LIRC – Controlo remoto de infravermelhos no Linux
Por Guilherme de Sousa para o PPLWARE
Há aproximadamente dois anos, dado o meu enorme vicio em cinema, resolvi comprar um controlo remoto para o PC, para utilizar em conjunto com o XBMC. Era certo que já sabia, que não iria ser uma tarefa fácil, pô-lo a funcionar em Linux, pois os fabricantes insistem em dar pouco ou nenhum suporte ao pinguim.
Felizmente a comunidade é activa, e rapidamente encontrei a solução para o meu problema, o LIRC (Linux Infrared Remote Control) que permite a utilização de comandos de infravermelhos em Linux!
Existem duas formas de utilizar o LIRC; A primeira é utilizar uma aplicação de media center, como o XBMC, ou o Boxee, em que não é necessário qualquer tipo de configuração, pois estas aplicações já reconhecem os botões do vosso comando e têm funções atribuídas a cada um. A segunda
é a utilização de um player normal de vídeo.
Esta segunda opção no entanto tem alguns entraves, pois é necessário que o vosso player tenha suporte para o LIRC(o vlc por exemplo), como também é necessário ter um ficheiro de configuração, que atribua as funções a cada botão do comando..
Instalação do LIRC:
Ubuntu:
sudo apt-get install lirc lirc-modules-source |
ArchLinux:
sudo pacman -S lirc lirc-utils |
Caso queiram utilizar players de vídeo, em vez de uma aplicação de media center, então deverão instalar também o mythbuntu-lirc-generator, que vos criará automaticamente ficheiros de configuração para uma serie de aplicações sem terem qualquer tipo de trabalho:
Ubuntu:
sudo apt-get install mythbuntu-lirc-generator |
ArchLinux:
yaourt -S mythbuntu-lirc-generator |
(no caso do ArchLinux o gnome-lirc-properties encontra-se no AUR dai a utilização do yaourt)
e correr a aplicação:
# mythbuntu-lirc-generator
Após a instalação é necessário então carregarmos o modulo respectivo ao nosso comando para que este possa então funcionar. O mais provável é que o vosso comando seja um modelo feito para o Windows Media center que se pode reconhecer facilmente por ter o logo do Windows num botão com uma posição central:
Caso seja esse o caso então o modulo a carregar é o 'lirc_mceusb2' e podem fazê-lo através do seguinte comando:
# modprobe lirc_mceusb2
# sudo lircd (para arrancar o daemon)
se no entanto não for o caso, é porque possuem um comando menos comum, e o mais fácil será instalar a aplicação gnome-lirc-properties que vos permite escolherem qual a marca e o modelo do vosso comando, e que se encarrega de carregar o modulo correcto:
Ubuntu:
sudo apt-get install gnome-lirc-properties |
ArchLinux:
yaourt -S gnome-lirc-properties |
Com isto já devem ter o vosso comando a funcionar, e já estão prontos para desfrutar de um bom fim de semana de cinema!
Este artigo tem mais de um ano
Excelente Guilherme!!! Comando na mão, e carrega no botão 🙂
Bom fim de semana
Wow…. Este post está espetacular. Vou-o já enviar para quem de certeza lhe vai dar um fim super útil. Impressionante a qualidade deste blog… a serio cada dia que passa e olhando para o vastíssimo leque de textos apresentados dificilmente se encontra site para comparar.
Já para não falar que todos os dias temos material novo.
Tenho-vos visto mais vezes no Sapo parabéns.
Obrigado Gilberto Pereira.
Pedro Pinto
Estava á espera que dissessem como se programa no lirc com um receptor de infravermelhos e um comando qualquer.Parabéns ao Guilherme de Sousa está a fazer um óptimo trabalho aqui no pplware continua assim.
é provavel q com um receptor de infravermelhos e um comando normal consigas resultados com algum esforço.
utilizando o gnome-lirc-properties, vais alterando entre todos os comandos e testando ate q algum possa funcionar. nunca se sabe. acredito q com os comandos das boxes digitais talvez possa funcionar.
cumps!
Muito bom artigo Guilherme.
A variante Windows (e que uso todos os dias) é WinLIRC. Tem este aspecto.
Faço do meu desktop um PC e simultaneamente um HTPC (e algo mais) a partir de qualquer TV da casa.. Apenas tenho de andar com o controle remoto atrás, já que ainda não me deu na cabeça comprar um para estar ao pé de cada TV :p
Poderá ser um assunto a abordar aqui no pplware um dia destes 🙂
altamente! tens cabos hdmi ligados do pc a todas as tvs da casa?
isso é exactamente o q quero fazer qd for morar sozinho:P
cumps!
Não. Além de ter ainda CRT’s, ainda moro na casa dos pais e não quero virá-la do avesso ^^
É um simples modulador que introduz mais um canal na rede coaxial de TV da casa, canal esse obtido pelo TV-Out do PC. Uso “extended desktop”. Dessa forma posso fazer tudo no PC enquanto alguém o usa para HTPC.
Quanto ao receptor IrDA, eu próprio tratei de projectar isso à minha maneira :P: a cada TV chega 3 fios para lá ter o sensor/receptor IrDA. Na divisão do meio (a sala) há um selector mecânico da divisão/TV onde quero usar o controlo remoto. É esse o maior inconveniente, pois como estou a usar RS232 (porta série), esse protocolo só permite que a informação “flua” num sentido, ou seja, um sensor IrDA de cada vez.
Pode ser que um dia destes o projecte de outra forma 🙂
mt bem jogado essa cena do modulador! dps tens q lhe passar tmb um jack de som n é?
mt bom mt bom:P
Exacto. Poderá ser usado algo como isto (conversor de RCAs e s-video para scart ou vice-versa).
No meu caso, o próprio modulador como entradas 3 RCAs (video, som mono e som stereo, como no conversor acima), s-video, RF e scart. Como saídas tem RF e scart.
Custou-me 25€.
hehe…Xbox Media Center no Linux, por mais que se queiram livrar da Microsoft nao conseguem!!!
eu sei, eu sei, o xbmc é open source, mas convem lembrar que foi originalmente criado para um produto Microsoft! 😉
criado PARA um produto Microsoft e nao PELA microsoft, o q é totalmente diferente..
mas sinceramente acho isso irrelevante, pois o q interessa é a qualidade do mesmo, q na minha opiniao, dificilmente poderia ser melhor!
cumps!
Foi criado para um produto Microsoft, mas de Microsoft não têm nada.
Excelente dica esta,mais uma alternativa, mas eu utilizo um Wii-Remote no XBMC/Ubuntu
Offtopic:
A publicidade que aparece agora no site é um bocado irritante a do drácula qq coisa..). Há mesmo necessidade?
Não isso deve estar a desaparecer.
Por acaso por tempos pensei k se trata-se de virus mas enfim desde desapareça esses tipos de publicidade afim de n estragar 1 ds meus sites favoritos tuga 🙂
Dica: No Arch, o yaourt nunca deve ser utilizado como root. (com o sudo). Acho que deveriam remover o sudo antes do yaourt -S …
tens toda a razao!
eu tinha sudo pacman, dps é q vi q o pacote nao se encontrava la! e tirei pacman e pus yaourt! mal possa entro em contacto com o Pedro Pinto para que ele altere essa parte.
cumps!
Tenho um TOSHIBA X10 RF totalmente funcional em linux com o LIRC e tive mesmo de batalhar muito para o pôr a funcionar uma vez que é RF (radio frequência) em vez de simples infrared, está personalizado com diferentes configurações em função das aplicações em uso, tais como, xbmc, tvtime, boxee, mythtv e gnome/ambiente de trabalho.
Bom artigo, agora sugeria a parte de personalizar o Lirc para fazer o que queremos.
o lirc com os ficheiros gerados pelo mythbuntu-lirc-generator já faz tudo.. a n ser que queiras por a fazer launch de aplicaçoes, mas isso é facil, basta criar um novo ficheiro de configuraçao com o modelo dos outros ja existentes, e por a executar pelo irexec.
cumps
Pessoal tenho o XBMC live instalado. Não percebo muito mas sei que tem o Ubuntu como sistema operativo.
coloco:
sudo apt-get install lirc lirc-modules-source
Instalei o programa. depois aparece um menu com vários modelos. Que faço aí? estou perdido.
Á pouco quando fechei a aplicação do XBMC e antes de instalar o Lirc (na primeira inicialização do xbmc/ linux) apareceu-me uma mensagem a falar do lirc e depois tipo um nome (será o nome da drive a instalar?) e á frente abort.
Alguem me pode ajudar?
è um comando simples tipo na descrição a cima
driver “lirc_wb677_cir” aborting algo assim antes de instalar o lirc. Como faço para a instalar após ter instalado o lirc?
Caro amigo, este foi o melhor post relacionado com a instalação/configuração de um IR Controll de sempre.
Muito obrigado
Tenho no a versão live do xbmc no qual já não tem menu grafico.
Portanto não consigo executar o gnome-lirc. E quem não entende de linux é complicado de mexer através apenas da consola de comandos.
Quem poder ajudar agradeço..