Saiu o Caixa Mágica 16 – O Linux português
Por Miguel Almeida para o PPLWARE
No início do ano foi dado a conhecer a data prevista para o lançamento da nova versão da distribuição Portuguesa de Linux Caixa Mágica. Depois de uma versão Beta eis que chegou finalmente a versão final que está a partir de hoje disponível para download.
Como foi anunciado aqui esta nova distribuição traz algumas novidades entre as quais a mudança de plataforma. Esta nova versão tem uma base Debian partilhando pacotes com Ubuntu e Mint, contrariando as suas distribuições anteriores que eram baseadas em Mandriva. De qualquer das formas para quem tenciona continuar a usar as versões anteriores pode fazê-lo, pois a equipa responsável pelo projecto continua assegurar suporte às suas antigas distribuições em particular à Caixa Mágica 12, Caixa Mágica 14 e Caixa Mágica 15.
Contudo, esta mudança vem trazer novos objectivos para o projecto com especial incidência em quatro áreas principais do mundo Linux:
- Networking / mobile: fornecendo o melhor suporte de rede a nível de distribuições de Linux, beneficiando do esforço conjunto do projecto europeu ULOOP, e afirmando-se como player na plataforma Android (através de apostas globais como o Aptoide / Bazaar)
- Meta-instaladores: continuando a desenvolver o APT e integrando o suporte para rollback e solving em soluções empresariais como as que perseguiram com os parceiros do projecto europeu projecto Timbus.
- Green computing: o Linux tem de estar preparado para os desafios energéticos que são colocados (poupança de energia, virtualização,…)
- Consultoria open source em grandes projectos com vertente internacional.
Novidades na Caixa Mágica 16:
- Firefox 4.0;
- LibreOffice 3.3;
- Centro de Software Caixa Mágica;
- Novo formato de pacotes – DEB;
- Novo instalador mais simples.
- Gestor de fotografias Shotwell;
- Reprodutor de Música Banshee;
- Detecção automática de drivers proprietários
Algumas novidades que vão estar disponíveis na próxima semana:
- A versão KDE;
- Lançamento de Live DVD's das versões Gnome e KDE com software extra.
É sempre de saudar quando vemos uma distribuição de Linux com qualidade, a continuar o seu desenvolvimento num país em que por vezes projectos de qualidade como este são abandonados.
Parabéns a esta equipa e que continuem com o excelente projecto.
Artigos relacionados
- Linux Caixa Mágica 12 – Instalação
- Linspotting – Edição de vídeo em Linux Caixa Mágica
- Linux Caixa Mágica 14 lançado
Licença: GPL
Sistemas Operativos:
Download: CM16 32 bits | 64 bits [709 MB]
Homepage: Caixa Mágica
Este artigo tem mais de um ano
A interface é muito parecida com a do Ubuntu.
Até a fonte é a mesma. Nós não conseguimos ser mais originais?
Realmente. Em vez de meterem o tema Ambiance por default metem o Radiance e mudam o Wallpaper, o ícone do menu e trocam o que diz Ubuntu por Caixa Mágica e voilá, nova distro. Assim também eu!
Juro que não entendo o que é o Caixa Mágica. Que tem de diferente? É tipo o magalhães, “computador portugues” que não é mais que uma cópia :/
Se a ignorância dê-se dinheiro vocês eram ricos.
Isso é a interface do gnome, tanto o ubuntu como a caixa magica e muitas outras distros que usam o gnome ficam assim, parecidas, simplesmente porque têm a interface do gnome.
O que as distros têm de diferente, e muito, é o que está por detrás e não a sua aparência.
Se mudassem para o KDE apareceriam vários comentários chamando o Caixa Mágica de inovador? kkkkk
Realmente -.-
Fácil é criar uma distro. Difícil é mantê-la.
Não concordo com o titulo, porque não é a única distro portuguesa:
Alinex
PAIPIX
Super OS
Xange
Navyseal, mas diz lá que é única? 🙂
A expressão “O linux português” realmente quantifica em apenas um. Acho que o objectivo era transmitir “o linux português mais representativo”, mas um artigo técnico deve ser escrito em português correcto e claro.
Acho que isso é uma “mesquinhice” 🙂
Boa sorte em tentares corrigir alguém no pplware, eles nunca falham.
Induz em erro e pelos vistos não fui eu o único que percepcionou como tal.
Uma alternativa seria: Saiu o Caixa Mágica 16 – Uma distribuição Linux portuguesa
Não estou aqui para deitar abaixo, é apenas uma critica construtiva.
Tenho um erro 141 do ubi-partman quando estou a tentar instalar o CM no meu PC, podem ver mais acerca do meu problema no ticket que enviei á CM em:http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/ticket/834
Alguem sabe como resolver este problema?
experimenta gravar para uma pen usb ou cartão memória pelo unetbootin. depois diz algo. cumps
Acabei de tentar e continua a dar o erro e não conseguir instalar o CM16
volta a baixar de novo, sem nenhum gerenciadores de download
tenta criar uma partição antes de instalar
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/ubiquity/+bug/757720
Eu apaguei uma das minhas particoes e criei nessa outra particao mas ainda assim nao consigo instalar.
tenta ver isto. https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/ubiquity/+bug/535630
Este não deve ser porque pelo que percebi o erro ocorre quando o user selectionou o modo de instalação no disco (particionamento), o meu dá erro depois da confirmação que tamos ligados á net, temos espaço suficiente e o outro que já não me lembro qul era e se eu carregar em continue anyway ele salta para o passo da selecção do fuso horário.
Acho que vou esperar pelo KDE. Não consigo gostar do gnome… :S
Quando experimentei numa máquina virtual,alguns anos atrás, não achei grande espingarda e depois quando se deram conta que o gcompris estava mal traduzido e era instalado por defeito nos magalhães fiquei exasperado, não houve uma supervisão correta da parte da caixa para fornecer aos pais uma plataforma open-source credível. Mas nem tudo é mau :P. Da ultima vez que experimentei até gostei mas como usava, e uso, kubuntu, não era para mim uma opção que agradável, já que tinha de relembrar algumas coisas do mandrake (ou mandriva) e reconfigurar quase tudo, mas agora com debian vou testar de novo. Abraço.
boas…
Zé…nao deve valer a pena a explicação :), as vezes pregamos para dezenas de pessoas mudas…
cmps
Boas..
õ comentario anterior foi mal inserido…deveria ficar num outro contexto que não este…
Em relação ao GCompris, perdes-te uma boa oportonidade de ficar calado, a caixa magica nada tem a ver com o GCompris, este era traduzido por um senhor que salvo erro vive em França e tem claramente o triplo de formação académica que os nossos deputados da treta, foi muito feio da parte desse artista ter tentado destruir algo que podia nos 10-20 anos futuros vir a ser uma coisa em grande para o PAis…mas quis a ignorância e os interesses de terceiros que assim não fosse, aliados á atitude vampiresca dos jornais que aproveitam cada gota de sangue para a sugar…
Quantos programas tinhas que instalar extra para que conseguisses trabalhar no XP???Ou será que a malta tem umas palas do lado…e a falta de segurança aliada a maquinas windows, onde as criancinhas vão navegar…alguém tem isso em conta…e os valores altruístas presentes no linux, e que são bastante educativos, alguém tem isso em conta??Ninguém teve e o português retirou essa possiblidade aos seus filhos de aprenderem o significado dessas coisas…portanto não culpem a Caixa Magica por tais actos cobardes, e mesquinhos…culpem sim o povo!!!
cmps
Hoje em dia todos os derivados o ubuntu continuam com a mesma interface. não se dão ao trabalho nem de modificar.
O Caixa Mágica já foi baseado em duas distribuições. Talvez o tema baseado seja um pouco forte. Porém já usou em tempos idos, algumas coisas de Suse Linux (E sim Paulo 300, até os scripts de arranque eram), e agora mais tarde Mandriva. O que é até uma boa escolha.
De qualquer das formas o Caixa Mágica sempre se apoiou em outras distribuições com packages “RPM”.
Por isso parece Ubuntu não encaixa bem até porque o Caixa Mágica além de existir à mais tempo que o Ubuntu, os temas deste ultimo podem ser usado em todas as demais. Existe ali muito trabalho feito por baixo de um tema generico.
Não tirem valor às coisas. E claro que a Caixa Mágica não tem o poder de uma Canonical ou de uma Novell ou Red Hat.
Em relação ao título parece-me bem. De todas as que existem é a que mais representa Portugal. Cá e lá fora.
experimentem la ‘uname -a’ a ver se ainda aparece ubuntu como tal acontecia na versao beta
Sim.
Então é um ubuntu sem unity?
Fixe!
Boas..
sim a CM desta vez acertou em cheio, obviamente ouvindo o feedback dessa interface….
Mas o que esta debaixo, e embora esta seja a primeira versão tem muitas diferenças…mas claro a partilha é uma coisa fundamental no mundo linux…e também o motivo por ela ser tão forte e ideológica!!
As proximas versões virão ainda melhores tenho a certeza…será de esperar.
Resta-me desejar Long Life to Magic Box!!! 🙂
cmps
Bom dia. Alguma maneira de instalar CM16 no magalhães 2 com todo o software que vem por defeito na instalação pré-configurada do mesmo (CM14 !!!!!). Obrigado
Edubuntu cabe no Magalhães 1 ao lado do W7, é só uma questão de saber arrumar bem as coisas…
Malta tenho uma questao!
Quero instalar o Mint e gostava de saber qual a melhor versao se a com Gnome se com KDE ou LXDE, a diferença de performance é grande?
É q a maquina onde vou instalar é velhinha um reliquia, compaq presarium pentium 4 1.6Ghz 512Ram….aguenta?
Abraços
Confesso que como actualmente até ando a tentar variar e procurar coisas diferentes do Ubuntu, como o SUSE e o Mageia/Mandriva, a decisão da Caixa Mágica não me é muito agradável.Mas de facto, eles deram ouvidos aos seus utilizadores e isso é de louvar. Desejo-lhes o maior dos sucessos. O primeiro Linux que instalei no computador foi o CM10 e nunca hei-de de esquecer a experiência que foi descobrir um mundo totalmente novo.
Até fico maluco com maior parte de voces, se fosse uma distro estrangeira secalhar até era boa, como é portuguesa é tudo imitação.
Vamos lá apoiar o que é nosso porque eles têm merito, a caixa magica ja existe a uns bons anos e ainda está viva contra a febre do “ubuntu”
Vou fazer o download disto e experimentar num live cd… se me agradar acho que nao sera ma ideia dar uso a um projecto portugues que bem precisa. Tirando algumas coisas no nosso pais, entre elas a politica e o futebol, o que e Nacional e mesmo bom.
E o Unity ficou de fora…. gosto disso 🙂
Esta versão ainda usa o gnome2 ou já vai ter o novo gnome3? ainda não experimentei o novo….
É sempre bom ter uma distro linux feita por portugueses, seja ela qual for,e acho que o segredo do linux é a partilha de conhecimentos e desemvolvimento que dai resulta, por isso não sejam injustos e quem me dera que todos os magalhaes tivessem o CM16 instalado assim as crianças não cresciam a pensar que o windows é o mesmo que pc..
DEB?!
estes gajos não devem estar bem da cabeça!!! A esta altura vão trocar o RPM pelo DEB?! É por isto que andamos para a frente…. tão devagarinho………………
Sendo novo nestas andanças, parece-me bem que, agora que saiu o Ubuntu 11, o caixa mágica 16 passou a ser igual ao ubuntu 10. Esperava-se mais imaginação!
Bem hajam!
O projecto é Português e é de louvar mas vamos lá a ser mais criativos e arrojados. Continuem a trabalhar e a melhorar.
Bem hajam!
Desculpem todos a minha singela ignorância mas eu depois de instalar o Cx Mág 16 ainda posso instalar o GNOME_3.i686-1.0.0-Build1.1 se não gostar do ambiente gráfico, ou estou a dizer asneira??? Alguém iluminado esclarece este pobre coitado que se iniciou agora nestas coisas do Linux, a minha luta para deixar os sistemas comerciais foi dura…
Boas , alguém conhece algum programa que permita sacar músicas no Caixa Mágica 16 ?
Agradecido ,
MGuerraT
boas sempre tive windows mas como gasto imenso dinheiro com windows jmff.gel@hotmail.com aora no pc com windows seven o caixa magica gnome ao qual a mim parece o melhor penso eu , algume me diz quais as diferenças entre os varios tipos de caixa maigica 16 ? parece igual ao unbutu so com uma diferença o caixa magica é mais velho, mas eu não sei com se descarrega aqui os donwloads