PplWare Mobile

Quer uma máquina super rápida? Instale o Xubuntu 15.04

Xubuntu 15.04

Download: Xubuntu 15.10

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. rmcrys says:

    Mas num pc modesto, entre este Linux vs. Windows 8 personalizado (metro desligado, sem WMP, sem Charms, etc), este é mais rápido?

  2. Luís says:

    Boas,

    eu na minha máquina que tinha o xp, experimentei o xubuntu e fiquei no lubuntu, pois força menos a máquina e é muito mais fluído, e são idênticos.

    abç

  3. kokoloko says:

    Dizes tu:
    “O Xubuntu é provavelmente uma das melhores distribuições Linux”
    E eu pergunto:
    O que é que te leva a fazer essa afirmação de uma forma tão peremptória?
    Pois, para mim, a melhor distribuição é aquela que eu uso. Para o Tó Zé, que vive em Alguidares de Baixo, a melhor distribuição é aquela que ele usa. Para o Linus Torvalds, que vive nos EE.UU. a melhor distribuição é aquela que ele usa. Ponto final parágrafo.

  4. dumitru says:

    Para que ima maquina rápida se não funcional? Rapidez nem sempre é o melhor, não digo que este xubunto não seja bom, indeferente o que for windows linux tem que ser funcional e rápido!

  5. irlm says:

    Chegou oficialmente Debian 8 Jessie.

  6. Ricardo says:

    eu utilizo o linux mint, acho muito bom. valera a pena mudar para o xubuntu?

    de referir que a maquina é um netbook samsung

  7. killwill says:

    Troquei o Xubuntu pelo Manjaro 0.9.0 .Mesmo estando na versão pré, está muito estável e incrivelmente rápido.Um Arch facílimo de instalar e usar.

  8. Paulo Santos says:

    Eu já tenho o Xubuntu, mas é o 14.04

    Compensa a mudança?
    Tenho de instalar de raiz ou posso fazer upgrade para o 15.04 e se sim, como?
    Obrigado

    • killwill says:

      sudo update-manager
      Atualiza para a versão mais recente,caso não esteja instalado :
      sudo apt-get install update-manager

    • Carlos Viegas says:

      Podes atualizar. Se compensa? Não. A versão 14.04 é LTS, ou seja, tens suporte com atualizações até 2019. O 15.04 só até o ano que vem.

      Entretanto, se quiseres atualizar, abre um terminal e escreve:
      sudo apt-get update && sudo apt-get -y upgrade
      sudo apt-get dist-upgrade
      sudo do-release-upgrade

  9. Rui Castro says:

    Gostava ver um artigo sobre Xubuntu vs Lubuntu. Tenho usado este ultimo e dizem que tem features por causa de maquinas com pouca memoria tipo a instalação do zram.

    • Carlos Viegas says:

      Procura no Google por XFCE vs LMDE.
      Por que o Ubuntu é o mesmo, só muda a interface gráfica.

      • Rui Castro says:

        Não é a nível gráfico que falo, mais internamente o que é diferente, e nem estou a falar da seleção de aplicações para os utilizadores. Falo mais como comentei do zram que eles andam a experimentar. O que é que o Lubuntu tem que poderá melhorar o desempenho, um examplo o que o Puppy faz de por tudo em memoria.

  10. Bruno says:

    Th um eee pc e mesmo com xubuntu aquilo arrasta-se… instalei o antiX e agora parece um portatil recente… ainda por cima é baseado em debian… Uma nota – é uma distro que não é muito user friendly pelo o que as configs não têm UI é tudo através do editor de texto.

    • Armando says:

      Acredito, num netbook nota-se bem a diferença de desempenho entre Xubuntu e Lubuntu. Lubuntu é muito mais leve e rápido.

      • Bruno says:

        O lubuntu instalei mas o OS não me detecta a gráfica.. aquilo arranca mas o display após a bios fica sempre preto… vejo o disco arrancar e tal mas não vejo nada LOL testei com a duas últimas versões e desisti… Também testei e gosto muito do Peppermint OS mas em comparação com o antiX não se compara a performance…

  11. Jorge says:

    Nesta matéria sou leigo. Vou acompanhando os artigos e aprendendo com o que leio. Deixem me colocar-vos uma questão: Num Portátil já de 2007, um Sony vaio TX3XP ( Processor make Intel CPU family Core Solo CPU model 945GMS Processor speed 1.2 GHz Number of coresSingle-core Hyperthreading Yes Cache size 2048 KB L2 cache, 1,5 Ram e XP), ele sendo uma maquinão naquela altura, e estando tão estimado que parece que saiu da fábrica ( é super leve e tem drive CD/DVD), experimentei instalar o W7….e aquilo ficou muito lento. Voltei ao XP, estável, mas demora muito a abrir etc. Podia instalar isto na máquina e continuar a utilizá-la mais algum bom tempo? É que pelo peso pluma que tem e tamanho (11.6′) interessa-me. E as drives para o leitor de CD/DVD etc…como se instalam? Já agora agradecia que me ilucidassem, já que nunca utilizei outro SO.

    • Bruno says:

      Sem dúvida Jorge… Com essas specs podes correr na boa um Xubuntu ou Lubuntu na boa… quanto aos drivers vai ao site da sony e vê se eles têm os drivers para linux (o que duvido). Se não tiverem, os OS de Linux costumam ter drivers proprietários assim que instalas o OS tens depois essa opção… Nunca testei com os drivers do CD/DVD-Rom porque o eee pc que instalo OS de Linux não tem.. mas não deves ter qq problema… Recomendo que saques e experimentes primeiro para testar 😉

  12. Jeudi says:

    Instalei na casa de um amigo no computador da minha mae e aqui em casa
    e nao foi planejado, tipo esperando por essa atualizacao que foi lançada, só depois que descobri a atualizacao recente

    nunca mais volto para o ubuntu original com
    Unity harrh*&$#@
    chega dar um gosto amargo na boca

    XUbuntu, muito bom, um excelente trabalho a equipe esta de parabens, altamente recomendado

  13. hugo pinto says:

    Crianças não briguem. Eu uso Lubuntu, uso slack, uso klinux. Nenhuma é melhor que a outra. O diferencial está na peça atrás do monitor.

  14. Emannxx says:

    Em termos de “super rapidez” acho que se conseguem melhores resultados com Lubuntu. Aquela coisa voa no meu P4-512mb Ram de 2003 😉

  15. Miguel says:

    tanta gente entendida pelos vistos, a falar do sexo dos anjos e nenhum sabe responder a uma pergunta básica de um user que gostava de saber se isto funciona e como num portátil vaio? Estranho…

    • hugo says:

      É claro que funciona. Mas em um Sony Vaio mais atual é melhor usar uma sistro maia completa como Ubuntu. Se for antigo, use o Lubuntu, o xubuntu é bom, mas eu não gosto da barrinha em cima, e não muito prática.

      • Tony says:

        No xubuntu pode se arrastar a barrinha e posicionar ela em baixo, na lateral ou como desejar, basta desbloquear ela assim como acontece no windows.

    • Bruno says:

      Sim funciona sem problemas. Mas podes sempre sacar e testar antes de fazeres full install 😉

  16. SmileX says:

    Alguem aqui ja tentou usar o Portable-VirtualBox ?
    http://www.vbox.me/

    Estava a tentar experimentar o Xubuntu, mas a partir de uma Pen Usb, de forma a ser portatil, e so encontrei esta versao do VirtualBox!

    Mas quando tento criar uma maquina virtual, tenho sempre um erro:

    error in supr3hardenedmaininitruntime
    rtr3initex failed with rc=-1912

    Alguem aqui que use este programa ? Que tenha passado por um problema semelhante ?
    As pesquisas no google nao ajudaram nada…

    Obrigado!

  17. Jorge says:

    Boa tarde. Agradeço os fedbacks. Não sou entendido de informática, apenas curioso, e quando falei no Vaio, era no sentido de ter um portátil de 11.6 polegadas que queria continuar a usar pois é super leve, tem drive CD/dvd, e não precisa de ficar super rápido, apenas gostava de o poder usar sem a demora e antiguidade do XP ou o peso que o W7 lhe demonstra fazer. Tenho que falar com alguem que saiba fazer a instalação e ir adiante. Qual o sistema então favorável ao que pretendo fazer ? Office….net…Filmes mkv. 🙂

    • hugo says:

      Jorge se você ta iniciando nos sistemas unix é melhor instalar o Lubuntu 15.04.
      Você mesmo pode instalar. Basta ter um pendrive de 2gb e meia hora disponível.
      O processo é muito simples. Espete o pendrive no PC, baixe o Lili USB creator (é pra windows), e pronto, este criador de discos vai fazer tudo, baixar o Lubuntu, fixar ele no pendrive e tudo mais. Depois a interface gráfica de instalação do Lubuntu e muito simples, tudo seguir seguir e seguir e pronto.

      • Rui Castro says:

        Atenção que o 15.04 não é um LTS, é uma versão que só tem 9 mês de suporte. Recomendo usarem sempre as versões LTS 14.04.2 em maquinas que não seja experiementais ou que não queram mexer muito nelas.

  18. José says:

    Uma dúvida: devo escolher 32 ou 64 bits para um NetBook?

    • Rui Castro says:

      Depende se tens =4 GB 64 bits MAS fica saber que 64 bits na teoria é mais lento e poderá ter mais problemas de suporte. Por isso que existe os 32 bits PAE, este estende a memoria para simular os 64 bits. Se é um Netbook, não deve ter muita memoria nem deve ter um CPU muito rápido, eu ponha 32bits. As distros recomendados para um Netbook seria Lubuntu (baseado em Ubuntu), Peppermint (baseado em Ubuntu), AntiX (Debian), Puppy (há varias versões, talvez o mix do Ubuntu). Se é a sua primeira vez, então recomendo o Lubuntu (Peppermint é facil tambem mas gosto do sistema de updates do Lubuntu)

  19. jmelo says:

    Mais pergunta para os entendidos do Linux. Posso instalar qualquer autocad? funciona bem? Obrigado

  20. Juliana Mesquita says:

    Boa noite estou com essa versão porem apesar de no terminal executar os comandos ele não instala os programas que quero que é o Mega e pycharm.edu …. alguém poderia me ajudar?

    • hugo pinto says:

      digite:
      Sudo apt-get install (nome do programa).
      Se for o mega, tente baixar o pacote .deb, e instalar pela central de programas. Eu instalei e uso o mega assim, funciona normal.

    • hugo pinto says:

      quando tiver dúvidas, tente procurar na internet.
      Google — como instalar (nome do programa) no Ubuntu.
      Que é quase a mesma coisa em quase todos os sistemas baseados no Ubuntu e Debian.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.