Ubuntu 12.04 – Não gosta da interface Unity? Instale o XFCE
Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta por exemplo do ambiente gráfico então troca por outro que se adapte as suas necessidades. No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, mesmo considerando as ultimas novidades introduzidas na interface Unity 5.0, que vem por omissão no Ubuntu 12.04.
Para quem continua a não gostar da interface Unity, hoje vamos ensinar como instalar o XFCE no Ubuntu 12.04.
Nos últimos temos o Pplware tem apostado bastante em artigos sobre Linux. A nossa comunidade nesse segmento tem vindo a crescer gradualmente e são muitos os leitores que têm contribuído com know how através de artigos e também nos comentários.
Tal como referido, hoje vamos ensinar a instalar o XFCE no Ubuntu 12.04. Recorrendo às palavras de Scott Lavender, um dos responsáveis pelo projecto Ubuntu Studio, “. Além disso, Lavender referiu também que “o Xfce tem várias vantagens sobre o ambiente Gnome, KDE e Unity uma vez que oferece um “desktop familiar com muitos recursos”.
O ambiente gráfico XFCE foi disponibilizado à cerca de dois meses atrás e hoje vamos ensinar como o ter no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin.
Como ter o XFCE no Ubuntu12.04 Precise Pangolin?
Para instalar o XFCE no Ubuntu12.04 Precise Pangolin basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install xfce4 |
Depois de instalado, devem encerrar a sessão actual, ir ao LighDM e escolher XFce Session
Já com o Xfce como ambiente de trabalho, é hora de testarem e avaliarem agora a performance do vosso sistema. No meu caso, notei bastante a diferente entre o Unity e o Xfce.
Para quem gosta de uma interface gráfica minimalista mas ao mesmo tempo poderosa e extremamente rápida, o ambiente de trabalho XFce é sem duvida uma excelente opção. Para quem não pretende fazer alterações no Ubuntu tem sempre o Xubuntu como alternativa, sendo este baseado no Ubuntu e já o XFCE como ambiente gráfico por omissão.
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns por estarem sempre à apostar em Linux 🙂
É sempre agradável de se ver.
Obrigado FuhFuh MacMoragh 🙂
A nossa comunidade Linux Pplware já tem algum peso 🙂
o unity é horrivelmente mau… pelo menos eu detesto!
esta parece ser uma das boas alternativas. eu utilizo o cinnamon há algum tempo, e gosto bastante, mas um dia destes a ver se experimento este fxce…
cumps
x1
Serva
O XFCE é a interface preferida do Linus Torvalds , é como o Pedro Pinto diz no seu artigo trata-se de uma interface minimalista mas muito poderosa e com muitas possibilidades de customização , eu sou um bocado alérgico a ter várias interfaces na mesma Distro , uma das distros que apostou muito em múltiplas interfaces foi a Ultimate Edition , embora sem problemas de maior , mas notei uma quebra acentuada na performance das 4 interfaces instaladas , eu próprio já experimentei também e obtive os mesmos resultados quebra de performance actualizações para as diversas interfaces que posteriormente resultaram em pacotes quebrados etc .
Eu já o disse aqui vezes sem conta o KDE neste momento é imbatível , não existe nenhuma outra interface tão moldável e com uma comunidade tão activa como a KDE foi lançada outra actualização para a versão 4,8 que agora está na 4.8.3 , foram corrigidos diversos bugs como por exemplo uma aplicação que já tinha sido fechada mas que ainda tinha a sua presença na barra de notificações , corrigido o problema que quando estávamos a transferir ficheiros de um disco para o outro não tínhamos a informação do espaço disponível gerando assim por vezes problemas quando usávamos a opção mover para , todo o plasma está mais rápido enfim não é a interface prefeita mas qual é que é ? e refiro-me aos SOs pagos como é evidente .
Hoje a questão que era levantada com os recursos que o KDE consumia já não é uma realidade .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Qual é a interface perfeita? Para mim é a do Mac OS X… sem qualquer margem de dúvida. A seguir era o Gnome 2 (agora defunto).
Bom dia ,
Olha que a interface do Mac OSX não é perfeita e já se sente o peso dos anos , para além disso os bugs existem e estão muito longe de estarem corrigidos mesmo com todos esses anos de existência .
Actualmente o SO que consegue imprimir maior velocidade no seu desenvolvimento e correcção de falhas criticas é sem duvida o LINUX .
Já agora um pouco off topic para quem vaticinou que o Samsung note não teria tão cedo o update para ICS enganou-se mais uma vez , já está disponível para download .
Cumprimentos a todos
Serva
Cumprimentos
Serva
Ao dizeres que XFCE é o Window Manager (e não interface) preferido do Linus, estás a dar a entender que ele adora XFCE, o que não é o caso. O Linus diz que é o interface menos mau dos que saem em distribuições modernas, pois por ele, o GNOME 3 é horrível, deviam ter deixado o GNOME 2 como estava.
Se bem que o Linus, há poucos anos, disse que GNOME era para idiotas, que não querem saber de opções avançadas, que KDE era muito melhor.
Como podes ver, coerência sobre os gostos dele é pouca. Ele é uma pessoa que gosta de gostar e odiar coisas.
Como todos nós , ele é um purista mas não o considero um radical , e acompanho-o no comentários que teceu acerca do Gnome 3 .
É super interessante verificar que existem várias tendências no mundo Linux os puristas e aqueles que querem criar um Linux acessível a todos , eu estou na segunda opção e muito devemos a Canonical por esse feito .
Um bom resto de dia para ti @GreenTuxer
Cumprimentos
Serva
Concordo 🙂
Comecei em Linux há cerca de 14, 15 anos atrás.
Também já fui um purista, mas desde que comecei a trabalhar na área profissionalmente e não apenas em pequenos projectos, há uns anos atrás, comecei a preferir algo acessível e funcional, pois não me podia dar ao luxo de perder tempo a corrigir pequenas coisas.
Continuação de bom dia para ti também 🙂
Cumprimentos
Na verdade ele não foi tão incoerente quanto parece, porque as mudanças de opinião ocorreram justamente quando tais projetos mudaram radicalmente. Quando o KDE foi do 3.5 para o 4.0, o Linus mudou-se para o Gnome 2. Quando surgiu o Gnome 3, ele se mudou para o Xfce.
100% de acordo!
O KDE esta como nunca esteve e de todos os interfaces que conheco (e devo conhecer todos) ‘e sem duvida o melhor… para mim.
Gosto bastante deste ambiente gráfico, Nota-se bem a sua leveza. No entanto, no meu pc aconteceu-me duas vezes as bordas das janelas desaparecerem, fazendo com que os botões: fechar, minimizar e maximizar também desapareçam.
Para voltar a ter os botões e as bordas das janelas, basta escrever este comando na consola, “xfwm4” + Enter.
Testado e aprovado.
Depois de varias tentativas com o unity não gostei e alem disso o pc ficava lento.
Agora com o Xubuntu o sistema está rápido ainda melhor do que o ubuntu 10.10, que estava a usar até agora.
Dá para personalizar tudo, mesmo tudo, sem duvida a melhor escolha para quem quer um sistema rápido e fácil de personalizar/usar.
ainda ñ fiz o update para o 12.04, quando o tiver atualizado vou testar este ambiente grafico
Eu antes só gostava do 10.04lts mas agora já me estou a habituar ao 12.04lts.
E é sempre bom apostarem em linux porque adoro fazer site nele. Acho mais pratico do que windows.
o Futuro é do LXDE.
Ainda é mais leve que XFCE e igualmente poderoso , indicado para maquinas antigas .
Cumprimentos
Serva
Eu sou mais um dos que não gostam mesmo nada do interface Unity – que considero horrível. E desde que o Ubuntu mudou para este, por também o GNOME ter evoluído num sentido que não gostei, de menor simplicidade, mudei-me, em definitivo, para o XFCE e uso, desde então, o Xubuntu.
Já o KDE (esse então) é a mesma coisa… Complicam as coisas, sem necessidade nenhuma… Parece que se esquecem que o objectivo da tecnologia é simplificar – e não complicar – a vida às pessoas…
O XFCE é muito elegante e tem quase tudo o que uma pessoa precisa, incluindo um conjunto de aplicações muito simples para configurar o interface. Se houver alguma coisa que o XFCE não tenha e de que precisem, podem sempre instalar os programas feitos para GTK+ que correm no GNOME.
Eu recomendo vivamente o Xubuntu. Tenho-o também instalado num portátil recentemente comprado e que suporta mais do que esta versão do Ubuntu, não tenho necessidade de nada mais exigente e não sinto falta nenhuma das complicações do Unity e do GNOME.
Quando é que usaste pela última vez o KDE ? … não o acho mesmo nada complicado pelo contrario é extremamente intuitivo , tens só de te adaptar e reposicionar a forma como a interface está construída , controlas tudo através do centro de controle desde a instalação de novos temas aos ícones as decorações de janelas a configuração do compiz e do emerald , tens todos os discos montados no inicio de sessão , grande facilidade em dividires o ecrã em dois facilitando assim a navegação por todos os teus discos internos e externos com possibilidade de moveres ou copiares para o dispositivo que pretenderes e depois é sem dúvida o mais apelativo em termos de look e o que mais possibilidades te dá de alterares tudo até o splash screen , o KDE lembra-me os bons tempos do Gnome 2.3 aonde tudo era muito fácil de alterar , eu quando experimentei pela primeira vez o KDE não gostei logo a primeira e confesso que até coloquei de parte , mas depois de ler e ver mais uns vídeos no youtube resolvi dar-lhe outra oportunidade afinal eu estava orfão da Gnome 2.3 e não estava fácil encontrar um substituto a altura , mas por fim sinto-me em casa o domínio desta interface vem com o tempo de utilização e vão-se descobrindo sempre novos truques ou até novas funcionalidades que são acrescentadas em cada nova versão , eu recomendo vivamente , ainda tenho a minha 10,04 LTS instalada mas agora quando volto já sinto o peso dos anos desta interface , já não a conseguiria usar diariamente .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Utilizei o KDE das primeiras vezes que andei a experimentar vários ambientes de trabalho e várias distribuições de GNU/Linux, já lá vão uns 6-7 anos… eheh 🙂
Lembro-me que, dessas vezes – e de outra posterior, entretanto, em que experimentei este ambiente de trabalho também num portátil já com alguns anos – este interface era sempre o mais “pesado” e não via vantagem nenhuma em utilizá-lo, pois preferia a simplicidade gráfica do GNOME.
Como disse, já lá vão uns bons anos desde que o experimentei a sério. Por isso, é possível que seja como você diz num comentário anterior e que este já não seja actualmente tão “pesado”, comparativamente com os outros.
Vou então experimentá-lo outra vez, para ver como está.
Mas duvido que deixe de preferir a simplicidade do XFCE – característica essa que é a que eu mais aprecio nos ambientes de trabalho. 😉
Experimenta , retira a janela que fica instalada por defeito no canto superior esquerdo e depois para colocares widgets no ambiente de trabalho é só arrastares , podes aumentar ou diminuir o seu tamanho podes bloquear os elementos bastando-te clicar com o lado direito do rato no ambiente de trabalho e aplicares a opção bloquear elementos etc , primeiro que tudo vai ao centro de configurações ele dá-te opções para obteres temas novos, ícones , cursores etc , etc e tudo directo , mas também podes aceder a esta página que aqui te deixo aonde existem muitas semelhanças com a página da Gnome 2.3 : http://kde-look.org/
Um resto de bom dia para todos
Serva
O KDE é complicado Serva. Um dia experimenta usar o Mac OS X e vais ver como o KDE é complicado.
Jorge Santos , muito bom dia essa não é a minha opinião , no entanto em termos de opções de SOs se não usasse Linux teria de usar Mac OSX , quando se entra no mundo Unix já não se quer outra coisa .
O MAC OSX é um bom SO não digo o contrário , mas está a ser comercializado por uma empresa da qual não me identifico mesmo nada , o Linux acima de tudo é também um modo de vida do qual eu gosto de pertencer aqui fica alguns links para consulta :
https://www.youtube.com/watch?v=luAUz6oVIQc
https://www.youtube.com/watch?v=P8BhOH9g_QE
https://www.youtube.com/watch?v=OYADrhUR8nk&feature=relmfu
Cumprimentos
Serva
– Minhas poucas experiências com o Unity não foram boas utilizei-o somente para testa-lo e não gostei em nada. – Utilizo o Gnome3 e não tenho nada a reclamar.
Boa noite vejam o que a Distro Pinguy está a preparar , a Canonical que sem dúvida foi quem até a pouco tempo atrás mais impulsionou o Linux está em vias de perder o seu protagonismo nesta comunidade que cada vez mais se tem diversificado , não se pode chamar de rolling distro , mas o conceito de os repositórios serem actualizados pela própria comunidade Pinguy evitando problemas de dependências ou incompatibilidades agrada-me e eleva a fasquia .
Eu tenho esta distro instalada no meu pc de testes , mas a versão final ficou-se pela 11,04 a versão final da 11,10 nunca passou da versão alpha , e quando todos pensava-mos que esta comunidade tinha-se desmembrado eis que ressurge ainda com mais força e com novas ideias , com um forum organizado e muito participativo , é este o grande milagre do Linux todos encontraremos uma distro que se adapte aos nossos gostos e hábitos de uso .
Aqui fica o link com a explicação do que esta comunidade pretende fazer com o lançamento da 12,04
http://forum.pinguyos.com/Thread-12-04-Repositories-Sponsorship-Beyond
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
ÁS vezes dá-em vontade de voltar para o ubuntu 10.04 🙁
Olha que eu não digo que não pudesse voltar para o Gnome 2.3 , mas temos de perceber que a evolução no Mundo Linux tem sido tal que 2 anos para o Linux representa para os seus concorrentes um período de tempo muito superior , essa é outra das vantagens do Linux a sua constante evolução e tem tido excelentes resultados , com uma comunidade mais vasta e espalhada pelo Mundo inteiro .
Cumprimentos
Serva
Podes sempre experimentar o ambiente de trabalho Mate, que não é mais do que um fork do Gnome 2
eu instalei o Xubuntu 12.04 e por acaso gosto muito do XFCE, não uso Unity porque o meu pc é uma bosta, ja usar XFCE em algumas coisas sabe deus….
Sempre podes tentar o LXDE que é ainda mais apropriado para computadores mais velhos e com menos recursos , fica aqui um link de uma das distribuições que turbinou muito bem o LXDE .
http://distrowatch.com/?newsid=06822
Cumprimentos
Serva
Experimenta o LXDE que é ainda mais leve que o XFCE.
Eu gosto do unity, mas este continua sempre a me bloquear o pc… Sinceramente ja não sei o que faça… :/
Cumprimentos,
Reis
Experimenta XFCE e dá algum tempo para te habituares às diferenças. Vais acabar por gostar.
Em tempos que já lá vão instalei o xfce no meu ubuntu e por acaso tem algumas vantagens em termos de recursos de sistema. O xfce com o ubuntu chama-se lubuntu. O sistema fica mais leve e para quem não precisa de grandes maquinas e precisa apenas do básico e quer poder na maquina acho que é uma interface a não recusar. Eu recomendo vivamente o XFCE
Ubuntu com XFCE é “Xubuntu”.
“Lubuntu” é o Ubuntu com o LXDE – um ambiente de trabalho ainda mais leve que o XFCE, mas que não é tão visualmente agradável e – tenho a impressão – também não tão completo quanto o XFCE.
E, já agora, aproveito para recomendar ainda outra distribuição…
Quem quiser uma coisa mesmo muito leve, a melhor distribuição que conheço, e que é simples de utilizar, é o CrunchBang. Que é essencialmente o Debian com o Openbox.
@Fernando Negro ,
Boa tarde , essa não conheço vou experimentar , obrigado pela partilha .
Cumprimentos
Serva
Já fiz o downlad estou a queimar o CD para experimentar de raiz numa das minhas maquinas de testes , optei pela versão Backports , tem já o Kernel 3.2 .
Cumprimentos
Serva
Boa tarde ,
Estou fascinado com este novo Kernel e com a qualidade que temos em filmes no formato mkv , bem melhor que no Windows , esta questão era um calcanhar de Aquiles nas distros Linux , agora passamos do 8 para 80
Cumprimentos
Serva
Eu cá acho mais interessante a LXDE, mas sim XFCE é uma boa alternativa ao Unity que é definitivamente a pior opção que a equipa ubuntu fez!
As informações mais atuais do Xfce estão disponiveis em http://www.xfce.org
Já está disponível a nova versão 4.10 com imensas novidades e correções. Esta versão não vai estar disponível para o 12.04 oficialmente e o comando referido pelo Pedro vai instalar a versão 4.8. No entanto, através deste ppa: http://tinyurl.com/cwlbym3 podem instalar a nova versão.
Tem piada… Só leio é mal do Unity. hehe 🙂
Já no ubuntuforums, quando surgiu este ambiente de trabalho, a maior parte das pessoas também não gostaram nada… 🙂
Podes crer , agora com a versão LTS , o Ubuntu vai perder ainda mais utilizadores infelizmente , a Canonical de a uns tempos para cá tem assumido uma atitude completamente autista que pode prejudicar imenso toda a comunidade que se formou a sua volta , esperemos que acordem antes do desastre antecipado .
Cumprimentos
Serva
Pois tens razao… quase esquecia que existe o xubuntu. Mas acho que o lubuntu tambem usa o xfce. Estou a usar o unity neste momento e acho que vou por o xfce numa maquina que raramente uso. Apenas quando venho aqui passar o fim de semana…. o Ubuntu 12.04 com o Unity nesta maquina parece um caracol… muito lento mesmo. Vou experimentar o xfce
É só usar o google ou o site oficial. Lubunto é com LXDE. Xubuntu é com XFCE. Kubuntu é com KDE. Ubuntu é com Unity.
Ja testei os diversos interfaces gráficos e acabei por ficar com o LXDE. Simples, rápido e eficiente. O meu portátil ficou bem mais rápido com ele…
Boa noite para quem tiver interesse em saber a agenda de lançamentos do KDE aqui fica um link para que melhor percebam o que esta comunidade está organizada .
Estou ansioso para que surja uma distro produzida pela comunidade KDE que cada vez faz mais sentido após o anuncio que a Canonical vai deixar de dar suporte ao Kubuntu .
Aqui fica o Link :http://techbase.kde.org/Schedules/KDE4/4.9_Release_Schedule
Cumprimentos
Serva
Boa noite ,
Mais novidades para o KDE 4.9 que facilitaram e muito a interacção com todo o conteúdo do nosso PC , vale a pena ver são poucos minutos .
http://sejalivre.org/novo-lancador-para-kde-e-baseado-no-futuro-hud-do-unity/
Cumprimentos
Serva
Amigo eu instalei e deu para testar… E realmente é muito bom, rápido… É tudo q promete. Mas só uma dúvida e se eu quiser desinstalar como faço?
Pessoal,o ubuntu está descendo pela primeira vez em 5° lugar na distrowatch,e o SOLUS OS está em 2° lugar.
o Ubuntu 12.04 está fraco ainda mais com bugs e o unity,que desta vez nem está tão estavel.
Bom dia eu já tinha escrito sobre a fraca estabilidade para um versão LTS , mas também te posso dizer que já existiram vários updates e lançados em tempo record que corrigiram alguns deles , mas ainda é necessário corrigir muitos mais .
Cumprimentos
Serva
Desisti do Unity quando, por duas vezes, o Nautilus (“pasta pessoal”) abriu-se maximizado (até aí tudo bem) mas SEM FOCO, de modo que os botões “fechar, minimizar, maximizar” e menus pertenciam à janela de trás (o Firefox). Quando o Firefox perguntou se eu queria fechar todas as abas, eu levei um susto!
Aí instalei o Xfce e o KDE, estou testando os dois para ver qual eu gosto mais. Tive uma ótima impressão do Xfce (após trocar aquelas cores desbotadas). O KDE eu já conhecia e tem tantas configurações que é difícil resistir à tentação de ajustar cada detalhezinho!
Ubuntu 12.04 – Não gosta da interface Unity? Instale o XFCE | Pplware I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my trouble. You are incredible! Thanks! your article about Ubuntu 12.04 – Não gosta da interface Unity? Instale o XFCE | PplwareBest Regards Lawrence
O melhor do xfce é que dá para por bastante parecido com o gnome 2 😀
gnome classic melhor
Comecei a usar o xfce por nao gostar do unity nem do gnome3, nao os acho intuitivos. Hoje uso o xubuntu 12.04, excelente, bonito e super personalizavel, da pra deixar muito bonito e sempre fica mais leve q seu irmao ubuntu.
Uma alternativa pra quem gosta de graficos incriveis é o kubuntu.
Não uso linux, com alguma pena, mas neste momento estou a instalar o xubuntu, + o colibri, para um amigo usar numa pequena loja.
Acho que não tenho que me preocupar com licenças. (já agora se estiver errado agradeço esclarecimento)
Vamos ver como corre.
Como faço para desinstalá-lo?
Grato!
sudo apt-get install xubuntu-desktop