Tablets com Ubuntu OS chegam também no Outono
Foi durante o MWC2014 que a Canonical, pela voz do seu fundador Mark Shuttleworth, anunciou as primeiras duas empresas que vão colocar no mercado dispositivos móveis com Ubuntu OS.
Os equipamentos BQ Aquaris e Meizu MX3 da espanhola BQ e chinesa Meizu, respectivamente, já estiveram expostos no stand da Ubuntu e agora sabe-se que os mesmos serão apenas lançados no Outono…tal como os Tablets com Ubuntu OS.
O ex-CEO da Canonical, Mark Shuttleworth revelou recentemente mais algumas informações sobre a chegada ao mercado dos equipamentos com Ubuntu OS. Shuttleworth referiu que a Canonical está empenhadíssima em oferecer a melhor experiência de utilização nos dispositivos móveis com a sua plataforma, e que neste momento os fabricantes já podem experimentar/testar o Ubuntu OS nos seus dispositivos.
Como é sabido a espanhola BQ e chinesa Meizu foram as duas primeiras empresas a assumir publicamente que vão colocar no mercado dispositivos com o Ubuntu OS mas a comunidade quer também algumas marcas “de peso” para apoiar o projecto. Shuttleworth referiu que algumas “grandes” empresas estão dispostas a investir o seu tempo e dinheiro para adoptar o Ubuntu OS nos seus dispositivos móveis.
“Estamos empenhados em ter um bom grupo de fabricantes, incluindo fabricantes que já tiveram a sua própria plataforma. Eu sinto-me muito confiante de que os grandes fabricantes estão de “olho” no Ubuntu como a nova plataforma aberta.. " disse Mark Shuttleworth.
O fundador da Canonical referiu também que a empresa apenas tinha inicialmente a intenção de desenvolver a plataforma para smartphones, mas o mercado convenceu a própria Canonical a investir numa adaptação da interface para tablets. Shuttleworth acabou por anunciar que tanto a versão para smartphones como para tablets apenas estará disponível já no Outono.
Outro assunto interessante comentado por Shuttleworth diz respeito à forma como a Canonical espera fazer dinheiro com o UbuntuOS. Segundo Shuttleworth, por cada equipamento vendido com UbutnuOS, a Canonical recebe um royalty ,tal como a Google faz com o Android.
O UbuntuOS está em desenvolvimento há mais de um ano. De referir que já existe uma versão estável disponível, que pode ser instalada no Nexus 4, 7 e 10 – saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Antes não se chamava Ubuntu Touch / Ubuntu Phone OS e agora é só Ubuntu OS ?
Parece a história do Windows para tablets ARM (o Windows RT) que ao princípio, por culpa da Microsoft, muitos pensavam que era o verdadeiro Windows.
Só sei que se a canonical de facto conseguir ganhar dinheiro com o Ubuntu OS, poderemos esperar grandes avanços no mundo do Linux! Quem sabe se o Linux começa a ganhar mercado e as software houses começam cada vez mais a substitui-lo pelo Windows como plataforma de eleição. E ainda para mais temos a Microsoft a ajudar, ao lançar sistemas operativos cada vez piores e a obrigar as organizações a gastarem milhões a actualizar os computadores que correm em XP.
Vá, vamos deixar os comentários sobre sistemas operativos e a sua qualidade para quem sabe daquilo que fala…
Dizer que a Microsoft lança sistemas operativos cada vez piores é como dizer que o Sporting está a dominar as competições euopeias esta época.
Tirando o Vista, que é realmente um Windows péssimo, onde é que o Windows 7 ou o 8 são maus? Que têm a menos que os outros?
Não saber usar uma coisa, não significa que ela seja má.
Quem sabe daquilo que fala? Sou engenheiro informático, para além de desenvolvimento de software de desktop, web, mobile e robótico, também faço planeamento de redes em grande escala (com respectiva configuração), configuração de servidores para grandes empresas e respectiva administração, e sou consultor nas horas vagas.
Portanto, para consumidores não diria que o Windows 8 esteja pior, até acho que esteja mais apelativo graficamente, mas para empresas não serve simplesmente. As mudanças no funcionamento atrasam muito num contexto empresarial. Poderiam manter uma versão mais profissional para este contexto e outra para consumidores. Os nossos clientes quando que fazem update do XP querem sempre actualizar para a ultima versão, pois é a que oferece suporte mais alargado, não vão actualizar para o 7 para daqui por pouco tempo terem de actualizar novamente. A gestão das empresas tem sempre o intuito de maximizar os lucros e minimizar as despesas. Em termos de melhoramentos funcionais os 8 apenas traz a gestão de memória e transferência de ficheiros.
Se calhar fui um bocadinho brusco. Normalmente o pessoal que diz que o Windows está cada vez pior não percebe aquilo que diz.
Atenção que eu concordo contigo, só não concordo com a parte do cada vez piores.
Se calhar as versões enterprise deveriam ter um interface mais “developer friendly”, mas mesmo assim o interface do windows 8 não é mau para desenvolvimento.
Alterar um parque informático custa dinheiro, mas deixar de haver suporte nao significa que se deixe de usar um sistema operativo. E saltar para Linux ainda é um bocado arriscado. Ícones e janelas toda a gente usa na boa, um terminal é que já é mais complicado. Além de que nenhum suporte é infinito, o windows 7 saiu em 2009 e terá suporte até 2020, o último Ubuntu LTS saiu em 2012 e tem suporte até 2017, qualquer versão do Red Hat tem 10 anos de suporte e do SUSE tem 13. Logo se o problema é a falta de suporte, com a mesma lógica, terias que mudar todo o teu parque informático em 2017 se trocasses para o Ubuntu LTS ou 10 anos depois da data de release da tua versão do Red Hat, por exemplo. (Eu sei que há muitas distribuições de Linux, mas poucas serão as que dão mais suporte que isto, se exitirem sequer)
Tudo bem que o Windows é pago, mas numa organização que contrata o serviço Microsoft, o custo do Windows para toda a gente faz parte do pacote e no pacote não vem só o Windows, vem também o office, soluções empresariais, subscrições do msdn, etc, etc. Para o senhor que tem uma loja e comprou o PC com o windows XP, há que haver a noção de que o sistema ficará obsoleto com o tempo. Como também todos os sistemas ficam com o passar do tempo.
A minha pequena introdução foi só para mostrar que não deves julgar que sabe ou não com base num comentário apenas. Sim, o Windows quanto ao suporte é excelente, pois é para isso que se paga. Disso não há duvidas. A diferença no Linux é que, quando o suporte termina, podes fazer upgrade de graça ou com custos muito mais reduzidos, principalmente se estivermos a falar de pacotes com Office incluídos. E nem vamos entrar na questão dos servidores…
O windows, a cada versão que sai, é pior que o anterior…uma bosta!
E o pior ainda…é pago, são desleais, usam vendor lock in…e só no meu País…levam milhões e milhoes de euros todos os anos…
http://www.esop.pt/8me-em-falsos-concursos-publicos-para-aquisicao-de-software-em-2013/
Nós que somos o País mais pobre da União europeia, e queremos nos comportar, como o País de longe mais rico da UE!!
Se a Espanha, Alemanhas, etc que são riquissimos, comparativamente, não usam, ou estão a cortar fortemente, porque é que nós devemos usar??
Temos um País com défice publico superior a 130%…não sei se alguém já tinha reparado nisso(e nem sequer vamos falar do privado(cerca de 4 vezes superior)…ninguém tem coragem para começar a falar do défice que existe no privado, e que em grande parte foi provocado pelo estado, numa tentativa de se desendividar…)??
Parece que não!
Hoje em dia falasse muito da Ucrania, mas eles estão muito melhor que nós…eles teem um defice de cerca de 60%…
Mas depois veem estes betinhos da treta, aumentar o iva, destruir os empregos, cortar nas pensões dos velhinhos, etc…e claro comprar software proprietario que custa uma fortuna, com tanto engenheiro desempregado no País , onde poderia ser um facto de alavancagem da nossa economia…é só palermas!
Vocês deviam abrir um buraco meterem-se la dentro e pedirem gentilmente a alguém que o feche!!
Eu estava com esperança que fosse em Abril com o lançamento da LTS. 🙁