Suporte nativo multitouch em Linux?
Li um comentário no outro dia no nosso site, onde era referido que "alguém inova e depois todos implementam". A Apple foi inovadora na forma como integrou a tecnologia multitouch no seu iPhone. A Microsoft implementa esta tecnologia no Windows 7 que estará brevemente disponível. E o Linux?
Bem, em relação ao Linux existiam algumas tentativas com parcial sucesso ou meras experiências académicas de laboratório com nada de muito concreto e palpável para o utilizador final.
Contudo, esses dias estão contados por isso não se admire se começar a ver a curto prazo este tipo de suporte na sua distribuição de Linux favorita.
Apresento aos nossos leitores a recente disponibilização de uma implementação multitouch para Linux. Sim, é um esforço palpável já que se trata de um suporte multitouch nativo e funcional disponível para download, com passos incluídos no site oficial (caso se sinta com coragem para tentar).
A implementação é da autoria do Interactive Computing Laboratory, pertencente à francesa ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile).
Bons tempos vivemos ao nível tecnológico em que a tecnologia começa a ser cada vez menos a barreira para a escolha do sistema operativo.
Custa-lhe a acreditar que tal suporte já esteja disponível para o sistema do pinguim? Então não deixe de visualizar o vídeo que lhe deixei em cima, e siga o link depois deste artigo para as instruções de instalação. 😉 lii-enac
Este artigo tem mais de um ano
a musica do video é irritante
x2
Então mas o multitouch com dois dedos não tinha sido patenteado pela Apple?
Não tenho a certeza do que vou dizer mas…
Patentar “multi-touch com dois dedos” era um bocado parvo se fosse (e se realmente foi) permitido. Depois o próximo patenteava com 3 e assim sucessivamente. Iamos ter dispositivos a serem precisos os 10 dedos das mãos para trabalhar com eles só porque uns foram mais rápidos que outros a patentar.
O que eu sei, ou tenho ideia de ter sido foi que a Apple pattentou algumas “formas” de usar multi-touch, por exemplo, o movimento especifico com 2 dedos ilustrado no video para fazer zoom in/out. Isto foi o que eu acho que li na altura…
De qualquer forma, patentear este tipo de coisas é completamente ridiculo e nem devia ser permitido.
a MS patenteou o duplo click do rato.
O problema é de quem deixa patentear este tipo de coisas. pura estupidez.
e sim, a apple patenteou movimentos. mais uma estupidez.
dedo mindinho do pé esquerdo!LOOL
dsclpem la mas nao resisti:P
🙂
Isto realmente é rídiculo…
Coitado daquele ecrã que ficou cheio de pegadas…
… dedadas*
E eu que pensava que isto tinha sido implementado primeiro no Microsoft Surface…
Nada a ver. Aliás, nem foi a apple segundo sei… A apple aplicou-a no iphone mas quem a desenvolveu foi outra empresa. Pelo menos é essa a ideia que tenho.
Em relação ao artigo pelo video pareceu-me menos preciso que o apresentado pelo win7. Mas ja é um bom começo! 🙂
Sim, a tecnologia multi-touch foi “descoberta” e desenvolvida por outra empresa, o resto do povo só adapta a tecnologia aos seus produtos.
Neste assunto nenhum dos gigantes pode dizer que foi ele que inventou e consequentemente gabarem-se que são melhores.
A Microsoft não está a entrar agora, com o Windows, na tecnologia multitouch. Já o tinha feito com a Microsoft Surface, mesmo antes da Apple e do iPhone.
Faz agora dois anos que eu própri escrevi um artigo, aqui no Pplware, sobre a Microsoft Surface e a originalidade do projecto:
«Há já algum tempo, Jeff Han, da Universidade de Nova Iorque e director de uma empresa destinada à comercialização desta tecnologia, tinha feito demonstrações de protótipos semelhantes, que incluem um cenário de partilha de fotos no tampo de uma mesa bastante semelhante ao da Microsoft.»
http://cs.nyu.edu/~jhan/ftirtouch/
A Apple já andava atrás da tecnologia e este foi um dos primeiros videos que vi na epoca…e foi a primeira vez que mostraram ao publico.. mas já estava em desenvolvimento a bons anos antes…
https://www.youtube.com/watch?v=89sz8ExZndc
Ora ai está inovação, como é dito, a tecnologia deixa de ser uma entrave na escolha do SO.
Quanto ao multitouch, já tinha sido inventado a muito tempo, a apple apenas adaptou ao pequeno ecra do iphone, e patenteou o inevitável. Só acho estupido este tipo de patentes é que são estupidas qualquer dia patenteio um gesto qualquer e quem o executar tem de pagar ( bem a apple ja patenteou movimentos para adaptar aos seus sistemas com reconhecimento gestual).
Em fim, aguardo pela vulgarização de tal «tecnologia».
Para esclarecer qualquer dúvida aqui ficam as referências:
A primeira empresa verdadeiramente inovadora no campo multi-touch em telemóveis foi a Sueca Neonode com o modelo N1.
Primeira aparição em 2001 e lançado ao público em 2004 devido a atrasos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Neonode
Em 2000 a Microsoft em parceria com a Sagem introduz o primeiro telemóvel com capacidades touch, o “WA 3050” foto: http://www.mobilewhack.com/sawa3050_00.jpg
http://www.microsoft.com/Presspass/press/2000/nov00/sagempr.mspx
A tecnologia Muiti-Touch em geral, não apenas em telemóveis data de 1982:
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-touch
Dúvidas em relação às patentes do iPhone:
http://gizmodo.com/5142445/dissecting-apples-multitouch-patent-can-it-stop-palm
Para variar, a Apple distorce a verdade acerca da sua capacidade inovadora e os sues utilizadores seguem-na a preceito.
A última mentira da Apple é que o Safari 4 foi um enorme sucesso por ter sido instalado por 11 milhões de utilizadores em apenas 3 dias. Leiam o seguinte artigo para terem a noção de como esta empresa é manipuladora.
http://community.winsupersite.com/blogs/paul/archive/2009/06/12/11-million-safari-downloads-um-sort-of.aspx
A Apple é uma empresa com um Marketing brutal!
E não se esqueçam que a ydreams também está a desenvolver um sistema idêntico, por cá; mas se for tão sofisticado como o site deles, não há-de ir longe (digo eu – está em três línguas, mas vindo de Portugal, com um sistema em português, apresenta-te as páginas em inglês…).
Andamos na época de que ter material apple é ser cool. Já existia multi touch em telefones antes do iPhone. Já existia video em leitores de mp3 antes do iPod. É certo que a Apple apareceu por aí com coisas interessantes mas não se deve atribuir a esses tipos todas as coisas que acontecem no mercado.
Nem sempre as empresas conhecidas aparecem com novas ideias. Alguém inventou e os grandes compraram as patentes e implementaram. Quanto ao multi touch e pela minha experiência confesso que não me atrai. Há coisas mais interessantes que andar a enche um ecrã com dedadas.
100% 😎
De certeza que vai começar a haver gente a vender dedeiras e cenas assim, à pala disso
Só para ti: Fingerprint-resistant oleophobic coating
http://www.apple.com/iphone/specs.html
de ser anunciado a ser verdade..
Grandes ideias não saem propriamente das empresas, elas buscam maior parte das vezes .. talentos…
Faz parte de qualquer empresa, e o segredo não está em quem o faz primeiro mas sim quem o faz BEM PRIMEIRO 😉
As vezes fico meio perdido nesse tiroteio… se a comunidade Linux é considerada como o que ha de mais “geek”, tanto é que consegue fazer sistemas operacionais tão bons quanto os da Micro e Apple, qual é então o motivo do frisson causado pelo fato de se conseguir dar suporter a uma tecnologia, que não é tão nova ?.
Isto me da a impressão de desvirtualização da comunidade pois cada feito que o Linux consegue, que os outros sistemas ja possuem, é motivo de páginas na net e comemoração… então… estão a fazer um sistema inovador ou tentando chegar onde os outros ja chegaram ?
carlos rajas
O que os outros já fizeram o quê delaorden? Vês algum sistema operativo (tirando telémoveis e porcarias do género) que já aplique o multi-touch massivamente e como deve ser? Só se for o sotware que se usa nos cafés e afins para fazer a conta do almoço. Além disso, o Linux não inovou neste campo específico, mas inovou noutros, ainda há poucos dias se falava que foi o primeiro SO a suportar USB 3.0, mas aí o pessoal já dizia, mas para que é que já suporta se ainda não se usa? Bem, eu agora podia ser mauzinho e fazer a pergunta ao contrário, mas fica para outro dia.
essa foi forte xD
Ainda bem que se está a criar suporte para multitouch, ainda bem que linux usa o duplo clique da Micro. ou até o Page Up / Down. Ainda bem que é um dos primeiros a anunciar o suporte para USB3.0. Pensem bem… Com a tristeza que foi o Vista, ainda bem que Linux serve para “acordar” as grandes empresas. Já viram, para quem usa Win até vão passar a ter um OS mais rápido a arrancar…
Agradeçam ao Linux
LOL?!
O acordar já dura há 15 anos ou mais. Fanboyzismo faz mal à saúde além de que as palas já estão fora de moda.
Fanboyzismo lool
É pena é que neste blog não apareça nos comentários o OS que estamos a usar.
Enfim… “fanboyzismo” -.-
Vista e Ubuntu em casa Mac no trabalho.
Diz-me lá que interesse tem o facto de o Linux ser o primeiro a ser compatível com USB 3.0 se ainda nem há dispositivos 3.0 no mercado. Será assim tão difícil mal haja dispositivos tornar os OS compatíveis? :OOOO
Eu gosto de Linux e uso Linux, claro que não com a mesma frequência que Win ou Mac mas dizer que Linux serve para acordar…. Há quanto tempo os Linux Fanboys dizem isso? 10 anos? 15 anos? E quota de mercado? Ah espera… Ops… 1%! 15 anos para ter 1% de quota de mercado é de mestre!
Bem… vamos lá ver uma coisa: sabes quanto a ms gastou em promoção para o win95 ter a quota de mercado que teve?
750 milhões. Diz-te alguma coisa?
Senão vê este outro caso: a Gillete de 3 lâminas originalmente foi um fracasso completo. Gastaram 700 milhões no relançamento e foi o que se viu. Chega?
Por acaso era uma coisa que gostava de ver implantada no pplware. Boa ideia, Vitor M.?
Amigo Vasco, claro que sim, concordo. Na verdade não me expressei devidamente. Em nenhum momento duvido ou duvidei da capacidade do Linux… estou perdendo um pouco de objetividade… deve ser a idade, fazer o que ?
Na realidade quis passar a ideia de que qualquer novidade no campo Linux, em termos de novas tecnologias, ja deveria ser comum e não nos deve assombrar porque ja conhecemos o potencial do sistema.
Mas na verdade, na maioria das vezes eu posto para conversar e suscitar discussões de bom nivel, como esta.
Valeu amigo Vasco, boa sorte e bom trabalho.
Ah… gosto do seu blog, keep it up !
carlos rajas
De facto existe “fanboyzismo”.
Basta ler a discussão entre Windows e Linux para chegar a conclusão que mais de metade das pessoas nunca usou realmente os 2 sistemas operativos.
Ver os email e videos porno, não significa que são utilizadores “a fundo”.
E realmente também tenho pena de não ver essa info aqui. Ia-se notar que os defensores do Linux usam XP! 😀
Em relação ao USB 3.0, da-me ai uns exemplos de hardware a venda que possa comprar. Em relação a multi-touch já vi bastantes na FNAC.
Essa treta do linux ser mais leve,. arrancar mais rapido e n sei o que mais, ja passou de moda! Ou o meu computador é diferente dos outros ou o vista arranca mais rapido com centenas de lixo no arranque que o Ubunto! e posso fazer uma demonstração ao vivo para quem desejar vêr!
Desde a versão beta até agora do vista nunca vi um ecra azul e formatei o pc uma unica vez tendo trocado inclusive o disco por 3 computadores com hardware completamente diferente, ao qual não tive de fazer nenhuma alteração ou configuração da mesma instalação do windows vista! Pelo que creio que para ja é o unico sistema operativo que consegue fazer uma coisa destas! Mesmo trocando de AMD para intel, não é necessário formatar, alterar, ou recuperar a instalação do vosso sistema operativo!
Quem fala tão mal das coisas é porque nunca as experimentou, é a unica razão plausivel que encontro!
Nunca notei o vista pesado em qualquer computador de media gama, sendo que a adaptção feita agora no windows 7 para ser mais leva, desve-se exclusivamente a crise, e a não venda de computadores a não ser de baixa gama!
Sim, já usei Vista, já experimentei o Seven, e uso o XP para poder correr o software proprietário que necessito.
Por isso acho completamente inadequado associar o termo “fanboyzismo” a uma pessoa que simplesmente prefere e vê vantagens em usar uma distribuição Linux como OS principal.
E sim, dizer que o Vista é mais leve que grande parte das distribuições Linux está um pouco contra o que se vê.
Sim têm razão quando dizem que muita gente fala sem saber, sem usar, sem experimentar, mas não devem assumir isso de toda a gente que vos aparece à frente.
So estava a comentar um comentário anterior, que diz k graças ao linux vamos têr um windows que arranca mais rapido!!
Eu sou dakeles que nem defendo windows, nem defendo linux, nem defendo macOS, todos tentam governar a sua vida, e felizmente ou infelizmente a microsoft têm tido vantagem nesse ponto!
Agora as tretas do custume linux é gratis, e é mais rapido, são tretas gastas fora do contexto e sem nexo! Porque o gratis n leva ninguem a lado nenhum, e o mais rapido é puramente ficticio!! Que me digam que o linux pode ser uma alternativa fiavel no futuro eu concordo! Agora para isso acontecer têm de se investir fortemente no linux, na compatibilidade, no markting, junto das empresas de hardware para supurtarem drivers para os produtos linux, e sobretudo uma limpeza na maior parte das distribuições! Para isso envolve muito dinheiro, e para isso tera de ser pago, e talvez deixar de ser opensource! Que eu n concordo, não apoio, e o linux cumpre a sua e bem, mas massificar o linux é uma coisa surreale vai contra todos os pontos que os mesmos seguidores se debatem!
O linux nasceu sozinho e vai morrer sozinho.
Uma das grandes falhas que o linux tem é haver diversas distribuições e não haver manuais num só sitio.
Não estou a falar de foruns, porque a maior parte das pessoas não le foruns.
Mais, o linux para poder concorrer taco a taco com o windows terá que ter um visual muito mais apelativo. Acabei de instalar o Ubuntu e aquilo parece o Windows 98 versão cor castanha.
Outra coisa, se repararem bem nos produtos da microsoft, ve-se bem que a Apple “faz” mais estragos no mercado que propriamente o linux.
Morrer nao. Ja se diz isso à muito tempo e ate agora nada… Agora é aquele tipo de sistema que vai ficar sempre para tras, isso é verdade. O futuro sera Apple e MS taco a taco se nao aparecer nenhum sistema operativo de jeito entretanto.
Confesso que exagerei na parte do morrer.
Mas custa-me ver um SO que até tem potencionalidades a estar tão atrasado em relação a concorrência e ter como unica bandeira o facto de ser OpenSource, como se as pessoas soubessem programar.
Obrigado pelo artigo Rui. De facto eu sabia que estão a adicionar o suporte a multi pointer devices no X, mas sabia que este módulo ainda não estava pronto para as massas… em todo o caso esta implementação parece-me um pouco diferente. Terei de dar uma vista de olhos com mais calma.
Um abraço