PplWare Mobile

Máquinas com Windows 8 não permitirão Linux?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro says:

    Isto só prejudica os linux users mas pode ser que com esta medida comece a aparecer mais computadores linux.

    • Vilson Jacinto says:

      Concordo. Cada vez aparecerão mais computadores com linux.
      Quem precisa de Windows? Eu uso linux desde 2003 e não quero mais nenhum, e não é uma questão de fanatismo, só uso porque só assim tenho um computador de funciona realmente.

      • Fábio Rocha says:

        Esse teu comentário a mim parece-me fanático. Tenho um PC com W7 e Ubuntu (linux), e um Macbook. A única diferença que vejo entre cada um deles é o publico alvo, cada deverá individuo ser livre de escolher qual se adequa ás suas necessidades. É tão descabido o teu comentário que aposto que tens o Wine instalado. Tenho dito.

          • @lmx says:

            Hummm…
            Como dizia o galo….”Deixem os Poisar” 🙂
            A Apple vai ficar doida quando descobrir que agora em vez de ter só o mercado Mac(hardware/software) vai ficar também com o mercado PC(Outros sistemas Operativos), visto que nos Mac o linux corre maravilhosamente bem, e não existe este vendor lock in, que é crime, mas…quem é que vai fazer os OEMś mudar aquilo que a M$ manda…talvez a UE, como já fez nos browsers, etc.
            Bom se isso não acontecer e a malta de fartar de andar a reboque das ideis da M$….vou ter um MAc como nova maquina 🙂 .
            Finalmente poderei dizer, nesse caso, obrigado a M$ por me ter dado um empurrãozito 🙂 .

            cmps

          • LV says:

            @ @lmx

            “A Apple vai ficar doida quando descobrir que agora em vez de ter só o mercado Mac(hardware/software) vai ficar também com o mercado PC(Outros sistemas Operativos)”

            /facepalm

            Sabes o market share da MS comparado com os market shares da Apple e Linux?

            Não me parece…

          • Tecx says:

            @lmx

            Compreendes que o UEFI Secure Boot não vem da MS e sim do próprio UEFI certo?

            Obviamente que num Mundo UEFI como o que aí o Linux terá que se adaptar para sobreviver.

          • @lmx says:

            será que não dá para evitar??
            será um extra que não dá para desactivar?virá de base nos sistemas UEFI e por isso a M$ é uma vitima e tal como todos foi apanhada pela intel e afinal o vendor lockin foi a intel que o implementou de forma rigida não dando hipotse as marcas para usar ou não???
            Se for assim, a culpa não será da M$, esta será uma vitima como todos os outros fabricantes de software.
            Este tipo de esquema levanta outra questão…irão todos os programas livres, ou freewares ,etc ter assinatura digital??
            é que os que não tiverem não entram na equação…será que a M$ e outros(se não ainda sou acusado de…) vai ganhar muito dinheiro com isso pois a malta vai deixar de poder
            instalar os seus programas livres e voltaremos outra vez ao “mundo das trevas”?…são muitas duvidas mas teem razão de ser…
            Se alguém estiver avontade no assunto agradecia 😉

            cmps

        • Daniel Afonso says:

          Exactamente! +1 Uma mente aberta a outros mundos. Eu também uso os 3 SO’s. Nenhum é melhor ou pior. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

      • cap says:

        Óptimo. Ainda bem que apenas com o linux o seu pc funciona realmente. Realmente ninguem necessita do windows, mac ou mesmo de computadores… VIVA o FANATISMO. assim ninguém vai a lado nenhum… enfim é a sociedade que temos…

        • Ricardo says:

          Antes de Mais boa tarde,

          Esquecem-se de alguns casos, em que a única opção para um computador funcional é pirataria ou open source (seja linux ou outro), por exemplo, o meu desktop apesar de já ter sofrido algumas modificações só tem licença oficial para windows millénium.
          As licenças novas são extremamente caras para um computador velho que apesar de tudo ainda consegue fazer o básico sem problemas (ir à net, ver o email, e fazer uns pequenos documentos).

          Cumprimentos

        • Rui Pereira says:

          A uns meses a unica solução que consegui arranjar para o portátil de uma amiga foi com linux, dado que o Windows fazia o portatil dela aquecer e desligar-se frequentemente, nem formatando e pondo o windows de novo lá ia. Quando lhe limpei o pc e meti Ubuntu, o pc ficou a funcionar lindamente, e para ela servia perfeitamente, dava para ver mails, ver filmes ouvir musica, e falar na net. Depende da utilização que se dá á máquina. Linux serve perfeitamente para vários users, mas depois para outros gamers e developers já não dá tanto. 😛

      • Rui Pereira says:

        Neste momento não tenho nenhum Linux, pois preciso de Windows por causa do Visual Studio, senão usava linux, Mas acho chato, eu vir a comprar um computador e limitarem me a um sistema operativo. Mas dado que a Windows o faz para haver um securityboot e não para apenas bloquear possibilidades como a apple faz, até aceito, é apenas mais um cuidado a ter quando se obtem um Computador. Mas era bom que houvesse mais pcs a venda com SO Linux Default.

      • Pedro says:

        eu uso Ubuntu desde 2008. e não precisei de usar mais o windows. 🙂
        não é fanatismo… eu amo você Ubuntu!! não sei viver sem você. hummm afinal sou mais que fanático. adoro UBUNTU! venham os computadores sem windows… afinal pagamos mais por isso… e não preciso para nada.

      • Miguel Ribeiro says:

        Foste fanático com o teu comentário nao fanatico. Lol.

        By the way, tenho um pc com windows e funciona realmente :3

    • arkan says:

      Vai aparecer mais sim com linux, e depois desaparecer como aqui se faz, de 30 pcs com o lixo do LInuXO , 60 sao contratados para por copias do windows!!!

      linux é igual pregador de geladeira, vc sabe que pode por milhares, mas chega um ponto que uma AGENDA é melhor que os pregadores de geladeira!!!

      • @lmx says:

        Boas…
        o sucesso de qualquer coisa deve-se em grande parte á qualidade dos técnicos que estão por trás!!!
        Obviamente que se temos analfabetos incapazes de raciocinar e usar a massa cerebral para pensar, ai vai correr mal!!!
        Mas eu continuo a achar que o problema maior é mesmo as equipas técnicas!!!

        cmps

  2. Luis says:

    Se é mais seguro, porque não? Embora isso só venha a aumentar o dito monopólio da ms, impedindo os utilizadores de instalar a concorrencia.

    De qualquer das maneiras, acredito que o Linux se adapte a essa realidade ou então que haverá um hack que permita a sua instalação.. mas só o tempo o dirá.

    Já agora, eu que não uso Linux e se for realmente por questões de segurança e fiabilidade, não me importo nada que fique com esses protocolos todos. Mas claro, nem todos são como eu…

    Cumps

    • CMatomic says:

      a segurança é para a Microsoft e não para quem o utiliza o sistema , mas mesmo assim sempre podemos pedir de fabrica o computador sem o windows , isso não podem negar

    • Paulo says:

      Subscrevo o que disseste. Se é a favor da segurança, não vejo porque não. De certeza que quem quiser ter linux também encontrará uma maneira, nem que seja instalar só o linux.

      • Rúben Lopes [Lopesmaio] says:

        A Microsoft quer manter o Windows seguro com isso, mas qualquer sistema Linux dá uma “abada” a um Windows em termos de segurança -.-

  3. Lokier says:

    A Microsoft muito apologista de open source e sistemas abertos.

  4. Alucard says:

    Parece-me que a Microsoft para além de controlar o software, quer também controlar o hardware, o que é inadmissível. A justificação dada que esta medida foi pensada por razões de segurança não me parece muito convincente. Eu, vulgar utilizador, compro o computador, mas a Microsoft é que vai mandar em mim e dizer que sistemas é que posso ou não usar?

    Espero que a comunidade Linux consiga dar a volta a mais este obstáculo, que se crie um fork não-GPL do GRUB se tiver que ser.

    • Marcelo Barros says:

      De alguma maneira isto vai trazer mais estabilidade ao Windows, assim como acontece no iOs.

      Quanto a Linux penso que a Microsoft vai dar alguma solução.

      Cumprimentos.

    • cap says:

      Ninguém o obriga a comprar um computador com windows. pode sempre comprar um MAC ou um PC com uma distribuição livre e gratuita com linux. Agora se está de livre vontade a comprar um PC com o Windows, não veja razão da sua queixa…mas isso sou eu a falar…

      • Wilson Silva says:

        A mesma filosofia se aplica para o iOS e o Flash Player.

      • João says:

        O problema é que os bons computadores, pelo menos os portáteis, vêm com o Windows instalado. Eu nos últimos anos comprei dois portáteis que vinham com Windows, inclusivamente tenho uma licensa do Vista que foi adquirida naquela altura em que eles tinham computadores com XP mas enviavam o Vista gratuitamente a quem apresentasse prova de compra.

        Acontece que uns anos mais tarde me converti ao Linux e se não me fosse possível instalar Linux, então ter-me-ia sentido roubado pela Microsoft, que do meu ponto de vista tinha sabotado o *meu* equipamento.

        É como tu venderes um carro a alguém e no motor deixar um qualquer sistema que impede o condutor de passar dos 30 km/h porque tu achas mais seguro. Não faz sentido.

        • oi says:

          é como alguém comprar um carro a gasolina e depois querer meter a gasóleo. quando se compra já se tem que se saber para o que quer.

        • Tecx says:

          Para ajudar à questão dos carros:

          Realmente concordo, a Bugatti devia ser processada – que raio de ideia limitar o carro a 408Km/h!!

          Se pago milhões para já devia chegar à velocidade limite, cerca de 430Km/h e depois mais tarde devia voar se me apetecesse mudar para transportes aéreos. Não faz sentido, sentir-me-ia roubado se o comprasse.

      • JPedrosa says:

        isso não é verdade.

        Experimenta comprar o portatil que tu queres com Linux, ou digamos … sem pagar a licença windows que já lá vem” … e depois conta a história.

        Por algum motivo, a licença OEM da Microsoft que vem em desktops e laptops, tem a alcunha de “imposto Microsoft”

      • @lmx says:

        Boas…
        O problema é que em todods ou quase todod sos pc’s que chegam a loja veem com um carimbo M$, esse é o problema…a pressão da M$ é tanta que…
        Pode ser que a malta ainda tenha a AMD como solução…não sei se eles também são tão fanáticos como a intel , vamos ver…eu até estou a gostar muito desta nova e renascida AMD…

        cmps

  5. Serva says:

    Boa tarde ,

    Mal parecia que tinham dado uma aberta e que se estavam a comportar melhor com os seus concorrentes , eis que a noticia explode desta forma , a confirmar-se é um DEJÁ VU da guerra de há uma década atrás .

    Muito infeliz de facto .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • @lmx says:

      Duvido que a M$ seja assim tão burra…!!quem fica a ganhar será a Apple pois linux la corre como em nenhum outro lado!!
      Tem uns stresses com o wireless, acho eu, mas tirando isso..!!
      Logo a malta do linux ira para a Apple…os portateis deles ja teem baixado muito de preço, a haver mais vendas, podiam baixar mais…

      cmps

  6. Diogo Vila Viçosa says:

    Acho muito bem por parte da Microsoft. Afinal têm os melhores programadores no mundo a trabalhar para quê?

  7. Baltazar says:

    O pessoal do Linux resolve isso.

  8. Filipe says:

    Já só uso linux á vários anos, por isso não me chateia nada a MS…

    • Marcelo Barros says:

      Estou a começar agora, dual-boot.
      Mas devo acabar por deixar só ubuntu.

      Só devo usar Windows para o trabalho, quando tenha que usar.net entre outras coisas.

      Cumprimentos

  9. Jorge Rodrigues says:

    se a MS assim quer assim será no entanto vejo muitos utilizadores a baterem com a porta. …

  10. aver says:

    ‘xa cá ver se eu percebi.
    Trata-se de criar um “dual boot” Windows 8 – Linux.

    O Windows 8 – para reforçar a segurança, poderá exigir uma alteração do firmware da bios, o que irá condicionar o dual boot. A nova bios só deixa arrancar o Linux se tiver assinatura digital reconhecida. Tanto quanto eu percebi, a coisa resolvia-se facilmente se só houvesse um Linux. Como há uma multiplicidade torna-se impossível que todos os developpers tenham a sua própria assinatura digital.

    Penso que não vai ser necessária essa alteração no firmware da bios, pelo menos nos computadores existentes. A Microsoft ficava á espera da actualização da bios para instalar o Windows 8 ? A Microsoft quer é vender, não é ficar á espera de actualizações que sabe-se lá quando é que estão prontas

    Mesmo que a actualização da bios fosse obrigatória, para computadores novas, acho que a solução é simples. O Windows 8, depois de um aviso de segurança sobre os riscos, permite desactivar a funcionalidade da bios que exige a assinatura digital (ou então a bios que tenha essa opção, entra-se na bios e desactiva-se) e já se pode instalar a tralha que se quiser em dual-boot.

    Com este rumor partir para cima dos malandros da Microsoft que querem acabar com o que resta do Linux para PCs não faz muito sentido.

    • Miguel Ribeiro says:

      chama-se UEFI e já está pronta

    • Tecx says:

      Não estás a perceber, é assim – a BIOS vai morrer(finalmente), já existem à venda motherboards com UEFI e este possui uma opção de Secure BOOT e é isto que está a causar polémica.
      No entanto não é a MS que controla quem sabe ou não os certificados deste “boot”, são as marcas que definem.

      O win8 nas máqs com UEFI apenas vai usar esta opção por default. Os mais antigos a questão nem se põe porque o UEFI não é uma opção actualizável, trata-se de um sistema inteiramente novo.

  11. Delfim Mota says:

    Muito provavelmente o que irá acontecer será uma coisa parecida com o browser de navegação na Internet, onde nas máquinas vendidas na Europa foi obrigada a criar uma aplicação para o utilizador final optar por outros browsers. É no que dá querer-se ter o monopólio.
    Cump’s

    • cap says:

      então os MACs que só vêm com o safari e as distribuições linux com o firefox ou chrome??????????? tambem elas querem ter o monopolio???????? a MS alguma vez impediu de se instalar outros browsers??? se a empresa tem um browser proprio porque não incluir o mesmo no seu sistema operativo??????? sou so eu que vejo isto???? NÃO…….Já agora retirem tudo e deixem o windows completamente “careca” para depois o comum dos utilizadores andar a varrer a net, completamente à nora para o seu PC fazer algo mais do que o simples boot. sinceramente há com cada um……….

      • JPedrosa says:

        Já foi explicado demasiadas vezes …

        A Microsoft tem uma posição dominante no mercado dos sistemas Operativos e, de acordo com as queixas, que foram antendidas pela União Europeia, usou a sua posição dominante para catapultar um outro produto seu, independente do seu sistema operativo, neste caso o seu browser.

        A existência de um browser, pré-instalado no sistema operativo dominante, e impossível de retirar, na óptica dos tribunais, constituía uma vantagem des-leal para com a restante concorrência, neste caso de browsers.

        A Microsoft durante anos, argumentou que o IE fazia parte do SO, mas isso sempre foi falso.

        O que as queixas pretendiam obter e obtiveram, é que o utilizador tenha consciência que o Browser é uma aplicação como qualquer outra, e que o utilizador final tem a possibilidade de escolha.

        Muita gente, pelo facto do IE “já lá estar” … nem tinha a noção que era algo que podiam utilizar outra aplicação para fazer o mesmo.

        Ora perante esta explicação, já podes perceber porque é que o teu raciocino está errado. Nem o Linux, nem a Apple, têm uma posição dominante nos sistemas Operativos, portanto o browser que incluem de origem não vai lucrar com uma posição que não existe.

        Além do mais, pelo menos no linux … tu podes remover todos os browsers, portanto é uma questão que não se põe.

        Espero ter esclarecido.

        • cap says:

          Eu acho apenas burocracia a mais… rios de dinheiro gasto (dos contribuintes de todos os países envolvidos) apenas para voltar a instalar o IE e outro(s) browsers. Não me incomoda o facto de uma empresa querer ser sempre melhor que a concorrência, só assim se constroem impérios. Continuo a achar que há demasiado barulho em torno da MS, mas compreendo, uma vez que é o SO preferido de milhões de users ( e continuará a ser). De qualquer forma, agradeço a explicação, eu e todos os que já não vêm o nome da MS ser arrastado pela lama com espanto, pois é comum, sempre que algo aparece (MS)esse algo é alvo de críticas para depois ser implementado em massa 🙂 Tipo a situação da compra da Skype pela MS: pouco tempo de pois de ser anunciado o negócio, o skype foi abaixo. Logo a net ficou inundada comcríticas anti-MS, que, curiosamente, nada tinha com o caso, conforme foi dito pela propria Skype e mais, NÃO foi a 1ª vez que o serviço foi alvo de apagão, mas…. 🙂

        • Tecx says:

          Concordo com tudo excepto neste ponto que para mim viola um direito fundamental.

          “Nem o Linux, nem a Apple, têm uma posição dominante nos sistemas Operativos, portanto o browser que incluem de origem não vai lucrar com uma posição que não existe.”

          Portanto todos iguais, mas todos diferentes. :/
          Não concordo que só uma empresa tenha pago.
          Outras deviam ter desembolsado, consoante cotas de mercado.
          Porque a MS foi fundamentalmente processada devido

          É que se pensares que nessa altura a Apple tinha uma boa cota de mercado nas empresas de tv e música – edição de imagem, som…
          E se falasses com qualquer pessoa que tinha mac a maioria também mal conhecia outros browsers, isto quando conheciam.

  12. Djan89 says:

    Desde que facilitem a desactivação de UEFI como fizeram com os tablets samsung que ofereceram no Build acho que não haverá problemas de maior.

    Acredito que seja por razões de segurança que estão a implementar esse firmware pk não acredito que arriscariam levar outro processo em cima por praticas anti-competitivas.

    Alias não é só a Microsoft que está a implementar esse firmware, a Google também está a usar um mecanismo semelhante no Chrome OS.

    Espero bem que venha a dar para fazer um dual booting no windows 8 sem ser um engenheiro como acontece nalguns casos com o Chrome OS(Cr-48) LOL

    Porque: Até podia viver sem o meu Linux Mint em dual boot! mas não era a mesma coisa LOL

    Abraços e Beijinhos camaradas.

  13. Ricardo Martins says:

    Imaginem que se fazia ao contrário e os sistemas linux, impediram a instalação do ms windows, aí sim haveria ganhos em termos de segurança para o sistema.
    Seja como for, acredito que sim, que trará alguma segurança ao windows, o que eu aqui estranho mais é ver uma medida tão extrema em relação a segurança por parte da ms, que foi sempre tão modesta nestas questões… se pelo menos houvesse algo a ganhar comercialmente nesta jogada, ficava tudo explicado, porque aí sim, quando se trata de comércio é muito frequente vermos os extremos a que chega a microsoft.

  14. Serva says:

    @Baltazar ,

    HE , HE , a malta do Open source até vai achar piada , a mim não me faz estragos porque não tenho nenhum dual boot , por isso eles até podiam por todas as trancas que quisessem que eu não ficariam mesmo nada incomodado .

    Abraço

    Cumprimentos

    Serva

  15. Ren says:

    boas ,

    vamos a ver se percebo … o malware é um software sem CA (certificado de autenticidade) , logo, nao o vou poder instalar !!! (o que é bom) mas … e os outros softwares ???? TODOS vão ter de ter essa certificação?? também os softs tipo malwarebytes? ccleaner? winamp?? 7zip?? e outros?? e os que não forem atrás desta “conversa” ???
    acho que continuar com ubuntu 🙂

    fiquem bem e … saudações linuxianas !!!!

  16. Serva says:

    @Fs

    Nem mais uma grande distracção .

    Cumprimentos

    Serva

  17. Nuno says:

    Se isso realmente for verdade existe uma solução, não instalem ou não façam o upgrade para o Windows 8. Quem ficaria a perder? A Microsoft.

    • Pedro says:

      Microsoft nunca perde…Embora tenha sido um passo infeliz este.. :s

    • Miguel Ribeiro says:

      Lol. E o upgrade para o Windows 8 é que vai instalar a UEFI?

      PEOPLE, READ THE SIGN:

      #############################################
      ########### DO NOT ###########
      ########### FEED ###########
      ########### THE TROLLS ###########
      #############################################

  18. Tony Silva says:

    Isto “só” afeta computadores assemblados, isto é, que saem de fábrica com o windows 8 já instalado.
    O pessoal que compra o pc às peças pode ficar descançado. Agora quem compra portáteis e computadores nas grandes superfícies está bem lixado. Contudo dúvido que a comissão europeia fique calada sobre este assunto.
    Lá vai o pessoal a começar a fazer jailbreaks para ter GNU/Linux nos seus pc.

  19. Gonçalves says:

    A razão que a Microsoft evoca não me parece muito convincente. A meu ver esta é uma estratégia para dificultar a implementação dos sistemas concorrentes. A segurança que eles precisam não deveria ser necessária. O exemplo disso, é o linux e sistemas unix. Embora não sejam à prova de falhas, estão a anos-luz do mundo das janelinhas.

    • cap says:

      Unica e exclusivamente devido ao numero reduzido de utilizadores em relação à MS, e devido a que a maior parte do malware é criado por pessoal que QUER atingir o windows. Caso contrario teríamos ubuntus e afins assim como OSxs completamente de rastas cheios de viroses… Por isso é que estão a anos-luz das janelinhas (curiosamente tambem as usam)mas em termos de nº de utilizadores…..

      • JPedrosa says:

        Errado.
        As máquinas Unix são alvos muito mais frequentes de ataques … ou julgas que a NET está esmagadoramente assente em quê? Windows ? lol

        Quando se fala em quota de mercado, esquecem-se de contabilizar os users que cada servidor atinge?

        Um prédio com 100 pc’s em windows … conta 100, mas um servidor Unix que tenha hosted 100 blogs … serve muito mais gente, e está mto mais exposto…

        • cap says:

          Estava a falar em utilizadores…PCs e portáteis, não em servers. A esmagadora maioria de malware é produzido/direcionada para infectar os home users. Por esse motivo referi: “Unica e exclusivamente devido ao numero reduzido de utilizadores em relação à MS, e devido a que a maior parte do malware é criado por pessoal que QUER atingir o windows…”

      • Gonçalves says:

        cap, quanto ao numero de utilizadores, até podes ter alguma razão… Se tivesse mais utilizadores provavelmente seria mais atacado por malware, mas em relação à segurança acho que estás enganado.

        No linux existe uma segurança muito mais forte que no windows. Um bom exemplo disso é o chroot. Grande parte dos serviços que correm em máquinas unix utilizam esta segurança. Mas isto é só um exemplo. Há muitos mais.

        chroot mais em detalhe: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chroot

        • manu says:

          Eu adoro Linux mas essa do Linux ter uma segurança “muito” mais forte é um pouco exagerada. O cap tem razão, a grande maioria dos utilizadores mundo usam Windows, ou seja, são o alvo preferencial. Embora considere um sistema mais seguro mas também com uma curva de aprendizagem mais demorada.

          No windows vista para a frente o sistema chega ao nível do root com o UAC, em que os serviços que vão comprometer o sistema estão protegidos com o “executar como administrador”. Outra desvantagem do Windows é ter executáveis, coisa que agora também é possível no ubuntu, pelo menos, como o centro de instalação de software.

          • JPedrosa says:

            o UAT, está a anos luz de tudo o que está implementado no Linux/Unix e nível de permissões para executar, ler, escrever seja o que for.

            É que é quase bárbaro fazer a comparação … enfim.

        • Gonçalves says:

          “Epá, este site está a pedir pra instalar qualquer coisa… Deixa lá ver… Permitir ou cancelar?!… Permitir… Ups!!! Oh! Não! Era vírus! Mas porque é que eu não instalei um anti-virus!”
          Este é o cenário mais comum, acredita.
          A maior parte dos utilizadores nem sequer lê o nome do dicheiro que está a instalar ou qual é a origem. especialmente em e-mails.
          Realmente é mesmo seguro.

          Mais uma coisa: não é só o sudo (provavelmente o que tu comparas com o UAC) a única segurança… nem o chroot… Isso são apenas dois exemplos.

          O simples facto de um programa estar isolado (chroot) já é uma grande segurança (digo eu). Onde é que o windows faz isso nativamente? Sandbox, claro… Mas não é nativo (mas devia).
          Ainda achas que está a anos luz do do linux? Não me parece.

          Costuma dizer-se que nenhum sistema é à prova de falhas e o linux não é excepção.

          De salientar que eu sou utilizador do teu tão amado UAC e do sudo e se tivesse de optar por um baseando-me na questão da segurança… Sem a mínima sombra de dúvida que era o linux!

          • JPedrosa says:

            Eu quando disse anos luz … era de atraso … penso ser perceptível 🙂
            óbvio que o UAC nem sequer pode ser comparado com a segurança Linux/Unix … porque nem vale a pena

  20. KaPutnixZ says:

    Isto tem uma solução muito óbvia que se chama virtualização.
    Quem quer/precisa mesmo Linux instala uma máquina com Linux. Quem quer/precisa mesmo de Windows instala uma máquina com Linux. Quem precisa de um dos sistemas só para fazer uns testes e umas brincadeiras, instala um e virtualiza o outro..

    Não estou a dizer que concordo esta opção da Microsoft mas até faz algum sentido.

    Abraço

  21. jo says:

    Mais uma saga de comentários anti MS, se fosse a Apple UAUAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU que espetaculo…. fantastico, brutal…..

    Como é a MS, é logo criticas de todos os lados… até de pessoas que não usam MS…. se eles mudaram criaram o secure boot é por algum motivo… segurança arranque mais rápido e todos os motivos que eles queiram ter… as distros linux o que tem de fazer é adaptarem-se para conseguirem trabalhar…

    • Vítor M. says:

      Bem pelo contrario, a Microsoft está a proteger-se… fazem eles bem. E o caminho, quer gostem quer não, passa pela protecção individual, fidelização e mercado controlado.

      • Pensamento Positivo says:

        …Até concordo consigo, desde que isso não me impeça de fazer escolhas. Mais segurança e integração hardware / software até estou totalmente de acordo e a função da MS é justamente adaptar software a hardware que não fabrica. Já quanto a imposições “arbitrárias” com outros objectivos não digo o mesmo… Nem as marcas de carros vão tão longe!… Quanto ao futuro do Linux, pelo menos aqui na UE estará por certo garantido acesso, pelo menos ás distros grandes. As pequenas terão mesmo que fechar a prazo, mas talvez isso venha a ser positivo… Talvez seja o impulso de que a comunidade precisava para se deixarem de guerrinhas tipo Unity / Gnome Shell e passem a unir-se em torno do fundamental: a continuidade da Evolução Tecnológica!… Muito obrigado e boa noite!

    • racpxt says:

      Terão que se adaptar tanto as distribuições como os utilizadores. Eu pessoalmente já me estou a preparar, na impossibilidade de comprar algo com escolha de SO, procuro a marca que dê menos dor de cabeça a pedir o reembolso. Depois uso um só sistema. O que mais perco é nos jogos, mas uma PS3 começa a ficar em conta…

      • Oli says:

        Eu já deixei de investir nos desktops, ou portáteis, pois todos os dias saia um hardware novo e jogos novo que precisam disso..

        Sempre fui contra as consolas, tive umas duas quando era pequeno, uma SEGA e a PSX e depois deixei de ter.. e entrei no mundo dos computadores mas vi que para acompanhar os jogos e ter uma fiabilidade como uma consola era preciso despender algum dinheiro que não tenho e nos tempos que correm é difícil… por isso optei por uma PS3 e digo não me arrependo nada… e comprarei a PS4 ou lá como se vai chamar ou XBOX dependendo da que for melhor, pois agora vejo, consola jogar, PC trabalhar.. isto é a minha opinião..

        Neste momento só uso windows no PC do trabalho, e no portátil de casa, e estou cada vez mais tentado a mudar para LINUX, pois para aquilo que faço chega-me o LINUX.
        Isto que a microsoft esta a fazer chama-se monopólio.. Mas isto não vai ficar assim, pois a comunidade de LINUX vai conseguir dar a volta..

    • cap says:

      nem mais, se fosse os macs seria o delírio em sofisticação e teriam 10000% de razão em o fazer, como é a MS já é obra do diabo. Acho muitíssimo bem. querem microsoft ficam com microsoft. se querem outra coisa qualquer, deixem a MS em paz…este pessoal deve pensar que os milhares de trabalhadores da MS querem andar a trabalhar para aquecer e dar tudo de borla…Vão para os MACs que são baratos e flexiveis, ou então para os linux que são bastante fáceis de configurar e, principalmente, tem um helpdesk brutal… 🙂

      • @lmx says:

        Boas…
        não podes ver a coisa por ai!!!
        A apple fabrica para si a M$ não, mas impõe vendor lock in que é crime, ou seja se produzires pc’s so com windows a licença sai-te mais barata , caso contrario e se acordo mas disposto, até ficas sem licença para por la o M$ windows…e isso faz toda a diferença na altura de comparar uma marca que produz hardware e software e uma marca que só produz software e que quer todo o monópolio de todos os construtores para si!!!
        E se isto acontecer e se a malta do linux se fartar de andar sempre atrás das ideias da M$ a malta começa a usar MAc’s e caga inclusivé nos fabricantes de hardware que teem o rabinho num 8 e ainda por cima continuam a da-lo a palmatória.

        cmps

  22. racpxt says:

    Até hoje usei sempre dual boot e aceitei a licença deles. Mas se isto for assim serei mais um a fazer a travessia do deserto que é o processo de pedir reembolso. Abdicar do Linux Mind Debian Edition está fora de questão.

  23. Yamato says:

    Mas vocês sabem o que é a uefi? como trabalham os certificados?

    • @lmx says:

      Boas…
      eu acho que uefi e certificados é outra historia…
      O UEFI é uma coisa, os certificados, implementam vendor lock in, e são outra coisa distinta!!

      cmps

      • Tecx says:

        Errado, os certificados que o Yamato está a falar são parte integrante do UEFI Secure Boot.
        Algo que é opção UEFI e será utilizado pela MS.

        • @lmx says:

          Vou dar um exemplo:
          A apple também usa UEFI e nada disto acontece, logo é uma escolha M$ e não do UEFI, este não impõem, quem impõem é a M$ ao escolher esta hipótese.

          cmps

          • @lmx says:

            de certeza que não haverá bootcamp, a não ser que a UE obrigue.

            cmps

          • Tecx says:

            http://www.winrumors.com/microsoft-clears-up-linux-confusion-over-windows-8-secure-boot-feature/

            E quanto ao que falaste em baixo, a UE não pode obrigar a nada.
            Isto não é algo introduzido pela MS.

            Quanto à Apple, estares a criticar a MS que acaba por “suportar” uma industria de milhares de pessoas/empresas que produzem diferentes partes de hardware para enalteceres a Apple que arrecada sozinha com um grupo restrito de empresas todo o dinheiro, por ter um sistema fechado do ponto de vista do hardware, é ridículo.

            Ambas têm monopólio, depende apenas do ângulo que olhas!

          • @lmx says:

            A EU pode e deve obrigar seja a quem for no caso de alguma marca criar uma obrigatoriedade quer a nível de software quer a nível de hardware que impeça o mercado de funcionar!!1
            O consumidor também tem que ser protegido!!
            No caso da apple e volto a frisar, é diferente, tens toda ou quase toda a industria agarrada a M$, com as normas que a M$ quer porque a M$ faz chantagem…no caso da Apple é diferente, pois a mesma cria hardware e software, logo não consegue criar chantagem a nivel mundial noutras marcas!!
            A M$ estrangula o mercado, e são muitas as noticias de que muitas empresas se viram aflitas, porque produxiam maquinas com windows e Linux/outros, e a M$ fez-lhe um ultimato!!!Olha sem querer pensar demasiado uma delas foi a Dell, que ainda hoje não consegue ter os preços dos SO’s M$ ao preço dos outros…compra-os mais caros!!!
            Isto é conhecimento de caracter geral, ja escrevi demasiado, mas foi apenas para te mostrar a diferença entre uma marca que produz o que é seu e outra que monopoliza o mercado por completo e obriga todod o mercado a fazer as coisas a sua maneira quando e bem lhe apetecer, prejudicando desta forma o consumidor final, e obviamente as empresas de hardware!!

            cmps

          • Tecx says:

            A EU pode obrigar se tiver razão, neste caso nunca serie a MS a fazer as restrições e sim os vendedores.

            E quanto à teoria da DELL isso é treta, acordem e não acreditem em tudo o que lêem!
            Gostava de saber como explicas essa teoria, tendo em conta que a Dell é o maior vendedor de pcs nos EUA e a Apple tem maior cota de mercado lá que a MS. (cerca de 50%)

            Seria dar um tiro no pé! Sejam realistas.

          • @lmx says:

            Pois …
            eu não sei quem é “o pai da criança”!! 🙂
            por um lado a possiblidade foi disponiblizada epal intel, por outro a M$ entrou de olhos fechados!!
            Eu diria que a culpa será partilhada…ou já ninguém se lembra da pressão que a intel também já fez na Europa e que levou a AMD quase a falência e os obrigou a ter acionistas do Qatar(por exemplo),etc???
            A intel também não é nenhuma santa!! e as duas juntas!!!
            Realmente ainda é cedo para avaliar o que se vai passar, mas eu acho que é preocupante sim!!
            Quanto a DELL é verdade sim senhora, e mais ainda hoje a própria DELL oficializa determinadas noticias, sobre aumento do parque de maquinas disponibilizadas com linux, …com vista a tentar que a M$ reveja os preços dos SO’s para si, pois a DELL compra-os mais caros do que o que era suposto comparativamente com outras marcas!
            Obviamente que a DELL não é santa, esses não existem, mas existem uns melhores , outros piores.

            cmps

          • Tecx says:

            Vamos lá ver se acabamos com esta discussão de vez – aqui não há culpa partilhada!! (que raio de aversão à MS)

            Os fabricantes e o pessoal de Linux é que tem de se adaptar aos tempos modernos, mais nada.

            É como os processadores dos smartphones que a MS vai suportar no win8, aposto que o Ubuntu…etc vão suportar no futuro.

            Isto é o conceito de pc no futuro – http://www.yugatech.com/blog/mobile/asus-pad-phone-unveiled-at-computex-2011/

            Ou se pensares em ligar o teu smartphone ao portátil…

            O Linux não suporta isto, a MS também ainda não. Mas muito provavelmente é o futuro!
            Terão que evoluir!

  24. Berto says:

    Desculpem a ignorancia, mas é possivel passar de BIOS para UEFI sem ter uma hardware novo?

  25. Carlos Martins says:

    Uhm, mt barulho por nada.

    Estamos muito longe do lançamento oficial e até lá mt coisa muda.
    Ainda é muito cedo para começar cm as polémicas, trata-se de um preview, de momento o que é esperado é apenas feedback dos utilizadores.

    A Microsoft investiu muito para limpar a sua imagem, não acredito que façam algo deste tipo só para impedir o dualboot…ou até, se lerem bem a noticia, nada está a ser bloqueado, apenas é exigida mais segurança.

  26. Manuel Jose says:

    Quem não tiver UEFI, não vai poder instalar o windows 8?

  27. CCF says:

    Se essa for a abordagem dos novos Windows, o processo deverá ser semelhante aos MacInto$h.
    A M$ deverá disponibilizar uma espécie de bootcamp para os outros OSs.

    • Pensamento Positivo says:

      …Pelo menos aqui na UE vai ser obrigada a isso de certeza. Agora lá para as terras do Tio Sam já não digo nada… Não nos preocupemos muito com isso!… Boa noite!…

  28. Ernesto says:

    Que tal comprar 2 discos e ter um para linux e outro para windows boot da bios F8 e escolher o disco

  29. Serva says:

    Essa até me tinha escapado , a qualquer coisa de facto que não bate certo eu instalei a preview num p4 , com a velhinha Bios a UEFI , só vem nas boards da gama P8 no caso das Asus a que corresponde ao chipset 1155 e que se destinam a segunda geração da gama I de processadores da Intel , não estou certo se algumas boards da primeira geração de processadores I 3/5/7 já vinham com UEFI , e isto quer dizer o quê ???, que só as maquinas novas é que podem receber o 8 ?… bizarro no mínimo , mas de facto é isso que a parte final do artigo diz e tinha-me passado completamente ao lado porque li muito a pressa por estar no local de trabalho .

    Só logo a noite é que posso fazer alguma investigação sobre isto .

    Cumprimentos

    Serva

    • Diogo Santos says:

      As novas boards, as que falaste, 1155, v|em na realidade com uma rom hibrida ou seja é PC/BIOS mas com uma EFI shell (v2 nrmalmente). O windows 8 dará (isto ainda n e certo) para arrancar por BIOS ou UEFI tal como o Windows 7 64 bits. Por isso funcionará em computadores mais antigos. No entanto estes certificados só funcionam se o windows estiver instalado no modo EFI. Coisa que acontecerá nos novos computadores com windows 8 pré instalado. Isto da UEFI é coisa nova e ainda há mto pouca informaç\ao e documentaçao acerca disto. Por exemplo, os macs só funcionam em EFI, mas esta é diferente da das novas boards 1155. Uma espécie de EFI “proprietária. Daí para se instalar o Windows em MACS a necessidade de se instalar o bootcamp que na verdade é uma emulaç\ao de do sistema PC/BIOS. O windows 7 (e 8 provavelmente) só arrancam em PC/BIOS com discos MBR. Se forem instalados em modo EFI o disco terá de ser formatado com GPT. Isto, na minha opiniao, já sao truques para evitar que um utilizador mude de sitema operativo, pk por exemplo o linux dá para arrancar em sistemas PC/BIOS ou EFI com discos MBR ou GPT. Nao sei se me consegui explicar bem mas falta mta coisa para dizer acerca disto e n\ao quero fazer um testamento. Abraços

    • Diogo Santos says:

      Até vos digo mais! Isto ainda n\ao foi implementado e já existe soluçao para. Para quem comprar um novo computador com windows 8 pré-instalado terá que ( pelo menos até haver mais soluçoes) alterar a ROM da motherboard. Já ha pessoas a fazer isso com o windows 7 mas para fins ilicitos que é “crackar” o windows. Basicamente o que eles fazem é pegar na ROM da motherboard, editá-la e inserir um SLIC que é uma espécie de selo, e voltar a “flashar”. Com isto torna-se praticamente impossível de analisando a maquina, verificar se o windows é original ou pirataeado. Isto na teoria. Claro que n\ao é fácil, exige conhecimentos avançados de informática e corre-se o risco do flash correr mal e ficares com o computador inutilizável. Abraços

  30. A Apple tem isto aos anos, nunca ninguém reclamou (e as coisas funcionam).
    Se não quiserem isto, encomendem o computador e o Windows em separado.
    Se é para funcionar melhor, maravilha. Um boot em 8 segundos é genial.
    Não se pode ter tudo!

  31. cap says:

    Eu acho um piadão a tudo isto. APOSTO que a malta que se farta de dizer mal da MS tem uma cópia PIRATA do SO e trabalha diariamente com ela… ironias do destino :):):):)
    Aposto que se trabalhassem no ramo, estariam a a entregar todo o seu trabalho de borla e a comer ar e a pagar as suas contas com palavras, isso se ainda houvessem empresas que empregam milhares de trabalhadores como a MS…eu acho que a luz, água, gás, cabo, gasolina, ensino, saúde, entretenimento, supermercados, casas, carros, enfim TUDO deveria ser de graça, à borla…e mais, ninguém deveria trabalhar, mas todos deveriam ter grandes ordenados e NUNCA pagar impostos…Pessoal, acordem para a realidade…NINGUÉM ANDA A ESTOIRAR NEURÓNIOS E A TRABALHAR PARA AQUECER!!!!

    • pac says:

      “eu acho que a luz, água, gás, cabo, gasolina, ensino, saúde, entretenimento, supermercados, casas, carros, enfim TUDO deveria ser de graça, à borla…e mais, ninguém deveria trabalhar, mas todos deveriam ter grandes ordenados e NUNCA pagar impostos”
      Concordo!!

    • Gonçalves says:

      Eu acho piada também! Mas por outro motivo. Tu não entendes os princípios do software livre. Estuda, lê acerca do assunto e não dês palpites desnecessários. Aposto que nem tens noção de o que é uma licença GPL.

      • cap says:

        Ora bem, aqui temos uma ditador (“…e não dês palpites desnecessários. Aposto que nem tens noção de o que é uma licença GPL…”)e detentor da verdade e sabedoria absolutas… 🙂 Não vamos entrar por aí, apenas acho completamente desnecessário o ataque constante a tudo o que é MS, APENAS isso… Quantas vezes ouve (e não ouveS) utilizadores MS a dizerem mal de utilizadores MAC ou Linux??? Poucos. O contrário?

        • Luis Sousa says:

          Acredita que a Microsoft não precisa que a defendas assim tão afincadamente. Se falam mal da Microsoft é porque já tiveram más experiências com produtos da mesma, tal como tu falas mal de Linux, já deves ter tido problemas com ele. Se assim não é, devia ser…

        • Gonçalves says:

          cap
          Não, nao vamos entrar por aí.
          Eu simplesmente respondi á letra ao que tu escreveste.
          Se realmente és defensor dos produtos MS, eu respeito a tua posição.
          Mas quando dizes que tudo deveria ser á borla dás a ideia de que com o linux não existe negócio, que minguem ganha dinheiro com ele e que estão todos a trabalhar pró boneco. Isso não é de todo verdade… A prova disso é que a RedHat, Canonical, Google e outras continuam a existir tendo como base do seu negócio o software livre.
          Aliás, grande parte do negócio que envolve o linux é feito através de sistemas embarcados (modems, routers, televisões, etc…). Essas empresas que utilizam linux nos seus aparelhos estão a patrocinar o linux para que seja sustentável continuar o projecto.
          Se tivesses uma empresa de assistência, com certeza que se te aparecesse um problema com o linux de um cliente já estarias a ganhar alguma coisa com ele.
          Mais… Em momentos de crise será que não era bom as empresas poderem utilizar os seus computadores sem terem que pagar a ninguém e produzir resultados?

          Espero que leia isto e considere se achou justo classificar-me de “ditador”.

          Quanto a ouvir falar mal de uns e outros, sinceramente oiço de tudo um pouco, inclusive MS a acusar linux e apple…

      • Carlos says:

        Eu já li (até já li a licença GPL coisa que pouca gente deve ter feito) e continuo sem perceber.

        Nunca percebi porque é que devo partilhar no fundo gratuitamente o meu trabalho, mas se calhar sou eu…

  32. Tiago says:

    Já agora uma dúvida:

    Tinha dual-boot Win7+Ubuntu e instalei o Win8 noutra partição.
    Obviamente que o GRUB foi ao ar como é normal, ficando apenas Win7 e Win8 no arranque.
    Mas ainda não fui fazer o restore habitual do GRUB após instalação de um Windows.
    Quer isto dizer que não o vou conseguir fazer??

  33. Joao Reis says:

    A verdade é que talvez não venha resolver nada, com 1 CD em boot corremos uma distribuição de crack em linux e temos acesso a tudo no sistema. Mesmo a saber passwords de entrada, e qualquer conteudo. Isto so com 1 cd em arranque, sem instalação, aloja-se na RAM e comporta-se como um sistema operativo 🙂

    Cumpts

  34. nuno says:

    off:
    2x serverVirtualDesktop

  35. Carlos says:

    Estava a ver que nunca mais começava o FUD…

    Não é máquinas com o Windows 8, é máquinas com a certificação “Designed for Windows 8”.

    Que provavelmente só empresas é que vão comprar.

    Ou nem isso.

  36. Rui says:

    Já há algum que migrei, em casa, para o Ubuntu e cheguei à conclusão que, do ponto de vista do utilizador normal, não preciso do windows para rigorosamente nada. Editores de vídeo, audio, suites de produtividade, email, online messaging,… tudo à borlix! Maravilha.

    • cap says:

      Ora aí está. Alguém que realmente não necessita do SO da MS e não o arrasa. O Ubuntu é mais do que o suficiente para a grande maioria dos home users (excepto gammers). O Win torna-se necessário para outros ambientes, assim como o OSx. Ora bem, cada “macaco” no seu galho e sem dizer mal do vizinho. Se todas as cabeças se juntassem para uma uniformização SEM STRESSES todos os utilizadores ficariam a ganhar, desde o pirata adolescente ao utilizador avançado, passando pelo caseiro, empresarial e gammer, em vez de andar tudo a dizer mal uns dos outros, com SOs livres e outros proprietários…

      • @lmx says:

        Calma lá que me estas a “morder” os calcanhares…

        “O Ubuntu é mais do que o suficiente para a grande maioria dos home users (excepto gammers). O Win torna-se necessário para outros ambientes, assim como o OSx”

        WTF…estás a dizer o contrario do que devias. o que deverias dizer é que linux como um sistema mais técnico que windows deve ser utilizado para coisas mais hardcore, profissionais, e windows para o home user que só quer o básico, e como disses-te jogos também!!!!!
        Linux é uma ferramenta de trabalho sem precedentes, mas que confusão é essa??!!

        cmps

      • Armando says:

        Efectivamente, há uma coisa que eu detesto no Linux… que são os seus utilizadores. Não todos, obviamente, mas uma boa parte deles é completamente fanática e não consegue ler uma notícia sobre a Microsoft sem fazer o bota-abaixo do costume.
        O linuxomaníaco tem de aprender que não é dizendo mal da concorrência que vai conseguir convencer alguém de que o seu sistema operativo do coração é melhor.
        Até porque não é melhor. Será melhor em algumas coisas e pior noutras. Às vezes, por culpa própria, outras vezes, por escassez de desenvolvedores de drivers e software para Linux.
        E se é verdade que o Windows tem os seus bugs, não é menos verdade que um update no Linux é bem capaz de provocar um erro idiota qualquer que impede o utilizador de entrar no boot seguinte. Só que nunca utilizou Linux é que nunca passou por isso.
        Então, meus amigos, ganhem mas é juizinho nessa cabeça e deixem-se de brigas inúteis.

        • Paulo Ferreira says:

          A sério? São só os utilizadores do Linux que são fanáticos? Os utilizadores do Windows não são? É que a ler toda a thread, fiquei com impressão do contrário.

          • s-k says:

            X2
            E ainda temos um fanatico na thread que mistura “free software” com pirataria. LOL. Cada idiota.

          • Valeriu says:

            Ja é a terceira vez que leio aqui os comentarios hoje e pelo que li 90% é a falar mal da MS, desses 90%, 70% são fanaticos por linux.

            Concordo com o armando, desde que me lembro de artigos aqui no PPLWare sobre a MS a maioria dos comments são basicamente isto “MS não presta Linux é o que ha de melhor..”

            Enfim, ja enjoa.

        • @lmx says:

          Boas…
          Hó Armando, aquilo que eu não gostei foi mesmo o facto de estarem a rotular o linux como básico(que só serve para coisas básicas), quando na verdade básico é o windows, por isso tem a taxa de penetração que tem, isto é cultura geral….mas eu não tenho nada contra isso!!!
          São dois sistemas diferentes e teem publico alvo diferentes… agora eu só tentei corrigir uma coisa que já vi varias vezes aqui foi so isso!!
          Mas tu acusaste-te logo e não havia necessidade…

          cmps

    • @lmx says:

      Do ponto de vista do utilizador normal???
      então e do ponto de vista do utilizador que usa um SO para trabalhar…ja não??
      O linux sempre foi um SO técnico e de trabalho…depois passou para os dektop’s lazer etc, tem percorrido o caminho inverso do windows…este começou no desktop e tem ido no caminho da rede.
      O linux tem funcionado da rede e tem vindo desde ha uns anos para cá a afirmar-se como plataforma de Lazer.

      cmps

      • Rui says:

        Ubuntu para trabalhar também, claro! Continuo a achar que parte do problema de algumas pessoas é a preguiça e o comodismo no que toca a migrarem para linux. Mas também há o outro lado da questão que é desconhecerem esta pérola, que é o Pplware, ou, e foi isto que me safou quando ainda desconhecia o Pplware, o nível de conhecimento da língua inglesa que lhes dá acesso à comunidade enorme que é a comunidade linux.

        • Rui says:

          Estou a falar ainda do utilizador normal…

        • @lmx says:

          Boas..
          concordo que em português existe um deficit de informação relacionada com Linux, mas a medida que o Pais vai evoluindo, ela vai começando a aparecer…
          O pplWare é um exemplo de um excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por portugueses, e já é um site indispensável em Portugal!!
          Já lá vão uns anos quando na faculdade eu só usava linux e tinha problemas com os profs…que eram M$ dependentes(não todos havia também os Gurus :)), e isso chegava-me a custar 2-3 valores pelo menos na nota final, hoje sei que muitas das cadeiras de informática são dadas em Linux a fundo “Graças a Deus!!” 🙂 o Pais está a mudar devagar… a M$ fez muito pela informática, mas o mundo evoluiu e hoje acompanha, ou ultrapassa já os feitos para trás… a evolução é isso mesmo!!
          Hoje as pessoas já começam a pensar de forma diferente, antes quando se falava em SO’s era sinónimo quase que exclusivo M$…hoje em dia as pessoas perguntam primeiro “Qual o SO?”…
          O linux tal como o windows e outros SO’s servem para trabalhar, ha uns mais dotados de Lazer que os outros, mas para trabalho até posso dizer que o Linux está a frente.
          Agora é evidente não posso é querer usar producto M$ no linux, se uso limux não quero producto M$ mas sim open Standards, se quero producto M$ ai fico na M$ e está o problema resolvido…ninguém tem que mudar para linux ou o contrario, cada um decide onde fica, num lado trabalha-se com uma coisa, noutro com outra..

          cmps

  37. Antonio Augusto says:

    Vou lhe falar essa da Microsoft foi demais. Logo agora que estava pensando em colocar o Windows 8 para ficar em dual boot com o meu Ubuntu Linux, acontece isso. Com certeza será um desestímulo para eu colocar o Windows 8, pois adoro o Ubuntu.
    Acho que se a Microsoft quer competir com o Linux, que compita por conta da qualidade não por conta dessas atitudes monopolistas.
    Monopólio, aliás, não é bom para nenhum mercado, pois aumenta os preços dos produtos e diminui a oferta de opções.
    A Microsoft vai perder com isso, podem ter certeza, caso ela não deixe o Windows 8 fazer dual boot com o Linux.
    É lamentável como as empresas competem com desonestidade, não com competência.

  38. The STK says:

    A preocupação com a segurança tem aumentado muito lá pelos lados da MS, uma vez que são dos SOs que sofrem amais ataques (em breve segundo estatisticas os SOs móveis vão tomar o lugar)…
    Com certeza não vai ser obrigatório e vão poder usar na mesma o dual boot. A verdade é que a única forma de ter mais segurança e qualidade nos produtos é eles serem certificados, conheço bem os problemas dos PCs lentos e com BSOD, que na maior partedas vezes são drivers e programas mal desenhados que provocam isto e depois a culpa é do SO. Por exemplo, muita gente diz mal dos drivers assinados obrigatórios no windows 7, mas em boa verdade nos primeiros anos do XP era terrível sempre tive problemas, mas com o 7 nunca tive nenhum BSOD, nem sequer tenho que me preocupar com drivers quase, com o mesmo hardware!

  39. luislelis says:

    Ainda nada aconteceu nem deve acontecer mas ja todos teem uma opiniao formada.
    Li um artigo em que a Apple vai comecar a recolher o DNA dos utilizadores via webcam. E fazer despiste diabetico atravez do magic mouse.
    Tambem li q a microssoft vai impedir os novos pcs de instalar o windows xp ou anteriores devido ao novo windows 8 e nao estao minimamente interessados em que o pessoal compre o w8 para maquinas antigas.
    Tb li sobre os numero do euroilhoes para aproxima semana mas prometi guardar segredo.

  40. Serva says:

    Boa tarde ,

    Entaão os users de Linux para além de serem GEEKS , NEERDS , também são ditadores e fanáticos ?????:::::, fantástico , o que digo é que os utilizadores de Linux sabem o que querem e meus amigos esses problemas relatados de updates que depois não dão para entrar no boot seguinte , vejam lá por acaso e só por mero acaso que na lista de repositórios e de fontes de software não incluíram os backports e fontes não suportadas pela distribuição , é porque isso é típico de pessoas com muito pouca experiência em Linux que fazem desses disparates .

    Depois quanto a questão do Linux ser mais direccionado para áreas mais técnicas (suponho que quererão referir-se a servidores) , esse é o maior falsete que há memoria , completamente ao contrário , o Linux pela sua estabilidade actual mantém os seus índices de performance durante 3 ou mais anos sem formatações e sem crises , e sem o maldito registo e sem o fragmentador do disco , portanto meus caros quando falarem , falem com conhecimento de causa e SFF não digam disparates .

    Cumprimentos

    Serva

    • Guilherme de Sousa says:

      E quem fala assim não é gago !:P

    • Armando says:

      “o Linux pela sua estabilidade actual mantém os seus índices de performance durante 3 ou mais anos sem formatações e sem crises”, diz o Serva.
      Bem podes atirar areia para os olhos de quem tu quiseres, que eu aposto um rim em como nunca usaste um sistema Linux durante 3 anos consecutivos.
      Aliás, o principal divertimento de um utilizador Linux é instalar, formatar, experimentar outra distro, formatar outra vez, e depois sai o novo Ubunutu Pré-Beta-Alfa-Neandertal e lá vai ele testar, na esperança de encontrar alguma novidade em relação à versão anterior (o que raramente acontece).
      Esse é o perfil do linuxomaníaco. Ele não *utiliza* realmente o sistema. Ele limita-se a *experimentar* o Linux e a dizer mal do Windows, sem produzir efectivamente nada.
      Mas como eu costumo dizer a principal diferença entre o Linux e o Windows é a seguinte: quando alguma coisa corre mal no Windows, a culpa é do sistema; quando alguma coisa dá para o torto em Linux, a culpa é sempre do utilizador, nunca do sistema… porque ele é perfeito!!! Se deixarem o Linux ali quietinho, se não mexerem nem tocarem em nada, ele vai funcionar lindamente… bem, se calhar o Windows também é capaz de se portar bem, nessas circunstâncias.
      E o Serva nem se deu conta, mas tudo o que ele disse sobre os repositórios e backports (que toda a gente sabe o que é, naturalmente!), eu também poderia dizer: aprende a usar o registo e o desfragmentador! Que caraças…

      • @lmx says:

        Armando, não apostes um rim nisso que ficas sem ele!!!:)

        Eu possuo maquinas com linux a uns anos, e sim é verdade o que o Serva diz, obviamente dependendo dos processo que correm e se salvas a tua sessão de desktop ao encerrares a maquina pode ser mais rápida/lenta no arranque, mas é sempre muito rápida comparativamente…mas onde a coisa é mais flagrante é a desligar, desconfio que se passa dos 4 segundos deve ser pouco e atenção no desktop corro apache2, mysql, joomla tomcat7, servidores de ssh e sei la mais o que “toneladas” de software…
        É verdade que a malta, uns mais outros menos gostam de experimentar as novidades, na qual o mundo linux é muito fértil, mas …achas que a malta anda a “instalar e a desinstalar como se não houvesse amanha??!!”…a malta mantém sempre um sistema de base, e claro numa VM, ou mesmo noutra partição experimentasse outras distros e novas tecnologias, isso é estar actualizado e não tem nada a ver com o conceito que falas-te de o pessoal passar todo o tempo a brincar aos sistemas Operativos…
        Há uns que gastam o tempo em sites duvidosos e em sacar filmes piratas e offices piratas e windows piratas, e chaves para os mesmos e …outros softwares e há os outros que gostam de acompanhar o evoluir das tecnologias e que respeitam o DRM dos productos que são pagos e usam productos altamente técnicos, e isso da-lhes gozo…sim gozo…dominar a coisa e ir mais longe e perceber como a coisa funciona “Under the hood”!!
        Pelo teu ponto de vista o pessoal do windows é qué M$omaniaco…pois eles é que não usam o sistema a fundo…não dá…é clicke aqui e ali e pronto não se percebe muito bem o que aconteceu!!
        E sim um dos maiores problemas da M$ é precisamente a fragmentação e o registo…ja era altura de evoluir…no windows 95 …ok tudo bem, mas poxa, já era altura de saltar uns furos para cima!!
        Tens uma ideia muito errada dos utilizadores linux!!

        cmps

      • Guilherme de Sousa says:

        A instalação que tenho actualmente no meu pc já tem dois anos, sem formats sem nada. A mesmíssima. E durará o tempo que eu quiser que dure.

        Now what?

  41. monux says:

    – Realmente, instalei o w8 em dual boot com o Ubuntu, e o W8 deu pau, apareceu a tela-azul 🙁 SORRY , informando que ocorreu um erro fatal. E não inicializava mais.
    – Re-instalei novamente e aconteceu a mesma coisa.
    – Sorry também W8,assim nestas condições!
    – Não ME serve.

  42. Tecx says:

    Uma coisa é certa e devia estar explicada no artigo, o UEFI secure boot é uma opção que vem com o UEFI que o win pura e simplesmente vai adoptar.
    Logo o problema não é da MS.

    • Tecx says:

      o UEFI secure boot é uma opção que vem com o UEFI que o win pura e simplesmente vai adoptar

      PS: Este tipo de explicações tornariam o site ainda melhor. 😉
      (ensinar as pessoas, aí está o bom caminho)

    • @lmx says:

      Boas..
      eu penso que é uma hipotse escolhida pela M$, ele existe e está disponivel, a M$ resolvei usar, logo o problema está nela.

      cmps

  43. dSilv says:

    Deixem as guerras de lado. Eu uso Linux e adoro. Não percebo nada de programação nem de comandos na consola. Faço o que quero do meu Ubuntu mais pontapé menos pontapé arranjo tudo na net. Mas volta e meia tenho de usar Windows porque preciso de programas que não correm em linux, Sibelius e Reapar e programas de cad/cam. O problema é que a maior parte dos portugueses não percebe nada de computadores, ou pelo menos não se informam. Muitos nunca viram linux a correr num pc. E se calhar era o suficiente para terem em casa, ou para dar ao filho que anda na escola, se calhar mais seguro. Muitos não sabem que pagam mais 70 ou 80 euros pela licença OEM, e que tinham outra alternativa gratis. Tudo vai de uma questão de necessidade, quando se sabe o que se quer, é pena é não haver alternativas quando vamos comprar um computador. eu preciso dos dois embora use mais linux. Até o nosso estado lucrava se usasse linux á semelhança de outros paises, mas não estava no memorando da Troika…. não sou anti- windows, apenas enjoei.
    Já agora quem vai lucrar com isto, se for para a frente, vai ser a Mac…

  44. André Ferreira says:

    Não tive tempo de ler tudo, mas ao que parece falaram de virtualização aí no meio como sendo solução. Se o funcionamento do WIN8 vai fazer uma espécie de “BIND” ao hardware, como é que isso vai funcionar em plataformas virtualizadas? Temos uma máquina Linux com um vmware em cima, espetamos o Windows, e ele não deixa instalar. E em sistemas de virtualização ao estilo do ESX? vai permitir máquinas linux e windows conviver na mesma plataforma? Alguem tem uma ideia?

  45. pedro says:

    O que eles querem sei eu, pretendem acabar com o open source, pois é grátis e é uma chatice pq n dá lucro!!!
    E eu sei o que quero, linux e mais nada, desta vez o windows bateu mesmo no fundo no que diz respeito à liberdade.
    O melhor do linux é pode-lo personalizar de raiz, enquanto o windows, macs e outros já vem com a papinha toda feita até o java e o acrobat já vem instalado para os mais preguiçosos não queimarem os neurónios!!!

    • s-k says:

      Acho que há aqui alguma confusão. O facto de ser open souce não implica que seja obrigatoriamente grátis, ou que ninguém ganha dinheiro com isso. A Red Hat investe no código do Linux porque ganha dinheiro com o suporte. A IBM ganha com hardware. O Google ganha com “ads” no Android ou com as apps pagas etc…

      Até a própria Microsoft está ganhando muito dinheiro com o Android, fazendo pressão com patentes “misteriosas” nos fabricantes mais “pequenos”. Alguns fabricantes estão a pagar 5 dólares à Microsoft por cada smartphone Android.

      Esse ideia que os defensores do open source querem que todo o software fechado seja distribuído sem custos e livremente é a coisa mais idiota que já ouvi. Só porque uso Linux, não acho que deve ser tudo “grátis” e open source. O Mercado de software fechado e proprietário também tem direito ao seu espaço. O que deve ser combatido é o sistema de patentes de software actual, que é um absurdo!

      O MS Office é bom? É melhor que o Open Office?
      Mesmo que você não use o Open Office, é importante que ele exista, porque “obriga” a Microsoft a melhorar o MS Office.
      O MS Office é caro? Pois ele podia ser mais caro ainda, se não existisse alternativas (mesmo que as alternativas sejam inferiores do seu ponto de vista).

      Cada um tem o direito de usar aquilo que bem entender. Seja open source, proprietário etc… E não se esquecer de cumprir com as suas obrigações (pagar as licenças). Defender o software open source não é fazer apologia à pirataria. É uma ideia errada que muitos faboys da MS querem passar.

      Cumprimentos

      • @lmx says:

        Ainda sou do tempo do M$ Office custar cerca de 200 contos…cerca de 1000 euros para os mais novos.
        Hoje custa muito menos e o windows igual, e cada vez custrá menos, pois ha cada vez mais concorrência!!Ainda bem.

        cmps

  46. Zebra says:

    Bem!Bata para tal Usar programa EASYBCD!bootoader

  47. nando says:

    linux community , welcome to macworld.

    A microsoft esta a dar tiros no proprio pe.

  48. L. Mata says:

    Só consigo ler nos comentários…. bla bla bla… wiskas saquetas…. bla bla bla… wiskas saquetas….

    Só cambada… não querem ter este problema? Comprem um hardware que não tenha o windows 8 logo. Prontos… está resolvido. Ou qual foi a parte de: “Microsoft requires that machines conforming to the Windows 8 logo program and running a client version of Windows 8 ship with secure boot enabled” que não perceberam?

  49. Hélder Lima says:

    Primeiro, relativamente ao fanatismo: De facto instalei o Ubuntu num computador que tenho em casa e que devido à idade deixou de ser prático usar uma versão mais recente do WIndows e funciona lindamente… para as coisas básicas, processamenteo de texto, browser e e-mail. Mas a verdade é que ainda há aplicações que não são compativeis com linux. Por outro lado o linux não é tão fácil de usar como o windows…
    Ou seja, sim, o linux é mais estável, mas será que é a solução total??? Não sei e não me parece…

    Aogra relativamente à noticia: Tenho a certeza que a UE não vai deixar esta passar em branco!!!

    • nando says:

      “por outro lado linux nao e´tao facil de usar como windows”

      apt-get update

      apt-get upgrade

      existe algo mais facil que isto ?

      • Tecx says:

        É graças a essas idiotices que o Linux não evolui…
        Há duas décadas atrás isso seria muito porreiro, nos nossos dias o utilizador comum escrever isso, yeah right!

      • Gonçalves says:

        Isso não funciona em todas as distribuições. 🙂

      • Nelson N says:

        Ai é? então e o resto?
        Já disse aqui que quando fui administrador deste prédio instalei o Ubuntu; reconheceu a impressora sem problemas e instalar os controladores de impressão? e o scasner? e para imprimir? Mais lenta que um boi velho transmontano; opcões de impressão? E fazer os recibos no OpenOffice? em papel A5 horizontal o tempo que perdia para pôr aquilo direito? Há os Foruns? Há; e paciência até encontrar aquilo que queria? Além disso está quase tudo noutras línguas?
        Que fique claro que sou a favor do Linux e afins.
        Alguem comentou isto:
        “Quem precisa de Windows? Eu uso linux desde 2003 e não quero mais nenhum, e não é uma questão de fanatismo, só uso porque só assim tenho um computador de funciona realmente.”
        A pior coisa que podem fazer ao Linux é dizer que é melhor que Windows.

        • CMatomic says:

          as impressoras da Hp funcionam bem em linux

        • Armando says:

          Nelson N, os Linuxers não precisam de produzir, por isso só te vão compreender no dia em que, eventualmente, chegarem ao mundo do trabalho e arranjarem uma profissão em que o Gimp seja visto pelos patrões e colegas como uma piada. Até lá, vão andar a brincar aos sistemas operativos e a testar distros atrás de distros, todas elas iguais desde 2003 e copiadas umas das outras.
          A minha experiência diz-me que quem precisa de estar constantemente a dizer mal de uma coisa, está errado. Os Linuxers tiveram o seu ponto alto quando o Windows Vista chegou ao mercado, mas – azar dos azares – a seguir chegou o Windows 7, um sistema operativo fiável, rápido, simples, eficaz e bonito. Paciência. O Ubuntu continuou com ícones castanhos, apostou naquela barra lateral esquerda a quem chamam “unity” e passa a vida a dar erros. E falo apenas do Ubuntu, porque é a distro mais usada e talvez a única que poderia aspirar a entrar no PC de um utilizador comum.
          A esta hora já está um linuxomaníaco qualquer com os cabelos em pé a resmungar! Eles passam o tempo a denegrir o Windows, mas tornam-se criaturas muito sensíveis quando os seus sistemas são criticados. Volto a dizer: o pior do Linux são mesmo os seus utilizadores mais fanáticos.

          • @lmx says:

            boas…
            hó armando, então achas que os amantes do pinguim não trabalham??!!
            Se calhar és tu que os sustentas não??!!
            Claro que a malta trabalha, presumo que tu também, e é verdade que em Portugal existe muito analfabetismo, por isso é que muitos se veem Obrigados a Emigrar para Paises extrangeiros, onde o nivel é superior e ai o Tuga vinga!!!Tudo isto para dizer que em Portugal a maioria das empresas parece que é “Namorada” pela M$, de tal forma que as pessoas andam com palas do lado!!
            Não são todas existem muitas que já não são assim, uma delas é a RTP que usa BLender, foi só um exemplo!!!
            Isso mostra a pequenez das pessoas.

            O GIMP é um grande software, mas não é para todos…é preciso kit de unhas e isso não se compra!!!

            cmps

  50. Serva says:

    Pois não é bem assim , porque estão a implementar soluções tecnológicas mais recentes …… e tal…… em resposta directa ao responsável da Red Hat , mas no fundo o porta voz da Microsoft só confirmou o que todos estamos a tentar dizer , que a Microsoft quer tornar-se uma segunda Apple , ou seja em nome da segurança e estabilidade á que fechar o sistema , tretas é o que vos digo .

    Meus caros li a dada altura que o problema dos ecrãs azuis era das drives que não eram assinadas pela a Microsoft e tal……… pois é , mas os meninos que querem ter todo o tipo de programas em Windows sabem que a Microsoft nunca quis revelar o código fonte de forma a que os produtores de software pudessem fazer (segundo as vossas palavras) drives de jeito , como vêm só se podem mesmo é queixar da Microsoft que quer que as coisas continuem assim e quem quer ter o tal sistema Universal tem de se sujeitar .

    Depois mais uma consideração então é por usar simples comandos como ” sudo apt-get ” que o Linux não vinga , só podem estar a brincar comigo certamente , é das coisas mais básicas que pode haver e certamente que muitas pessoas que dizem que não encontram programas alternativos em Linux , acredito se estivermos a falar de um autocad , mas aqui estamos a falar de uma área profissional ou mesmo de um photoshop , e esta franja de mercado é de facto pequena , subscrevo o que li num post acima , existem áreas em que seria necessário Microsoft ou Mac , mas na esmagadora maioria dos casos mais de 90% dos utilizadores domésticos poderia usar Linux sem qualquer problema .

    No passado domingo dei-me ao trabalho só para ver como corriam as coisas de fazer um teste semelhante a outro já publicado o ano passado aqui no Pplware em que alguém instalou o primeiro Windows e fez todos os upgrades até a versão do windows 7 e foi bem sucedido , pois eu fiz com o Ubuntu , mas comecei na versão 6,04 e sabem uma coisa também é possível fazer em Ubuntu o que foi feito em Windows e mais cheguei até a versão beta do actual 11,10 e estava perfeitamente funcional e sempre actualizações feitas pela net , portanto o Ubuntu é um bom SO que tem sido construído na base de tornar Linux mais fácil para todos e hoje pode-se dizer que é mais fácil usar Ubuntu que o Windows 8 para dar um exemplo .

    Fiquem bem , os utilizadores de Linux não são fanáticos não gostam é que digam que a nossa escolha por ser Open Source é pior que as versões pagas , porque pragáticamente isso não é verdade .

    Cumprimentos

    Serva

    • CMatomic says:

      “certamente que muitas pessoas que dizem que não encontram programas alternativos em Linux , acredito se estivermos a falar de um autocad” olha vê aqui 🙂

      http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=9737

      e digo em lINUX a de tudo , ate certos filmes que se vê no cinema são feitos em sistemas linux e alguns ate utiliza o ambiente gnome 🙂 , como estação de trabalho , ade tudo em Linux é uma questão de pesquisar , agora se vão atrás de marcas de destaque no mercado é claro que não vão encontrar grande coisas.

      • Tecx says:

        As quintas de processamento, digamos assim é que usam Linux.
        Não tens nenhuma empresa reconhecida a usar programas Linux para editar filmes. Para já não existem alternativas viáveis(as que existem nem se podem considerar alternativas) para o Premiere, Final Cut e afins.

        • CMatomic says:

          amigo, epa o que posso fazer? vocês só conhecem programas comerciais ? que tal programas profissionais, existem muitas empresa de efeitos 3D etc.. que produzem em Linux para filmes e alguns muito famosos como o Terminator Salvation, olha aqui fica um exemplo que vai estar disponível para linux em Dezembro, conheces o lightworks?
          lê artigo http://www.omgubuntu.co.uk/2011/09/lightworks-video-editor-coming-linux-november/

          http://www.lightworksbeta.com/ .

          • Tecx says:

            Não vou estar aqui a explicar o resto do dia, mas:

            Na área do 3D tens alternativas a principal é o Blender, mas edição de vídeo profissional esquece. Em nenhum tens a performance oferecida pelos 2 lideres do mercado que te falei.

            O Lightworks embora tenha vários prémios, como está não é uma alternativa. Basta ires ao site e comparares, em edição falamos de velocidade e simplicidade!
            Muitos trabalhos demoram meses a acabar não podemos estar a ver a lista de suporte de algo como o lightworks, caso haja algum problema e tenhamos que o remediar com outra câmara diferente ou como o programa é beta dar problemas.

            Apenas um exemplo.
            E outro em termos de suporte, etc
            vai ver as razões de o novo Final Cut estar a ser devolvido em massa e ter avaliações de 2.5 em média.

            E claro o premiere e final cut não se compram sem o pack de produção.

            Vou testar o lightworks outra vez para ver se está melhor, mas duvido… vamos ver

          • Tecx says:

            E já agora, que me estava a esquecer – Tens noção que o Lightworks ainda não tem versão Linux certo?

          • Tecx says:

            Só me estás a dar razão.

            “Linux is used to render those CGI Blockbusters you probably saw on theaters”

            E foram criados com software que “most of the applications cost somewhere between $8,000 and $15,000”

            Ya, muita filosofia linux aqui.

        • CMatomic says:

          Lê outra-vez , ” fica um exemplo que vai estar disponível para linux em Dezembro, conheces o lightworks?” amigo, não tenho culpa que só conheces produtos comerciais, porque os verdadeiros profissionais constroem a suas próprias ferramentas e utilizam os sistemas do tipo linux pela sua fácil modificação , sem ter que pagar nada nem patentes e outras coisas esquisitas, olha aqui esta mais um exemplo a surgir para sistemas linux.”Novacut” OpenSource Video Editor”
          http://youtu.be/CVrnKRQVsoE
          http://youtu.be/qTb3GOtLWNE
          http://novacut.com/

          • CMatomic says:

            mais uma opção amigo Tecx
            Video Editing with Blender
            http://youtu.be/1sODml0PBlo

          • CMatomic says:

            para esclarecer amigo Tecx , linux não significa que seja tudo OpenSource e que não tenha custos.

          • Tecx says:

            O Blender já conhecia.

            Agradeço estares a mostrar-me tudo isso, mas enquanto:

            “os verdadeiros profissionais constroem a suas próprias ferramentas”

            Estás a confundir quem faz e usa: 90% do software é feito por pessoas que deixaram de usar.

            Nós que usamos as ferramentas, fazemos dinheiro e compramos as ferramentas feitas por eles.
            A questão é mesmo essa não me importo de pagar, se for um bom software, se tiver suporte e for uma ferramenta realmente funcional.
            Mas acima de tudo na edição tem de ser prático e rápido!
            Na maioria do software livre não encontras isso.

            É que o problema é eu ter de fazer um trabalho, não vou estar a personalizar nada no software, ele tem que já estar adaptado, senão olha neste mercado já eras!
            (atenção, não estou a falar de personalizar teclado e barras de atalho. óbvio!)

  51. Serva says:

    Nelson N ,

    Eu afirmo que Linux é melhor que Windows sem nenhum pudor , e sabes que um SO não se analisa só porque não conseguiste ou não soubeste instalar uma impressora e formatar o Libre Office , e depois não percebo , está tudo em estrangeiro , sou eu que tenho sorte ou quando necessito como todos e transversalmente a todos os sistemas operativos de uma solução é só Googlar e já está e em Português ou na pior das hipóteses em Inglês , a não ser que também não saibas Inglês .

    E quando te afirmo que é melhor que Windows afirmo-te com uma experiência de 6 anos neste sistema operativo e coabitando quer em casa com Windows quer no trabalho e nem te falo no Windows Vista nem no Milénio nem dos primórdios do Xp nem do windows 95 , falo-te do 7 , sim do 7 que de facto e bem melhor que o Vista , mas que enferma das mesmas maleitas das versões anteriores , resumindo se deres um tratamento exaustivo ao Windows instalando e desinstalando aplicações , mesmo desinstalando com programas profissionais que supostamente te eliminariam as chaves de registo (mas que não eliminam de facto , se fores a pata ao registo ainda encontras muitas chaves do programa que desinstalaste) , quanto tempo é que o teu sistema te aguenta , quantos são o utilizadores de Windows em portáteis que nunca desligam os pcs e optam por hibernar porque sabem que o arranque é mais que penoso , basta teres mais uns programitos instalados , queres mais provas , sabes que em relação ao Linux Mint ainda havia users que usavam a versão 8,04 de há quase 4 anos e que a Mint pediu a todos para fazerem o upgrade porque já não iria dar mais suporte a versão , sabes que em minha casa e na dos meus familiares provavelmente uma vez por ano lá terá de haver uma formatação , existem casos descritos ainda piores , bom já vai longo o meu post mas ficaria aqui dar-te muitos e muitos mais exemplos , por essa razão já o disse e afirmo novamente , dificilmente sairei de Linux , mas se alguma vez o fizer será certamente para Mac , quando as politicas lá para a zona de Cupertino mudarem .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • nando says:

      concordo absolutamente com o serva.

      o linux e´aquela gaja boa que custou a engatar, e e´escaldante na cama, e´chata por vezes devido as suas taras e manias.

      o windows e´aquela gaja boa que depois de ser mae, engorda 50kg e torna-se como a sogra. nao faz nada em casa e fica o dia inteiro a comer chocolates e bolos .

      o mac e´aquela gaja boa, com sexo escaldante na cama, nunca engorda , e´simpatica para todos, mas que custou uma fortuna para casar com ela. faz todas as tarefas da casa sem o minimo problema.

      • Tecx says:

        É mais assim neste momento:

        O windows é aquela gaja com uns aninhos valentes em cima que se está a tornar uma Milf depois de um mau bocado a engordar e a ter problemas pessoais (Vista). Mas está a dar a volta à vida e agora está na mó de cima.(Seven)

        O mac é aquela gaja boa, com sexo escaldante na cama, nunca engorda , é simpática para todos, mas que custou uma fortuna para casar com ela. faz todas as tarefas da casa sem o minimo problema.

        O linux é aquela gaja boa (embora esconda com as roupas da mãe) e extremamente competente e tímida, mas tão feia que mete medo e ainda com alguns tiques manhosos e inexplicáveis a que chamam sindroma do “unity”.

        Esta é a realidade para o utilizador comum, se deixarem os vossos gostos de lado e pensarem porque é que o Linux não capta mais mercado vão chegar à conclusão: Tal como o win nunca conseguiu roubar toda a quota ao Mac, o Linux não é bonito nem prático e está disperso!
        Coloquem um utilizador comum a mexer e é vê-lo fugir a sete pés.

        • @lmx says:

          Um utilizador adapta-se mais depressa a linux que a windows…ja existem varios testes por essa net fora e ja aqui foram dados muitos exemplos por utilizadores!!

          cmps

          • Tecx says:

            Meu caro vamos falar da razão principal que todos apresentam inclusive o pessoal que adora linux, para que o Mac seja melhor que win.

            Simplicidade e Look/Feel

            A 1ª o Linux tem, é discutível quem tem mais. Especialmente porque o pessoal que adora linux vem sempre falar de introduzir linhas de código manhosas… que estupidez dar esse argumento.

            A 2ª esquece… nenhuma distro tem que se compare seja a mac ou win.

  52. Serva says:

    Nando ,

    Boa tarde , fizeste-me chorar de tanto rir ao ler o teu post

    Abraço

    Serva

  53. Serva says:

    Tecx ,

    Boa tarde , não concordo e sabes porquê , porque uma coisa é a distro como ela te é apresentada na sua versão Standard (que concordo não são bonitas) e outra é a personalização que podes fazer da mesma com efeitos que não tens em Win nem em Mac e isso te posso assegurar , com quatro ambientes de trabalho e sem perca de fluidez etc … etc ….. etc ….. portanto vai lá ao youtube e vê lá umas demonstrações de um Linux todo quitado , ou faz o download da Ultimate Edition e depois conta-me lá o que achaste .

    Cumprimentos

    Serva

    • Tecx says:

      Lá está, tu tens:
      Mac – simples
      Win – no meio
      Linux – demasiado “a personalização que podes fazer da mesma com efeitos que não tens em Win nem em Mac”

      A questão é essa, vocês pensam que eu estou contra e falam mal de tudo e mais alguma coisa no win. E acima de tudo vêm o Mac como o ideal e depois vamos a ver e em quase tudo inclusive performance e “look & feel” para o utilizador não percebem que o win vem em segundo com o linux em 3º.

      E a verdade, é que a MS é um empresa de software entre ela e a Apple se algum dia o Linux governar a “Terra” em termos de utilizador comum eu até aposto que seria com uma distro saída da MS.
      Digo mais aposto que muitas das melhorias que vêm no win8 são baseadas no Linux, inclusive na questão tão falada da gestão de memória… eu não estou contra, apenas gostava que se compreendesse as razões porque o Linux não vence no mercado das “massas”!!

  54. hippie says:

    @ Tecx …

    ora ai esta uma boa pergunta, e de grande interesse :


    as razões porque o Linux não vence no mercado das “massas”!!

    Sempre seria mais produtivo pensar nesse assunto, que mais uma vez dar azas a uma conversa que ja aborrece ; win vs mac vs linux.

    Penso que haja varias razoes :

    . Falta de jogos
    . Falta de apps especificas ; ex : autocad, entreprise architecte, dreamweaver, etc
    . 1000 distros … sinceramente, quem nao se perde … 🙂
    . Combater o monopolio na educacao, vendas de pc sem obrigacao de systema

    Agora nao se sei é assunto para por em post a parte … mas penso que seria conversa interessante.

    PS : Faltam os acentos porque o teclas é azerty … rrrrr !!!

    Saude !

  55. Nuno Cardoso says:

    O único problema para mim no Linux, é que não consigo por o wine a funcionar, e quero jogar jogos que são feitos para windows, no dia em que conseguir, deixo de usar o Windows.

  56. Ricardo Ruivo says:

    Ora ai está o “o ponto de não retorno” neste lançamento é o ponto de decisão para muitos… Neste momento teremos de escolher…. se vamos por linux ou por Windows!… é pena obrigarem a escolher… mas se as coisas assim continuam… um dos Sistemas Operativos vai perder clientes… pois não estou a ver o pessoal andar com dois portáteis para ter os dois Sistemas Operativos…

  57. Alexandre Badalo says:

    Farto de windows 8… mudei para o 7 …. mas que trabalheira tive de
    1º descobrir como se abria a BIOS no meu pc
    2º Tive de gravar discos com windows 7 umas 1000 vezes
    3º Nao queria arrancar, dizia que nao tinha dispositivos bootaveis
    4º Meti o 7 numa pen e toca a mecher
    5º Continuava a nao dar, tive de desativar o secure boot e o UEFI
    6º TADAAAA… instalando windows 7
    7º Utilizando agora 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.