Ubuntu One Files – Acesso ao Ubuntu One via Android
2 GB de espaço gratuito para armazenar ficheiros, contactos, notas, bookmarks, música e muito mais
Nos dias que correm, já não há motivos para não fazermos backups da nossa informação (pelo menos da mais importante). As pens USB e discos externos são cada vez mais baratos e além disso apareceram os serviços gratuitos na nuvem que nos permitem guardar informação de forma simples e segura, como por exemplo o Dropbox.
No Ubuntu, é disponibilizado o acesso ao Ubuntu One que basicamente é um serviço gratuito, no qual o utilizador pode fazer backup da sua informação, na cloud.
O Ubuntu One é um serviço de armazenamento na cloud que apresenta as seguintes características:
- 2 GB de espaço gratuito para armazenar ficheiros, contactos, notas, bookmarks, música, mensagens do IM Gwibber
- Sincronização automática (Qualquer directoria pode ser definida )
- Sincronização dos contactos de telemóvel
- Partilha pública fácil de conteúdos
- Sincronização com o serviço Ubuntu One Music Store
- Integração com o Ubuntu
- Integração com o Windows (ver aqui)
- Integração com dispositivos com Android
- Integração com o browser
Para quem pretender criar uma conta no Ubuntu One, pode ver aqui como fazer.
Para dispositivos com Android foi recentemente disponibilizado no market do Android o cliente correspondente. Desta forma, é possível aceder facilmente a todo o conteúdo da nossa conta Ubuntu One, a partir do nosso dispositivo móvel com Android.
Através da aplicação para Android, além de ser possível efectuar o download da informação contida na nossa conta, podemos realizar backups dos ficheiros, fotografias, etc para o Ubuntu One. Além das funcionalidades referidas, o Ubuntu One Files permite também a partilha instantânea nas redes sociais mais populares como por exemplo o Facebook ou Twitter.
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem la mas acho que sera de evitar falar em seguranca. Ja ta mais que provado que nao se pode provar que o cloud e seguro. Basta ver os ataques que varios servicos e nao so tem tido. Ok… que nao ha nada 100% mas acho que ha por ai gente que se diverte com estas coisas a quebrar tudo e mais alguma coisa em busca de protagosnismo e nao so. Por um lado isto so vem provar o que sempre digo… Documentos meus na cloud nem pensar. Ok eu posso perder discos, Memory cards e outras porcarias…. mas mesmo assim prefiro essa opcao do que o cloud
Bem o meu prob. nem é a segurança dos dados, que até acho bastante treta esse argumento (quem quer segurança encripta os seus dados e não deixa serviços on-line fazê-lo por si) e vejamos existe muito dados que não precisam de segurança. O que procuro com dropbox e afins, serviços no cloud e blablabla é a disponibilidade do serviço. Já me aconteceu precisar daquele documento ou aquele ficheiro e basta ter uma conecção à net e problema resolvido. Outra questão interessante é a duplicidade dos dados, tipo meu portátil cai num poço (LOL) tou f***** pelo portatil mas tranquilo por os meus super importantes dados estarem seguros online.
Eu pessoalmente adoro serviços “cloud-based”, para mim as vantagens superam a única desvantagem que vejo no serviço, a hipotética falta de segurança, porque fora isto, traz diversas vantagens, tal como a disponibilidade em qualquer parte em diversos dispositivos, desde que se tenha acesso à net, assim como aquele pormenor de formatar-mos o pc e escusarmos de andar a fazer back-ups, faz-se login e já está…
Depois também podes trabalhar em documentos no portátil durante o dia, basta fazer save e mal abres o desktop em casa tens quase de imediato a versão actualizada…
Por mim, se as velocidades de net fossem ainda maiores, os serviços deveriam ser todos em cloud, e para lá o futuro caminha… Música streaming na cloud com o Google Music, dropbox, impressões pela cloud, o ideal é mesmo quando o google lançar o OS deles (não o android claro lol) em que o SO todo estará na cloud, aí sim será porreiro, basta ter um pc com o mínimo de hardware e parece que “estamos em casa” eheh 😉
Segundo percebi para está aplicação para funcionar no Android é necessário aderir ao ubuntu one mobile, certo? Não bastando apenas ter uma conta Ubuntu one basic que é gratuita.