PplWare Mobile

OpenSuse 12.1 – Uma distribuição Linux de TOP

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. carlos says:

    [Offtopic]recentemente comprei um iphone e queria um file explorer, no android uso o astrofile, alguem me recomenda algo parecido para o iphone?(tem jailbreak)[Offtopic]

  2. Carlos Portilha says:

    iFile, no cydia

  3. Pedro Pinto says:

    Quem usa ou já usou o OpenSuse?

    • Mário says:

      Eu uso OpenSuse há já algum tempo. Tive contacto originalmente com este Sistema operativo na versão 9 (Suse Linux 9.0) e, honestamente não quero outra coisa.

      É o que uso em casa no computador principal. Faz tudo o que preciso a nivel profissional. Honestamente a nivel profissional, na minha opinião, é a melhor distro!

    • Daniel Nepomuceno says:

      Eu ainda não experimentei, mas já tive alguma curiosidade. Infelizmente tenho tido imensos trabalhos com a minha distro actual (Debian) e não tive tempo de instalar à parte do openSUSE.

      De alguém que tenha experimentado, face a Ubuntu, Fedora e outras distros populares, o que acham?

      • Mário says:

        Pessoalmente já o testei face ao Ubuntu e “OMG, como eu senti falta do OpenSuse!!!”

        Não quero criticar ninguém, mas sinceramente não sei o que toda a gente vê no Ubuntu!!! Em questões de estabilidade e segurança o Ubuntu não chega nem aos calcanhares do OpenSuse, nem do Redhat ou do Fedora!

        Porém, não! O Opensuse não é tão intuitivo!!! Nisso o Ubuntu é superior, especialmente pela facilidade de obter programas!!! O OpenSuse saiu agora com uma ferramenta muito boa (e que não entendo como raio é que tal nunca tinha sido feito antes) chamada Apper.
        É uma especie de Software Center. Porém tem ainda alguns problemas e é mais “limitado”. No fundo é apenas um novo Front-end do PackageKit que permite listar Aplicações em vez de listar apenas os tradicionais Pacotes (ou seja, mostra programas (escondendo as suas dependencias e afins) em vez de mostrar tudo). Isto torna-o mais user-friendly. O grande Software Center – Appstream – que é basicamente o Software Center do Ubuntu – vai ficar para a proxima versão. 🙁

        Mas digam o que disserem, o OpenSuse é uma Distro +segura, muito +estavel e + profissional, tentando, no entanto, ser o mais amiga do utilizador possivel.

        Resumidamente posso colocar assim: Ubuntu é bom para quem vem do Windows, mas se quiserem realmente algo melhor que isso, OpenSuse (ou Fedora, entre outras) é uma melhor opção, embora não tão facil!

        (além disso, acho que no ubuntu eles usam muito o trabalho da comunidade sem QUASE contribuirem para ela. A Novell/Suse/Attachmate, por exemplo, tem pessoal a trabalhar para o Suse, para o OpenSuse, para o Kernel, para o LibreOffice, para o KDE, para o Gnome… Tal como muitas outras distros. No Ubuntum porém, eles trabalham muito para eles mesmos)

    • Leandro Pereira says:

      Desde que saiu, e pode ser o facto de muitos anos a utilizar mas é para mim a distribuição mais fácil de utilizar sem recorrer à consola, aquele painel de controlo apesar de ter vindo a ser copiado por outras distribuições está demais.

    • okapi says:

      Eu diria que o YaST é o Top desta distribuição. Como diz o Leandro Pereira é a mais fácil de utilizar mas só de há uns 6 anos para cá porque antes quando tudo era há pata poucos se atreviam. Isto porque esta distro tem por hábito de não instalar softwares proprietários e as drives da gráfica tinha que ser instalada á unha. A meu ver e depois de já ter experimentado muitas este é aquela distribuição que me acompanha faz muitos anos. Infelizmente e por culpa do Kernel de há 2 anos para cá que não consigo instalar nenhuma distro na minha Nvidia GT 240. Um dia deste resolvo voltar á minha velhinha 7600 GT só para voltar a ter Linux. por

    • Renato says:

      Uso opensuse desde a versão 9 e também não quero outra coisa, super estável e como disseram yast dá um q a mais nela.
      Nunca usei a versão gráfica, sempre texto para firewall e proxy.

    • Alexandre Alves says:

      Já usei o OpenSuse mas tive alguns problemas com o mesmo …
      desde reboot depois de um update e não arrancar … grub marado/ficheiros de arranque corrompido.
      Reboot e a AppArmor (o equivalente ao SELinux) lixar-me as permissões todas e ter que desactivar.
      Acho que tem demasiados serviços a arrancar para uma inst básica.
      O Yast apesar de ser bom era bastante lento. ( não posso dar opinião quanto ao seu estado actual )

      Acabei por voltar a usar a minha distro de eleição, Fedora, neste momento Fedora 16. Sempre estável, mas dá alguma “trabalho” uma vez que não tem mp3 player, nem flash e nem Java.
      Mas nada que não se trate em 30 min.

  4. João Matias says:

    Usei openSUSE durante vários anos, e não tenho razões de queixa. O YAST facilita a vida a qualquer um. É estável, o zypper melhorou muito. Tem os 1-click-install. É mais estável que fedora, e mais estável que ubuntu, não tem é tantos pacotes como debian e fedora. Alguns pacotes tem de ser à unha.

  5. David says:

    será que dá para instalar dentro do windows como dá com o ubuntu?

    • okapi says:

      Se é o que eu estou a pensar dá, porque ele faz as partições automaticamente e para quem não está há vontade é a melhor solução. Aconselho-te primeiro a utilizares a versão LiveCD, vês , exploras, se gosta mais do KDE ou Gnome e então avança para a instalação. Na instalação basta seguires os passos que são de fácil interpretação. Depois é só pesquisares, como instalares os Driver da Placa gráfica, ler muito acerca desta distro e depois é só curtir um verdadeiro SO porque o que por aí anda na sua maioria são forks. 🙂 😉

      • Mário says:

        Olá David,

        se te referes a um sistema tipo WUBI, pelo que sei, este estava a ser convertido para o OpenSuse. Penso que ainda não esteja dispovivel.

        O pessoal do openSuse estava um pouco renitente porque estes sistemas dentro do windows tornas as distros mais lentas e além disso, depois de instalar dessa forma – que era susposto ser para efeitos de testar as distros, poucas pessoas instalam os sistemas correctamente (e.g. numa partição propria).

        Mas penso que esteja quase pronto.

        Se encontrar algo novamente sobre isso deixo aqui o Link 🙂

  6. irlm says:

    o melhor desta distro é o serviço Suse Build Service (*.ymp) e o que é pena é ter de instalar codecs para video em formato tipo .wmv, por isso eu acho o Fedora 16 melhor neste aspeto com o pacote (script) easylife e ativar o RPMFusion e ter suporte para codecs, a nivel de funcionalidades tipo rede o centro de control Yast é muito bom.

  7. Paulo Teixeira says:

    Alguem me sabe explicar como instalo o apt-get??
    Obrigado

  8. Carlos Morais says:

    Foi a primeira distribuição que utilizei de uma forma mais aprofundada e é de facto muito fácil de utilizar. Aconselho a quem está habituado ao windows e quer recorrer a uma distribuição Linux.

  9. serva says:

    Boa noite ,

    Esta é uma distribuição que tem mudado muito nos últimos 2 anos , é estável , um pouco lenta no Boot , mas depois de arrancar muito fluída , mas caminha a passos largos para se tornar um caso muito sério na área dos SOs , Linux e outros .

    Eu prefiro o KDE , tenho neste momento em dual boot o Kubuntu e a Suse com a interface do KDE , ambas são muito boas , noto no entanto que a Suse é mais solida , mas chega de palavras , vejam este video , gostaria mesmo que os utilizadores do Windows ou Apple o vissem para perceberem o que muitas vezes se fala e tecla acerca da maturidade do Linux , como irão constatar o Linux de hoje já não é o papão que era , continua a ter a sua personalidade , mas cada vez mais caminha a passos largos para uma utilização o mais user friendly possível , o video tem 16 M , mas vale a pena assistir .

    https://www.youtube.com/watch?v=nLcfabWIj88&feature=feedu

    Espero que gostem .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  10. okapi says:

    Pelo que tenho visto , por aqui e pelo fórum a maioria gosta mesmo do Gnome, mas sinceramente eu pessoalmente prefiro o KDE desde o principio e já agora para quem não sabe um dos grande colaboradores do KDE dos últimos 4/5 anos no design dos icons é bem Português bem transmontano. A openSuSE também tem alguns inteligentes portugueses a trabalhar no seu desenvolvimento e um deles quando começou era um “puto” de ainda 16/17 anos atualmente deve de ter uns 22 anos. Ao contrário do que li no artigo a openSuse para subir não precisa das derrapagens dos outros, agora que se diga que até á 2 anos atrás não era uma distro para toda a gente, aí sim e pelo menos até há 5 anos atrás em Portugal enquanto houve o forum SusePT aí havia pessoal muito empenhado, uma malta muito boa e sempre pronta a ajudar os demais interessados.
    Agora para quem quiser fazer a instalação tem aqui um guia para Gnome. Para KDE será seguir os passos que são perfeitamente fáceis de interpretar.

    http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-opensuse-12.1-gnome

  11. serva says:

    Gnome , sim mas parou na versão 2 a 3 e para esquecer , para mim é simplesmente horrível , fui sempre utilizador da interface Gnome , mas quando partiram para a 3 , fui a procura de outras alternativas , é esse um dos grandes argumentos do Linux , existe felizmente uma grande escolha .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Shynkedo says:

    já instalei varias vezes,em pcs diferentes,e dá sempre um problema com o controlo de luz no monitor,o fedora fáz o mesmo,li á pouco na net que esta distro agora está ligada ao fedora.

  13. phixie says:

    O OpenSuse foi a distribuição de linux que me fez ficar no linux (penso que foi a 11.2). Acho que é bastante estável e rápido.
    Infelizmente não me dei muito bem com o KDE e ao fim de algum tempo pensei em reinstalar o SO e acabei por experimentar o Ubuntu. Depois passei pelo Mint e neste momento estou com o Fedora. Pelo caminho experimentei algumas outras distribuições em Live CD e tenho um portátil antigo com o AntiX.
    Penso continuar a usar Fedora mas se tivesse de trocar seria por OpenSuse.

  14. bimbo says:

    Eu ainda estou a espera que disponibilizem a versao 12 só com lxde, alguem sabe se vai demorar..?

  15. monux says:

    – Estava usando o Mint 12, me ocorreu alguns travamentos.

    – Já usei o opensuse em versões anteriores e se destaca pela estabilidade.

    – Há duas semanas estou como Opensuse 12.1,e só tenho elogios a ele.

  16. jose martins says:

    Boa Noite. Instalei o OpenSuse KDE. Estou com um problema. Não consigo encontrar o local de mudar a resolução da placa. Alguém me pode ajudar?
    Agradeço.

  17. synced says:

    infelismente não existe distro perfeita

    o ubuntu era otimo até o 10.10 ai colocaram aquela bosta de unity e ferro tudo tentei gostar daquilo mais não da

    o opensuse e mais feinho que o ubuntu porem e uma mão na roda
    o yast já mi salvou a vida varias vezes eu nunca que conseguia fazer o xinet funcionar 100% no ubuntu com o suse/yast meto um enable la e GG

    tudo funcionando maravilhosamente bem

    o bom para um administrador de sistemas ” e intercalar as 2 distros no seu trampo como eu faço aqui

    ubuntu em algumas maguinas suse em outras
    e assim vai tudo indo muito bem graças a deus

    em casa como gosto de jogo vai o ruindows 7 MESMO

  18. Obrigado pela dica. Estou deixando o Ubuntu e optei pelo Suse.
    Ao ler seu post eu só dei prosseguimento no download que eu já estava em curso. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.