Listen – Musica com Linux
Aqui vai a minha primeira contribuição para esta grande comunidade, espero que gostem.
Hoje a minha atenção vai para os utilizadores de Linux (mais especificamente de distribuições baseadas em Debian e Red Hat, como o caso do Ubuntu e Fedora), pois penso que recebem pouca atenção do Peopleware.
Vou falar de um programa para reproduzir música.
Existem players bons para Linux, mas este sinceramente é o melhor que já experimentei para reproduzir (e também organizar!) música para Linux. Como não poderia deixar de ser, é open-source.
Para além de fazer muito bem a sua função primária, também tem outras funções que muita gente pode considerar úteis, tais como ver a letra da música que estamos a ouvir (é actualizado directamente da Internet, caso desejemos), pesquisar a Wikipédia sobre a música, artista ou álbum, adicionar podcasts, rádios online e tudo isto directamente no programa.
Apesar da última versão ter sido lançada só em Fevereiro, é um programa que promete e está bastante estável (talvez por isso não seja actualizado há algum tempo), só me "crashou" 1 vez, e eu estava a "puxar" um bocado pelo pc.
Fiquei também surpreendido pela rapidez de organização das músicas. Tenho todas as minhas músicas (muito mal organizadas!) dentro de uma "pasta-mãe", e "pedi" (sim, pensava que ele me ia dizer que não!) que me indexasse aquilo tudo de uma só vez. São cerca de 30GB (só as que mais gosto de ouvir) e organizou tudo em menos de 2 minutos (quando existir um programa assim para Windows, já vai existir o Windows Paladar ou Tacto...). Simplesmente fantástico.
O único problema que encontrei é o facto de trocar as capas de alguns CD's, ou seja, estou a ouvir um CD meu (sim, faço umas musiquitas e tal) com a capa de um CD Francês :), assim como acontece com outras músicas. Mas penso que isto não vai incomodar muito 😉
Instalação:
Para Ubuntu:
(O meu Ubuntu é em Inglês por isso desculpem se a tradução dos menus não for exacta) - Cliquem em "Aplicações" e em "Adicionar/Remover..." - Coloquem na pesquisa "listen" ou façam um scroll simplesmente até à aplicação - Cliquem em "Aplicar" - Já está!
Para Fedora (e provavelmente qualquer outra distribuição): - Cliquem no link do download em baixo - Exportem usando Archive Manager (Gráfico) ou com o seguinte comando: $ tar -xzf listen-0.5.tar.gz - Dentro da pasta exportada, corram os os seguintes comandos: $ make clean $ make # make install
- Já está!
Autor: Bruno Bernardino Licença GNU Sistemas Operativos: Linux Download: Listen 0.5 [528KB] Homepage: Listen Project
Este artigo tem mais de um ano
Então? Não há feedback? PC’s a crashar? Pessoas a morrer? AH! É linux 😀
Abraços
epa inda axo o amarok e melhor
Espero que te lembres mais vezes dos utilizadores do Linux!
Porque estou a 2 meses a utilizar ubuntu e nunca mais peguei no XP.Quantas mais dicas melhor.
Abraço e continuaçao do bom Trabalho.
Eu tenho umas ideias para os utilizadores do Linux (mas especificamente Ubuntu e Fedora pq são as distribuições que uso) 😉
A nivel de funcionalidades, parece-me bastante parecido com o Amarok. Mas é uma boa sugestão e vou experimentar.
Eu continuo a preferir o Amarok, não sei são escolhas e a minha é o Amarok…
Parabéns pelo tutorial. Precisam-se de mais posts sobre linux; este vou experimentar mal formate a minha máquina que está mesmo a precisar. Eu no windows uso o winamp, com um plug-in para as letras das músicas, e o iTunes para os podcasts (costumo sacar os da antena 3 principalmente os do Nuno Markl :))
Outra coisa: já que estamos numa de dar mais alguma atenção a outros sistemas operativos que não windows, descobri esta pérola, que prevejo muito útil para quem se estreia no mundo Mac:
http://web.mac.com/simon_elliott/iWeb/simon_elliott%40mac.com/Software.html
Trata-se de uma lista de dezenas de aplicações Mac freeware para os mais variados propósitos. Muito útil!
Hasta
Vou experimentar! 🙂 Usar Linux Mint continua a agradar!
Obrigado pelo apoio.
Se tiverem problemas digam! 😉
Ainda não encontrei melhor que o foobar2000 (com o playlist tree panel e columns ui) e o wine está a fazer um bom trabalho até agora e parece que o kernel 2.6.23 irá melhorar o desempenho ainda mais.
Mas falando de aplicações nativas o amaroK e o Listen estão no topo da lista, mesmo ao lado do gmusicbrowser.
🙂 5 estrelas este post
obrigado
Embora o listen seja girito e bom, há um player que considero melhor… mpd 🙂
Alías, é um daemon… e depois arranja-se um cliente, tipo o Sonata, and we’re good to go. A vantagem do mpd é que toca mesmo sem X, e consome poucos recursos… além disso, há muitos clientes à escolha o que o torna *muito* flexível
“$ make install”
?
Para instalações system-wide tens que ter previlégios…
$ sudo make install
ou, já como root (#)
# make install
Vá, toca a corrigir… 😉
Abraço
sLUGo, tens toda a razão… passou-me ao lado esse significativo “pormenor” 🙂
Opaaa, valeuu, ótimo post, assim que der eu vou testar no meu Ubuntu 7.04.
Já está corrigido o post. Obrigado sLUGo.