Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1 já está aí…
...e Ubuntu LiveCD "morreu"!
Em Abril Mark Shutleworth anunciou no seu blog (aqui) o inicio (oficial) do desenvolvimento do Ubuntu 12.10 e que este teria o nome de Quantal Quetzal . Segundo Mark Shutleworth, a versão 12.10 vai servir para redesenhar a interface do Ubuntu e daí a escolha do nome Quantal Quetzal (como sempre, a escolha de um adjectivo e do nome de um animal). A escolha de “Quantal” deve-se ao facto de no Ubuntu 12.10 ser introduzida a tecnologia de virtualização de redes Quantum- virtual network stack for OpenStack.
Seguindo à risca o calendário, a Canonical anunciou no passado dia 6 o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1. Vamos conhecer as novidades.
Apesar do Ubuntu ser uma das distribuições mais populares, a verdade é que nos últimos tempos outras distribuições têm conseguido "aliciar" os utilizadores, como é o caso da distribuição Linux Mageia (ver ranking do distrowatch.com).
Relativamente às novidades do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1, destaca-se:
- Adicionada nova funcionalidade à qual foi dada o nome de "Previews". Com esta funcionalidade, carregando no botão do lado direito sobre uma aplicação, é apresentada de imediato informação adicional sobre a mesma.
Unity foi actualizado para a versão 6.4 com suporte para o "Previews" (já apresentado anteriormente). Além disso, o efeito "Genie", que faz parte do Compiz, é usado para a minimização de aplicações.
Alteração da interface no LighDM para escolha ambiente gráfico
Mais actualizações:
- Firefox 15
- LibreOffice 3.6.1
- Thunderbird 15
- Rhythmbox 2.96
- Novo X.Org que inclui xserver 1.13, mesa 9 e actualização de alguns drivers
- Actualização do Python 2 para o Python 3
- Update Manager agora chama-se Software Updater e verifica se existem actualização aquando da sua execução.
- Remoção do Unity 2D
- Suporte para LVM (logical volume manager) e encriptação de dados
- Ubuntu Online Accounts, esta outra nova funcionalidade permite o login/criar uma conta num único local, e outras aplicações/serviços podem aceder a essa informação.
Todas as alterações aqui
Ubuntu LiveCD "morreu"!
A par da divulgação do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1, Kate Stewart da Canonical anunciou que a versão LiveCD a partir do Ubuntu 12.10 desaparecerá. Tal situação acontece porque o Ubuntu 12.10 necessita, no mínimo, de 800 MB, sendo que os 100 MB adicionais acrescentam melhor suporte para os programadores.
There is no longer a traditional CD sized image, DVD or alternate image, but rather a single 800MB Ubuntu image that can be used from USB or DVD.
Histórico das versão anteriores:
- Ubuntu 12.10 Beta 1 745MB
- Ubuntu 12.04.1 695MB
- Ubuntu 11.10 695MB
- Ubuntu 11.04 685MB
- Ubuntu 10.10 693MB
- Ubuntu 10.04.4 694MB
- Ubuntu 9.10 690MB
- Ubuntu 9.04 699MB
- Ubuntu 8.10 699MB
- Ubuntu 8.04 699MB
- Ubuntu 7.10 696MB
- Ubuntu 7.04 698MB
- Ubuntu 6.10 698MB
- Ubuntu 6.06 696MB
- Ubuntu 5.04 627MB
- Ubuntu 5.04 625MB
- Ubuntu 4.10 643M
O projecto Ubuntu continua a acompanhar as tendências e a cada versão inclui o melhor do mundo open source. No entanto, o Ubuntu não tem sido opção para equipar smartphones ou tablets... e sendo este um mercado em constante crescimento, vamos ver o que reserva o futuro destas distribuições (No caso do Ubuntu, espera-se que em 2014 esta distribuição chegue aos tablets, smartphones, carros, TVs, etc - ver aqui...não será tarde??).
E o Windows 8, não "funcionará" como um Ubuntu Killer?
Este artigo tem mais de um ano
Não entendi a pergunta no final do artigo. Penso que em geral, as pessoas procuram no Ubuntu uma alternativa ao Windows, nunca o contrario. Acho que quem começa a usar Linux não costuma voltar totalmente a usar Windows.
Eu voltei depois de 4 anos a usar 100% linux em todos os pc de casa, windows só utilizava no trabalho. Na minha opinião quando o Linux, desculpem a expressão ficar ao nivel do windows, vai estar a consumir os mesmo megas, etc, etc. Apoio totalmente o projeto linux espero que nunca acabe mas ainda têm um longo caminho a percorrer. O grande problemas é que quem desenvolve software para linux ao fim de algum tempo como não vê o seu trabalho totalmente reconhecido (alguns € ajudavam), acaba por deixar o projeto ficar para trás. Outra coisa que deviam fazer era mais união entre todos em vez de andarmos para ai a dizer o meu é melhor que o teu e acabar com distribuições baseadas o que chateia um bocado. Cada um faz o seu proprio remaster e escusa de dizer que nasceu uma nova distro. No geral todas as distros têm varios ambientes graficos é só escolher um adequado ao seu hardware para ter um bom desempenho e modificações que cada um faça a sua. Afinal linux é liberdade e cooperação para o bem estar de todos os amantes de freeware, tal como eu.
Boa noite é por o Linux representar essa liberdade mais que reconhecida que não se devem cortar as pernas , que eu saiba desde que o Linux nasceu nunca parou de evoluir e na minha perspectiva está muito a frente de SOs pagos , muitas das ideias que nascem no Mundo Linux são literalmente transportadas para SOs pagos .
Concordo que seria bom existirem Distribuições mais fortes aonde se apostasse mais na criação de aplicações úteis mas simultaneamente apelativas , mas o que defendes também tem os seus contras , eu por exemplo a pesar de conhecer muito mérito a Canonical no que respeita a divulgação e facilitação do Linux nestes últimos anos também está a ir por uma caminho muito estranho e que como já se reparou não agrada a muita gente a distribuição Ubuntu não para de cair no Ranking quando era líder incontestada a 1 ano e meio .
Penso que o problema do Linux não passa tanto por aí , eu diria que falta ao Linux aquilo que a Google fez com o Android , se o Linux tiver uma marca muito forte por detrás não tenhamos dúvidas que ao nível domestico nunca ninguém mais o apanha .
Eu já lido com Linux a serio vai para 7 anos e a única coisa que posso dizer é bem e ainda por cima tenho a liberdade de escolher o ambiente gráfico que prefiro , o Kernel Linux e tão versátil que se adapta a qualquer maquina e isso é um argumento de peso , não é por acaso que a STEAM apontou o Linux para migrar do Windows é que não existe outro SO como o Linux , ainda não está 100% facilitado o acesso ….. não sei penso ser neste momento mais mito e preguiça mental para mudar que outra coisa .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
O windows 8, no que respeita ao desktop / notebook tradicional (leia-se sem touch screen) não será um ubuntu killer.
O facto do windows 8 ser bastante virado para uma nova geração de dispositivos até pode vir a potenciar a utilização do ubuntu.
E se a steam sair para linux, então aí é que vamos ver o ubuntu a ganhar cota de mercado.
Concordo completamente
Realmente o Steam vai ser um grande incentivo, especialmente depois de a equipa do Steam Linux dizer que o FPS em ubuntu é melhor..
Não me parece que o Windows 8 venha a ser o Linux killer, porque o windows já teve mais vantagem.
Digo isto porque o linux em geral, nas versões mais antigas, era muito difícil de configurar, principalmente quando metia modems ADSL, analógicos, etc. Desisti muitas vezes do Linux nessas alturas. Hoje, já as coisas estão muito mais faclilitadas e mais intuitivas, embora, e de vez em quando, o Linux se arme em “embirrante” numa coisa ou outra. 😀
Claro que há o facto de o W8, segundo dizem, não permitir o dual-boot com Linux. Não é nenhuma catástrofe, há vários métodos de arranque, desde ir à BIOS da board ou pressionar o F12 para seleccionar o disco de arranque. E, certamente, alguém há-de arranjar uma solução para contornar o problema.
Tenho XP, W7 e o Ubuntu 12.04 no pc do emprego e brevemente devo eliminar o XP e colocar lá o W8, então, logo verei quão incómodo será.
Offtopic – Amigos, segue mais uma sugestão para a app PPLWARE do Windows 8: Eu estava a escrever aqui um comentário já grandote e minimizei para fazer outra coisa, quando voltei foi como se a app tivesse de abrir de novo e apagou-me tudo o que estava a escrever… e lá tive de tentar apanhar o raciocínio pela segunda vez. 🙁
Ah!! Outra coisa: Sugiro também um botão de Refresh para os comentários. Thanks!
o Windows8 permite dualboot, tenho-o no portátil com ubuntu 12.04.
Quanto ao teu offtopic: Acho giro isso acontecer num sistema operativo para pcs, o limpar variáveis automaticamente em certas partes do live cicle de uma aplicação (ao minimizar, maximizar, quando alguma outra aplicação se maximiza por cima) é uma característica das aplicações para dispositivos moveis (SmartPhones, Tablets).
Será que estamos a utilizar o potencial do nosso pc ao usar a interface metro? Ou estará demasiado optimizado para outro tipo de sistemas?
Boa noite ,
Eu penso exactamente contrario o W8 vai perder muito para o Linux , hoje podemos quase afirmar que o Linux e bastante fácil , o que custa é aprender a sua forma de funcionar e perceber quais são os nomes dos programas em Linux que fazem o mesmo que me Windows .
Cumprimentos
Serva
O Ubuntu está a ficar muito pesado para o meu sistema antigo. Agora uso o Xubuntu. Funciona que é uma maravilha.
@Zilog
Tens razão, notei que esta ultima versão está bem mais pesada.
Sem dúvida!
Após cerca de 6anos com o ubuntu tive de mudar para o Windows por causa da lentidão…
e porque não apenas mudar de distro?
Se o problema é a lentidão, então muda para Xubuntu. Agora, voltar ao Windows… hm, cheira-me a troll.
a velharia que o meu pai utiliza nem o xp aguenta
e está um mimo com o Lubuntu
— esteve com o Ubuntu até ao 9.04
[ já repararam que Portugal é dos países europeus
que menos utiliza Linux?
http://miguelmaia.tumblr.com/post/30822997400 ]
Miguel ,
Essa não sabia mais uma que aprendo hoje .
Cumprimentos
Serva
A lentidão tem a ver com incompatibilidades do compiz com o Unity e que provocam alguns precauços nalgumas maquinas , depois o Unity não responde logo isso é um facto , mesmo com maquinas potentes , o problema é que a Canonical não quer ouvir os utilizadores e vai perdendo cada vez mais terreno .
Cumprimentos
Serva
A culpa não será fundamentalmente do Compiz? Pelo facto de estar integrado com o Unity e não haver de forma nativa um painel de configuração não ajuda muito…
Uso o Ubuntu 12.04 e os problemas que tenho essencialmente estão relacionados com o Unity e o Compiz. Não é raro ocorrerem uns “freezes”, mas também o meu portátil tem uma gráfica miserável!
+1
e não só o ubuntu passou a ter além do peso o problema de não se puder instalar em portáteis mais antigos (4 anos) e em porateis com ecran que não seja 16:9 o unity come desktop.
Removam o Unity que já fica mais rápido
O Ubuntu está a tornar-se uma distribuição com uma qualidade extraordinária, visual muito bem trabalhado e mantendo a facilidade de uso, de tal forma que eu aconselharia qualquer pessoa a usá-la em vez do MacOS ou do Windows.
Apesar de algumas decisões que levantaram muita contestação no último ano e meio, eu estou a sentir que foram dadas no caminho certo. Depois de me habituar a trabalhar com a interface Unity nas múltiplas áreas de trabalho, obtenho uma sensação bem agradável ao trabalhar, que me faz estar quase sempre no Ubuntu em vez do Windows (que basicamente uso para software proprietário – jogos para PC, MSOffice, SPSS).
O problema continua a ser precisamente o software proprietário, ainda há muita gente e instituições que dependem dele para as suas tarefas importantes, mas pode ser que isto venha a mudar com mais algum tempo de exposição das pessoas a outras realidades para além do Windows e com a abordagem cada vez maior aos serviços cloud, Por exemplo, já consegui substituir muitas aplicações do Windows por outras equivalentes no Ubuntu, algumas delas até vêm já pré-instaladas, ou por serviços online. Também é necessário que haja maior suporte ao Linux por parte dos fabricantes de software, mesmo que continuem pagos, como é óbvio. Trata-se de um ciclo vicioso, se as pessoas não aderem ao Linux porque não há o software que precisam, os proprietários de software não suportam Linux porque não consideram que haja público suficiente, em consequência disso, as pessoas sentem mais dificuldade em fazer uma transição para Linux e por aí adiante, um ciclo que é preciso quebrar.
Aquilo que menos me agrada nas mais recentes versões do Ubuntu é de facto que está a ficar mais intransigente em termos gráficos e para a versão 12.10 apenas vai haver uma versão da interface Unity, ou seja, será removida a opção Unity 2D que eu utilizo com frequência. Compreendo as razões dos developers, ao concentrar-se apenas numa versão, vão poder garantir maior qualidade do que se tiverem de dividir trabalho entre duas versões.Espero que ainda assim mantenham algumas opções para desactivar efeitos e transições que consomem a CPU.
Normalmente quando um PC já não está à altura de correr o Ubuntu em todo o seu potencial, opto por um dos seus derivados mais leves com LXDE ou mesmo outras fora da família Ubuntu, mas nele baseadas, como é o caso do WattOS, mas a verdade é que o nível de suporte, depuração e optimização do sistema é tão grande no main Ubuntu, que ao utilizar uma distribuição baseada nele, surgem logo erros e bugs que não ocorrem na distribuição principal.
Contudo convém ressalvar que instalar outra interface como o LXDE no Ubuntu é facílimo e depois ao fazer login existe o menu para escolher em que ambiente se pretende entrar, portanto, por tudo isto e tudo mais, Ubuntu é neste momento o meu sistema operativo de eleição e é livre, não é fantástico?
Concordo plenamente!
Como estou usando Ubuntu em um pc muito recente, tive problemas com o kernel 3.2 (um bug relacionado à nova placa gráfica da Intel – Ivy Bridge). Mas, a partir do momento que percebi que o sistema estava congelando por esse motivo e fiz o upgrade do kernel para a versão 3.4, nunca mais tive nenhum tipo de problema.
Tenho Win7 instalado como dual boot, mas sinceramente o devo ter utilizado apenas umas duas vezes. Apenas para formatar um documento no Office que utilizava recursos que não possuem uma portabilidade muito boa entre o Libre Office e o Ms Office.
Também tenho um Mac com o OSX – que era o sistema operacional que eu vinha usando mais frequentemente nos últimos anos – e, apesar de ser uma ótima máquina e com um sistema operacional muito bom, sei lá, simplesmente não consigo mais deixar de usar o Ubuntu. Os aplicativos para Mac são realmente excepcionais, mas consegui migrar para ótimas opções no Linux na maioria dos casos, sem contar que muitos deles possuiam versões com acesso pelo browser o que tornou a migração ainda mais fácil. Fora que quando você usa um Mac, a sensação é a de estar andando com uma bicicleta super bacana e equipada, mas com rodinhas… No Linux, você pode até tomar uns tombos, mas depois de aprender… A sensação de liberdade é realmente o que faz toda a diferença.
Quanto ao Unity, sempre ouvi muitas críticas a essa interface gráfica, mas depois que me dei uma chance de entender melhor os recursos que ela oferece, posso lhes dizer que estou plenamente satisfeito.
Enfim, não vejo como o Win8 poderia ser um “Ubuntu killer”. Pois, o que se busca em um Linux, é algo que nunca se poderá obter de um Windows…
Sou utilizador de ubuntu desde 10.04 agora tenho 12.04 e estou muito satisfeito. Quanto a esta nova versão venha ela… aguardo a actualização.
Sim é verdade que o Ubuntu cada vez esta mais pesado. Mas voltar para o Windows nunca. Tentei fazer o review em vídeo do Ubuntu 12.10 mas é completamente impossível, pelo menos no VirtualBox. Este més vamos ter a Stream no Linux, embora em Beta. O Wine cada vez esta melhor, suportando mais aplicações Windows e mais jogos. Ou seja, um vez que alguém instale o Linux e apague o Windows, só mesmo um troll para voltar ao Windows. Se o Ubuntu fica pesado e lento, existem muitas mais distribuições por onde escolher. Voltar ao Windows é voltar a não ter liberdade de escolha…
Lentidão!!!!!! actualizem as maquinas os PCs também evoluíram…
Na na na, um dos trunfos do Linux é a gestão eficiente dos recursos/hardware. Tenho uma boa maquina e notei que realmente esta lento.
O Ubuntu Linux é um sistema evoluido e já os restos da distros ( digo resto, já que o Ubuntu come a maior parte dos Desktops Linux ) estão presos no passado :/
ubuntu não representa o linux , porque que o pessoal não chama ao android ,linux . linux é um kernel, se Ubuntu esta lento não quer dizer que o linux seja lento , ubuntu cada vez tem mais macacos, efeitos ect.. de outros macacos, é natural que fique pouco mais lento em certas maquina , eu utilizo o ubuntu mas quando instalo começo logo por tirar os macacos que existem no ubuntu aqueles efeitos que não servem para nada o unity , e coloco logo modo gnome 3 classic , agora se querem jogar no Ubuntu com aqueles efeitos todos activados é claro que vai consumir recursos da placa gráfica , e depois dizem o linux é lento e tal bla bla , eu não tenho esse problemas de lentidão , o concelho que dou é remover toda a nacada de efeitos do ubuntu mais aquela coisa da unity , não serve para nada se não empatar tem , a cada versão nova do ubuntu desde que apareceu a macaca unity o ubuntu esta ficar menos pratico , removem isto e aquilo , coisas simples que existiam deixaram de existir tornando certas configurações mais complexas , mesmos para quem sabe utilizar a consola, o sistema operativo deve evoluir mais em termos de melhor software e não de mais macacadas no ambiente de trabalho.
Isso é ensinar a missa ao padre 🙂
O linux precisa de obter mais compatibilidade de hardware,jogos e aplicações para matar o mercado da microsoft e da apple
Eu sou utilizador de Ubuntu e Windows… Nos últimos anos tenho desenvolvido a preferencia em usar Ubuntu em vez de Windows, porque acho fantástico o mundo livre do Linux e porque acho a distribuição Ubuntu (a minha favorita das muitas que já experimentei) é muito agradável, tanto visual, como funcionalmente.
A único pormenor que muitas vezes me afasta do Ubuntu, e por conseguinte me aproxima do Windows, é quando uma pessoa troca de máquina, como a nova trás Windows e tudo funciona às mil maravilhas, “custa-me” estar a formatar a máquina logo de início… E verdade seja dita aos, o Windows 7 e 8 são – tal como o Ubuntu – belíssimos sistemas operativos.
Habitualmente acabo por usar Ubuntu em máquinas mais velhas.
Acho muito importante a Canonical começar arranjar parceiros junto das grandes marcas (ASUS, Acer, Dell, HP, Toshiba, etc.) para lançar máquinas com Ubuntu de origem.
Digo isto, porque ainda agora vendi o meu PC principal (onde usava apenas Ubuntu) e vou comprar uma nova… E como virá com Windows 7 (ou 8, se eu decidir esperar pela sua saída), durantes os próximos tempos, irei usar Windows porque acho um disparate estar já a formatar e instalar um novo sistema operativo numa máquina nova e a funcionar em perfeitas condições.
Não sei o que pensam disto, mas é a minha opinião de utilizador “caseiro” de ambos os sistema.
Dizia-se que o linux era bastante leve, que funcionaria em qualquer máquina. Isso no passado, porque a cada nova versão está a ficar mais pesado e dependente de placas gráficas mais potentes. Uso o Mint 13 em um portátil e dois desktops (um deles com gráfica onboard, ou seja, bem simples), e todos funcionam muito bem.
Mint 13 Mate 32 bits em todas as máquinas. Considero a versão mais leve dos Mints.
Vou re-instalar o Linux aqui na máquina mas estou indeciso quanto à distro.
No Ubuntu 12.04 dá para por o KDE?? É que não quero o Unity, já utilizei mas não me dei bem aquilo.
Quanto ao Mint queria que me sugerissem uma versão descomplicada. Tem versão MATE, Cinnamon, KDE, Xfce, GNOME. Para mim é tudo música 😀
Quais as diferenças entre as cinco???
Deixei de usar os live CD há uns bons tempos porque nas minhas maquinas não só demora a arrancar ou então não arranca. Mais tarde ou mais cedo o live CD iria acabar sobretudo porque os sistemas atuais incluem mais e mais funcionalidades que tem de agradar a todos de uma forma em geral. Vejam os SO pagos como estão “gordinhos” e há uns tempos um CD chegava. Hoje tem de ser um DVD DUAL Layer para conter um SO (isto se quisermos ter uma copia do SO sem ter de o descarregar o tempo todo).
Como não me vou em estatísticas e rankings mas em funcionalidade o Ubuntu continua a ser para mim uma forte aposta. A Canonical continua a fazer o seu trabalho apesar de seguir por um caminho com o qual neste momento não me identifico. De qualquer das formas não será nos próximos tempos que deixarei de usar Ubuntu. Como uso uma maquina antiga possivelmente terei de mudar de interface gráfica para algo mais leve porque as coisas antigas não podem com estas coisas mais pesadas.
Estou a espera que saia a versão final do Ubuntu para depois fazer o meu julgamento.
Já tive a ultima versão do ubunto instalada. Escusado será de dizer, que depois, acabou por ser trocada pela ultima versão do CentOS. Vale bem apena a troca. Eu pessoalmente, fiquei rendido. A velha guerra da intalação da impressora e do scanner, literalmente, deixou-me de cara à banda. Estava de peito feito para ter uma guerra, mas afinal, depois de lançar o CD e escolher o perfil de maquina, instalou tudo sem soluços nem chatisses. Agora tenho um PC para durar muitos e longos anos.