Pens USB de arranque com Windows ou Linux?
Hoje em dia há ferramentas para quase tudo! Se há uns anos criar uma Pen USB de arranque envolvia um conjunto de passos complexos e as vezes “arriscados”, hoje em dia tudo é mais simples e rápido.
Passado o tempo dos CD’s, os dispositivos USB de armazenamento são agora os preferidos para funcionarem como dispositivos de arranque. Hoje vamos conhecer algumas das ferramentas que nos permitem facilmente criar facilmente Pens USB de arranque.
A partir de um ISO Linux
Para criação uma Pen USB de arranque com o Linux existem várias ferramentas para o mesmo, no entanto nós sugerimos o Universal USB Installer, UNetbootin ou o Lili USB Creator.
Universal USB Installer
Universal USB Installer é uma aplicação muito simples que permite colocar qualquer distribuição Linux numa PenUSB. Esta aplicação é muito simples de usar, sendo apenas necessário indicar qual o ficheiro .iso da distribuição e depois carregar em Create.
Homepage:Universal USB Installer
UNetbootin
O UNetbootin é um programa muito simpático que cumpre aquilo a que se propõe: criar de forma fácil e directa um LiveUSB, ao invés do já old-fashionLiveCD.
Homepage:UNetbootin
Lili USB Creator
Lili USB Creator ou Linux Live USB Creator é uma aplicação gratuita para Windows que permite facilmente criar uma PEN USB bootable com um sistema operativo Linux. Como é uma aplicação portátil não necessita de instalação, sendo uma óptima opção para quem pretende testar distribuições Linux sem a necessidade de “queimar” CDs e/ou DVDs.
Homepage:Lili USB Creator
A partir de uma ISO do Windows
Apesar de ter sido concebida para o Windows 7, o Windows 7 USB/DVD Download tool permiti-lhe criar uma cópia da sua imagem .iso do Windows 7 e 8 e colocar numa PenUSB ou DVD, tornando-os bootáveis.
Homepage:Windows 7 USB/DVD Download tool
E são estas as 4 ferramentas que sugerirmos para quem precisar de criar uma pen usb de arranque. Como referimos existem outras aplicações mas estas são sem duvida as mais populares e as mais completas.
Das ferramentas apresentadas, qual a que utilizam com mais frequência?
Este artigo tem mais de um ano
Ainda o outro dia eu instalei o windows 7 com a minha pen drive (ja estava farto do 8.1)
ainda usam essas porcarias de ferramentas que ainda é preciso instalar? rufus usb muito superior a isso tudo
X2. Uso e abuso do Rufus.
Simples, prático (com 4 cliques fica a bombar) e “Portable”.
http://rufus.akeo.ie/
Era ferramenta que não conhecia. Obrigado pela info. “Porcaria de ferramentas” vá…todas as outras são 5*! 🙂
eu uso e abuso do yumi
Rufus inclusivé é compativel com a criação do instalador do VMWare ESXi em PEN. Muito bom mesmo!
Tambem uso e abuso do RUFUS !!
EXCELENTE…. muito superior as outras ferramentas.
7ESTRELAS *******
X3, Rufus foi a unica ferramenta, simples e directa, para poder fazer uma pen bootavel em UEFI. O resto so mesmo usando comandos de partição.
No entanto, isto foi para single OS pen. Agora, se eu quiser uma pen que contenha os ISO’s do
Win7
Win8
WinXP
Linux
Que ferramenta se aconselha? Queria uma coisa que me permitisse escolher o boot.
+1
Isso é que seria excelente
Ter uma PEN que desse qual o S.O. que queremos instalar.
SirLino
Yumi. Podem instalar qualquer coisa que se destine a Boot, só precisam de ter espaço na Pen. Desde Win e Linux até mesmo ao Hiren’s boot por exemplo.
Neste caso uso Easy2Boot, tanto MBR como UEFI.
Experimenta easy2boot…
Nada melhor que o Yumi. Para além de se conseguir fazer qualquer tipo de PEN, seja ela Linux, Windows, de ferramentas de trabalho e reparação como o Hiren’s, etc.
Esqueci-me da parte em que é possível também criar PEN’s com vários SO’s ficando uma PEN multiboot
Por acaso não conhecia o Yumi.
Thanks, vai dar jeito 😉
Concordo. O YUMI é o melhor de todos, além de ser dos poucos que faz Multiboot.
Já experimentei todas estas possibilidades, no entanto, uso o Rufus, é mais rápido e nunca me deu um único erro, alem de permitir facilmente a criação de boots que funcionem quer em sistemas Uefi quer em sistemas MBR. Assim, basta uma única pen por SO. Se juntarmos a isso o facto de receber actualizações frequentemente, então, para já, é a ferramenta perfeita para este tipo de “trabalho”.
Obrigado por mais um artigo bastante util!
Rufus +1
Uso a WiNToBootic
Em caso de Windows não uso nenhuma ferramenta, apenas faço copiar de todos os ficheiros do ISO e colar numa PEN, faço isso desde a altura do Windows Vista e sempre funcionou as mil maravilhas 🙂 Pode não ser o recomendado, mas a verdade é que funciona também e não preciso de estar a instalar programas de terceiros (não que eu seja contra, apenas como disse mais acima, funciona igual sem a necessidade de instalação de outros programas)
Já experimentei varios programas para fazer boot usb mas o Rufus nunca tinha visto, obrigado pelo artigo e vou experimentar o Rufus, obrigado pela dica…
YUMI for the winner.
Multiboot facilmente…
Não conhecia o yumi nem o rufus. No entanto o Unetbootin e o LiliUsb têm a vantagem de permitir atualizações às distribuições instaladas, desde que derivadas de Ubuntu e isso é importante.
Uso o SARDU.
Permite até juntar na mesma Pen, Windows e Linux. Várias versões até desses sistemas operativos!
Podemos ainda acrescentar outras coisas à pen, como antivírus ou Hiren’s Boot CD!
Com YUMI também dá. Só não tenho a certeza Windows + Linux em simultâneo, pois nunca tentei.
Para linux uso o Multisystem. Permite multiboot.
Pessoalmente uso o Yumi, é multiplataforma e permite como já aqui disseram tanto Windows como Linux assim como outras ferramentas. Para além disso, podemos usar a pen como outra qualquer e guardar dados como normalmente que isso nao prejudica o facto de estar “boootable”, nem os dados em si. O facto de podermos acrescentar iso’s sem ter de formatar a pen é também uma das mais valias.
porque não usar o USBCreator que vem no ubuntu por defeito, isto em Linux, ou então USB Suse Image ou Fedora USB.
Easy2Boot o único que me permite ter uma pen com
Windows XP
Windows Vista
Windows 7
Windows 8.1
Lubuntu
Ubuntu
MSDart’s dos vários windows (XP,Vista,7,8.1)
Simples, mas bom artigo. Obrigado.
Fora um caso mais impetuoso ;), os comentários serviram para ajudar e não para treinar tropas para a guerra 🙂
Já tentei usar sem sucesso o Windows 7 USB/DVD download tool para o Windows 8, mas não correu bem (terá a ver com UEFI, ou é mesmo falta de jeito? :))
Também já me tinham indicado o método do WP, mas já andava esquecido 🙂
Experimentei o yumi, que achei interessante… mas tem um problema. Como ter vários sistemas operativos na pen mas com um espaço persistente para cada, de forma a que quando voltarem a fazer boot tenham as últimas alterações que lhe fizemos?
Yumi, Sardu, Rufus, qualquer uma delas é recomendável.
Cada um que decida consoante o seu gosto.
Lili USB Creator há 5 anos. Sempre a bombar!!!
dd if=im.iso of=/dev/sdb bs=1m!sem complicaçoes…
Lili LinuxLive USB Creator é o que eu mais uso
Pessoal, bom dia eu criei uma pendrive usb bootável pelo unetbootin, linux é claro. Posso limpar a pen e reinstalar novamente outro OS??
e então o SUSE IMAGE STUDIO não entra?
Boa tarde;
Tenho uma questão de 4ª classe :(, mas que deu-me uma branca e não estou a conseguir ultrapassar.
O meu PC, não quer iniciar o windows XP, isto é, arranca normalmente, lê o processo inicial do windows, inicia o primeiro ecrã, mas não passa disso, fica no ecrã WINDOWS XP/WELCOME e não sai dai! O disco lê, lê, lê e não anda…
Alguem pode dar-me uma dica??
Bruno