Pplware

Unity 8 já está disponível para Ubuntu 13.10

Quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que  continuam a criticar o caminho traçado pela Canonical relativamente à adopção da interface Unity (saber mais aqui).

A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces e os utilizadores estão entusiasmados com o Ubuntu Phone, que chega já em Outubro e que curiosamente recorre à mesma interface, oferecendo uma experiencia de navegação diferente nos dispositivos móveis. Mas o Unity 8 vai trazer novidades e quem pretender já o pode testar.

Como já informamos várias vezes, a Canonical pretende que o Ubuntu funcione em tudo o que é dispositivos (PC, tablet, smartphone, etc). Para isso, é necessários fazer algumas alterações na interface Unity, que de certa forma até se ajusta ao segmento móvel e é defendida com unhas e dentes pela Canonical. A interface que se segue chama-se  Unity Next e irá introduzir melhorias significativas na actual interface (que continua pesada, pouco prática e confusa).

O Unity 8, versão ALPHA já está disponível e os utilizadores já poderão testar no Ubuntu 13.10. No entanto, tratando-se de uma versão ALPHA, é aconselhável que apenas seja testado num sistema de testes e não em produção.

De acordo com o site Unity8Desktop, esta versão traz já algumas novidades das quais se destacam:

Como testar o Unity 8

Para instalar o Unity 8 basta que no seu Ubuntu 13.10 execute o seguinte comando:

sudo apt-get install unity8

Em seguida, basta apenas executar o comando unity8, via terminal para iniciar o Unity 8.

O Unity 8 final deverá estar disponível APENAS com a versão final do Ubuntu 14.10 referiu um engenheiro da Canonical

…] the integration of Unity 8 into Ubuntu Desktop is not scheduled to happen for 13.10 but will only be fully integrated for 14.10. The QML based Unity 8 is currently fully integrated on the Ubuntu Touch images only“.

Mas uma vez esperamos que seja “devolvida” a performance do sistema que, com a adoção do Unity, ficou simplesmente afectada…pensamos que a Canonical está a trabalhar arduamente nessa questão.

Exit mobile version