Oneiric Ocelot será o nome do Ubuntu 11.10
A equipa responsável pelo Ubuntu disponibilizou recentemente o Ubuntu 11.04 Alpha 3 (ver aqui) já com muitas novidades e das quais se destacam o Kernel 2.6.38 RC6, Python 2.7, GNOME 2.32.1, LibreOffice 3.3.1, Nautilus 2.32.2.1, Banshee 1.9.4, Firefox 4 beta 12 e Evolution 2.32.2.
Ontem, Mark Shuttleworth (fundador da Canonical) anunciou no seu blog (ver aqui) o nome do próximo Ubuntu, o Ubuntu 11.10: Oneiric Ocelot ou Jaguatirica Onirica.
Segundo Mark Shuttleworth, existiram vários nome em cima da mesa para atribuir à próxima versão do Ubuntu, no entanto a escolha recaiu sobre o nome Oneiric Ocelot. Oneiric que pode também significar “sonho” e a combinação com Ocelot faz lembrar o “caminho” por onde a inovação acontece.
“No próximo ciclo, acho que vamos deixar o tema “oceanos” para trás. O “oddball octopus” (“polvo excêntrico “), por exemplo, é um grande nome, mas não será adoptado desta vez. Talvez daqui a 13 anos !!!”
A data de lançamento do Ubuntu 11.10 - Oneiric Ocelot está prevista para 13 de Outubro de 2011. Em paralelo ao lançamento do Ubuntu 11.10, estará também disponível a versão final do Unity em 2D, permitindo assim que dispositivos sem suporte completo para 3D possam correr uma versão bastante do Unity bastante semelhante à original.
Saber mais sobre Jaguatirica
Jaguatirica, ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos. De hábitos nocturnos, passa a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. Vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.
Este artigo tem mais de um ano
Boas..
Parece-me um bom nome, e já estou a espera 🙂 embora seja uma espera demorada..
cmps
O meu momento de continuidade do uso do Ubuntu depende da versao 11.04. Se isto continuar a ter a mesma coisa que tiveram a versao anterior drives que nao funcionam etc etc… vou comecar a usar o Debian em vez de Ubuntu. Parece-me que de versao em versao alguma coisa fica sem funcionar. Na versao 8.04 tudo estava como deve ser. Depois de ter comecado a 9.10 comecaram os problemas. Ja instalei o sistema de raiz e mesmo assim fiquei desapontado.
A 9.10 tinha muitos problemas… experimenta instalar de raiz a 10.04 (não sei se já a instalaste de raiz)…
por acaso notei isso… do 8.04 para o 9.10 a placa de rede wireless do meu dell deixou de funcionar… depois quando saiu o 10 ficou tudo bem…. tou a espera deste ubuntu… 🙂
Tens problemas com drivers e queres utilizar debian?
me parece contraditório…
Por que não experimenta então o mandriva?
Também gosto mais de debian, especialmente para programar 🙂
Que diferença faz a distro para programar ou não?
Compiladores e IDE’s estão disponíveis em todas..
Quanto ao post:
Estou com alguma curiosidade para ver este 11.04, já que o kernel 2.6.38 trás grandes melhorias de performance no que toca a multitasking, como também por ser introduzido o unity na distribuição. Pode ser este o ‘boom’ que o ubuntu está a precisar para se expandir ainda mais.
Não percebo no entanto o porque de não vir já com o python3 dado que já saiu à algum tempo. Óbvio que o 2.7 teria que ser mantido para retro-compatibilidade, mas poderiam vir os dois perfeitamente.
Cumps!
(onde esta ‘NOME 2.32.1’ penso que deveria estar GNOME.)
boas..
concordo, mas essas melhorias começaram no 2.6.37,Guilherme para Ubuntu/Debin existem mais pacotes dai ser mais fácil programar(muitas distros tens que compilar primeiro,etc)…
cmps
Sim no 2.6.37 já cortaram muito código, mas no 38 vão ser introduzidas umas 200 linhas dum patch feito pelo linus se não me engano, que alteram o escalonamento. Essas sim vai dar o verdadeiro boost, nada que se compare ao 37.
Quanto às distros.. tudo o que é compiladores e IDE’s estão disponíveis em todo o lado.. isso não é excepção. Para alem disso o rapaz estava a dizer que prefere debian a ubuntu para programar e não debian a uma distro qualquer. Logo a afirmação nao faz qualquer sentido.
cumps
boas..
tens toda a razão…eu li so metade lol 🙂
cmps
Dizem por aí que é um sistema seguro no entanto todas as semanas saiem actualizações para o Ubuntu…
Todos os sistemas têm falhas, portanto mais vale um sistema que as corrige num prazo de apenas uns dias, do que de apenas uns anos como acontece com a m$.
Vê la se te da muito trabalho deixar o SO fazer os seus updates automaticamente.. causa imenso transtorno.
Não quero gerar polémica nem nenhuma flame war Linux VS Windows, como já vem sendo costume, mas o windows faz updates diariamente para corrigir problemas, não sei onde foste buscar a ideia dos anos.
O ciclo de updates do Windows acho que não é diário e sim semanal.
Quanto aos anos é realmente verdade.. Já houve erros que eram conhecidos e demoraram anos a ser corrigidos. Alias tenho recordação de terem corrigido erros que já tinham uma década ou mais.
Tens aqui um exemplo de um bug com 17 anos:
https://pplware.sapo.pt/informacao/microsoft-bug-no-windows-com-17-anos-de-existencia/
Cumps
O Windows Update disponibiliza actualizacoes um vez por mes para ajudar os administradores/utilizadores a aplicarem os updates a tempo.
A forma antiga (disponibilizar quando uma correccao estava pronta), fazia com que nao se soubesse se nao haveria 1 ou 4 updates numa so’ semana, o que levava alguns a demorarem mais tempo a actualizarem, por nao quererem reiniciar o SO. Um dos grandes problemas do Windows e que ajudaram alguns virus/worms a espalharem era de bug corrigidos nao serem actualizados quando eram disponibilizados mas apenas muito meses depois.
Mesmo assim, se houver uma falha “zero-days” e a Microsoft conseguir resolver facilmente o erro, eles disponibilizam a correcao em poucos dias. Se poderem, esperam ate’ ao proximo dia para fazer uma actualizacao geral.
Os projectos em Linux tendem a fazer mais ou menos o mesmo que no Windows (agruparem falhas num so’ update) mas devido ‘a independencia dos projectos, alguns acabam por ser actualizado um atras do outro. Por exemplo, nao faria sentido disponibilizar 5 correccoes no linux kernel num espaco de 2 semanas, obrigando a reiniciar o sistema 5 vezes, em vez de esperar duas semanas e actualizar tudo numa so’ vez. Agora se for uma falha com exploit publico, e’ corrigido o mais rapido possivel.
O bug nao foi encontrado ‘a 17 anos e deixado por corrigir. E’ impossivel para a Microsoft corrigir um bug que nunca encontrou. Na realidade, o bug foi encontrado e reportado ‘a Microsoft 7 meses antes de ter sido tornado publico pelo programador da Google. Mesmo assim, nao e’ muito diferente do que qualquer outro SO ou programa, seja “closed” ou “open-source”. A diferenca e’ que em Linux quando a falha e’ corrigida, o pessoal apenas conta o tempo que demorou a chegar ‘a sua distribuicao, nesse caso, so’ demora um a dois dias.
O que dizer do bug que foi reencontrado ‘a uns meses atras de um bug que foi corrigido no kernel do Linux ‘a mais de 2 anos, e apenas uma distribuicao e’ que aplicou o patch?
PS: Primeiro premio do Bug mais antigo (conhecido e esquecido):
http://www.osnews.com/story/19731/The-25-Year-Old-BSD-Bug
Fiquem Bem!
ainda bem que sai, mas quando sai se tiveres todos os repositórios actualiza-te os programas que tens instalados, também componentes como o kernel, o xorg, alguns drivers e por ai fora.
Agora diz me uma coisa, onde acontece isto no windows. Não acontece é a resposta, Menos um ponto para o Windows.
É mais uma das razoes para gostar de linux.
Sim, porque actualização == falha de segurança.
Adoro estes pseudo informaticos, já pensaste ir para politica? Pseudo engenheiros é o que se pede para lá.
E são todas de segurança? Há sempre bugs para corrigir, software externo que é actualizado…
Se tu mantiveres o teu software do windows TODO sempre actualizado também fazes actualizações todas as semanas-
Está um pequeno erro aqui:
“Ontem, Mark Shuttleworth (fundador da Canonical) anunciou no seu blog (ver aqui) o nome do próximo Ubuntu, o Ubuntu 10.10: Oneiric Ocelot ou Jaguatirica Onirica.”
Não é o 10.10 mas sim o 11.10.
Quanto ao seu lançamento, venha ele!
boas ouvi dizer que o kernel desta versao foi reescrita num codigo mais pequeno e o seu desempenho e 2 vezes mais rapido, e verdade? e que eu sempre achei linux um bocado lento em comparaçao com o OSX que tenho 🙂
Duas vezes mais rápido não é, se bem me lembro penso que era na ordem dos 40%.
Quanto a OSX vs Linux no que toca a performance, custa-me a crer que o OSX tenha melhores resultados. No entanto se te estiveres a referir à velocidade com que uma aplicação é aberta posso acreditar, pois o display server do osx parece-me mais sólido do que o X11. O X11 já tem uns bons anos, e conforme foram necessárias novas features foram sendo acrescentadas em camadas, tornando o sistema um pouco bloated.
Felizmente já se anda a falar do wayland que será um novo display server para linux, que aponta para uma excelente performance.. no entanto só deve estar estável daqui a 2 anos provavelmente.
cumps!
boas..
também estou em pulgas para por as unhas no wayland, mas de lembrar que a nivel de funcionalidades é muito parco…
cmps
NOME 2.32.1,
Falta ali um G
… agora é só esperar por ele…
Relativamente ao 11.04, acham que o unity vale mesmo a pena? Se calhar continuo com o classic desktop… ???
Cumps
Não sabia que o Ubuntu tinha passado a utilizar a colocar a barra de menus na barra do sistema, como o Mac OS, vamos ver no que dá.
Imagem
Essa mudança até acho útil… e até acho que podiam melhorar um bocado a interface do nautilus!… mas como dizes logo se vê
isso é feito com o global-menu.. mas acho que não vem por default. É apenas uma aplicação que podes instalar.
cumps!
Não deve por cá ficar muito tempo o Unity… pelo menos assim espero.
boas ppl tb nao sou mto adepto do unity , mas sempre poderemos optar pela gnome shell 3.0 que estara pronta na altura do lancamento do 11,04 .
quanto ao xorg e aquela tem já uns anos e era precisso fazer qualquer coisa nessa area , para mim é o ponto mais fraco neste momento do Linux e seria aonde se deveriam canalizar mais energias , e penso que não é isso que se está a fazer com o wayland esta-se a andar mto devagar e na minha opinião estão poucas pessoas da comunidade envolvidas este deveria ser uma area em que deveriam ser canalizados mais recursos .
vamos ver o que as novas distribuições nos trazem , o que sinto e que cada vez mais o sistema está mais maduro e que se pode desenvolver areas aonde se encontram vulnerabilidades por todos conhecidas .
Cumprimentos a todos
Ainda nem sequer lançaram a versão BETA do 11.04, e já estão a pensar no 11.10 xD