Tiny Core 6.1: Para os PCs que não aguentam com o Windows
Um distro Linux completa com apenas 15 MB
No mundo Linux existem distribuições para todos os gostos e necessidades. Para quem tem PCs mais antigos existem várias distribuições concebidas especialmente para correr em hardware legacy.
Para quem precisa de uma distribuição GNU/Linux leve, que não ocupe muito espaço em disco e que funcione perfeitamente na sua máquina antiga, a nossa sugestão de hoje vai para o Tiny Core.
Necessitando apenas de 15 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essenciais para um funcionamento básico do sistema. O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida. Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:
- Core (15 MB) – Tiny Core Linux apenas com CLI
- TinyCore Pure (20 MB) – Inclui ambiente gráfico e suporte para ligações à rede por cabo
- CorePlus (78 MB) – Inclui ambiente gráfico e além do suporte para ligações à rede por cabo inclui também suporte para ligações wireless;
Para a elaboração deste artigo, experimentámos a versão CorePlus (78 MB) utilizando o Virtualbox. Após a criação da máquina virtual, mandámos arrancar o sistema, indicando um dos seguintes modos.
Veja aqui toda as alterações do Tiny Core v6.1
Esta é, sem dúvida, uma das distribuições mais fantásticas que já experimentámos pelo facto de ser mesmo pequena... mas muito funcional.
Este artigo tem mais de um ano
Vou experimentar.☺
Cá por casa tenho um notebook já antigo com Xubuntu e que já só uso para desenvolvimentos light. Estava a pensar meter-lhe brevemente um Lubuntu mas antes acho que vou experimentar meter o Tiny Core Plus, para ver como se comporta
Alguém me diz qual o melhor SO para uma máquina mesmo muito velhinha com 128 mb de ram?
No primeiro parágrafo está um link para um artigo onde falam sobre várias distribuições bem leves.
Acrescento o LegacyOS e o wattOS.
Muito obrigado. Mas gostava de reforçar a minha pergunta. Para si qual a melhor? Qual corre mais fluida?
Nunca precisei de instalar um SO num computador com 128 de ram. O mínimo que instalei foi num com 512. Nesse corre bem o LXLE mas para 128 MB é capaz de ser demais.
O WattOS e o Slitaz são capazes de ser os melhores para esse pc pois são bastante leves e são mais completos que o Tiny Core.
Já experimentei o WattOS, o Slitaz, o Puppy e o TinyCore. O mais rápido e leve é sem dúvida o Tiny, embora exija uma curva de aprendizagem para quem, como eu, não tinha experiência em Linux… O Slitaz tb é mto bom, está a correr num portátil com 256M RAM…O Puppy é excelente, mas precisa de mais recursos…
experimenta o slackware.
…tb uso o porteus linux usb, baseado em slackware com módulos num pc velhote é sempre abrir e numca vai abaixo e vai para todo o lado, junto outros pequenos programas como o rescatux em usb multiboot e fico com um canivete suiço….
isto é td muito bonito mas depois só serve pra ir à net! começem a instalar offices e afins e lá se vai o “light”!
Tudo vai depender do que se pretende fazer; se o objetivo for só ir à net, serve.
Para outros afazeres, há outras distros.
boas,
tenho um eee pc da asus de 1gb de ram, acabei de lhe instalar o lubuntu 14 (penso q o mais recente), para o que já usei (apenas firefox e kodi) tem uma performance muito porreira para aquilo que estava habituado com os (vários) ruindows que já instalei (desde o 7 mais basico, xp, 8), apesar de aquecer 1 bocado. A questão é: haverá alguma distro +- recente que apresente melhores desempenhos, ou lubuntu é mesmo o ideal para este minicomputador?
será que roda no classmate pc 512 ram e 2G de armazenamento ?