Linux: Que distribuição escolher?
A época do "lançamento" das novas versões está quase a chegar e vai ser provavelmente iniciada pelo próximo Ubuntu e pelo Mandriva Spring. O objectivo deste artigo é resolver algumas possíveis duvidas dos leitores em relação a escolha de uma certa distribuição de Linux, visto que o numero destas é crescente, honestamente, "nascem como cogumelos", por isso o artigo foca-se nas principais.
Instalar? Ou não?
Só querem dar uma vista de olhos ao Linux sem instalar, e sem complicações? A solução está na utilização de um "LiveCD" , mas o que é um "LiveCD"?
Essencialmente é um CD de onde podem correr uma distribuição de Linux sem instalarem nada, algumas versões são "LiveCD" instaláveis.
Como funciona?
Basicamente a ideia é primeiro poderem ver o Sistema e sem quiserem podem instalar. O processo é simples, "sacam" o ISO do CD, gravam-no, "deixam-no ficar na gaveta", reiniciam a máquina e podem usar Linux sem instalações!
As principais versões LiveCD são o Knoppix e o Slax.
Há para aí algum que seja "pêra doce"?
Claro que sim! Neste campo estão as mais famosas distribuições, algumas já com milhões de utilizadores, são todas fáceis de instalar e usar, e quase todas têm LiveCDs instaláveis, o objectivo destas é de serem Sistemas Operativos para o utilizador comum sem complicar a transição, chamada migração, de sistema para sistema.
- Ubuntu - A distribuição do momento é baseada em Debian, é fácil de instalar e usar, tem o Compiz-Fusion "a distância de um clique", e como a base deste é o Debian têm uma lista de Software bastante grande, o objectivo do Ubuntu é ser o Linux mais fácil de usar, ou seja um Linux para as massas, existem também milhares de "distribuições" baseadas em Ubuntu, as chamadas variantes, as oficias viradas para a utilização doméstica são o Ubuntu (GNOME), o Kubuntu (KDE) e o Xubuntu (XFCE).
- Mandriva - "Antigamente" chamada Mandrake ou Mandrakelinux, passou a ser chamada Mandriva quando a MandrakeSoft adquiriu a Conectiva. O processo de instalação é muito fácil, sendo esta a primeira distribuição de Linux a pensar no utilizador comum e a conseguir ter sucesso em tal, o Mandriva integrasse perfeitamente em GNOME e KDE, tem um "painel de controlo" que tem tudo e faz tudo, em muitos aspectos é muito mais fácil de usar que qualquer outra distribuição de Linux ou que outro Sistema Operativo, é das distribuições de instalação fácil com maior estabilidade. Os repositórios têm tanto Software que só são "batidos" pelos repositórios do Debian.
- Fedora - A distribuição doméstica da "gigante" Red Hat, é uma das distribuições mais complexas, os pacotes incluidos podem servir um pouco para servidor, mas é sem duvida uma distribuição para Desktop, é das mais inovadoras de todas, tem uma integração perfeita com o GNOME, é muito fácil de usar e de instalar é muito independente, e tem uma grande lista de Software. O Fedora nas ultimas versões conseguiu colmatar os problemas das instalações de Codecs que antes eram uma dor de cabeça nesta distribuição.
- OpenSUSE - Baseada numa das distribuições mais difíceis, o Slackware, poderia parecer que o OpenSUSE não conseguiria ser fácil de instalar ou de usar, mas desenganem-se é muito fácil, a lista dos repositórios é extensa incluindo mesmo Software grátis mas não Livre/Aberto. Peca infelizmente por ser relativamente lento, quer na instalação quer na gestão dos repositórios, mas fora disso é das versões mais bem conseguídas, tem actualizações diárias e demonstra uma grande capacidade de inovação.
E de Portugal não há?
Claro que existem distribuições nacionais, e actualmente já existem num numero considerável mas as duas principais são o Caixa Mágica baseado em Mandriva e o Alinex baseado em Ubuntu, essencialmente o que as torna especiais são o facto de serem "feitas" por portugueses, existem outros como o Komunix ou o Vixta.
Aqui só entra GNU!
Se são totalmente radicais em relação a licença a melhor escolha é o menino bonito da GN, o Debian, é das distribuições mais estáveis e leves tem Software para tudo, mas o radicalismo do Debian atinge limites sem precedentes, chegando a criar um Firefox, o Iceweasel, actualmente não é muito difícil de usar mas pode ser muito confuso a todos os que querem um Linux mais simples.
Mão nele...
Se quer instalar tudo a sua maneira e ter totalmente mão nele, claro que isto só se recomenda a utilizadores mais experientes.
- Slackware - É a mais antiga distribuição de Linux ainda no activo, a instalação é relativamente confusa, e ele só instala o indispensável, ficando um Linux quase ao osso, mas tal torna o Sistema muito, muito estável e leve, dando liberdade de escolha a quase tudo, mesmo assim não é para para utilizadores inexperientes, é só mesmo para os mais aventureiros e sábios.
- Gentoo - Se o Slackware é "difícil" o Gentoo é para chocar, não instala quase nada e requer dias para se configurar tem a vantagem de deixar a máquina totalmente a gosto, mas aprende-se a fazer quase tudo através da aventura que é instala-lo, mesmo assim só para "experts".
- Arch Linux - Quase tudo o que se aplica aos anteriores aplica-se a este, a vantagem do Arch é que depois de instalado não é tão difícil de usar, e tem imensas actualizações, acaba por ficar um Linux muito actualizado com imenso software acabado da sair.
- Damn Small Linux - Mais conhecido por DSL é a distribuição mais leve actualizada é leve em todos os aspectos desde o tamanho em disco até ao tamanho do ISO de instalação, 50 Mb, o objectivo era enfiar o maior numero de Software no mais pequeno espaço possível.
Agora é só escolher e experimentar...
- Knoppix
- Slax
- Ubuntu
- Mandriva
- Fedora
- OpenSUSE
- Caixa Mágica
- Alinex
- Komunix
- Vixta
- Debian
- Slackware
- Gentoo
- Arco Linux
- Damn Small Linux
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo e de muita utilidade!
Os meus parabéns e continuem p bom trabalho.
Muito bom artigo sim senhor!
Eu a nível pessoal uso o Ubuntu mas a curiosidade de experimentar outras distros, principalmente o Mandriva e/ou o Fedora, tem vindo a crescer. Talvez um dia me meta nisso 😀
————————————
http://www.revolucaodigital.net
5 estrelas! Porém acrescentaria uma distro muito na moda que é o PClinux – pessoalmente não gostei nada mas no entanto está nas primeiras do distrowatch
Excelente artigo. Posso dar uma dica? Façam o mesmo mas para um de Servidores. Tipo distribuições dedicadas a mail, web, proxy, firewall… etc.
Cheers
Eu apenas tenho conhecimentos, no fedora, já utilizo desde a versao 5 até agora a 8. Mas estou tentado a experimentar o ubuntu, pois a comunidade parece ser maior, apesar de achar que para uso de servidores http, o fedora cumpra bem o que é pedido.
Fica o meu voto aqui para o fedora, pois apenas, trabalhei com esta distribuição..e para quem esteja tentado a experimentar, o meu voto de confiança!
Bom artigo. Já usei Red Hat 7.0, Mandriva, open suse, Ubuntu (Mint). A que mais gostei acabou por ser o Mint, que não é mais que um ubuntu mais “recheado”.
Excelente artigo. Uma boa iniciativa. 😉
e para quando um forum no pplware? acho que era excelente termos essa possibilidade
Qual a distribuição linux pra você?
Tem um site que vc responde umas perguntas e no final ele te da algumas sugestões de qual l melhor inux para vc, meu site:
http://www.toox.com.br/?p=1357
tou de acordo com o Miguel Machado o Mint parece-m a ser o melhor, é baseado em ubuntu. cump
Actualmente tenho o Ubuntu instalado. Já usei o Mint ( a tal que é um Ubuntu com “extras”) e está muito bom.
Bem com tanta variedade acabei por ficar ainda mais confuso!
Sou utilizador mac e gostaria de experimentar um linux para substituir o XP no meu PC velhinho.
Que linux aconselhariam leve. rápido, estável e algo parecido c o mac? eheh
Pplware……Bom trabalho!
Muito bom artigo, fica nos favoritos que ainda vai dar jeito. Deve ter dado um trabalhão mas traduziu-se em qualidade e é isso que aprecio no Pplware :]
Mas que grande artigo! Muito bem para quem quer ‘espreitar’ ambientes linux. Parabéns, e continuação de um excelente trabalho!
muito bom este artigo, vou mandar os meus alunos ler isto, visto que estamos exactamente a falar de distribuições LInux
Tadinho do Puppy Linux. Ninguém fala dele. É por ser muito simples e nem sequer precisar que o computador tenha disco ?
(Está carregado de funcionalidades e de programas, basta usar um CD-Regravável para guardar as sessões)
http://www.puppylinux.org/user/viewpage.php?page_id=1
Boas!
Mais uma grande obra aqui no nosso Pplware! Os artigos do Miguel Guerreiro têm sido de grande qualidade, e o Pplware só faz bem em manter destas amizades.
Eu estou a pensar em tentar a minha sorte em Linux e tencionava usar uma distribuição nacional. Só conhecia a Caixa Mágica, mas vejo que a minha visão era limitada. O que recomendam? No artigo não é adiantado muito sobre os produtos nacionais, infelizmente.
Continuem com o óptimo trabalho, não é toda a gente que tem este número de leitores diários!
Abraços
Excelente artigo.
Sugiro também o Mepis.
Não vi nada sobre o Centos. O que acham dessa distribuição?
Parabéns pelo artigo, é bom para nos abrir um pouco os olhos a este mundo.
E do Brasil o Kurumin
-> http://www.guiadohardware.net/kurumin/
OFF-Topic
Saiu mais uma revista PROGRAMAR, a 13ª edição. Faz dois anos da sua existência:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,23132.0.html
http://blog.portugal-a-programar.org/2008/03/10/revista-programar-13%c2%aa-edicao-marco-de-2008/
Penso que merecia um post neste blog não? 😛
Cumpts.
Realmente muito bom este artigo.
Eu nem sabia da existencia de algumas distros .
Belo artigo 😉
Na parte dos links no archlinux tá arco 😛
cumpzz
Parabéns pelo trabalho. no Brasil temos o Kurumin do Carlos Eduardo Morimoto, para os brasileiros é uma excelente distro.
Artigo muito bom.
Já tive o ubuntu instalado, foi facilimo mas tive algumas dificuldades em encontrar algumas drives porque instalei num portatil.
Tambem experimentei o freespire que é muito bonito.
Excelente compilação… Com a quantidade de distribuições existentes é normal que algumas tenham ficado de fora. Eu utilizo gentoo à já alguns anos e não quero outra coisa, embora admita que o Arch Linux me esteja a deixar cada vez mais curioso… Para quem quiser experimentar Linux (sim Covas, isto também se aplica a ti), eu sugiro o Ubuntu. É uma distribuição simples, com um excelente apoio de uma comunidade em franco crescimento. Se eu não gostasse tanto das optimizações e liberdades que tenho no Gentoo, seria sem dúvida a distribuição que utilizaria.
Um abraço a todos e parabéns ao(s) autor(es) destes artigos sobre Gnu/Linux.
Bom artigo realmente 🙂 Gostei especialmente da preocupação q ouve de mostrar distribuições para utilizadores novos no Linux (like me) pensando tambem naqueles mais experts.
A minha experiência com o CentOS diz-me que está mais voltado para workstations, servidores e coisas sérias, parece-me a ser estável mas por isso mesmo anda sempre uns passos atrás do resto das distribuições e o software disponível para instalar de forma fácil e intuitiva também não é muito. No entanto se tiverem curiosidade, e é bom que tenham testem-no nem que seja com uma máquina virtual.
Já agora muito bom artigo.
Exactamente, ROOKIE, para praticar com coisas sérias é mesmo o CentOS. É o que estamos a utilizar este semestre na Universidade Aberta para Administração de Sistemas Informáticos.
Eu tenho-o instalado no meu PC através de uma máquina virtual (VMware Player).
Parabéns pelo artigo!
para que tantas distros ? isso não confunde o usuário que quer testar ?
acredito que o foco seria facilitar. já tentei varias vezes entender mas minha pergunta é :
ja que o linux é estável, seguro e bla bla bla porque não uma distro que todos saiban, usar ?
eu tenho o ubuntu e cara, pra instalar um programinha de nada é tanto comando,,,,se é pro cara se sentir “geek” então o objetivo foi alcançado…..
o mundo procura simplicidade, objetividade, maleabilidade….mas desse jeito
quando o linux chegará ser um OS para competir com os estabelecidos ?
ainda não me convenceu ……..bonito é mas é um sujeito meio indócil……
Marcio Henrique gostava de falar contigo, pk estou a fazer um trabalho de fim de curso que é servidor em linux (fedora) e estou muito enrascado. se podeses ajudar agradecia… o meu mail é dj.duxluis@gmail.com. se me poderes a judar responde para aqui…
@carlos rajas
“eu tenho o ubuntu e cara, pra instalar um programinha de nada é tanto comando”
O que? Como? Onde? Quando? Acho melhor trocares de monitor que esse deve estar avariado, basta ir ao adicionar remover programas, procurar e seleccionar o que se quere e já está. Mais simples só se adivinhasse o que queríamos e fizesse tudo sozinho.
E já agora acho bem que se tenha falado de todas estas distros, não fosse alguém testar uma distro complicada de usar e ficar com uma ideia errada do que se pode esperar do linux, seguindo essa linha de pensamento falava-se só no Gentoo. Eu já tentei instalar isso e quando tentei só não parti qualquer coisa porque não calhou de tão frustrante que é para quen não tem muita experiencia, enquanto que no ubuntu, mandriva, fedora e todos os outros o processo é simples, tão simples como com o windows ou mais ainda.
@carlos rajas: será que estás mesmo a falar do Ubuntu? tens a certeza? aquela distribuição que tem N maneiras de fazer as coisas, algumas fáceis, outras mais complicadas, mas cujo resultado é, na generalidade dos casos, o mesmo? Só para instalar pacotes no Ubuntu conheço umas 5 maneiras, duas delas pela linha de comandos mas as restantes com os assistentes que a distribuição utiliza… olha, aconselho uma vista de olhos neste link https://help.ubuntu.com/7.10/add-applications/C/index.html ou então neste https://wiki.ubuntu.com/Training?action=AttachFile&do=get&target=student.pdf , se quiserem uma coisa mais completa. Sim estas ajudas são em Inglês, mas eles também disponibilizam soluções onde se fala Português.
“ja que o linux é estável, seguro e bla bla bla porque não uma distro que todos saiban, usar ?”: pah, a resposta é simples: consegues criar uma coisa que toda a gente goste? tipo um prato de culinária? um perfume? porra, nem de sexo algumas pessoas gostam… Aliás, fazendo uma comparação, “nem toda a gente gosta de sexo nem de linux, mas que é bom, ai isso é…”
@R00KIE: Lol… O gentoo pode ser uma coisa lixada de instalar, principalmente na primeira vez. Ainda me lembro que da primeira vez segui ao o handbook deles à risca, sem saber muito bem o que estava a fazer. No final, quando acabei, fiquei com um sistema que não sabia trabalhar, mas pelo desafio, insisti e hoje já consigo instalar esta distribuição sem grandes problemas. No entanto demora muito tempo a por o sistema tal como quero, a definir as optimizações, a especificar o hardware, etc. Os primeiros 15 dias de uma nova instalação são sempre os mais complicados, principalmente se estivermos a fazer tudo do zero. Mas aprende-se imenso, e agora aquele livecd do gentoo, é como um canivete suiço que utilizo para uma série de coisas, nomeadamente para recuperar instalações de outras distribuições que colegas meus danificam.
Concordo contigo: existem distribuições linux cuja instalação é muito mais simples do que no windows…
Um abraço
Actualmente uso o Mint 4.0 – Gnome, e recomendo.
A próxima versão promete.
Sou contra qualquer tipo de evangelização quanto a escolha de qual SO deve-se usar.Convergir é mais racional , a unanimidade é burra !
Experimenta o UBUNTU com WUBI wubi-installer.org
A vantagem deste instalador é que não são necessárias partições.
Prático para quem quer experimentar Linux sem “mexer” com a instalação do Window$.
ouvindo atraves de amigos falar do linux sistema opercional ubutum gostaria de ter um cd dolinux para expeirmentar atualmente trabalho com windows vista ultimate e quero trocar meu sistema para linux meu nome para envio do cd valdeci mota pereira de carvalho junior
rua alaidemota numero 51 casa 02 bairro parque aeroporto / macae rio de janeiro. cep: 27955-420 tel 22 8122-7770
Sou iniciante no linux e uso hoje o Kurumin NG, nao vi nada acima que se refere sobre ele, ele ja se enquadra em algum dos mencionados anteriormente?
Grande artigo… ajudou-me imenso pois andava à procura da melhor distribuição para mim…
muito obrigado
Muito obrigado por esse post!!! Até que enfim que consegui encontrar alguém que me explicasse algumas diferenças das variadas aplicações de Linux. Tenho microsoft mas quero mudar para linux mas não sabia qual escolher, assim já fiquei com uma ideia. Mais uma vez obrigado, blog muito fixe.