Todos os anos o Pplware apresenta e analisa várias distribuições Linux que, por um característica ou por outra, destacam-se das distribuições Linux mais populares. Como sabemos falar em GNU/Linux passa muita das vezes por falar no Ubuntu, Fedora, Mint e outro.
Hoje apresentamos um pequeno TOP 6 das distribuições Linux “alternativas” que apresentamos em 2014.
Puppy Linux
O Puppy Linux é distribuição Linux pela qual temos uma enorme simpatia, isto porque é pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição que permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.
ZorinOS
Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7.
Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Changer” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
Makulu
Makulu (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal, entre outros sinónimos. Esta distribuição oferece software e codecs pré-instalados no SO no intuito de disponibilizar ao utilizador, no seu quotidiano de utilização, uma experiência out-of-the box.
O Wine vem também pré-instalado, bastando clicar duas vezes no instalador ou exe para que os processos se desenvolvam no Linux similarmente aos processos do Windows.
Peppermint OS
O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objectivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas mais antigas. Baseado no Lubuntu, este sistema oferece uma excelente performance uma vez que muitas das aplicação assenta na tecnologia ICE – aplicações com base na cloud.
Antergos
O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambiente gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.
Deepin 2014
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.
E são estas as nossas seis escolhas de Distribuições Linux Alternativas para 2014. Certamente poderão considerar outras e nesse sentido gostaríamos de lançar aqui o desafio a todos os nossos leitores para fazermos mais um TOP 6. Ficamos a espera do vosso contributo!