A distribuição do momento, no segmento do GNU/Linux, é o Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus). Passados dois anos, a Canonical volta a lançar uma versão LTS e são várias as novidades incluídas.
Para quem ainda não instalou esta versão pode seguir o nosso guia. Quem já o fez e já viu as nossas primeiras dicas, veja se já tem instaladas estas 5 apps.
Ao contrário do que normalmente fazemos, hoje vamos apenas indicar apps que estão na loja de aplicações do Ubuntu. Desta forma basta procurar pelas apps… e instalar.
1) GIMP
O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source e considerados como muitos como uma alternativa credível as populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).
2) VLC
O VLC é um player multimédia, de código aberto, que possui suporte nativo para vários formatos de vídeo, como o MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, entre outros, assim como suporte para variadíssimos formatos áudio.
3) Shutter
O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc.
Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos prontos a usar.
4) OpenShot
No mundo open source é verdade que não existem assim tantas ferramentas de referência para a área da multimédia. No entanto, há apps que marcam a diferença como é o caso do OpenShot que é direccionada para a edição de vídeo e considerada uma das melhores.
5) Kodi
O Kodi é provavelmente o Media Center mais popular da actualidade. Este projecto foi apresentado em Agosto de 2014 e, desde essa altura, muitas são as funcionalidades que têm vindo a ser integradas e também a estabilidade está cada vez melhor.
Esperamos que tenham gostado desta selecção de apps. Há muitas mais mas deixamos para próximos tutoriais. Como referimos, todas estas apps podem ser instaladas facilmente através da loja de aplicações.