Qimo 2.0 – A distribuição Linux para crianças
Depois de muito trabalho e alguns atrasos, a equipa de desenvolvimento do Linux4Kids (distribuição Linux para crianças), lançou a segunda versão deste distribuição para os mais pequenos.
Esta versão traz algumas novidades que irão certamente conquistar as criança.
O Qimo é uma distribuição baseada em Ubuntu, semelhante ao Edubuntu (ver aqui). Tem um design leve e atractivo com vários cartoons.
O Qimo4 Kids possui vários jogos educativos dos quais salientamos o Tuxpain (para desenhar), o Tuxmath (para aprender matemática), Tuxtype (exercícios de escrita) , entre outros. Utiliza o ambiente gráfico Xfce e é também uma versão LiveCD.
Novidades desta versão:
- Novos wallpapers
- Algumas melhorias no sistema
- No caso de termos mais que um filho, cada um pode ter a sua própria conta no acesso ao sistema
Requisitos Mínimos:
- Processador 400 Mhz e 256 de memória RAM
- 6 GB de disco
Para quem já tem uma máquina com o Ubuntu 10.04, não necessita de fazer uma instalação de raíz do qimo. Para tal, basta instalar o pacote qimo-session (através do apt-get ou Synaptic) e desta forma podemos usufruir dos jogos, ferramentas de trabalho, ambiente de trabalho do Qimo no Ubuntu.
sudo apt-get install qimo-session |
Este projecto é bastante interessante pois consegue levar até as crianças o poder do Linux de forma “disfarçada”. Quem sabe se no futuro não teremos autênticos gurus do mundo Linux? Se instalarem esta distribuição para os vossos filhos, sobrinhos, primos, etc, depois deixem o vosso feedback relativamente à forma como reagiram.
Download: Qimo Desktop 2.0 [699 MB]
Homepage: Qimo4Kids
Este artigo tem mais de um ano
Há algo de errado no nome da distribuição.
O brainstorming que foi feito aquando da escolha para o nome não deve ter corrido muito bem. Quimo? É muito semelhante a Quimioterapia e Qimo é a abreviação de Quimioterapia em Inglês.
Acho que a escolha do nome não foi feliz, mas, foram isso, claro que dou os parabéns à equipa que desenvolveu este projecto.
Penso que o nome Qimo tem origens na palavra esquimo.
Esquimo -> Quimo -> Qimo
Daí a mascote ser um esquimó.
No sdreenshot diz Qimo, mas no artigo usam Quimo.
No site também é Quimo.
Os enganos acontecem, só estou a indicar para o artigo ficar melhor.
Perdão: screenshot
É mesmo Qimo 🙂
Esta versão tens a linguagem em português ?
Eu estava a pensar colocar um PII 933 para o meu filho de 6 anos, mas claro que os programas educativos em inglês não seriam nada fáceis para ele.
Coloca na mesma. Eu aprendi e desenvolvi bastante o meu inglês a jogar Pokemon. 😀
Vou instalar no Ubuntu. Aliás a minha pequena (7 anos) só mexe em Linux aqui em casa, principalmente no GCompris e no Tux Paint.
Assim é que é !!! 🙂
Eu entendo que o nome provenha do Esquimó, mas, por exemplo, um nome de uma distro chamada trampa OS(por causa dos trampolins, projectar o futuro, sei lá – tou a mandar postas ao calhas), não terá um significado dúbio?
Bem, se calhar também sou eu que estou a ser picuinhas demais.
Deixem lá.
O Ubuntu também possui uma versão para crianças: http://www.edubuntu.org/
Pessoalmente prefiro o Edubuntu.
Cá em casa também “queimamos” Linux e uma “pitadinha” de Windows.
Já agora, para dar continuidade a este tema, existe também o Openoffice para crianças: http://wiki.ooo4kids.org/index.php/Main_Page
Parece bom, mas não rola no pc cá de casa, 486 c/ 8ram…
Qual a desvantagem do quimo ???? PF me ajudem