Transforme o Raspberry PI numa emissora FM em 1 minuto


Destaques PPLWARE

51 Respostas

  1. NeTtle says:

    Muito interessante, obrigado por este e por todos os tuturiais que partilhas com a comunidade PPWare.

    Será possível em vez de broadcast fazer de receptor?
    A minha ideia era aproveitar uns microfones sem fios cujo receptor está avariado…

    • lmx says:

      hummm…

      penso que não, porque o sinal recebido é muito fraco…

      terias que ter usar mesmo um receptor de radio…tipo SI4735-D60

      • ddouble says:

        Não entendo muito disto, mas o sinal recebido é muito fraco?
        Daquela forma o RB transmite na freq. escolhida o que se quer, mas para receber e ouvires pelo Audio dele (por ex) não daria ou teria que se fazer de outra forma? Isto porque ele vai até aos 250 Mhz.
        Se estou a baralhar tudo então expliquem-me sff 🙂

    • int3 says:

      acho que a palavra “receptor” está a dizer tudo.

  2. Paulo says:

    É pah, no meu tempo de escola fiz prai uns 30 circuitos impressos para fazer um emissor fm, e nunca consegui fazer um que fica-se mesmo bom… e voces agora mostram-me isto, vou ter de testar. Tem ideia de alcance? E como incorporar um microfone, como se faz?

  3. KrusherPT says:

    E o range disto, gostaria de saber que are comsegue cobrir o sinal….

  4. KrusherPT says:

    Hmm vou ver se consigo arranjar maneira de aumentar o sinal.
    Uma coisa alguem sabe onde comprar um raspi atravez de bitcoins? dava muito jeito…
    E thanks pela info 🙂

  5. Gonçalo Oliveira says:

    O rádio transmissor que se mete em causa é um Baofeng UV-5r (acho eu).
    Tem potência de 5w e numa banda de VHF pode ser muito e num raio vários km’s…

    Quero alertar para a ilegalidade disto!!!!

  6. Tiago says:

    Boas, sou novo nisto mas gosto de experiencias.
    Tenho uma pergunta,como se muda o ficheiro sound.wav para outra musica?
    Posso ter o ficheiro em qualquer lado do rasp e depois fazer o comando?:
    sudo ./pifm meusom.wav 100.0

    Cumprimentos

  7. Hmm says:

    Hmmm, agora tb já ensinam a fazer ilegalidades no pplware?

  8. Com 5W’s faz na boa mais de 50km’s, mas depende muito da altitude a que estiverem e obstaculos, até fazem mais de 100km’s se estiverem em pontos mais elevados como serras.

  9. Arlindo Pereira says:

    tenho a certeza que o pplware realiza os testes dentro de um bunker a vários metros de profundidade. Assim não há o minimo risco de interferências. lol true Story!

  10. Arlindo Pereira says:

    heheh

  11. tiago says:

    New! Now with stereo

    sudo ./pifm left_right.wav 103.3 22050 stereo

    # Example command lines
    # play an MP3
    ffmpeg -i input.mp3 -f s16le -ar 22.05k -ac 1 – | sudo ./pifm –

    # Broadcast from a usb microphone (see arecord manual page for config)
    arecord -d0 -c2 -f S16_LE -r 22050 -twav -D copy | sudo ./pifm –

  12. Everpi says:

    Old but gold, se quiserem ler um post mais técnico: http://everpi.tsar.in/2013/12/transmitindo-rf-com-o-raspberry-pi.html

    Lembrando que é possível transmitir não só modulação FM, basta adaptar e também é possível transmitir além dos 250Mhz utilizando harmônicas.

  13. Miguel says:

    Com 20cm de cabo, provavelmente nem conseguem ouvir a emissão fora da divisão onde estão.
    É que, ao contrário do que muita gente pensa, 85% da força da emissão é proveniente da Antena e não do aparelho emissor.

    Com isso dito, a maneira de aumentar o alcance de emissão é agarrarem num cabo (qualquer fio de cobre serve mas, os melhores são os fios de cobre mais grossos), usarem o cartão que segura o papel higiénico e enrolarem o fio em volta sem se sobrepôr (ao estilo resistência mas só com 1 volta)
    Com essa pequena operação, conseguem aumentar a potência de emissão em 50 a 100 vezes o original.

    Não se esqueçam é que não devem usar frequências FM que já estejam em uso no local onde estão a realizar os vossos testes. (emissões longas e que não paguem a taxa anual à anacom, são ilegais e podem levar a multas bastante elevadas)

    • CS7AEL says:

      Discordo parcialente.

      Não é o acrescentar metros á antena que vai aumentar o ganho.

      Existe um balanço ideal á saida do amplificador operacional que dá a portadora, cujo valor em ohms terá de estar balanceado com a antena, ou seja, a antena terá de estar ressonante (balanceada) com a saida do amplificador operacional da portadora para a respectiva frequência, ou comprimento de onda da portadora. No meio da banda de frequência comercial FM, digamos os 93 mhz, o comprimento de onda completa da frequencia seria por volta de 3 metros, sendo que se usarmos um dipolo de meia onda teriamos em cada tramo mais ou menos metro e meio. Para alem disto podemos conbinar varios tipos de antena, até com mais comprimento, ou menos (yagi), mas ai já teriamos que efectuar várias transformações á antena, porque a mesma deixaria de estar ressonante porque ficaria desbalanceada, e seria necessário recorrer a bobines ou traps para transformar a impedância para ficar semelhante á do valor em ohms da portadora, e ai sim atingirmos ganhos superiores correspondentes ao comprimento de onda *x . Mas, para a potência que vai sair do amplificador ou integrado, é preciso não esquecer que se a potência vai ser minuscula, é possivel que a mesma não consiga vencer a passagem pelo elemento radiante ( Corrente de Foucault )ou a mesma acabe por não ser irradiada devido á antenuação causada por uma antena desproporcional.

      73,

      CS7AEL

  14. Rafael says:

    Há hipóteses de tornar um raspberry num servidor de webradio?
    Como se eu do meu pc, atraves de um software por exemplo SamBroadcaster, emitisse para o ip do raspberry, e este, emitisse para uma radio online?

    //nao sei se me expliquei bem…

  15. SewOnaSal says:

    Boas, hoje tive a fazer este tuto (https://pplware.sapo.pt/linux/raspberry-pi/aceda-ao-raspberry-pi-mesmo-sem-monitortv/) e até agora está a funcionar, mas uma coisa que achei curiosa, é que as janelas que abro no desktop (remotamente) nao aparecem na tv e vice-versa

    é normal?

    Cumps!

  16. Pedro Pacheco says:

    É possível fazer isto com um arduino ou só com o Raspberry Pi?

  17. José Patrão says:

    Petaculo xD
    Adorei funciona 5 estrelas

  18. Ruan Rocha says:

    Olá, gostaria de saber se é possível transmitir o som do Pi (sem ser em ficheiro) por FM, pois pretendo fazer com que saia o som do XBMC e seja transmitido via FM, é possível? Obrigado!

  19. Ewler says:

    Olá, muito interessante o post, estas de parabéns. Tem algum método de fazer transmissão ao vivo?(devo esclarecer que tenho como fim comunicação empresarial e não criação de rádios ilegais)

  20. pedro.m says:

    olá, como faço para por a reproduzir uma pasta com músicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.