Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical, as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.
Depois do Kubuntu e Xubuntu, e Ubuntu Gnome Remix, hoje vamos conhecer o que nos reserva o Lubuntu 12.10.
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Outras características
Pcmanfm – rápido e funcional gestor de ficheiros que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao Nautilus
Openbox – Um gestor de janelas, totalmente escrito em C, para o LXDE, que derivou do Blackbox. Mais uma vez a leveza e performances são factores predominantes.
Lightdm – O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos
Chromium (browser) – é o projecto Open-Source que está por trás do browser Chrome e do Chrome OS, da Google. Nele são testados e implementados os mais variados códigos e arquitecturas, para possíveis futuras adaptações no Chrome (digamos que é uma “cobaia”)
Slypheed (cliente de e-mail) – O Slypheed é um cliente de e-mail muito leve e user friendly que oferece a maioria das funcionalidades que são oferecidas por outros clientes de e-mail mais populares.
No categoria da Internet, o Pidgin (como IM por omissão) e o Transmission, para torrents, estão também disponíveis.
Produtividade (Office)
Como ferramentas de produtividade, o Lubuntu inclui o AbiWord, um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Além do Abiword, o Lubuntu inclui também o Document Viewer e o Gnumeric (como folha de cálculo).
No campo da multimédia, o Lubuntu oferece apenas umas ferramentas básicas. mtPaint como editor gráfico e o Simple Scan para digitalizações.
Jogos
Para diversão, o Lubuntu traz também um conjunto de jogos muito simples mas viciantes.
…entre muitas outras aplicações. Confira aqui
Conclusão
A par com o Xubuntu, o Lubuntu 12.10 é uma das distribuições mais leves que já testei. Não oferece efeitos deslumbrantes nem funcionalidades “especiais” como podemos ver no Unity, mas cumpre certamente os requisitos de quem procurar uma distribuição com boa minimalista, com boa performance e que se consiga adaptar ao computador mais antigo que tem la por casa.