PplWare Mobile

Servidor de FTP, com utilizadores virtuais no MySQL

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    Fantástico!
    Parabéns pelo artigo =)

  2. euluism says:

    Esse dissipador da foto é que mete dó 🙂 Já merece uma boa limpeza.

  3. Carlos André says:

    Off topic – Para quando um tutorial de como ligar um router via wireless a outro router para expandir o sinal wireless?

  4. Bruno Moreira says:

    Excelente artigo Pedro… por acaso conhecia mas nao com a parte de users virtuais..

    Pedro tenho um problema, estava com vontade de instalar um servidor samba com maquinas CentOs(Versão Desktop e Servidor) e uma máquina windows… mas consigo ver as pastas no windows mas não aceder… tens algum tutorial ou que tal um artigo assim para ajudar a malta(e eu principalmente)

    Cumprimentos

    Bruno Moreira

  5. Paulo Ferreira says:

    Parabéns! Excelente artigo!! Por acaso andava para escrever um tutorial semelhante de forma a ajudar um amigo que me tinha solicitado esta hipótese para o serviço de FTP da sua empresa. Nem de propósito 😉

  6. furious says:

    no meu pc costumo usar wamp (no windows), pessoalmente nunca me aventurei muito no mundo do linux (sim, tenho 1 site hospedado num server linux, mas usa cpanel)…

    qual será a melhor distribuição para fazer um webserver, ubuntu, centos, fedora ou outra?

  7. andre flores says:

    CREATE DATABASE vsftpd;
    GRANT SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, CREATE, DROP ON db_vsftpd.* TO ‘u_vsftpd’@’localhost’ IDENTIFIED BY ‘password;
    GRANT SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, CREATE, DROP ON db_vsftpd.* TO u_’vsftpd’@’localhost.localdomain’ IDENTIFIED BY ‘p

    penso por aqui falta uma ‘ junto da password

  8. FSilva says:

    Antes de mais quero dar os parábens por este projecto que conseguem mantê-lo vivo e com actualizações de interesse diariamente.

    No entanto, quanto a este artigo, existem alguns reparos que gostaria de fazer (sem nunca denegrir o fantástico trabalho do Pedro Pinto ou qualquer um dos colaboradores da Pplware).

    1) instalas o pacote libpam-ldap mas no entanto estás a utilizar o MySQL como backend para os utilizadores. Não estará este pacote em excesso? Ou necessitamos dele para alguma dependência?

    2) Penso que existe um erro tipográfico no segundo comando do “grant”, na parte do utilizador.

    3) Não percebo para que necessitas do “/etc/vsftpd_user_conf”, se não utilizas as permissões por cada utilizador (por exemplo “chroot”, a “home” do utilizador, entre outras). Posso estar enganado mas podes tirar essa primitiva do vsftpd.conf que funciona à mesma para a configuração que queres.

    4) Penso que seria útil o comando para inserir o utilizador no MySQL (não sei bem o tipo de público que estás a tentar atingir, mas se for o que necessita de todos os passos porque ainda não está bem à vontade com este SO, este passo também deveria estar incluído).

    5) Quando editas o ficheiro da vsftp da PAM, penso que a directiva “user=vsftpd” deverá ser “user=u_vsftpd”.

    Pensei que esta nova configuração (para mim que desconhecia) tirava partido do MySQL, mas acho que não, pois o utilizador terá sempre de existir no sistema. A utilização de utilizadores virtuais no VSFTP sem recurso ao MySQL é mais simples e não requer mais um serviço (MySQL) para complicar e consumir memória.

    De qualquer maneira, bom trabalho por publicares este artigo, que certamente ajudará novos utilizares a verem algum do poder que os SO Linux têm e que facilmente se põe a funcionar.

    • Pedro Pinto says:

      Boas FSilva,

      Muito obrigado pelo teu feedback, ve-se que dominas a coisa. Vamos por pontos então

      1) libpam-ldap por causa do PAM – http://wiki.debian.org/LDAP/PAM
      2) Yups, a pelica estava no sitio errado
      3) É opcional como diz no artigo. Podes tirar
      4) Pois, tenho de voltar a a dar luz a rubrica “Vamos dar uns toques SQL” – https://pplware.sapo.pt/tutoriais/vamos-dar-uns-toques-de-sql-vii/ Desde já te deixo o convite se dominares o assunto :;)
      5) Sim, foi o utilizador criado anteriormente

      A questão dos utilizadores é como refiro no utilizado “não existe um processo automático para todo o processo”, No entanto, passas a poder gerir de forma mais “user friendly” todos os utilizadores. O recurso ao MySQL é verdade que consome memória mas também não é nada de especial.

      Um abraço e mais uma vez obrigado pelo teu feedback

      • FSilva says:

        1) Sim mas já tens a biblioteca libpam-mysql… Não te esqueças que os PAM “já vêm de origem”. Só estás a adicionar o suporte para MySQL e do LDAP integrado nos PAM.

        5) Pois mas criaste o ‘u_vsftpd’ no MySQL … e no ficheiro vsftpd dos PAM tens “user=vsftpd”. Ou trocas o user no MySQL ou no ficheiro.

        Continuação de bom trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.