Em 2014 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux.Em plena recta final de 2014, e depois de apresentamos um TOP 6 – Distribuições Linux Alternativas em 2014, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e hoje apresentamos a segunda parte (leia a parte I) do TOP 10 das mais populares e das que mais nos surpreenderam pela positiva.
Deepin 2014
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.
Mageia 4
O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Relativamente a aplicações, o Mageia 4 vem com o Libreoffice 4.1.3.2 para produtividade, Firefox como browser por omissão, Empathy com cliente IM, Shotwell como gestor de fotografias, Gimp para imagem, Gparted para partições, etc.
ZorinOS
Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar muito idêntico ao Windows 7.
Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Changer” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
Bodhi
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Kali
O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros.
E é esta a nossa selecção de distribuições Linux para o ano de 2014. Para 2015 prometemos continuar a trazer até todos os nossos leitores o melhor desta área e estamos convictos que o mundo Linux vai crescer bastante com a “nova” internet da coisas…afinal os mini PC’s têm na sua maioria um GNU/Linux como SO.