixa ver…
    Nah… Não convenceu-me a mudar. Mas valeu o esforço.

  5. Janelas says:

    Fiz o upgrade para o Windows 10 e correu tudo bem, sistema pronto a funcionar, nem vi necessidade nenhuma de fazer uma instalação de raiz. Foi demasiado fácil, acho que vou mudar para Ubuntu para tentar complicar a minha vida!

    • paulo g. says:

      O complicado será encontrar a necessidade de usar um antivirus…Acho que instalar o LibreOffice e o firefox no ubuntu será mais complicado… tou a gozar claro.

  6. Francisco says:

    Linux?. Para esquecer…nem todos temos cursos de informática…

    • pentestbox says:

      Não precisa de curso de informatica, o que precisa e de força de vontade pra aprender, todo SO tem que ser estudado pra ser usado , o Ubuntu é simples de usar e complexo se quiser usar algo mais profissional como o terminal, mas quem usa pra valer linux não troca o SO por nenhum outro, que gosta de terminal bash sabe do poder q o sistema proporcional, sendo o diferencial.

      • Carlos says:

        Ok…

        Obviamente nunca ouviste falar no Powershell, mas adiante.

        Supõe que acabei de instalar o Ubuntu, ou qualquer outra distro do Linux, e agora quero jogar um round do Mass Effect 3 multiplayer. Como faço?

        Ou mais simples ainda, pelo menos do ponto de vista do utilizador porque não implica sequer instalar nada, a Maria quer ver a novela, eu quero espatifar uns carros no Forza 5. Como faço streaming do jogo da Xbox One que está na sala para o PC com o Ubuntu recem-instalado que tenho no “escritório”?

        • pentestbox says:

          Powershell mais uma cópia discarada de bash

        • paulo g. says:

          O Mass Effect 3 multiplayer para que funciona, basta googlar. Ver novelas em que canal? Será com o Kodi? E que tal trabalhar um pouco?

        • pentestbox says:

          Vc ja viu a microsoft adiantar pro lado do linux, eu nunca vi, xbox onde e da microsoft, agora o linux adianta as coisas pro utilizados, temos o grub pra fazer dual boot linux/windows temos o wine/play on linux pro usuário poder usar aplicações de windows, ja joguei varios games utilizando wine e atende muito bem, e o bom é que games que hj não funcionam em versões novas do windows, vao continuar a funcionar no wine, pois no windows 7 o max payne ficava sem som, ja no wine roda funcionando tudo.

        • Diogo says:

          Tu és o melhor na argumentação. Realmente, por favor este homem merece um prémio. Estás a utilizar features exclusivos ao Windows que apenas daqui a uns anos estarão disponíveis no Linux porque a Microsoft é closed source e apenas devido ao trabalho de pessoas espalhadas por todo o mundo vão conseguir fazer uma alternativa open source.

          Mas ainda pior, ninguém quer saber se usas Windows ou Linux, usa o que é melhor para ti e acabou. O que se está a discutir aqui é a questão de segurança e privacidade, se queres entrar por esse caminho nem vale a pena discutir.

        • Zaark says:

          Agora vamos para coisas do quotidiano da maioria e que não são exclusivas da Microsoft (essa da Xbox fez-me rir, a sério).

          Quero ver um vídeo ou fazer streaming, tenho o VLC. Quero ouvir música, tenho o Rhythmbox (o qual é brutalmente mais intuitivo e poderoso que os programas e apps da MS e de muitos outros produtores de software). Quero navegar na net, navegadores não me faltam. Quero ver mails, tenho o Thunderbird. Quero Dropbox ou Meo Cloud e tenho-os. Quero fazer documentos e apresentações e também as posso fazer. Quero editar imagens e também posso. Quero captar vídeo do meu monitor e tenho programas para isso.

          Bom, vou parar que não tenho a noite toda para dizer o que posso fazer sem problemas nem dificuldades em muitas distros GNU/Linux.

          Nota: uso tanto Windows como distros Linux.

    • int3 says:

      “cursos de informática”
      Completamente vindo de alguem que se baseia em opinioes de outras pessoas e não tem opinião propria.

    • Leonardo says:

      mas jovem, o intuito de algumas distribuições linux é ter usuários leigos, exemplo o Ubuntu, aqui em casa eu e minha família não queremos pra nada largar!

    • Bizugodaterra says:

      Eu não tenho nada desses cursos e uso…queres chegar onde com esse comentário?…

    • Merl says:

      Não é preciso nenhum curso de informática para usar Ubuntu, pelo menos. Não falo quanto às outras distros de Linux porque nunca as usei, mas já usei Ubuntu e, mesmo não tendo nenhum curso de informática, achei um sistema operativo muito fácil de usar.

    • Alex says:

      Curso? Isso foi uma piada não foi?

    • Zaark says:

      No início do milénio isso poderia ser verdade, mas não em 2015. Eu uso tanto Windows como Ubuntu e não tenho um curso de informática. Já experimentaste o Ubuntu de mente aberta e sem a ideia pré-feita “é difícil e para geeks”?

    • Neopunk says:

      Em vez de começarem por atacar o Francisco, se calhar deviam entender que a afirmação dele não é para levar à letra, mas para dar a entender que o Linux não é intuitivo para um utilizador normal e que requer um conhecimento mais avançado para o utilizar e configurar.

      Que tal perguntarem ao Francisco porque não gostou do Linux? Faz mais sentido perceberem as razões e procurarem as soluções para isso. Sejam construtivos!

      • Zaark says:

        Então que dissesse isso tudo. Vir aqui dizer que é para cursados em informática é algo semelhante a mandar postas de pescada. Eu terei todo o gosto em ajudar qualquer pessoa, as para isso não se podem introduzir daquela forma. Mas claro, a educação na minha terra foi assim, na terra de outros pode ser normal “entrar a matar” para anunciar um pedido de ajuda e/ou opinião ou um relato de experiência.

    • Alex says:

      Tens smartphone Android? Android é linux tbm. E não se refiram como linux pq linux é a kernel do sistema operativo. E não é preciso um curso de informática para usar.

    • {╚wÒ@æ says:

      para utilização comum, navegar na net, editar ficheiros de texto e outras coisas triviais, ubuntu e aceitavel , nao é preciso muito tempo para te habituares, quanto ao resto, sofre o problema dos outros linux, que é a falta de simplicidade e user friendlyness que o windows tem. So o simples facto de muita coisa ainda se ter de usar um terminal é medonho para pessoas que nao pescam mt de informatica.

      • John Costa says:

        Sinceramente, eu acho que a maioria das pessoas que usa um computador é um utilizador básico. É natural. Então, como “cresceram” a utilizar o windows (vários factores levaram a isso), existem inúmeras “manhas” e “vícios” que se encontram assimilados. Ora, ao pegarem num sistema diferente (linux, mac OSX), estranham e não entranham, pois existe uma perda de produtividade imediata. Penso que também não existe uma pre-disposição das pessoas para insistir e aprender algo mais sobre esses sistemas.
        O windows está enraizado e vai continuar a estar.
        Não gosto é de ler dezenas de comentários fundamentalistas (mts vezes de gamers) a gabar o windows e a “insultar” os outros sistemas. É revelador de mta ignorância…é pena.

  7. Tiago says:

    Para se ter uma ideia o Linux Mint é melhor que o próprio Ubuntu, onde usa seus repositórios e é derivado, no geral funciona muito bem e atende aqueles que não querem comprar nenhum tipo de software, jogar ou produzir conteúdo multimídia de resto é uma maravilha tirando a parte que você tem que ficar digitando senha pra tudo o que for fazer mesmo como administrador de seu próprio PC!

    • Alex says:

      Tem de se digitar senha, isso é um recurso de segurança bastante bem 🙂

    • Diogo says:

      Eu uso Linux e faço isso que dizes que ele não serve… Jogo os meus jogos sem problemas e produzo conteúdo multimédia para o meu canal do YouTube…

    • Um Sóce Oh Sóce says:

      Lembras-te quando a partir do windows vista precisas carregar no OK naquele ecrã de fundo escurecido quando queres fazer alguma tarefa como admin? Pois…É esse enorme problema de “por a senha” mas em versão baixa gorda careca com 40 anos e a viver com os pais. Já agora, no windows (7) mesmo com a conta de admin logada ele não te abre tudo com privilégios de admnistração apenas tarefas que não têm outra forma de ser corridas senão tens que pedir que seja aberto como admin (e sim foi feito à semelhança de linux, e bem).

    • leo says:

      produzir multimídia? Ubuntu studio

  8. David says:

    Ubuntu: Chegou finalmente a hora de mudar para Windows 10

  9. Pedro says:

    Pondero cada vez mais esta mudança. Esta questão das ligações à socapa para servidores da microsoft, que ainda por cima não dão para desligar completamente, só vieram favorecer essa decisão.

    Se não fosse a vertente de gaming, já teria alterado à muito tempo.

    • JJ says:

      E que provas credíveis existem disso?

      • Diogo says:

        JJ Ainda queres mais? O que será mais preciso para abrirem os olhos…

        • Zaark says:

          Os olhos estão abertos, possivelmente mais que a maioria. Enquanto muitos falam da privacidade do Windows 10, essas mesmas pessoas usam diariamente serviços que há anos recolhem informações, mas destes serviços essas pessoas nada dizem. Eu mesmo já falei com amigos meus que se ultrajaram com isso, mas metem a vida toda no Facebook, usam apps do Face sem ver que dados estas pedem para aceder, e usam serviços do Google sem terem visto qualquer Política de Privacidade (só para citar uns exemplos(. Quem pede provas concretas apenas pede provas para além de relatos – eu também posso relatar muita coisa – e pede, já agora, juízo: se compararmos a informações recolhidas e o uso feito delas entre vários serviços, não me admira que a MS esteja entre as menos “intrusivas” e o adorado Facebook com um lugar no pódio.

          • Nelson N says:

            Zaark tenho que agradecer este comentário. Era exactamente isto que estava a pensar em comentar. Quase toda a gente diz bem do Google, e no entanto é o maior espião da internet; então o Facebook é onde param todos os “pescadores” de totós.

        • JJ says:

          Onde? É que ninguém apresentou provas concretas e credíveis!

          Uma dúzia de utilizadores diz que existem essas ligações. Outros utilizadores dizem que não detectaram nada disso. Ficamos na mesma.

          Depois nenhuma empresa dita da especialidade veio confirmar ou desmentir o que um grupo de utilizadores (avançados ou não) tem dito.

  10. Gerardo says:

    Ubuntu sim, mas Gnome. Adoro o novo Gnomo, acho que de todos os ambientes, Windows e MacOS incluídos, é o melhor. De vez em quando ainda arrasto o rato para o canto superior esquerdo no Windows para ver os programas abertos pensando que estou no Gnome…

    • Diogo says:

      Honestamente, não gosto nada do novo GNOME. O meu DE de eleição é o XFCE. O que não suporto no GNOME é o facto de nunca ter conseguido desativar aquela barra de mensagens, na altura estava a usar o Ubuntu GNOME e deixou-me muito frustrado isso, mudei para Linux Mint e agora uso o Arch Linux.

    • rui says:

      Estou como tu; GNOME é excelente.
      Esse e o KDE Plasma que é o mais bonito de todos os DE incluindo o elogiado Pantheon.

  11. Chico says:

    “Chegou finalmente a hora de mudar para Ubuntu?”
    Não.
    Chegou a hora de abandonar de vez o Ubuntu, isso sim.

  12. joaquim says:

    Não técnico de TI, sou enfermeiro, uso há anos Ubuntu LTS e LinuxMint em duas máquinas distintas e não trocaria estas duas distros pelo Windows.
    Mais estável, mais seguro, mais rápido, à borla, sem cracks….. Exige sim alguma adaptação de quem vem do Windows mas, para mim, é superior,.
    Só “a papinha toda feita” (e às vezes mal) justifica a escolha do defeituoso ramo de software engendrado pelo Bill Gates.

  13. pentestbox says:

    Uso Ubuntu desde a versão 13.04 e andei testando todas as versões do windows sempre em VM, e na minha opinião o Ubuntu é muito melhor que o Windows, muitos podem dizer que o windows é lider do mercado, mas so na área de desktops, pq a de servidores so da linux, linux é muito mais seguro que o windows, e não é pelo fato do SO ter pouco mercado a nível desktop não, e sim pela arquitetura do sistema que impede que vírus se instale com facilidade e infecte o sistema, não ha nada melhor do que um SO de código aberto, poder saber como o SO é feito, agora ja o windows ninguem sabe, so eles, deve ter muitos backdoors da NSA embutido naquele SO, mais um ponto que observei com o passar dos anos foi o quanto o windows esta a copiar coisas do mundo GNU/Linux, a aparencia desse windows 10 está parecendo KDE 5, o windows vista e 7 pareciam KDE 4, e agora o windows 10 pode utilizar várias áreas de trabalho, um recurso que ha anos existe no linux, enfim sei que cada um escolhe o SO que quiser, mas eu prefiro ficar sem antivírus, seguro , com um firewall que funcione(iptables), sem ser espionado, e com um sistema estável e customizavel, essa é a minha escolha até hoje.

    • Mikes says:

      O que raio tem a ver o mercado servidores com o pc?
      É o mesmo que vires dizer que a Volvo é a melhor marca de carros porque é líder de mercado nos camiões.

    • JJ says:

      Até estavas a usar bons argumentos… mas quando disseste isto, estragas-te tudo:
      “agora o windows 10 pode utilizar várias áreas de trabalho, um recurso que ha anos existe no linux”

      Desde, pelo menos, o Win98 que é possível ter varias áreas de trabalho. Existia vários programas para o efeito. Se dizeres que não era uma funcionalidade nativa, tudo bem, agora dizeres que não existia, estas errado.

      Depois, não comparemos desktop com servidores, são coisas totalmente diferentes.
      Alem disso, não é pelo Linux ser mais seguro que é utilizado em mais servidores, mas sim porque o Linux é gratuito. Imaginem um datacenter, com centenas de servidores, ter de comprar Windows Server para todos eles, alem do custo do hardware, não haveria empresa que aguenta-se. Por questões economias é que é utilizado mais o Linux. A nível de servidores, tanto o Linux e o Windows estão bem seguros.

      Até porque se formos entrar nesse campo, alegando que o Linux é mais seguro, cai logo por terra essa teoria, ao olharmos para o exemplo do roubo a Sony o ano passado…

      • pentestbox says:

        Bom estava me referindo a recurso nativo sim do sistema, pq instalar softwares de terceiros para usar recursos de várias áreas de trabalho ja é outra coisa, olha quanto a segurança e invasão da sony tem que ver o fato se foi uma vulnerabilidade no servidor ou de alguma aplicação que estava rodando, são coisas bastante diferentes, o fato é que muitas pessoas falam que a microsoft é lider do mercado etc…, mas so vem o lado de desktop, tem que ser visto como um todo, dizer que o linux é gratis em servidores, depende da distribuição, muitos utilizam Rede Hat, e tem um custo para isso, que não é barato não.

        • JJ says:

          Desktop é uma coisa… servidores é outra.
          Logo, não se pode comprar.

          E mesmo comparando a Microsoft é líder de mercado dos SOs. Porque tem 90% dos PCs a nível mundial e milhares de Servidores. Não sei qual é a % de servidores Windows, mas mesmo que tenha apenas 10% do mercado, continua a ser líder no mercado de SOs, porque não existem mais servidores que PCs.

          A questão é que grandes empresas, principalmente de TI, tem uma distro próprio do Linux para os seus servidores. Por isso, tem uma redução de custo muito grande. Mas, logicamente não será só por questões de licenciamento, que o Linux tem mais servidores.

        • Carlos says:

          O Windows desde pelo menos o Windows 2000 suporta nativamente multiplos desktops.

      • Diogo says:

        “Desde, pelo menos, o Win98 que é possível ter varias áreas de trabalho. Existia vários programas para o efeito” —> e vem com aquela toolbar para o Internet Explorer que traz os melhores emoticons do mercado!!

      • Diogo says:

        Para te responder ao outro comentário, sim parece que a Valve já fez alguns jogos, não sei se conheces, visto que não são muito conhecidos *ironia* – http://www.valvesoftware.com/games/

        E depois, queres jogar isso em Linux estás á vontade – https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=10515

        E como esses há muitos, podes não poder jogar alguns AAA games, mas tens muito por onde escolher. Se não tem o jogo que queres, és perfeitamente livre para usares o Windows, tens assim tão pouca confiança que tens de demonstrar que o OS que usas é o melhor?

        E depois, não sei de que teoria falas, não estou com teoria nenhuma, estou-te apenas a apresentar factos, ao contrário de muita gente que anda para aqui a inventar coisas a favor do Windows. Oh moço, se não queres utilizar o Linux nao uses, ninguém se interessa pelo OS que usas, mas defenderes uma marca assim com tanta convicção só mostra que és um fanboy. Para mim é-me igual, para o resto das pessoas também, a única coisa que não suporto são falsos argumentos, como aquele. E só para veres, eu comecei a falar em segurança e privacidade e vocês tiveram que levar a discussão para outros lados, se não meu deus… Cresçam um pouco.

    • Neopunk says:

      Ainda me esforcei para ler, juro que tentei, mas não aguentai mais quando cheguei à NSA…

    • David says:

      Bem, cá vai uma opiniao de um utilizador de linux, q tem RHEL6 no portátil e CentOS/Ubuntu em servidores: eu adoro linux e outros derivados de Unix, sao os meus sistemas favoritos, mas verdade seja dita, tirando OSX, assim q se lhe mete uma interface grafica em cima e se comeca a puxar por ela, comecam os problemas. Venha quem vier, o Xorg nao foi feito para os workloads de hoje em dia, e nem sei se com a vinda dos novos sistemas graficos, ala wayland e mesmo com a total participacao dos fabricantes de hardware grafico no q toca a drivers, a coisa chega a bom porto (e digo isto infelizmente). Agora, no q toca a KDE e Unity (vou excluir o Gnome porque a minha experiencia nele se baseia na versao 2.x, pouco usada hoje em dia e bem antiquada), existem inconsistencias sim e as coisas nao funcionam de uma forma serena. Sim, após instalacao tudo é muito bonito e até funcional, mas depois de andar a mexer aqui e ali (sem grandes intrusoes) a coisa comeca a ficar “estranha” com pequenas inconsistencias bastante irritantes pelo caminho.

      Ainda no q toca a graficos, dada a natureza fragmentada do ecossistema Linux (vantagens e desvantagens existem, mas depende de caso a caso), nao se consegue uma experiencia 100% consistente, o que do ponto de vista comercial nao é vantajoso (vantagem para Windows nesse campo).

      De resto, depende realmente do que se está a meter no sistema. Os velhos proverbios de que o Windows nao é seguro sao um legado do passado e é preciso deixar isso para tras. Ambos os sistemas, com abordagens diferentes na seguranca, sao seguros q.b., mas se forem mal configurados ou estiverem a correr software “mau” entao lá se vao as vantagens.

      Depois disso, vem a velha questao da falta de suporte de certos fabricantes de hardware e software… Se o flash em Windows é a bosta que é, no Linux está 1000 vezes pior (culpa da Adobe). O google lancou alguns produtos em versoes nativas Linux (Android SDK, Chrome, Play music manager) que sao bem vindas, mas nao cobrem todo o seguemento (o q para o google é estranho, já q eles próprios usam Ubuntu in-house).

      Sobre o Windows 10, eu atualizei, e sinceramente, arrependi-me. As aplicacoes “metro” sao limitadas tecnicamente (a SDK nao sobre tudo o que é suportado em Win32) e em design (parecem propositadamente ocultar funcionalidades apenas com o proposito de ter um aspecto mais clean, nao gosto disso). Nao estou a usar uma conta Microsoft para fazer login porque, bem, existem as questoes de seguranca e privacidade mencionadas acima.

      Cumps,

      Em servidores, eu

  14. A says:

    Eu entendo que infelizmente muitas pessoas não se preocupam, com a privacidade, esta é uma daquelas coisas que a maioria das pessoas só sente verdadeiramente a falta dela, quando sente na pele as consequências da falta de privacidade, no entanto reparam a Microsoft têm um modelo de negócio diferente do GNU-Linux.
    Aonde têm de ser paga de alguma forma pelo software que desenvolve e produz, dado a decisão da Microsoft, oferecer um Sistema Operativo novo para quem têm as 2 últimas versões mais antigas tinha de inventar uma forma de ser recompensada financeiramente, com essa suposta oferta e arranjou na quebra da privacidade de forma a atraírem mais pessoas para os seus produtos e sobretudo no direccionamento dos seus clientes para publicidade por forma que empresas terceiras pagam à microsoft pela publicidade dirigida aos clientes windows 10 e para fazer isso era necessário “escancarar ” as protecções de privacidade já presentes nos outros sistemas operativos windows. Se pensarem bem este é exactamente o modelo de negocio da Google, daí as constantes noticias de falta de privacidade neste empresa também…
    Isto Não que dizer que o ” pplware” que vive do fornecimento de noticias e soluções informáticas, dicas truques etc, dos utilizadores do Windows, Linux, Android, Apple, etc estejam a fazer mal ao noticiar tudo o que diz respeito ao novo Windows 10, espero que continuem assim eu por mim vou continuar a fugir deste novo tipo de negócio, o tanto quando puder, espero não ser empurrado para o o mundo linux já que este têm muitas falhas na minha opinião a nível de facilidade de trabalho e ao nível de software suportado , apesar de ter melhorado nos últimos anos.
    continuem assim pplware !!

    • JJ says:

      ” espero que continuem assim eu por mim vou continuar a fugir deste novo tipo de negócio”

      Vais portanto começar a fugir de ti proprio, é isso?
      É que o modelo de negocio da Microsoft não é esse que comentas-te.

      Já que costumas ler os artigos do pplware, analisa bem as noticias sobre a Microsoft no ultimo ano e vais perceber, qual é o novo modelo de negocio da Microsoft.

    • Carlos says:

      A razão pela qual a Microsoft decidiu oferecer a atualização (coisa que já tinha feito antes do 7 para o 8 só que na altura ninguém quis atualizar para o 8) é simples.

      Nunca ninguém compra uma licença de atualização do Windows e até ao Windows 10 era raríssimo alguém instalar uma versão nova do Windows por cima duma outra mais antiga. Mesmo do 8 para o 8.1 ainda hoje há milheres de pessoas que não o fizeram.

      Como a Microsoft quer ter mais e melhores aplicações universais, e sabendo que a única forma de o conseguir é convencer os developers a fazê-las, a aposta é convencê-los mostrando-lhes o enorme mercado potencial que é o Windows 10. Só que para isso precisam de ter muita gente a usar o Windows 10.

      Se juntares o facto de nunca ninguém comprar licenças de atualização do Windows com a vontade da Microsoft que as pessoas de facto façam a atualização para o Windows 10, a solução é simples: oferecer as licenças de atualização.

      Até porque todas as outras licenças continuam a ser pagas, o Windows 10 não é grátis, a atualização do 7 ou do 8.x para o 10 é que é. São coisas diferentes.

  15. irlm says:

    Alternativa ao Ubuntu, “power by Manjaro” baseado em Arch.

  16. Jorge says:

    No dia em que o Linux se torne naquele SO onde instalar software seja “next”, “next”, “next” e ta pronto e que se torne SO gaming muitos optarão pelo Linux, ate la é Windows que domina, mas mesmo que o Windows 10 seja tão bom quanto dizem eu continuo com W7 pelo menos ate 2020 (penso que é quando acaba o suporte) ou então que mudem essas questões de privacidade.

    • Alex says:

      O linux e next next next… A parte do gaming, já bastantes jogos dão suportados no Linux

    • Diogo says:

      No Linux para instalar não ha “next”, “next”, “next” onde 2/3 desses “next” são bloatware. Ao instalares um programa estás a instalar um programa de emoticons para o teu browser. No Ubuntu (por exemplo), basta escrever “sudo apt-get install Chrome”, por exemplo e está feito. Ou então podes ir á loja ou até sacar o ficheirozinho para instalar. Não fales do que não sabes. E para tua informação, essa questão de privacidade também se abrange para o W8, 8.1 e 7 com uma pequena recente update que eles fizeram.

    • pentestbox says:

      Basta dois cliques para instalar um software na central de programas do ubuntu, é tão facil que vc não precisa nem abrir navegador, e chegar la pesquisar o software e mandar instalar, mais facil que Next Next, Finish, e ainda tem outra maneira que acho mais comoda, e abror o terminal e mandar um apt-get install nome do(s) Softwares(s), repare que com apt-get posso baixar e instalar varios softwares ao mesmo tempo, quantas telas de next next finish eu evito , uma comodidade, quanto a games existe a steam que a cada dia que passa novos games surgem pra linux, se não me engano ja tem mais de 1000, agora com api Vulkan chegando o negocio ainda melhora

    • Diogo says:

      Estás habituado a esse “next, next, next” que nem sabes que no Ubuntu é tão simples quando ir à central de programas e clicares em instalar no programa que queres, ou então simplesmente ir ao terminal e escrever “sudo apt-get install nome do programa”

    • João Cavaleiro says:

      Ora nem mais.

      Eu sou um tipo neutro. Uso o SO que mais me convém, não aquele que é melhor ou pior. Esta batalha é ridícula. A receita para que tudo deixo o Windows é fazer com que uma distro de Linux tenha o mesmo comportamento que o Windows (next, next, next..) e que se compatibilize com as aplicações Windows nativamente.

      Ora bem, se calhar o que digo é intangível.. Mas a ideia é esta, claramente.

      +1

      • Carpet Mancha says:

        Mas reparem…Em linux já há esse “next next” uma instalação pode ser feita via terminal, via software center (ou synaptic ou outros) ou indo ao site do software que se quer sacar e com um clique o software center trata do resto à moda “next, next” do install wizard , portanto dá para fazer o mesmo e de mais duas maneiras…Com a vantagem de quando se abre o instalador via software center caso haja software adicional (plugins etc) que possa ser instalado aparece como relacionado e pode ser instalado a qualquer momento, e a vantagem mais obvia para quem sabe pouco acabam-se as ask toolbars desta vida e babylons que nestes utilizadores nascem no browser sem eles perceberem porquê. Alias neste momento para um utilizador completamente leigo aconselharia sempre o ubuntu é noobproof sem ser ditador como o OSX.

      • Diogo says:

        “Uso o SO que mais me convém” –> é isto que a maioria dos utilizadores não percebe.

    • paulo g. says:

      A instalação de linux faz-se através de uma pen em modo gráfico há vários anos (algo que o ruim não faz) onde se pode testar o SO. Depois é só saber ler pt ou outra língua qualquer para instalar (o ruim só permite uma, se for outra pagas) e se viveres por exemplo em angola e quiseres instalar a versão portuguesa a M$ não te deixa. Como vês o Linux é mais fácil…

  17. Alex says:

    Gostava de saber se alguns dos que andam a dizer que o Ubuntu não presta e Linux é horrível, já experimentaram alguma vez o Linux com um destes ambientes gráficos, gnome, KDE ou MATE, o Windows copiou algumas features desses ambientes gráficos… So… Experimentem se ainda não experimentaram

  18. Mikes says:

    Todos falam da privacidade mas alguém consegue expor aqui factos reais e comprovados sobre a tal quebra de privacidade que reclamam?
    Vir dizer que tem ligações abertas entre o vosso PC e a Microsoft nao chega, ou dizer que os tipos dos torrents bloqueiam, ou leu não sei onde, etc…
    Agradeço factos.

    • pentestbox says:

      Snowden, simples assim, trabalhava na NSA, ninguem melhor que ele pra falar sobre isso.

      • Mikes says:

        Snowden não chega como argumento… já deu o que tinha a dar.
        Tens de te esforçar mais.

        • pentestbox says:

          Se quer ignorar Snowden blz, mas me mostra o código fonte do Windows 10 pra eu analisar.

          • JJ says:

            E que provas eu tenho que tu sabes analisar aquilo?
            Porque é que eu tenho de confiar em ti?

            E se é assim tão bom analisar código fonte, porque é que não trabalha na Microsoft e ajuda a empresa a corrigir potenciais erros de condigo no SO? Se vou-se a a ti, envia o curriculum para eles…

            Essa de analisar o código fonte é que me faz rir. Tantos sábios, mas ao longo de 30 anos, conta-se pelos dedos o numero de programadores que criaram SOs de raiz…

            Já no caso do Snowden, ainda nem o Win10 era imaginado, já tinha falado… por isso, essas historias vem de muito antes do Win10 (não foram agora com o Win10 que apareceram).

  19. André R. says:

    Mas a Microsoft disse que o Windows 10 era gratuito para sempre…

  20. Nuno says:

    Para mim a mudança já aconteceu há mais de um ano. Instalei um dual boot Win7+Ubuntu 12.04 e desde então perdi completamente a vontade de arrancar no Win7. O Ubuntu acede a todos os dados que tinha no Win7 e o Thunderbird usa os mesmos ficheiros. Configurei estas “partilhas” para me ser indiferente aceder a um ou a outro, mas na prática arranco sempre no Ubuntu. E pondero remover o Win7 em vez de lhe fazer o upgrade!
    Uso o Windows desde a versão 1.0 (a sério mais a 3.11), e diariamente uso Ubuntu 14.04, Mint 17, Win8 e Win10. O Win7 nem por isso, mas isso é porque cohabita a mesma máquina que o Ubuntu! 🙂

  21. VPinto says:

    Só fala mal do Ubuntu quem nunca o usou

  22. Raphael says:

    bom , que o linux e bom , sim tem suas qualidades , mais uma coisa que todos precisam intender
    parece nao estar ” tao pronto para usuario final ” gosto muito de usar porem muitas coisas ainda sao complicadas ( diferentes ? ) nao vou entrar nen no merito de aplicativos . mais relmente windows ta f###a !
    muto fru fru !

  23. Raphael says:

    bom so pra complementar !
    Tenho um notebook Acer I5 ao dar boot com USB com ( ubutnu , xubuntu , mint )
    ele trava o mouse pad , e necessario tiver a bateria para ele voltar a funcinar no windows !
    tambem um lenovo core i3 wifi nao funciona ( lento , lento ) vi uns tutoriais , mais no windows tudo certo !
    e ai qual sistema usar ?

  24. RnRA says:

    Só tenho uma coisa a dizer, para quem gosta de jogar no PC, por mais criticas que possam a dar ao windows e a microsoft. Por mais gostam de trabalhar com OSX, por mais gostam de Linux… mas para jogar tinha que ser windows. Não estou a dizer que não se consegue jogar nos outros OS, mas a verdade é que para comum mortal, no windows não se preocupam com configurações nenhumas! (Para quem gosta de jogar e não tem dinheiro para comprar jogos… nem pensam noutra coisa se não windows)

    • pentestbox says:

      Então para quem gosta de jogar e não tem dinheiro para comprar games, tem de usar crack, e isso só o windows permite , é isso?
      Se for isso é verdade, mas o linux está evoluindo tando nos games, pra ver q são mais de 1000 games pra linux na steam,e agora tem a steam machine, o steamOS que é linux, muitas coisas novas, novos games virão, api Vulkan ira chegar pra linux, agora tem o Unity 3D pra linux, so noticias boas pra quem é gamer e gosta de linux.

      • Neopunk says:

        Com o lançamento do Windows 8 a Steam sentiu-se ameaçada com a Store da MS, hoje já perceberam que não existe qualquer ameaça e que o Steam tem o seu lugar onde sempre teve.
        Por se sentir ameaçada na altura procurou tornar-se independente no mercado com uma estratégia assente em Linux, através da adaptação de jogos para a plataforma, adaptação do um OS com o SteamOS e HW para estimular o gaming. Contudo toda essa estratégia não trouxe os resultados que pretendiam, tanto assim é que o market share Linux na Steam está a cair e neste momento encontra-se abaixo de 1%.

        Não vejo grande futuro nesta aposta, é insustentável manter os custos numa estratégia sem retorno financeiro.

        • JJ says:

          É verdade… se não existir um verdadeiro retorno financeiro, a industria dos jogos não investe. E isso vê-se facilmente pelos lançamentos do jogos, hoje em dia saem menos novos tipos de jogos é mais sequelas de sequelas.

        • JJ says:

          Isto para não falar que muitos dos utilizadores do Linux estão habituados a software free, logo são menos propícios a comprar software.

      • Neopunk says:

        Mas já agora, tiro-lhes o chapéu pelo trabalho que fizeram pelo Gaming Linux, notável!

        • Sim Sim!!! says:

          No meu ponto de vista nao é so a falta de jogos (sim, ja ha bastantes, mas nao chega nem de perto ao Windows).
          Para mim, o maior stress é ter os drivers correctos instalados e actualzados, é ter o optimus/bumblebee a funcionar correctamente… e isso n énada facil, éum stress enorme estar tudo direitinho e a funcionar correctamente, depois a performance n é a mesma….. por essas razoes eu ainda me mantenho no Windows.

          • Neopunk says:

            Na realidade os testes de performance da GPU em Linux vs windows indicam que o Linux aparentemente leva uma ligeira (marginal) vantagem, o problema está nisso mesmo, os jogos vão buscar instruções do driver da placa gráfica além de outras instruções do Kernel e é aqui que tudo esbarra, os testes com o mesmo jogo nas duas plataformas, o Windows leva vantagem e GRANDE.

  25. João C says:

    As pessoas andam fascinadas com o Windows 10 porque vieram do 7 ou do 8/8.1, ou seja não era nada de especial. Agora tem um aspeto visual mais cuidado e ficam todos doídos. O que eu me apercebi é que não houve gente ou muita gente a deixar de usar o seu Linux ou o seu OS X para migrar para o Windows 10.
    Portanto venham com o parlapiê que vierem só acha aquilo inovador quem veio dos Windows anteriores.
    Respondendo ao tópico da publicação, Sim claramente que o Ubuntu é um SO bem melhor e é uma boa altura para as pessoas experimentarem. E o actual é o 15.04 que é de Abril, não é assim tão velho como se faz parecer no texto publicado.
    A quem algum dia tiver a curiosidade de querer experimentar, não tenha de medo ir ao Google expor erros ou questões, porque de certeza que vai encontrar solução. O Linux tem uma comunidade muito boa e sempre disposta a ajudar.
    Cumps!

    • {╚wÒ@æ says:

      se achas que o SO novo se baseia so nas alteraçao de visual, acho que mais vale ficares por ai nos comentarios , pk so te enterras mais 😀

      quanto a comunidade, tambems tens varias da microsoft que te respondem as tuas duvidas e tambem estão sempre dispostos a ajudar( alguns ate sao pagos para isso )

      • Diogo says:

        Pois, para muitos utilizadores do Windows parece que basta apenas uma alteração de visual porque muitos flops do OS que já existem à muitos anos continuam lá. O João tem razão no que diz, e tu mostras que nem sabes uma pitada de informática. Sabes muitas das novas features do teu “precioso” W10 vieram do Linux. E deixa lá que em termos visuais o Windows deixa muito a desejar, nem isso o safa.

        Porque é que antes de criticarem o Linux, não o experimentam como deve ser?
        Proteger uma marca dessa maneira é a coisa mais ridicula de sempre quando para a Microsoft vocês não passam de estatísticas para lhes encher o bolso.

  26. jp says:

    o comment não entrou mas novamente: a cannonical não deve achar que o produto que vende é substituto de coisa alguma pois não é nem nunca será. Tem outro tipo de users – e é isso que devem manter – os users fieis pois haverá o dia em que também esses se vão apercebere que a cannonical pratica exatamente o contrário da palavra ‘ubuntu’ – enriqueceu à custa do trabalho de programadores amadores que se auto-intitularam comunidade open source e outros que ajudam em tarefas mais simples como traduções de software, etc… mas tudo sem lhes pagarem 1 unico cêntimo. Ganhar dinheiro com o trabalho dos outros a custo zero será mesmo um chavão para um mundo livre?

    É que antes da cannonical já existiam os verdadeiros pais do open source e o movimento foi importante para mudar mentalidades e obrigar a certas e determinadas mudanças de paradigma, nos dias de hoje é impensável não se ganhar dinheiro enquanto se trabalha.

  27. Realista says:

    Este artigo = LOL

  28. manuel says:

    Em minha casa é tudo ubuntu ha 3 anos…

    Sem reclamações!

  29. Sim Sim!!! says:

    Com o windows 10, penso menos em mudar para ubuntu do que quando tinha o 8.1
    Se o Linux vier a ter um melhor (E MAIS FACIL modo de configuracao, instalacao, e actualizacao ) suporte de graficas (incluindo a tecnologia Optimus), aí sim, penso seriamente no Ubuntu/Linux.

    Até la, apesar de nao ser gamer nem jogar todos os dias, é algo que para mim tem de existir. E nao estou para andar a meter-me em dualboots so para jogar num lado e fazer outras coisas noutro…

    O w10 estámt bem conseguido. e até agora tem me surpreendido mt pela positiva! rapido, fluido!

    • Diogo says:

      O Linux é mais fácil do que as pessoas pensam.
      Isso de modo de configuraçãi, instalação e atualização é tão ou mais fácil que no Windows.

      Se tiveres uma placa Nvidia tens uma performance igual (ou melhor). E que jogos desejas jogar do Linux, talvez seja possível ajudar-te nisso. E não precisas de mudar para o Ubuntu, tens muitas outras distros que podes escolher.

  30. Boox says:

    Apenas não mudei para Ubuntu por ser PC gamer, quando ir for possivel, bye bye Windows

  31. Eduardo says:

    Estou ainda em fase de adaptação ao linux, não e tao fácil quanto pessoas pintam ( estou usar Kubuntu 15.04)

  32. Rui says:

    Bom, quem lida com as novas tecnologias ainda não percebeu que há uma infinidade de áreas que precisam de equipamento informático para funcionar e o Linux não responde a nada disso, assim como o OSX. Quem quer ir apenas à internet, facebook e escrever umas cartas ou fazer umas matrizes, o linux é uma excelente aposta + o libre office ou outro equivalente.

    Agora, só para calar os ferrenhos do Linux e do OSX, imaginem que têem de registar dados e formulários nestas plataformas públicas portuguesas que vou descrever:

    http://www.apegac.com/Association.aspx (Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios)
    https://siifse.adcoesao.pt/ (Plataforma de Gestão de Fundos Comunitários)
    http://cgadirecta.cga.pt/ (Plataforma de Descontos para a CGA)
    http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx (Portal do Ministério da Justiça)
    http://www.portalautarquico.pt/ (Portal das Autarquias Locais – Dados estatísticos e financeiros obrigatórios)
    http://www.base.gov.pt/Base/pt/Homepage (Portal dos Contratos Públicos)
    https://www.compraspublicas.com/ (Portal da Gatewit para as compras públicas)
    http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action (Portal das Finanças)
    http://www.adse.pt/page.aspx?idCat=451&IdMasterCat=450&MenuLevel=2 (Portal dos descontos para a ADSE)
    https://www.seg-social.pt/app/dr/ (Declarações de Remunerações On-Line da Segurança Social)
    https://econtas.tcontas.pt/ExtGDoc/Login/Login.aspx (Prestação de Contas ao Tribunal de Contas)

    Tentem registar-se nessas plataformas (só não tenho registo na 1, mas bastou preencher o formulário para perceber que só funciona em IE), e atenção todas as empresas públicas, privadas com parte do capital público ou meramente empresas que se candidatam a fundos comunitários, são obrigadas a registarem-se nessas plataformas, em todas ou em parte delas. E se vos disser que essas plataformas só funcionam correctamente no Internet Explorer? Já nem estou sequer a referir o SO!!!!!!

    Agora expliquem-me, os Engenheiros Informáticos e as empresas informáticas que prestam serviços para o estado são assim tão incompetentes que não fazem plataformas para Linux ou para qualquer browser que não seja o IE? Ou são as empresas que trabalham para e com o Linux e OSX que estão a borrifar-se para a compatibilidade?

    Em 20 minutos recordei-me desses sites, mas há muitos mais. E então programas que só funcionam em windows e alguns deles com décadas de idade…… vou também juntar esses programas e depois vejam lá se fossem os donos de empresas com esses programas (muitas delas micro ou pequenas empresas), o que é que faziam.

    Bom Fim-de-Semana

    • Carpet Mancha says:

      Embora o nosso estado faça essas palhaçadas é só arranjares um browser baseado em trident como o IE.

    • Nuno says:

      Engraçado, reconheço nessa lista pelo menos um que uso frequentemente sem qualquer problema no Ubuntu: o portal das finanças. Tenho é que usar Firefox, e não o Chrome, e vamos ver por quanto tempo mais conseguirei, porque a tecnologia Java está a ser banida.
      Talvez a dificuldade identificada como “só funciona em IE” seja mais uma “só funciona com plugin java”. Nesse caso, o que tem isso a ver com Ubuntu ou Windows? Que eu saiba o Edge não suporta nem suportará java, sendo uma das razões para a manutenção do IE.

      • Rui says:

        Pois sim, mas no portal das finanças se quiseres preencher as declarações (Modelo 22, declaração anual, IES, declaração mensal de remunerações, IVA, etc), precisas sempre do java!!! Se não entregares a declaração dentro do prazo, esperas pouco tempo para receberes a coima e juros!!!!!

        • Nuno says:

          O problema é que o Java é pior que um queijo suíço em termos de vulnerabilidades de segurança, e por isso está literalmente a ser banido. Também não me parece interessante que utilizemos serviços tão inseguros. Diria que esta é uma situação a prazo, pois o dia em que o Java deixará de ser suportado chegará, certamente. Nessa altura será bom que tenham feito alguma renovação tecnológica…
          Presentemente faço tudo o que referiste com o Firefox e no meu Ubuntu 14.04 sem qualquer problema.
          Mas de uma coisa tenho certeza: em linux haverá sempre forma de dar a volta!

    • Carlos says:

      O Portal das Finanças funciona em mais browsers que apenas o IE, é preciso é ter o JRE instalado para fazer algumas coisas lá, como a declaração do IRS.

      Para o ano vai haver muita gente a ter problemas com isso, porque o Edge não suporta Java…

    • CMatomic says:

      Senhor Rui , utiliza o windows se gosta do windows , agora não fale de coisas que nada entende .

    • Diogo says:

      Deixa-me explicar-te de uma forma simples. Só porque existe mais suporte dos devs para o Windows não significa que seja um OS melhor. E depois cada um usa o OS conforme as suas necessidades. Só porque fazes essas coisinhas e tem de ser no Windows não significa que o Windows seja melhor.

      Mas agora em termos mais reais, utilizei esses sites todos no Safari no OS X e funcionou tudo perfeitamente, logo esse teu argumento é um pouco inválido rapaz.

      • Rui says:

        Onde é que eu disse que o Windows é melhor? Referi isso sim e sem qualquer duvida que não há nenhum outro SO com tamanho grau de compatibilidade/retrocompatibilidade.

        Eu não referi ao facto de chegares aos sites e funcionarem, tens registo nalgum deles? Entra lá com o Safari e depois vais ver que não consegues tirar nenhuma certidão, DUC (documento único de cobrança), etc. Ainda para mais o safari é alérgico ao java, esquece que ías depressa à falência por falta de entrega de declarações feitas em java.

        E repara que o IE nem sequer é o meu browser preferido, já à muitos anos que uso o firefox, mas…… sem IE não podia desempenhar as minhas funções. Mas se alguém quiser teimar eu prontifico-me a qualquer browser em que consiga fazer o que só o IE faz a 100% em todos esses sites!

        Dou-te outra recente, utilizo o firefox e é lá que tenho os certificados digitais (BCP). Quando o firefox actualizou para a versão 40, deixei de poder aceder às contas bancárias…… isso durou alguns dias, mas é o suficiente para quem precisa de aceder diariamente às contas da empresa e fica…… bloqueado!!!!

  33. Vilmar says:

    o grande problema das pessoas é definir boniteza com qualidade muitos usuários acham o Windows bonito mas não entendem o que é qualidade em um sistema operacional na minha concepção o Linux sem dúvida é melhor.

  34. bruno says:

    Eu até mudava para o ubuntu mas o problema é que todas as aplicações que uso no Windows tais como visual Studio, os software do meu tablet de desenho, a minha impressora, Word e Power Point, Photoshop, real World Paint, Game Maker Studio, unreal Engine e mais outras dezenas de aplicações de desenvolvimento e de jogos, nenhum jogo que jogo funciona do Linux (especialmente jogos dos anos 90)

    E muitas outras aplicaçoes sem ser só de desenvolvimento não há para o Linux
    o skype para o Linux é algo que eu não quero voltar a usar.

    Eu também não tenho nada a esconder, eles podem ver o que quiserem no meu PC.

    • Carpet Mancha says:

      Unreal Engine o quê? Não há maiores amigos de linux que essa rapaziada. Quem desenvolve é que tem preguiça de fazer ports.

    • CMatomic says:

      Pagaste por todos estes programas “Word e Power Point, Photoshop, real World Paint, Game Maker Studio” ?
      “nenhum jogo que jogo funciona do Linux ”
      Já realmente utilizaste o ubuntu ?
      sabes o que é a steam ?

    • Diogo says:

      Percebo perfeitamente que tenhas de usar esses programas, e por isso entendo que utilizes o Windows. Cada um deve usar o que é melhor para as suas necessidades.

      Mas essa questão de privacidade devias levar mais a sério, não se trata de não teres nada a esconder, mas trata-se sim do facto de mesmo depois de desativares tudo que envie dados à Microsoft, há dados que continuam a ser enviados. Tu podes não ter nada a esconder e não te importares com isso mas há pessoas que se importam e não podem utilizar o Windows sem que isso aconteça. E há pessoas que, tal como tu, têm de usar programas exclusivos do Windows mas ao mesmo tempo querem manter a sua privacidade, o que, a meu ver, não pedem mais do que a que têm direito.

  35. MusclePharm says:

    Meus caros amigos linuxianos. Sou igualmente utilizador deste SO e concordo que ele seja superior ao Windows em diversas areas, infelizmente nao para os gamers, seja pela falta de suporte de drivers como pela escassez de grandes titulos, mas continuando… Voces acham mesmo estarem mais seguros? O crime cibernautico no Linux nao recompensa, dai nao haver tanto malware, simples assim. Ja pararam para pensar por 1 minuto que apesar de linux e ate mesmo muitas distros terem codigo aberto, nos nao podemos ter acesso ao codigo apos este estar compilado., quem me garante que nao injetaram codigo malicioso antes da compilaçao? Por isso muitas pessoas compilam o proprio kernel, mas no entanto quem garante que as ferramentas de compilacao nao tenham codigo maliciosa tambem??? E mesmo que resolvam tudo isto… O vossp processador tambem tem backdoors… Entao meus amigos, a triste realidade é que nao existe segurança informatica…

  36. Qwertz says:

    Meus caros amigos linuxianos. Sou igualmente utilizador deste SO e concordo que ele seja superior ao Windows em diversas areas, infelizmente nao para os gamers, seja pela falta de suporte de drivers como pela escassez de grandes titulos, mas continuando… Voces acham mesmo estarem mais seguros? O crime cibernautico no Linux nao recompensa, dai nao haver tanto malware, simples assim. Ja pararam para pensar por 1 minuto que apesar de linux e ate mesmo muitas distros terem codigo aberto, nos nao podemos ter acesso ao codigo apos este estar compilado., quem me garante que nao injetaram codigo malicioso antes da compilaçao? Por isso muitas pessoas compilam o proprio kernel, mas no entanto quem garante que as ferramentas de compilacao nao tenham codigo maliciosa tambem??? E mesmo que resolvam tudo isto… O vossp processador tambem tem backdoors… Entao meus amigos, a triste realidade é que nao existe segurança informatica…

  37. Raúl says:

    Eu já levo meia dúzia de anos de Linux, já usei Ubuntu e Xubuntu, agora já há 2 anos que uso o Linux Mint (baseado no Ubuntu), estou satisfeito, tenho um dual-boot Mint/Windows 7, basicamente só uso o Windows 7 meia dúzia de vezes por ano, e é porque sou obrigado, só porque o Portal das Finanças e a actualização do meu GPS TomTom ainda não se dignaram compatibilizar os respectivos portais para o ambiente Linux.
    Por outro lado tem sido um descanso, desde que comecei a usar Linux nunca mais soube o que era apanhar vírus, nem comprar anti-vírus, …uso a banca virtual e não tenho o receio que tinha quando usava o Windows, e também não preciso de andar a formatar o PC, o que me acontecia amiúde por causa de alguns vírus no PC.
    Nos últimos anos, de cada vez que compro um PC ou um portátil, a primeira coisa que faço é formatar o disco e instalar o dual-boot Windows/Linux para lhe dar uma utilização 99% de Linux.

    • Malamen says:

      Eu uso Windows desde que me conheço e não sei o que é apanhar um vírus, nem comprar anti-vírus.

      Não vás por aí…

      Já experimentei Linux (Caixa Mágica e Ubuntu) e não vou dizer que é mais ou menos seguro, apenas não me consegui adaptar a esse sistema.

      Com certeza que sabes que também existe malware para Linux (embora em muito menor quantidade), e se o utilizador for daquelas pessoas que clica em tudo que lhe aparece à frente, não interessa o sistema que use… Irá ser infetado.

      Cada um usa o que melhor se adapta às suas necessidades e tudo depende do uso que se lhe dá.

  38. jp says:

    já para não referir programas de CAD e de arquitectura 3D, cenas tipo Soliworks, Inventor, Archicad, plataformas de Renderização… O Linux tem um dos melhores e chama-se blender mas é só. Depois na musica outra dor de cabeça… para as interfaces audio funcionarem – fora do ambiente dos servidores o Linux deixa a desejar.

    Isso de virem com o argumento que não há virus… ou que a privacidade está mais protegida. Esqueçam. Se algum governo quiser quer os vossos dados bye bye privacidade.

    • CMatomic says:

      Os vírus tem que ser instalados para entrar no sistema , no sistemas GNU/linux existe uma divisão entre utilizador e administrador é nessa divisão que seria muito difícil alguém ser infectado por um vírus .

    • maçã podre says:

      O segundo parágrafo é 100% treta. Podes proteger o tráfego de internet usando encriptação (VPN).

  39. ww55 says:

    PedroHex,
    Eu também não tenho nada esconder, como também não tenho nada a mostrar, como também não quero mostrar nada.
    ww55,

  40. Carlos says:

    ALô pentestbox. Já que és um perito a analisar código, porque obviamente já analiste todo o código do Linux, não só o do kernel como de tudo o resto, ó aqui este código:

    http://imgur.com/MEgBZqO

    Sabes onde está a vulnerabilidade aí?

  41. redefoca says:

    Digam-me uma coisa, quando vier a versão 16 do ubuntu a actualização é feita automaticamente ou eu terei de formatar o meu ubuntu 14.4?

    Sou da opinião que o Ubuntu de alguma maneira alterou (comercialmente) o mundo linux. Tudo bem. Não partilho que o Ubuntu seja a unica alternativa e a melhor no mundo linux. De momento uso e gosto muito do ubuntu mas tenho consciencia que existem alternativas que cumprem de forma completa o conceito do GNU/LINUX.

    • CMatomic says:

      Não é preciso formatar .
      Na janela das actualizações ira aparecer uma opção para actualizar para próxima versão estável do Ubuntu , recomendo eliminar as configurações relacionadas ao ambiente de trabalho , também deves ter atenção se o software que utilizas já tem uma versão para a nova versão do ubuntu .
      É recomendo aguardar alguns meses após a saída da nova versão estável do ubuntu .
      Caso queiras instalar logo quando sair a nova versão estável vê as instruções como fazer .

      You can easily upgrade over the network with the following procedure.

      Run the update-manager application from the Unity Dash or a command line

      In Update Manager, click the Settings… button, and enter your password to start the Software Sources application.

      Select the sub menu Updates from the Software Sources application.

      Confirm the “Notify me of a new Ubuntu version:” option is set to “For any new version”, and change it if otherwise.
      Close the Software Sources application and return to Update Manager.
      In Update Manager, click the Check button to check for new updates.

      If there are any updates to install, use the Install Updates button to install them, and press Check again after that is complete.

      A message will appear informing you of the availability of the new release.
      Click Upgrade.

      Follow the on-screen instructions.”

    • Alex says:

      sudo apt-get dist-upgrade e tem um bom dia

  42. dasss says:

    Só vejo pessoal que experimenta o ubuntu por 10 minutos e são capazes de dizer que aquilo é um atrofio… meu deus a cegueira é tanta que até faz impressão… quase que aposto que quando lhes puseram a mer… do windows á frente ficaram logo sábios e perceberam logo a totalidade do sistema operativo… aliás não conheciam outra alternativa… é que nem se esforçam para perceber o porquê de ser gratuito e o porquê do código ser código aberto.
    Marrem com o ubuntu umas horas e tentem perceber o porquê das coisas e o porquê de serem assim… e depois pensem da maneira como as coisas são feitas em windows e tirem as vossas conclusões e vão ver que é muito superior em todos os aspectos.

  43. CMatomic says:

    Ubuntu é muito mais simples na sua utilização e que o windows .
    Já tentei voltar ao windows muitas vezes , mas não consigo ,simplesmente é lento e parece esta moer pedras é assim que vejo o windows neste caso o windows 8 é que tenho instalado no meu sistema , e depois no windows o que mais me chateia são as actualizações de software caóticas , grande parte do software la instalado tem sua própria vontade , outra coisa que não gosto no windows é o especto gráfico do ambiente de trabalho, como também as configurações de sistema simplesmente nada acessível , com um aspecto antiquando , um dos exemplos é a configuração de uma vpn no nosso computador no ubuntu basta aceder ao icone de rede na barra do ambiente de trabalho e em poucos cliques temos uma vpn configurada e possível de maneira simples seleccionar a rede vpn da rede normal através do icone de rede .
    Por isso duvido que venha utilizar o windows 10 .

  44. João says:

    Quem não se preocupa com a privacidade talvez seja só ignorante.
    Se tirarem as “palas” dos olhos para olharem à vossa volta, talvez percebam que não é só uma questão de “Não tenho nada a esconder, podem ver o que quiserem sobre o que faço no meu smartphone, PC, facebook, twiter, instagram e até o que pesquiso no Google, afinal não estou a cometer nenhum crime”. Ora ai está o problema “só” estou a dar toda a informação sobre mim gratuitamente a “alguém”.
    Relembro-te que “saber é poder”.
    No meu facebook, digo que filmes gosto, que livros li, que religião sou ou se não tenho sequer, se tenho uma relação, quem são os meus amigos, quem são os meus parentes, etc…
    É apenas a tua informação, “pensas tu” e que não tem nada demais ou ilegal, mas se “alguém” controlar essa informação de toda a população mundial, pode facilmente traçar um perfil e manipular toda uma nação.
    E como se não bastasse e para te sentires seguro o facebook “aumenta” a segurança sobre a privacidade na rede. Podes continuar a publicar e a colocar informação que mais ninguém vê, só tu ou mesmo um grupo restrito de amigos. Pensas tu…
    Posso dar um exemplo tão simples que talvez comece a fazer sentido na tua cabeça sobre ao que me refiro.
    Para que possas compreender, por exemplo, aqueles programas em que falam com mortos.
    Apresentador: Vamos chamar alguém que te seja próximo que faleceu recentemente. O teu amigo morreu e chamava-se António e está neste momento connosco. Sinto a sua presença.
    O teu amigo disse-me que cais-te ao poço quando tinhas 10 anos e que te salvou porque não sabias nadar. Disse-me que nunca contas-te a ninguém e que se eu o revelasse agora, tu ias acreditar que estávamos na sua presença.
    Tu: Pensas: Não é possível ele saber tal facto. Nunca antes contei isto a ninguém!
    Agora tu acreditas que estás na presença do teu amigo, quando na verdade o apresentador tem informação privilegiada e que tu pensavas ser “privada”, mas já te está a manipular a partir do momento em que acreditas-te que estavas na presença do teu amigo.
    Este pode não ser o melhor exemplo e não quero com isto levantar uma discussão sobre se há vida após a morte, mas é um exemplo que facilmente percebes até que ponto eu te posso manipular tendo informação sobre ti que tu pensas que é privada.
    Agora tu voltas a pensar sobre o que disse acima, mas o que isto tem a ver com filmes, livros, religião, etc que eu coloco sobre mim no facebook. Não é nenhum segredo, mas alguém pode traçar um perfil sobre a tua personalidade com toda a informação que disponibilizas-te e facilmente manipular-te, levando-te a pensar o “que tu precisas ouvir” sem que tu te apercebas.
    Achas que é só mais uma teoria da conspiração?
    Então continua a dizer “Não tenho nada a esconder”

    • censo says:

      “Manipular toda uma nação” …??? Acreditas mesmo no que dizes ? O dizer gostas disto ou daquilo é opção tua. Como é opção partilhar ou não partilhar. A vida é uma escolha. Para “facilitar” optou-se pela democracia onde ganha a escolha maioritária. “Manipular toda uma nação” … ???? …desliga a tv que isso passa ! Ah… e se queres mesmo levar isso a sério…escolhe outro exemplo …porque esse dos programas que chamam os mortos…bem…isso diz tudo !!!

      • João says:

        O problema é que o sistema que “todos” usam recolhem informação do utilizador sem que este saiba! Democracia? Isso não é na nossa era. em relação ao exemplo sei que não é o melhor, mas de uma forma simples podes perceber a facilidade com que se pode manipular alguém.
        PS: eu já não ligo a TV, quem escolhe os contéudos sou eu! e já agora outro exemplo de manipulação são os midia que tens nos canais principais. defendem o lado do ocidente! sem duvida alguma, tenta ir procurar a “versão” do outro lado e tira as tuas conclusões…

  45. kekes says:

    Usei linux durante anos a fio. Durante mais de 6 anos diariamente e quase exclusivamente. Tenho domínio do sistema e uso em casa no servidor doméstico. Mas desde há 3 anos que desisti. Deixei de brincar aos técnicos e comecei a usar um SO que me dava rapidez e tranquilidade. Agora tudo funciona lindamente, não necessito de dizer que não necessito de windows e emular aplicações,tenho um processador de texto decente, não necessito de andar no google a procurar soluções duvidosas durante horas a fio. Conclusão, linux diariamente nunca mais…

  46. pensador linuxiano says:

    Acho divertido tudo isto. Espero que haja muito poucas pessoas a vir para o Linux e que continuem no Windows por muito
    tempo. Caso haja uma invasão no Linux já tenho outra
    plataforma para onde escapar e nessa só mesmo sendo geek lá entra. Desde o Win98 que não sei o que é o Windows nem quero. Costumo comprar os meus portáteis com o Windows. Vejo aquilo durante uns 5 minutos e mal começa o martírio das actualizações e da treta do anti virus etc eu rio-me às gargalhadas. Não jogo nada nem gosto ( excepção ao xadrez) , Tudo o que quero tenho no Linux. Sou um geek ! Quanto às finanças faço tudo com o meu Linux e não há problema nenhum. Não sei que raio de problema vcs tem. quanto a esses links todos funcionam no meu Linux Mageia. É evidente que o meu linux foi customizado por mim e é evidente que uso sempre o Terminal para tudo. Sou adep+to do code e adoro fazer code. Instalo sempre os meus linuxs pelo terminal via text mode que é uma maravilha.

  47. Lima says:

    Acabei fazer upgrade ubuntu 12.04 para 14.04 tudo correu bem depois reiniciar o pc, não consigo entrar no ubuntu com minha password volta sempre ao inicio, alguma sugestão.

  48. yaclicka says:

    Free Ross Ulbricht | http://freeross.org/ – Utilizo Windows por necessidade, não me expira confiança por questões de privacidade , alguns comentários li por aqui, dizem que são teorias da conspiração e que eles como pessoas que não têm nada a esconder, etc, etc….. conversa da treta, ou falta de informação, geralmente é destes que temos em atenção. Quanto ao Linux o pouco que sei, foi nele que apreendi “Open Source | Forever ” as minhas distro: Linux Mint 17.2 KDE | Kubuntu 14.04 LTS.

  49. Gabriel says:

    Sempre usei o Windows , porém recentemente instalei o ubuntu 15.10 e achei muito interessante, as vezes notamos que não tem algum programa que estamos acostumado a usar mas temos outras varias alternativas que fazem o mesmo. Mais um ponto importante é: quantas pessoas que aqui compraram o OS? Os que compraram e tem dinheiro para comprar as próximas versões que virão ótimo, mas lembro que a maioria das maquinas estão rodando o Windows “pirata”, assim como o office e outros programas que se usa o “crack” para rodar sem pagar. Agora se você tem o dinheiro pra comprar o windows, o office, um antivirus de qualidades e outros programas ótimo. E é nesse ponto que dou meu voto ao linux, pois tenho um bom SO, com ótimos aplicativos, e tudo gratuito, sem pirataria. Obrigado.

  50. Paulo Nobre says:

    Isto é extremamente simples, começa logo pelo nome da coisa… Windows… e basta ligar o computador, com esta “nova” coisa, instalada, que logo assim que a coisa arranca se vê que estas janelas não têm cortinados, assim se percebe, pela arquitectura do bonequinho aos quadradinhos azulinhos… ora se as ditas janelas estão abertas e não têm cortinados, são com certeza indiscretas.
    Ok ! Eu até consigo querer acreditar que esta empresa não anda a espiar 75 milhões de pessoas, ao redor do mundo, mas existem alguns pormenores que será preciso ter em conta…
    Quando foi anunciado que a compilação 10240, estava pronta. logo na primeira vez que ela saiu à noite, eu apanhei-a na “Net” e sem cerimónias nem remorsos “amandei-me” à menina “Enterprise” sendo que a tenho em cárcere privado desde então… como não podia deixar de ser, fui quase a correr, a uma certa
    “Workstation virtual” para experimentar a “menina” dos olhos do império do mal, lá em Redmond…
    Claro que mesmo com este tipo de segurança, na primeira “instaladela” eu, obviamente que não aceitei as
    “configurações recomendadas” e consegui descobrir um botãozinho muito pequenino, onde dizia que eu poderia escolher a cor do pijama… e aí, li o que aconteceria se eu não tivesse encontrado o tal botãozinho e escolhesse o que me recomendavam… fiquei tão horrorizado, que o entusiasmo foi-se… pensei para comigo mesmo… bom ! Por enquanto isto ainda não é um problema, porque o último sistema operativo que eles fizeram, em 2009, vai ter suporte até 2020, é fiável, rápido e bonito… claro que debaixo do capô, nem se compara com aquela “menina” de que tinha obtido um vislumbre, mas como contra factos não há argumentos, fiquei com o que tinha… até à cerca de quinze dias atrás… Andava eu, a “navegar” pelo mundo de todas as coisas, quando sem querer, descobri uma notícia, que dizia que o império do mal, tinha distribuído quatro actualizações de “segurança” para as versões anteriores do “janelas”, que iriam servir para garantir uma telemetria idêntica à da “nova” coisa… eram elas, a KB 3068708 a KB 3022345 a KB 3075249 e a
    KB 3080149 … alarmado, corri a confirmar… e elas lá estavam, abri as informações, procurei os detalhes e confirmei, na escrita dos próprios, que era verdade e a notícia se confirmava na integra…
    Começando de imediato a desinstalá-las, o que eu pensei e porque sou uma pessoa de bom berço, não poderei aqui referir… após ter conseguido limpar aquilo tudo e ter voltado a respirar, o meu pensamento foi…
    Se realmente é muito rebuscado, pensar que estes tipos tenham criado um “Big Brother” gigante e andem a espiar 75 milhões de almas… porque é que será que antes, no tempo das versões anteriores, os maganos nunca precisaram destas ferramentas, para aprimorar os seus sistemas e proporcionar aos utilizadores um serviço mais personalizado na questão das preferências, e agora precisam… até mesmo para o suporte às versões em que nunca as tinham utilizado ?
    Já estava decidido ! Eu tenho um backup do “Pinguim Mint, Rafaela, 17.1” prontinho a instalar, em pouco mais de 50 minutos, sem depois precisar de nada mais…
    Mas claro, as coisas nunca são tão simples como parecem à primeira vista, e digam o que disserem, os sistemas do Sr. Linus Torvalds, ainda não têm solução nem substituto, para um Photoshop CC ou um Acrobat Pro XI, entre outros… e eu preciso destes e de outros, para trabalhar a sério…
    Depois disto, apenas poderia haver uma solução, e essa é a de que “amor com amor se paga”
    Fui ao fundo do baú e reabilitei a coisa “nova” afinal ela é uma “Enterprise” e nessa condição, resolvi dar-lhe um “jeitinho brasileiro”… em duas horas de “Google”, e meia de leitura atenta, após as devidas selecções, já tinha o necessário, para a necessária retribuição…
    Agora, tenho e uso o Windows 10 Enterprise, compilação 10240, devidamente actualizado, completamente domesticado, sem telemetria e sem aplicações nativas, muito chatas e feias e para as quais não tenho uso nenhum (mera questão de opção e gosto)… está com “a cara” do primo sete, por dentro e por fora, configurações profundas, que garantem a tão almejada privacidade, notifica antes de descarregar e instalar as actualizações e possui um antivírus e uma firewall, a sério que além de desactivar, aquela parvoíce chamada,
    “Defender” domina e controla completamente a firewall nativa, sendo totalmente configurável ao gosto do freguês, assim como se tivesse a tropa de Goes à porta, de guarda, para o que der e vier e claro que para além de prático, simples e bonito, como o primo sete, com o alívio que usufruiu, ficou rápido como um Porche turbinado.
    Estas coisas, faço-as para consumo próprio e pelo divertimento que me dá… e é um facto, que a maçã que se tira do armário da avó, sem ela ver, é sempre muito mais saborosa, do que aquela que ela nos oferece…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.