Problemas a instalar o Guest Additions no Ubuntu 10.10 ?
Guest Additions , tenha mais performance na sua máquina virtual.
Uma das coisas da qual sou bastante adepto é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar e analisar tudo o que se refere aos sistemas operativos. Com a saída da versão final do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, decidi de imediato instalar no VirtualBox e assim analisar todas as características.
No entanto, na instalação do último Guest Additions verifiquei que o mesmo não é compatível com o Ubuntu 10.10 devido ao novo xserver usado nessa mesma versão. Como resolver?
Basicamente o Guest Additions é um conjunto de drivers que permite:
- Um melhor desempenho a nível da placa gráfica (uma vez que normalmente a placa gráfica instalada dentro da máquina corresponde a uma genérica)
- Possibilidade da alteração da definição do monitor
- Facilidade na partilha de ficheiros entre a máquina virtual e a máquina nativa (Share Folders)
- O rato passa a funcionar de forma transparente no sistema nativo e no sistema virtualizado, isto é, não é necessário o CTRL (direito)para “tirar” o rato dentro do SO
- etc
Como Instalar (exemplo para uma distribuição do Linux)
Vamos a Devices e escolhemos Install Guest Addition
Será montada uma drive virtual que estará disponível em /media/VBOXADDITIONS_3.2.8_64453 e em seguida mandamos correr o script adequado. No meu caso ./VBoxLinuxAdditions-x86.run
No entanto, como podemos ver na imagem seguinte, é reportado um erro:
Para ultrapassar esse este, inserimos no terminal o seguinte conjunto de comandos:
sudo apt-get update sudo apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r) sudo apt-get install virtualbox-ose-guest-x11 |
No final, mandamos reiniciar a nossa máquina virtual e o resultado passa de:
Para uma máquina virtual totalmente adaptada a nível de janela, melhor integrada com o Windows e com melhor suporte para o Windows 7.
Artigos relacionados para o Ubuntu 10.10
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
Não serão 3 comandos?
sudo apt-get update
sudo apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r)
sudo apt-get install virtualbox-ose-guest-x11
Acho que assim funciona 🙂
sim, são. Estavam lá, só que estavam todos na mesma linha.
Abraço
e um manual sobre o SeamlessRDP
Esta notícia está já desde ontem desactualizada, uma vez que ontem mesmo foi lançada a versão 3.2.10 do VirtualBox que corrige este problema.
Viva a Liberdade!
nao sei porque mas este ultimo ubuntu corre muito mal na minha maquina virtual : \ isto nao acontecia com os anteriores… mesmo sem guest additions nao notava o sistema tao lento como este. e realmente e pena porque queria mesmo ter isto a correr numa maquina virtual : \ e alem disso, e so a mim que sempre que inicia parece que esta em verbose mode? a despejar me informacao tecnica sobre avisos e erros. penso que isto nao deveria acontecer a nao ser que o seleccionasse do grub.
Mas já saiu a nova versão das adições…Ontem à noite…
Exacto, virtualbox 3.2.10… Mas atenção, aparentemente existe um bug com os controladores IDE, lixou-me algumas VMs (windows)
Exactamente, a versão 3.2.10 do Virtualbox já tem as Guest Additions compatíveis com o Ubuntu 10.10 (X Server 1.9, creio).
A mim o que acontece é que não “enche” o desktop. Fica um rectângulo no meio do monitor.
Isso deve acontecer porque:
1) não instalaste as Guest Additions na máquina virtual Ubuntu 10.10;
2) instalaste uma versão incompatível com o Ubuntu 10.10;
A solução passa por usares o Virtualbox 3.2.10 e usares as Guest Additions correspondentes. Comigo funcionou perfeitamente.
Obrigado. Estou a baixar a 3.2.10 e vou ver o que se passa.
Não deu. Continua igual. Mas a verdade é que (ainda) estou a fazer a experiência, isto é, não instalei o UBUNTU. Poderá ser disso?
O PPlware podia fazer um artigo acerca do KOLIBRIS… O sistema operativo com GUI, mais pequeno do mundo… nao tenho certezas porque nao conheço todos… mas até aposto…. 1,44MB para instalar atraves de um disquete, ou 3MB pra instalar por CD…
todo ele escrito em assembly… instalei no VBox e funciona bem… creio… apesar de ser em ingles, varias partes estao em russo
fica o pedido
obrigado
Olá,
Também tive a oportunidade de testar o KolibriOS quando foi apresentado aqui pelo pplware:
https://pplware.sapo.pt/windows/software/10-sistemas-operativos-pouco-falados/
É leve e muito bom.
Lol utilizei esses comandos ontem que cena 🙂
off topic
ola eu tou com graves probelmas em criar um servidor ou activar e trabalhar com um servidor mysql npo ubuntu nesta versao alguem m pode ajudar?
obrigado
Perfeito. As minhas felicidades por ser o único local (pelo menos pelas minhas pesquisas) e ainda por cima em Português, onde achei a resolução para este problema.
Obrigado