O Ubuntu 13.04 Raring Ringtail final beta está neste momento disponível para download. De referir, que ao contrário do que tinha sido planeado pela Canonical (quer seriam duas versões beta), o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail apenas terá esta versão beta. Relembramos que, segundo o cronograma disponibilizado pela Canonical, a versão final chegará dia 25 de Abril e apenas terá 9 meses de suporte (que terminará em Janeiro de 2014).
A versão Ubuntu 13.04 beta final inclui já algumas novidades que estarão presentes na versão final, das quais se destacam:
- Novos atalhos/interfaces para o shutdown e Log Out
- Um novo menu de sincronização para o Ubuntu One
- Unity com melhor performance
- Novas animações na Interface, incluindo Windows Snap
- Scroll-switching para janelas abertas no Unity Launcher
Além das novidades referidas, o Linux kernel foi também actualizado para a versão 3.8.5, o Upstart par aa versão 1.8 e o Python para a versão 3.3.
Todas as novidades e alteração desde a versão 12.10, pode ser consultadas aqui
Raring Ringtail
A titulo de curiosidade, um Ringtail é estilo um bassarisco (Bassariscus astutus) que é mamífero da família procyonidae, que também compreende o guaxinim. O bassarisco vive na América do Norte e seu habitat inclui os estados da Califórnia, Colorado, Oregon, Arizona, Novo Mexico, Nevada, Texas, Utah e vai até o norte do México. É noturno e bom escalador de árvores. Alimenta-se de frutas, insetos e pequenos vertebrados. Mede de 30 a 45 centímetros de comprimento e sua cauda é semelhante a do guaxinim só que mais comprida e fina. Também é chamado de gato dos mineiros devido a sua semelhança com o felino.
Segundo Mark Shuttleworth, O Ubuntu 13.04 assinalará um momento de mudança, sendo esta versão também direccionada para TVs, tablets e smartphones.
Curiosidades
- Ainda relativamente ao Ubuntu 13.04 e uma vez disponibilizada a versão beta, deverão também estar disponíveis as variantes Kylin – A distribuição Linux do Governo Chinês e Canonical e também o Ubuntu com Gnome (ver aqui).
- E também quase já certo que o Wubi não estará presente no Ubuntu 13.04 (ver aqui)