PplWare Mobile

O que é o Crontab?


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. lopes says:

    já agora que falamos disso… tenho um cron job a correr exactamente dessa forma e usei a forma indicada no ponto 7 para criar um log. O que mando correr é um programa que fiz em Java e que, como tal, de vez em quando rebenta… 😛 o meu problema é que quando o faço correr manualmente consigo ver o log do erro… quando é corrido pelo cron não manda o log do erro para o log que eu defino como saida do cron… alguém sabe onde é que aquilo vai parar e se há forma de forçar a que vá parar ao log que eu crio???

    • Gonçalo says:

      Com o exemplo do ponto 7 só estás a redireccionar o stdout.
      O erro vai para o stderr, para redireccionares o stderr e stdout adiciona ” 2>&1″ no fim:
      30 18 * * * rm /home/someuser/tmp/* > /home/someuser/cronlogs/clean_tmp_dir.log 2>&1

  2. dc says:

    Desculpem lá o Off-Topic!

    Vitor, esse Favicon é um bocado ranhoso! eh eh
    Mas prontos… sempre é um “refresh” ao antigo, mas não gosto! e prontos!

    Mesmo assim parabéns pela loufada de ar fresco que o Blog todos os dias vai levando, isto até parece uma coisa profissional (cof cof) 😛

    CUMPS

  3. Evandro says:

    Excelente artigo! Parabéns Simões

  4. iGama says:

    Adicionado com prazer ao GuiaUbuntuPt.org pela utilidade das informações 🙂

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Crontab

    Bom artigo psimoes.

    Cumprimentos

  5. Pedro Dias says:

    Os crontab são excelentes, quando as tarefas não são pesadas. Num ambiente com 70 users e cron’s a correrem de 5 em 5 minutos com processamentos pesados, levava ás vezes a que o AIX arreasse… Mas lá está, depende da máquina e que os aplicativos no cron não contenham erros. Senão está tudo estragado.
    Já agora, parabéns por este site. Está magnifico, mas só contem temas na óptica do utilizador doméstico… Embora existam alguns temas que envolvem um pouco mais de “expertise”.
    Para quando, começar a apresentar temas relacionados com a administração de Mainframes baseados em AS/400, Aix, Informix, Unix…?? Isso seria a cereja no topo :))

  6. NeoGazz says:

    @offtopic

    SOSD = Sistemas operativos e Sistemas Distribuidos?

    isso não é uma disciplina de um cET?

    é que já fui aluno de uma coisa desses :p

  7. Por faror instalei um auto-Responder (conection) Mais não consigo automatiza-lo, alguem pederar me ajudar?.

  8. Bruno says:

    Olá estou com um problema urgente

    como faço para add uma linha no crontab sem abrilo com o -e

    no caso tenho um script que adiciona automaticamente uma linha no crontab
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.