Pipplware – Conheça as ferramentas de programação
Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI. Actualmente a distribuição já vai na versão 1.3, e são já milhares de utilizadores que a usam.
Esta distribuição foi desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos e tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.
Depois de ensinarmos como podem ter o PiPplware no vosso Raspberry PI, e também de publicarmos um tutorial de utilização (aqui e aqui) hoje vamos conhecer os IDE’s de programação.
Um dos objectivo a que inicialmente o Raspberry PI (RPi) se propunha era motivar e ajudar os mais pequenos no campo da programação. Como sabemos o RPi tem suporte a várias linguagens de programação e hoje vamos conhecer quais os IDE’s que estão presentes na distro Pipplware.
Acendo ao Applications Menu > Development podemos encontrar os seguintes IDE’s:
- IDLE
- Scartch
- Sonic PI
- (Squeak)
IDLE
O IDLE é um ambiente de desenvolvimento integrado para o PyThon. Com esta ferramenta, o utilizador pode facilmente criar e executar os seus scripts em PyThon. Este editor oferece várias funcionalidades, das quais se destacam o auto-complete de comandos, identação rápida…entre outros.
Scratch
Para quem não conhece, Scratch é uma linguagem de programação criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology), baseada numa interface gráfica, onde o utilizador pode facilmente “montar” programas como se fossem blocos. Através deste projecto, o utilizador pode criar histórias animadas, jogos e outras aplicações interactivas.
Sonic PI
O Sonic PI é um ambiente de programação que permite criar sons…direccionado para o ensino.
Estes são alguns dos IDE’s que podemos encontrar pela distribuição Pipplware. Há muitos outros que podemos facilmente instalar, e nesse sentido gostaríamos de saber..
Qual a linguagem de programação que usam para programar no PI? Qual o IDE que usam?
Este artigo tem mais de um ano
Programo em Python. Em termos de IDE, costumo ficar-me pelo Nano ou quando são Programas mais elaborados uso o IDLE.
O raspeberyPI corre vídeos full hd, 1080p, sem problemas?
Sim!
Mesmo…
Parabéns ao Pplware por esta iniciativa. Estou fortemente tentado a comprar um Raspberry PI para explorar, mas não sei Python, se houvesse maneira de aprender fácil e grátis…
Já temos por aí 7 tutoriais:
Olha o último:
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/vamos-comecar-a-programar-em-python-parte-vii/
Obrigado Pedro, tenho acompanhado este tutorial.
Aconselho fortemente.
Uma das maneiras mais Interactivas que vi ate agora para aprender Python e Electronica tem a ver com este Kit:
https://www.modmypi.com/raspberry-pi-youtube-workshop-kit
Não te vais desiludir 🙂
Obrigado Guido, já guardei nos Favoritos e vou mesmo agora encomendar uma placa. É agora ou nunca.
Eu vendo-te o meu 😉
Quanto ?
Boas pessoal, estava a pensar fazer um projeto em casa.
Era um género de controlador de fluxo de água. Do género ter 3 botões, “Fraco”, “Normal”, “Forte” que me permitisse controlar a intensidade com que era aberta a torneira.
Acham que é possível fazer algo deste género como PI?
Perfeitamente.
Nelson e é possível exportar um projecto do pi para uma board mais simples para comércio por exemplo?
Desde já obrigado pela resposta.
Como assim?
Fazeres o protótipo num pi, e depois venderes um hardware diferente? Sim, é…
Deviam meter um de c 😛
pois…falta a base 😉
Sou fã do Geany!em qualquer plataforma 😉
golang
Boas
Desculpem a minha ignorância, eu já li bastante sobre este tipo de hardware, Raspberry PI, mas ainda nao consegui ver uma boa utilidade para um domestico.
A nivel empresarial, é muito bom, pois funciona como um terminal, fazendo ligação remota a um servidor. Agora para doméstico, nao percebo o gasto
Estás desculpado.
O rpi é um excelente computador devido ao seu preço baixo… E por ser mesmo isso, um computador, a correr um SÓ de computador…
É assim, cada vez mais os computadores que temos são não-permissivos…
Falo dos tablets, não te deixam fazer muita coisa, não são muito bons a programar, dão muito trabalho a fazer operações com ficheiros de outra maneira que não a que “eles” pensaram que é a melhor, etc.
Mas também uma coisa é certa, se tens um tablet e te serve, para quê comprar um PC “a sério”? Ainda por cima para crianças? Muito dinheiro para pouco retorno… É aí que o RPi entra… Além de ser um PC a sério, é bastante barato, e permite as crianças aprenderem a trabalhar com um computador como deve de ser, e até programar…
Hoje em dia, parece que não, mas cada vez mais pessoas têm um computador, mas cada vez menos percebem o mínimo…
Além disso, é excelente para o DIY, desde projectos simples tipo XBMC, até projetos electrónicos…
+1
não consigo transferir o google chrome