É Oficial! Netflix já funciona no Linux… via Firefox
Durante alguns anos os utilizadores que pretendiam ver vídeos do Netflix no Linux tinham de realizar um conjunto de passos. Desde 2014, o Chrome passou a suportar HTML5 e então bastava ter o browser da Google instalado para conseguir visualizar os conteúdos da popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc.
Recentemente, foi o Firefox que passou a ter esse suporte.
A partir de agora já não precisa de instalar qualquer software adicional para ver vídeos do Netflix no Linux, isto porque o Netflix passou a ser suportado no Firefox. O anúncio foi feito pelo própria Netflix aqui e além do suporte para HTML5, o Firefox passou a ter suporte nativo para streaming de video protegidos por DRM (Digital Rights Management).
A primeira vez que tentar visualizar um vídeo do Netflix no Firefox terá de ativar o DRM e esperar uns segundos até que o componente necessário seja instalado.
Mas porque o Netflix não tinha suporte para Firefox?
A razão pela qual o Netflix não tinha suporte oficial no Firefox devia-se a factos relacionados com a gestão de direitos digitais (popularmente conhecido com Digital Rights Management ou simplesmente DRM).
O Netflix faz uso de uma tecnologia (conjunto de extensões) denominada de Encrypted Media Extensions que possibilitam a transmissão de conteúdo protegido por direitos de autor. Com a nova versão do Firefox, passou a haver suporte para tal requisito, permitindo assim validar se o utilizador possui uma subscrição válida para aceder a determinados conteúdos “protegidos”.
Este artigo tem mais de um ano
Esta noticia tá uma confusão. O problema não é o HTML5 como se fala em grande parte do artigo, mas sim no DRM em cima do HTML5 que só agora ficou disponível.
Não ta confusão nenhuma, estamos a falar em suporte oficial.
Até tens 2 parágrafos dedicados…
A razão pela qual o Netflix não tinha suporte oficial no Firefox devia-se a factos relacionados com a gestão de direitos digitais (popularmente conhecido com Digital Rights Management ou simplesmente DRM).
O Netflix faz uso de uma tecnologia (conjunto de extensões) denominada de Encrypted Media Extensions que possibilitam a transmissão de conteúdo protegido por direitos de autor. Com a nova versão do Firefox, passou a haver suporte para tal requisito, permitindo assim validar se o utilizador possui uma subscrição válida para aceder a determinados conteúdos “protegidos”.
Que conclusão tiras desta frase:
“A partir de agora já não precisa de instalar qualquer software adicional para ver vídeos do Netflix no Linux, isto porque o Firefox vem instalado na maioria da distribuições e ganhou recentemente suporte para HTML5 no Linux.”
Ok, eu vou reformular a frase, pois a seguir refiro: “…além do suporte para HTML5, o Firefox passou a ter suporte nativo para streaming de video protegidos por DRM (Digital Rights Management).”…
Certo, eu percebo o que querias dizer 😉 Mas porque sei o que se passou, não sabendo podia ficar com a ideia errada. Era só isso que estava a dizer.
Okapa! Peace 😀
Tem suporte arm?
tem, o ponto é que ng devia ceder aos DRM, internet cada vez menos livre
Só pecou pela demora.
Usa windows e tens
Pra depois ter que formatar por pegar vírus? No Thanks.
Não é verdade. Faz mais de um ano que o FF tinha suporte para DRM mas a netflix ainda não tinha actualizado a permissão do uso do FF como browser sendo que bastava mudar o user agent para se poder aceder.
Olha pela titulo: É Oficial….os “truques” não são oficiais 🙂
http://techblog.netflix.com/2017/03/update-on-html5-video-for-netflix.html
Não percebeste Pedro, a noticia diz dá entender que o que mudou foi que o FF passou a ter DRM mas já o tem faz bastante tempo. O que mudou foi que a NETFLIX passou a aceitar o FF como browser, assim a noticia estaria correcta.
Quem estiver a utilizar o ubuntu 14.04 Lts , não se esqueça de activar a função do DRM .
about:preferences
conteúdo , seleccionar – Reproduzir conteúdo DRM
Eu uso os dois sistemas, e minha conclusão é que o Ubuntu e MTU melhor, sistema direto e sem frescuras.
agora com essa notícia dá Netflix no Firefox vai ficar melhor ainda, finalmente vou sair do chrome pra usar Netflix
A versão do Firefox 52 não é compatível com a Netflix por isso recomendo instalarem a versão do Firefox Nightly .
No caso estou utilizar uma appimage do Firefox Nightly .
Podem gerar o executável para LInux com seguinte script será criado dusas pastas Firefox-Dev que contem a source do Firefox e a ferramenta para criar a appimage , e a pasta out quem contem a appimage “executável” do Firefox
para 64bits
#”””
#!/bin/bash -x
# We do not have to build this ourselves since the upstream project
# does a great job in providing binaries that run on a great number of systems
# other upstream projects could learn from Mozilla – how do they do it?
set +e
wget -q https://github.com/probonopd/AppImages/raw/master/functions.sh -O ./functions.sh
. ./functions.sh
APP=Firefox-Dev
mkdir -p ./$APP/$APP.AppDir/usr
cd ./$APP
wget -c –trust-server-names “https://download.mozilla.org/?product=firefox-nightly-latest-l10n-ssl&os=linux64&lang=pt-PT”
VER1=$(ls firefox-*.tar.bz2 | cut -d “-” -f 2 | sed -e ‘s|.tar.bz2||g’)
cd ./$APP.AppDir
tar xfj ../*.tar.bz2
mv firefox usr/bin
find . -name mozicon128.png -exec cp \{\} firefox.png \;
cat > firefox-dev.desktop < AppRun <<\EOF
#!/bin/bash
HERE="$(dirname "$(readlink -f "${0}")")"
cd $HERE/usr
"$HERE"/usr/bin/firefox.wrapper $@
EOF
chmod a+x AppRun
# Firefox does not ship with appdata yet, so we fetch it from fedora-appstream upstream
mkdir -p usr/share/appdata/
rm usr/share/appdata/firefox.appdata.xml || true
wget -c "https://github.com/hughsie/fedora-appstream/raw/master/appdata-extra/desktop/firefox.appdata.xml" -O usr/share/appdata/firefox.appdata.xml
GLIBC_NEEDED=$(glibc_needed)
VERSION=$VER1.glibc$GLIBC_NEEDED
echo $VERSION
get_desktopintegration firefox
sed -i -e 's|–set-icon=$ICONFILE|–set-name="Firefox Developer" –set-icon=$ICONFILE|g' ./usr/bin/firefox.wrapper
cd ..
generate_appimage
#""""
“É Oficial! Netflix já funciona no Linux… via Firefox”
Mentira , a Netflix já podia ser acedida através do google-chrome , agora é que é acedida via Firefox .
adeus gambiarra!
Ja via netflix no Manjaro à mais de um ano.
Essa notícia está toda errada, do começo ao fim. Não tem só o Firefox no Linux, Chrome roda Netflix há tempos. Quero ver se sai alguma notícia algum dia “Já é possível assistir ao Netflix no Windows… Via Opera”
Vivam.
Será que é possível, desta forma simples digo eu, aceder aos conteúdos de sítios como o http://tvnetvoz.vodafone.pt/ ou afins?
Obrigado
Netflix sofre de não dar suporte, raspberry/kodi e não ter ligação multiplataforma para o trakt.tv. Usar em raspberry via browser.. não me parece nada vantajoso. Estou no mês grátis…. O resto é bom, mas não tem suporte no que mais uso, raspb e trakt.tv……