PplWare Mobile

SolusOS – Uma distro Linux para a família

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. El Kabong says:

    Mais um cogumelo para o meio dos restantes.
    O cenario tipo: os 2 devs do LMDE acordaram maldispostos, revoltaram-se, separaram-se do grupo e Plup! -> +1 distro!

    Não deixa de ter bom aspecto. Não deixa de ser +1. Mas, o que traz efectivamente de novo?

    Já o ubuntu foi o ideal para iniciantes. Já o mint foi o ideal para iniciantes. Agora esta é a ideal para iniciantes.

    Até onde e quando?

    • Pedro Pinto says:

      Ora aí está uma excelente observação! Tal como tu, acho que poderia unir esforços ….mas não é fácil…cada um tem as suas ideias 🙂

      • El Kabong says:

        Deixo só a ressalva que não tenho nada contra o linux. Mt pelo contrário.

        Aliás, agora com a Steam para Linux em fase Beta, a ideia de voltar a linux a 100% está a ganhar cada vez mais força.

        • Serva says:

          Boa tarde ,

          Eu não vejo aonde é que existe o problema de existirem muitas distros , o que sei é que existem novas distros que estão com uma qualidade impressionante , se são as melhores para os iniciantes ou não isso é uma coisa que cada um em função dos seus gostos dirá .

          Na minha opinião esta diversidade é muito positiva , demonstra que a comunidade está muito activa e demonstra a plasticidade deste Kernel que ao nível dos pcs de secretária tem uma pequena cota , mas que no conjunto de gadgets , electrodomésticos ou qualquer outro dispositivo que dependa de uma programação , este Kernel deverá ser mais usado no Mundo , finalmente por via das softwares houses o Linux salta para a ribalta e é tão bom não estarmos só dependentes do Ubuntu ou do Kubuntu ou de outro qualquer , sem grande esforço o que para alguns consiste numa debilidade eu considero que é a riqueza deste mundo que nos permite esta escolha ímpar .

          Aceitem os meus sinceros cumprimentos

          Serva

  2. Pedro Carvalho says:

    É bastante parecido ao meu LMDE Cinnamon/Mate, mas eu não consigo adicionar o dropBox nem PlayOnLinux! Acho que não me compensa mudar para esse, vou-me manter assim e esperar por Abril e pelo próximo Xubuntu.

    • António Ventura says:

      Eu tenho o Linux mint 13 com abos os programas instalados.
      Cumprimentos

      • Pedro Carvalho says:

        Boas António,

        Presumo que ao dizer-me que tem a versão 13 se refere ao principal baseado em Ubuntu, o meu LMDE Cinnamon/Mate é baseado em Debian. Uma vez que os repositórios são diferentes, eu não tenho tanta variedade de aplicações á escolha como tem um utilizador do Ubuntu!

  3. Rafael says:

    Penso da seguinte forma: Não sendo Slackware e suas variantes, redhat, centos que são mais voltadas a servidores (é o que todos dizem) e aquelas de uso especifico como Backtrack, acredito que todas as outras mais conhecidas, Ubuntu, Fedora, Suse, Mandriva, Mint.

    Lembrando que, por mais que tenham centenas de distros novas, boa parte delas vão ter como base apenas 3, ou é Slackware com pacotes tgz, ou Debian com pacotes deb ou Red Hat com os RPM.

    Se esta é mais uma que seja bem vinda, se esta é mais uma ideal para iniciante ótimo por que muitos que ainda não usaram linux por que não tinha gostado de nenhuma, pode achar que esta seria o ideal para sua realidade.

    Parabéns pelo post, e continue sempre trazendo mais e mais “linux ideais para iniciantes”.

  4. Sérgio says:

    Quero tentar iniciar-me em linux e das analises sobre funcionalidade e aspecto, esta pareceu-me ser a distribuição que mais pode facilitar um utilizador windows.

    Bom post

  5. Fernando Couto says:

    Bom para mim que sou um utilizador do windows e que tenho vindo aqui nos ultimos tempos investigar como instalar e começar a trabalhar em meus computadores com o sistema Linux por várias razões acho muito interessante dar a conhecer o tal mais 1 que venha outro penso que é de grande importância a liberdade de escolha quem viveu como eu(em Jovem) no tempo da outra senhora(Salazar)sabe bem o quanto é a grandeza de viver em liberdade…(escolha)
    velho sim com orgulho e cheio de vontade de aprender a viver com este mundo maravilhoso Internet e afins.
    Desejando muitas felicidades ao pplware e muito obrigado o post é muito bom continuem..
    Fernando

    • Alexandre Amaral says:

      E de louvar essa vontade que tem, os meus Parabéns.

      • Norberto Vale says:

        Velhos são os trapos. Nunca é tarde para aprender, sobretudo se for para usar algo melhor, mais seguro, e imagine-se, gratuito. Os meus pais já só usam Ubuntu. A esposa do meu chefe usa Ubuntu. Um velho amigo meu de 63 anos usa Ubuntu. Eu como tinha que ser diferente, uso Debian. Mas somos todos felizes com as nossas máquinas, e aprendemos sempre algo mais a cada dia que passa. Cansei-me do Windows onde já não tinha nada para aprender, a não ser sobre vírus novos que aparecem todos os dias.

    • Serva says:

      fernando Couto ,

      Boa tarde , com os meus cumprimentos , tocou num ponto chave , quem usa Linux tem total liberdade de escolha , não piratia porque todas as aplicações são gratuitas e é um único SO no Mundo que permite esta diversidade , nunca é tarde para aprendermos esse é um chavão que se pode aplicar a pessoas com 20 anos e que são resistentes a mudança , a idade não tem nada a ver com a aprendizagem nem com a nossa vontade em experimentarmos coisas novas , quem gosta de tecnologia deveria pelo menos 1 vez na sua vida experimentar para poder opinar é um pouco como o processo cientifico sem experiencial tudo o que possamos dizer vale zero .

      Aceite os meus sinceros cumprimentos

      Serva

      • Fernando Couto says:

        Serva,
        Boa tarde,quero agradecer o comentário que fez às minhas considerações apesar de eu ser um utilizador de windows(obrigação profissional)e desta feita ter adquirido para uso pessoal computadores com o mesmo sistema sou completamente contra a tudo que seja pirateado o pentium 4 com 1g de ram que tenho lá em casa tem um xp legitimo como está em muito bom estado de conservação devido à pouca utilização posso lhe dizer que nunca “rolou”um jogo trabalha simplesmente para navegação,mails,office+impressão,tenho pena de desfazer do mesmo,poderia eventualmente colocar mais Ram e depois comprar o W7 ou W8 mas já que a microsoft resolveu “matar”brevemente o XP então porque hei-de ficar limitado e ao sabor desta empresa?
        travei conhecimento da existência do Linux à 2 anos mas sempre me disseram que era para quem tem grandes conhecimentos tecnológico(comandos e não sei que mais)então chegou a hora da investigação e pôr mãos à obra e chatear a cabeça aqui ao pessoal que desde já agradeço e peço desculpas pela falta de conhecimento,ignorância da minha parte
        com estima e consideração
        os meus sinceros cumprimentos
        Fernando

        • Norberto Vale says:

          Para quem tem pouco ou nenhum conhecimento de linux, de todas as distribuições que eu conheço e não são poucas, as que recomendo são 1º Ubuntu, 2º OpenSuse. São distribuições de fácil instalação, amigavéis, com estabilididade e compatibilidade de hardware acima da média, para quem tem poucos conhecimentos. Quem vem do windows pode sentir alguma dificuldade inicial com o interface gráfico, mas após 1 ou 2 semanas não vai querer outra coisa. Das pessoas que coloquei a usar Ubuntu, hoje dizem que é até mais fácil usar do que o Windows. E tem a vantagem da segurança acrescida, que um utilizador com poucos conhecimentos não sabe resolver no Windows, e em linux não precisa de grandes preocupações.

          Deixo aqui ainda a notícia para quem não saiba: está para breve a versão 7.0 Debian GNU/Linux, o pai, mãe, tia e avó da maior parte das outras distribuições que por aqui se fala.

          • lmx says:

            boas…
            sabia que o branch testing(neste caso wheeze) tinha entrado en freeze e normalmente demoram mais que 8 meses em freeze, mas não sabia que era para já ;P
            uma excelente noticia…
            vou averiguar 🙂

            cmps

  6. Fábio Gonçalves says:

    E que tal um Pplware OS? Não estou a dizer para fazer a programação de uma distribuição do “rascunho”, mas por exemplo o Arch Linux que neste dias se tem falado na comunidade o que se poderia fazer era uma votação das aplicações que a maioria considera ser essencial (instaladas nativamente), uma votação também para o ambiente gráfico, o ambiente de login e etc. Pode ser uma ideia de difícil concretização mas acho que não é impossível!

  7. Guerreiro says:

    Para quem vem do Windows, eu pessoalmente aconselhava o openSUSE nada bate o 1-click-install nem mesmo o ubuntu, e a possibilidade de fazer dele um rolling release é algo de soberbo.

  8. Arlindo says:

    Boas, a todos!
    Baixei a ISO do linux mint com o Cinnamon e testei-o no virtualbox. O que aconteceu é q de cinnamon tem pouco…
    O menu iniciar por exemplo, ñ é do cinnamon.
    Aconteu a + algum usuário??
    Será que é do virtualbox??? Ou é o hardware do meu pc que ñ suporta o cinnamon?!
    Deixo aqui a imagem: http://db.tt/dmUYiSLO

    Cumprimentos a todos.

  9. noosphere says:

    Eu testei hj numa VB o Mint e apareceu sem problemas o Cinnamon.
    O que me lixa e me faz nao mudar definitivamente é o facto de ter montes de problemas com as minhas graficas que são hibridas… pior ainda com ATI á mistura 🙁
    Que porra!

    • Claudio Duarte says:

      Se não precisares da ati e a intel (que presumo que seja a tua onboard) te chega bem – como a mim, porque eu não jogo no linux e em termos de ambiente gráfico, até no unity, ela se safa muito bem – podes usar o vga switcheroo.

      Acontece que quando instalas e ligas o mint, ele inicia com a intel ligada. Tens duas alternativas (a da intel é a que mais aconselho):

      Não instales os drivers proprietários da AMD.

      Corres no terminal:

      sudo echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      com este comando, o PC deixa de aquecer tanto e usa a intel apenas. é a melhor opção. se quiseres que o comando seja automatizado no iniciar do sistema, corre no terminal:

      sudo nautilus

      vai a /etc

      abre o rc.local

      insere antes do exit 0 o código echo OFF /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      sem o sudo no início.
      ————

      Se por ventura quiseres usar a ati (que só dá com os drivers opensource neste momento, que não têm gestão de energia eficiente, e o PC vai aquecer imenso), podes correr no terminal:

      sudo DDIS /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      este código vai-te desactivar a IGD da Intel e vai activar a gráfica discreta da AMD.

      Fazes log-off e log-in e ela vai estar a funcionar.

      Mais uma vez, se quiseres este código automatizado, coloca no rc.local. Não coloques os dois códigos pois isso vai gerar conflito.

      Recomendo usar a Intel *apenas*, e para além disso ela não deixa nada a desejar em tudo o que não seja jogar. Pelo contrário, entre Intel HD 3000 e Ati HD 5470, em produtividade, “venha o diabo e escolha”.

      Espero que tudo corra bem.

      Cumprimentos.

  10. Cleomar says:

    Olá pessoa.
    Nesta distribuição com GNOME 2.3 da pra instalar o tema do Macbuntu??

  11. Miguel says:

    n encontro os system requirements..

  12. João Martins says:

    ao testar pede uma passwd de root… alguem a sabe, ou alguma maneira contornar isso.

  13. alcineu says:

    Olá a todos. Sou usuario ja um pouco avançado no no XP, pelo menos eu mesmo formato, instalo, etc, testei o 7, notei alguns pesames, como lerdeza, algo asssim. Já tinha testado o Ubuntu 10, depois o começou a ficar complicado com o novo formato, para mim que quero algo mais acessivel, usei o Mint tambem. Enfim são visuais diferentes, sem ter que ficar atrelado a MS. Um dia baixando algo no baixaki, achei o Zorin 5 instalei no pendrive. Fiquei impressionado com sua rapidez. Até a rede Wifi é rapido a instalação, coisa que complicada no Windows, sempre desconfigura. Tenho o Zorin 6 atualizado no pendrive. Sem sombra de duvida da show no Windows. Só falta a coragem de instala-lo no pc devido algumas imcompatibilidades com a MS. sds

  14. Gilberto Landim says:

    Cumprimento cada participante. Impressionou-me a forma cortez de troca de ideias e importantes sugestões. Presentemente estou examinando o SolusOS e meu parecer é bastante favorável a este software. Mesmo existindo similares, é positiva a atitude de permitir ao usuário a melhor escolha. Estive dando também uma olhada no Zorin OS 6.1, que gostei e recomendo. Obrigado a todos e felizes dias!

  15. João Damasceno says:

    O Solus foi descontinuado?! Isso é verdade?? Poxa… uma pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.