PeaZip 5 – A melhor app para compactar/descompactar
Suporte para 174 extensões..Open RAR TAR 7Z ZIP ZIPX…e muito mais
Precisa de uma aplicação que permite compactar e descompactar todo o tipo de formatos? Então o PeaZip é a solução! PeaZip é uma ferramenta com esse requisito essencial, a qualidade, mas podemos adicionar outros tais como o factor de ser gratuito, multi-plataforma, simples, objectivo e um poderoso compactador.
O novo PeaZip 5 foi lançado este fim de semana, tendo sido introduzidas algumas novidades.
PeaZip é um compactador que suporta os formatos 7Z, 7Z-sfx, ARC/WRC, BZ2/TBZ2, GZ/TGZ, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, split, TAR, UPX, ZIP.
Pode abrir, navegar ou extrair os formatos: ACE, ARJ, CAB, CHM, COMPOUND (MSI, DOC, XLS, PPT), CPIO, ISO, Java (JAR, EAR, WAR), Linux (DEB, PET/PUP, RPM, SLP), LHA/LZH, NSIS, OOo, PAK/PK3/PK4, RAR, WIM, XPI, Z/TZ.
Além destas vantagens o utilizador pode contar com uma ferramenta de encriptação, uma de divisão/união de ficheiros, remoção sem recuperação, comparador byte a byte para uma compactação/descompactação exacta e segura e outras características já mais afastadas do plano principal. Além disso tem ainda à sua disposição uma versão portátil da ferramenta.
Novidade do PeaZip 5
- Entrada Bookmarks foi movida para a primeira posição no menu de navegação
- Adicionado Menu History
- Sistema de configurações foi simplificado e reorganizado
- Pesquisa na Web foi melhorada
- Adicionado suporte para novas extensões.
Como instalar o PeaZip 5 no Ubuntu?
Para instalar o Peazip no Ubuntu, basta aceder à página de download do projecto e obter o ficheiro .deb.
Tal como referido, esta aplicação é uma das melhores e mais completas para compactar e descompactar. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.
Licença: GNU Sistemas Operativos: Windows/Linux Download : Escolha aqui a sua versão Homepage: PeaZip
Este artigo tem mais de um ano
E compacta para formato RAR?
Pelo que é dito na notícia e no site do PeaZip, pode descompactar RAR, mas não os pode criar.
Pois mas a pergunta é se “compacta” para RAR. Descompactar, realmente descompacta, agora compactar é que não vejo escrito no artigo, nem no website do programa. Portanto, penso que a resposta ao Bruno será Não. Mas posso estar errado.
Boas Bruno,
Descompacta..mas não compacta.
Bruno Correia, Descomprime ficheiros em RAR mas não os cria. tem capacidade de os ler, extrair mas não de os criar.
Se leres com atenção a notícia vês em mais que um local a referência a ficheiros RAR.
Não faria sentido um compactador/descompactador que não reconhecesse ficheiros RAR, um dos métodos mais utilizados, conjuntamente com o zip.
Mas pelo que percebi pelo post, é que suporta a extracção do formato RAR, mas não suporta a compactação para formato RAR conforme o Bruno Correia mencionou…
E que tal ler bem a notícia e a pergunta do Bruno, antes de dizer que os outros devem ler bem?
bandizip rules…
http://www.bandicam.com/bandizip/
Aplicação limitada pelo facto de não poder compactar em RAR, sendo este o formato mais utilizado.
Continuarei a usar o winrar que acaba por ainda ser a melhor solução no mercado.
Com tantos formatos disponíveis, precisas mesmo do RAR?
Não acho que o RAR seja o formato mais utilizado. Sem dados fiáveis, parece-me que o formato mais utilizado é o ZIP.
Posso dizer que o único formato que utilizo é mesmo o .rar, aliás se fores um amante de música e procurares por música em diversos sites descobres que o .rar é mesmo o único formato utilizado.
Devo ser eu que ando distraído:
http://peazip.sourceforge.net/free-rar-create.html
Há uma forma de criar ficheiros rar, a peazip esclarece como. Mas de facto não HÁ NENHUM SOFTWARE GRATUÍTO QUE CRIE RAR, excepto….. leiam o link!
Mas isso já implica uma “configuração”, pequena mas é necessária. No winrar, p. ex., não é necessario andar à procura do rar.exe. Ele já está instalado e “configurado” para que o winrar o use.
Sim claro, mas como é evidente é isso que se espera do programa proprietário que cria os ficheiros rar 🙂
Muito bem. Está visto que as cláusulas impostas por alguns fornecedores de aplicações limita claramente a liberdade dos utilizadores. Por isso é que eu gosto das aplicações open source. Não nos limitam nestes termos. O código está disponível para que cada um, dentro dos seus conhecimentos, possa criar, utilizar e desenvolver aplicações e algoritmos.
Enquanto houver aplicações open source que façam o mesmo que outras proprietárias irão ter sempre a minha prevalência de utilização.
E já agora,
“HÁ NENHUM SOFTWARE GRATUÍTO QUE CRIE RAR”
Isso não é verdade. O que é dito nesse link da peazip é que não existe software livre que crie ficheiros rar. Uma coisa é ser livre, outra é gratuito.
Se descarregares o winrar da net, de forma totalmente legal, não pagas nada para o usar e criar ficheiros rar. Logo é gratuito.
Encontrei uma grande limitação em relação a por exemplo o 7Zip: quando extraímos um ficheiro, alteramos o ficheiro e tentamos fazer update do ficheiro no arquivo, ele coloca sempre o ficheiro na raíz, isto apesar de fazermos o drag-and-drop numa pasta do arquivo.
Se consegues reproduzir este problema sempre reporta-o em https://code.google.com/p/peazip/issues/list
Só reportando os erros é que os programadores os podem resolver
Mas sou o hipster que usa e acha que 7-zip é dos melhores?
Para mim o 7zip também é o melhor. No entanto, esta aplicação também utiliza o algoritmo do 7zip e possui mais funcionalidades. Para simples compressão, 7zip é a minha aplicação.
7z aqui tb!
7z aqui tb!
para mim, dos mais completos e mais completo que este peazip.
Por aqui também se usa 7Zip…
Eu também utilizo o 7Z. Utilizam a versão estável, beta ou alguma das alpha? É que versão oficialmente estável já não há desde 2011.
Eu utilizo a 9.30
É uma versão alfa mas nunca tive problemas
Vou instalar
Eu uso o Haozip, gratuito, eficiente e compacta em rar.
http://www.haozip.com/Eng/index_en.htm
Usei 7 zip e depois Peazip e sempre me dei muito bem, no entanto há uns tempos experimentei o Haozip e após ter feito alguns testes comprovei que é melhor a comprimir ficheiros (então nas imagens há uma diferença gritante).
Desconheço no entanto a possibilidade de comprimir em RAR como fala o José Pereira. Como é que se faz?
Realmente o Haozip é muito bom.Vi aqui no PPLWARE,num artigo escrito há uns tempos sobre descompactadores e alguém falou nele.Pois olhem,até hoje é o único que tenho.É incrível.É,de facto,o melhor.
O problema que tenho com todos estes softwares é que são muito mais lentos a descompactar que o winrar, é verdade que são gratuitos, mas…
http://peazip.sourceforge.net/peazip-compression-benchmark.html
winrar
Não percebo a obsessão por winrar. Cada um usa o que quer mas usar algo que não é gratuito só porque sim… porque se consegue descarregar da Net, parece-me pouco defensável. “Não me vejo a pegar num carro que encontre estacionado com a chave na igniçao só porque está ali disponível”. Shareware não é freeware. Taxas de compressão superiores?… Se diferenças de meia dúzia de Mb forem relevantes… Tudo bem. Volto a dizer: cada um faz o que quer. Por aqui usa-se 7z mas é sempre bom conhecer outros.
7-Zip já não tem uma versão estável desde 2010, já não é algo aconselhável de se usar, enquanto que winrar ainda vai lançando todos o anos. Só precisei de usar o 7-Zip para descompater extenções .001 .002 etc, porque de resto para rar, zip o winrar chega muito bem e ainda é o melhor.
E acabei de compilar o PeaZip para Linux ARM!
Gu