OpenOffice 4 disponível para Download
Melhorias ao nível da compatibilidade de documentos com o Microsoft Office
Em tempos de crises como os que se fazem sentir, porque não tirar partido de software gratuito? O OpenOffice.org é um uma suite de de aplicações totalmente gratuita do género do popular Office da Microsoft. Depois do enorme sucesso que foi o OpenOffice 3.4, com 57 milhões de downloads, recentemente a equipa responsável pelo projecto OpenOffice lançou a versão 4 que traz algumas novidades interessantes.
O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo inteiro. Actualmente o OpenOffice é um excelente substituto do Microsoft Office.
Dentro da suite OpenOffice.org podemos encontrar:
- Editor de texto (Writer) – Alternativa ao Word
- Folha de cálculo (Calc) – Alternativa ao Excel
- Apresentação (Impress) – Alternativa ao PowerPoint
- Ferramenta para desenho (Drawing)
- Base de Dados (Database) – Alternativa ao Access
- Editor de Fórmulas (Math)
O OpenOffice tem sofrido grandes desenvolvimento nos últimos tempos, desenvolvimentos esses que fazem desta ferramenta uma excelente suite de produtividade. Esta versão inclui a interface IBM's Lotus Symphony Sidebar, que foi doada pela IBM à Apache Foundation. O código foi adaptado para ser “encaixado” no OpenOffice 4.0
Resumo das novidades do OpenOffice.org 4.0
- Melhorias ao nível da compatibilidade de documentos com o Microsoft Office
- 500 bugs corrigidos
- Melhorias no tratamento de objectos vectoriais e gráficos
- Suporte a 22 idiomas
- Melhor desempenho
- Melhorias significativas na gestão de extensões
- Ferramentas de controlo de qualidade melhoradas
- Melhorias nos objectos Draw
- Suporte para Microsoft Office Open XML (OOXML)
Todas as novidades podem ser consultadas aqui
O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).
Para Juergen Schmidt, Apache OpenOffice Release Manager, “A interoperabilidade com o Microsoft Office tem prioridade elevada neste projecto….a equipa tem trabalhado arduamente para que a compatibilidade entre documentos produzidos nas duas plataformas se mantenha.
Microsoft Office interoperability is a very high priority for the project,". "We are working hard to ensure that our users can successfully exchange documents and document content with colleagues who continue to use Microsoft Office. Moving forward we plan to continue our focus on OOXML document interoperability"
Actualmente o OpenOffice.org 4.0 já está disponível em Português.
Licença: LGPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: OpenOffice.org 4.0 Homepage: OpenOffice.org
Este artigo tem mais de um ano
Boa noite.
Qual o melhor, Open Office ou Libre Office?
Cumprimentos.
Verdade…..
O pplware poderia fazer um comparativo entre os 2, e qual tem melhor compatibilidade com os arquivos da MS Office.
Cumps.
Libre Office! O open office foi abandonado pela maioria das grandes empresas, agora apoiam o Libre Office
“As of April 2011, commercial development of OpenOffice.org project has been terminated. The code was contributed to the Apache Software Foundation, where volunteers continue to develop it. LibreOffice, a fork of OpenOffice is now available for download here.”
O LibreOffice à muito já passou da versão 4 e está em todas as distribuições. O OpenOffice é um projector atrazado.
Já agora o Office 2007 (com o SP1, SP2,SP3 e gravar como pdf) funciona bem no wine, so tem uma pequeno config (riched20 Native (Windows)) que podem encontrar no HQwine. http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=4992
O Libreoffice é sempre bom ter pq quantas vezes já tive documentos da Microsoft Office corrumpidos e o LibreOffice os recupera ( como tb o Google Docs em ultimo caso).
A exportação de pdf no M$ Office é muito probezinha comparando com o LibreOffice.
LibreOffice muito antes do Office 2013 já importava tambem
OFF-TOPIC:
Boas.
Estou a pensar em adquirir um Samsung Galaxy S4 Active através do site expansys (http://www.expansys.pt/samsung-galaxy-s-4-16gb-black-mist-247567/. Sabem-me dizer como funciona a garantia caso o equipamento tenha qualquer problema?
É o fabricante que a suporta.
Ok. Obrigado.:D
Era bom que o openoffice e o libreoffice se voltassem a fundir
é pena nao adoptarem a “ribbon” do office
Para isso instalas o office.
Tem piada, eu gosto do OpenOffice por não ter a “ribbon” 🙂 .
O que e isso?
Então se quer uma office suite open-source com ribbon não tem opção?
Experimenta o Kingsoft Office. É uma cópia do Office da Microsoft, embora só tenha o Word, Excel e Powerpoint. É gratuito e muito leve no sistema! Eu uso-o na empresa e é uma maravilha!
Pena não haver uma versão portuguesa do interface. Gostava muito de poder implementar na minha empresa, mas nem todos sabem inglês e muito menos o mandarin chinês!
Sim, isso é um grande entrave realmente…
Segundo li eles estão a pensar alargar o produto para outras línguas, mas até lá é chato!
Não! Obrigado, mete-a onde sabes…
O desenvolvimento exponencial nos últimos tempos (2 anos aprox) do LibreOffice não pode ser comparado ao do quase parado, e agora Apache OpenOffice.
@EacHTimE, a The Document Foundation fez o convite à fusão dos projectos, quando a Oracle doou o projecto, foi recusado pela comunidade Apache.
Ambos os projectos seguem caminhos diferentes, actualmente o LibreOffice vai à frente, para não falar em todo o projecto e apoio Português (Portugal), que a OpenOffice deixou de ter.
Muito do código do LibreOffice reverte agora ao Apache OpenOffice (as licenças assim o permitem, e ainda bem), e grade parte das melhorias que são apresentadas provêm da TDF.
http://vmiklos.hu/blog/lo-41-ooxml-improvements.html
http://blog.documentfoundation.org/2013/07/22/getting-close-to-libreoffice-4-1/
https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.1
Estão a conseguir fazer o download em PT?? O link dá-me erro!!!
Tive o mesmo problema, mas clica em language packs e faz o dowload a partir daí.
Apesar de ter acompanho e usado fortemente o OpenOffice, a partir do momento que apareceu o LibreOffice, concentrei-me nessa distribuição que, no meu entender, está mais evoluída!
Tenho sugerido a muita gente o LibreOffice e todos ficam contentes com a solução! É impressionante a cara de espanto das pessoas… ao verem uma aplicação office, muito evoluída, e de graça… mas é verdade!
Já utilizei e utilizo a nível empresarial e nunca me deixou ficar mal!
Como eu costumo dizer, só gasta € quem quer!
A solução libreOffice e OpenOffice não é solução profissional para todos. A realidade e necessidades profissionais variam.
Podes mudar a frase final para só gasta quem precisa.
A julgar pelos enormes erros que existiam na programação nas folhas de excel que levou a que muitos economistas mundiais de renome dissesem raios e curiscos e que por sua vez fez as agencias de rating a os paises andarem as turras com enormes prejuizos para os paises…
E mais tarde…claro…”Ho malta afinal era tudo um erro na programação do Excel…”
So gasta no MS Oficce quem for maluco, é a minha interpretação…erros , esse teem todos, desculpa, mas é mesmo assim!
E codigo que não pode ser revisto abertamente tem maior probabilidade de conter erros…
cmps
cmps
Boas,
Estou a pensar em mudar a já algum tempo para OpenOffice ou pelos vistos LibreOffice, já que não tenho grande necessidade de ter o Office a pagar.
O LibreOffice é compatível para W8 64 bits?
Abre mesmo todos os ficheiros do Office, incluindo os novos que terminam em x(docx, xlsx, …)?
Abrir … abre mas é melhor contar com alterações nas configurações de página, texto, tabelas, fonte, espaçamento, imagens “embebidas” etc… ao nível da folha de calculo já me deparei com cálculos e fórmulas que não funcionavam.
Não experimentei esta última versão pelo que a opinião é fundada na experiência anterior.
O melhor mesmo é começar no OO e acabar no OO.
correção: onde está OO deveria estar LO (Libre Office).
Existe viewers gratuitos da microsoft, ate funcionam bem no wine no Linux. POdem editar com LibreOffice e ver se for necesario com os viewers
http://www.microsoft.com/en-us/download/search.aspx?q=viewer
Boas também o uso a nivel profissional…mas ainda encontro alguns problemas entre as formatações entre msoffice e libreoffice…Não acontece isso
Era utilizador do OPENOFFICE e chateava-me a incompatibilidade entre ficheiros.
Por esse motivo abandonei-o e voltei-me para o LIBREOFFICE e grandeeeeee, ENORMEEEEE diferença notei, fosse na compatibilidade entre ficheiro, fosse na estabilidade de todas as aplicações.
Minha nota: EXCELENTE (libreoffice)
Para já não tenho necessidade nenhuma de voltar ao atrasado Openoffice ou ao Microsoft Office.
Utilizo quer a nivel pessoal ou no trabalho. Quer no emprego, quer em casa, disponho de máquinas 64bits equipadas com o Windows 8.
“LIBREOFFICE rulez”
Tanto o LibreOffice como o OpenOffice teem opções para o Word, excel, powerpoint do MS Office e opção para o Outlook? temos que instalar um outro software mas ate agora não conheço nenhum com as mesmas capacidades do MsOutlook. Deixo uma pergunta, que conhece algo identico?
Abraços
Já agora também gostaria de saber se existe algo semelhante ao Office, isto porque o uso e tenho já o ficheiro .pst e segundo o que li para mudar por exemplo para o Thunderbird não é assim tão fácil.
Onde digo Office queria dizer Outlook
Sorry
A melhor alternativa ao Outlook para Linux é o Evolution Mail. Contém mais funcionalidades de nível profissional que o Thunderbird como o suporte (algo limitado ainda) a Microsoft Exchange. Não sei se importa .pst.
Eu, pessoalmente uso o Thunderbird e chega-me bem.
Pois mas eu uso W8 logo a solução Linux não dá
mas há Evolution para Windows
http://www.go-evolution.org/Windows
Boas…
Instalei isto mas está sempre sempre a crashar num ubuntu 13.04 64b.
Como faço para remover?
tens duas forma de desinstalar, ou no terminal:
sudo apt-get remove openoffice*.*
ou pelo gestor de ficheiros, no ubuntu não me lembro mas no Mint é onde tinha Install/Instalar , agora diz Remove/Remover
Libre Office, por causa das coisas!
Bem hajam!
Acho que foi uma solução correcta passar o OpenOffice para a Apache! Eles sabem fazer as coisas, confio neles.
Acho que teve mais haver o licença Apache que muito mais liberal que o GPLv3
O que falta mesmo é o artigo das novidades do LibreOffice 4.1…
Alguém pode me ensinar como instalar o OpenOffice 4 no Xubuntu? Quais são os comandos?
No Xubuntu é só ir ao gestor de software, não precisas fazer por comando.
Rui Castro,
Obrigado pela ajuda, mas o Gestor de Software do Xubuntu só tem o LibreOffice e eu preferia instalar o OpenOffice.
é um pedido estranho mas aqui vai. O q precisas é primeiro de “sources” que têm isso, chamam-se ppa
http://www.upubuntu.com/2013/01/install-apache-openoffice-341-from-ppa.html
como ves no example, primeiro retirar o Libreoffice. Depois instalar o ppa. De seguida fazer update e agora já podes instalar.
Com o PPA, o teu sistema vai manter o OpenOffice atualizado.
Só tem um senão, vais ter de confiar no source que vem do UPUBUNTU
Rui Castro,
Valeu. Agora deve funcionar. Esteja bem.
Rui Castro,
Funcionou. Só que instalou o OpenOffice 3.4 e não o 4. Teria como atualizar para o 4?
Se eu estiver sendo inconveniente me desculpe. Obrigado.
epa, nem reparei. Mas não está facil encontrar para a versão 4.
No site do OpenOffice eles suportam RPM mas terias de usar Fedora, Cent OS, Red Hat, algo dessa familia.
http://www.openoffice.org/download/
Eles têm o source mas terias de compilar
http://openoffice.apache.org/downloads.html
Uma pergunta, porque queres o OpenOffice? O LibreOffice faz tudo e ainda mais. Alguma razão especial?
Rui Castro,
Mais uma vez, grato pela sua atenção e interesse. Deves ter percebido que sou novato no uso das distribuições Linux. Não sei se o LibreOffice faz tudo que faz o OpenOffice. Só o que percebi é que o OpenOffice é mais ligeiro. Talvez seja só uma questão de simpatia e não das suas funcionalidades. Da mesma forma, acabei escolhendo o Xubuntu e não outra distribuição que talvez consideres ‘melhor’. Vou reinstalar o Xubuntu e ficar mesmo com o LibreOffice que vem por omissão. Obrigado.
o LibreOffice já foi o OpenOffice, a equipa original saiu toda quando houve a confusão com as licenças do OpenOffice e pegaram no código e criaram o LibreOffice e continuaram o projeto.
LibreOffice no fundo só mudou os icons e o logo na entrada, mas todas as funcionalidades estão lá. Eles adicionaram algumas extensões (importar PDFs por exemplo) e mais compatibilidades com Microsoft Office e continuaram a desenvolver e são completamente Livres. Essa a razão que as distribuições passaram todas para o LibreOffice. Já não faz sentido o OpenOffice e ate deverem estar perto de duas anos atrasados em relação com o LibreOffice.
Se é mais leve que queres, podes usar AbiWord. O Lubuntu não vem com o LibreOffice instalado mas sim uns mais leves. Xubuntu é um pouco mais pesado.
Boas. Eu instalei a nova versão do openoffice e tem dado alguns problemas de travamentos. Já desativei o Java, creio que melhorou, mas não resolveu. Algumas dicas para a solução?
Meu sistema operativo é o Vista.
Estou pensando instalar a versão anterior, mas não a encontro. Por acaso foram retiradas?
Obrigado.